Cenário político SE para 2014: quem aposta?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem transita nos bastidores da política sergipana sabe que semanalmente aparecem boatos com coligações e acordos de todos os tipos. Os articulistas políticos muitas vezes analisam algumas situações, mas sabem que ainda é cedo para prevê o que pode acontecer no cenário político de Sergipe para 2014.

Duas certezas: o governador que será efetivado no cargo Jackson Barreto será candidato à reeleição e o senador Eduardo Amorim também disputará o governo.

Já o prefeito de Aracaju João Alves sabe que sua definição, se será ou não candidato pode levar a disputa para o 2º turno em Sergipe. Do contrário, João Alves será (ou já vem sendo) cortejado por todos.

Em entrevista na semana passada Jackson Barreto disse não ter problemas com a aproximação com o grupo de João Alves. E no fim de semana, ao ser entrevistado pelo Jornal da Cidade, o deputado Mendonça Prado deixou claro que se João não for candidato “não há restrição a Jackson Barreto”.

O ano de 2014 vai passar rapidamente. Se o ano só começa pra valer depois do carnaval em 2014 a festa será em março. Ou seja, depois as definições das alianças e vem o Brasil respirará apenas a Copa do Mundo.

Até lá muitas chapas serão formadas. Muitas alianças também. As especulações do “tudo junto e misturado” serão frequentes.

E a frase do falecido político Magalhães Pinto parece que foi feita como uma luva para Sergipe: “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”

O blog não tem dúvida que muitos que hoje estão “juntos” amanhã estarão “separados’  em outro palanque eleitoral. Quem aposta?

Déda: Um político em extinção
A repercussão nacional do falecimento do governador Marcelo Déda, com as declarações de políticos de todas tendências e textos de jornalistas de vários órgãos de comunicação de renome, deixa uma certeza para os sergipanos: Déda era um político em extinção.

Déda: Um político em extinção II
A luta pela vida até os últimos dias demonstrou uma força sobrenatural e a preocupação não apenas com a família, mas também com os projetos que tinha para realizar em prol dos sergipanos. A racionalidade demonstrada, ao deixar tudo como desejava para o próprio sepultamento demonstrou uma grandeza espiritual sem precedência.

Missa de 7º Dia
A missa de sétimo dia do governador Marcelo Déda será segunda-feira,09, às 19h, na Catedral Metropolitana.

Incrível, uma estrela nova, descoberta há 2 dias, brilha a olho nu
UOL: Não é por nada, não, mas o Mensageiro Sideral está dando uma sorte danada. Temos hoje a confirmação da segunda nova visível a olho nu em 2013! E esta é exclusividade do hemisfério Sul, localizada na constelação do Centauro.Descoberta por John Seach, na Austrália, dois dias atrás, ela apareceu com magnitude ao redor de 5, portanto no limite da observação a olho nu. Leia: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/12/04/mais-uma-nova-visivel-a-olho-nu-em-2013/

Uma homenagem justa para um intelectual
Marcelo Déda receberá diversas homenagens por todo o Estado. É preciso cautela e reflexão para que as homenagens sejam de acordo com o pensamento dele e sua postura ética.

Museu da Gente Sergipana Governador
Por exemplo, como intelectual justa a homenagem anunciada pelo governador Jackson Barreto em acrescentar a obra construída por ele, o Museu da Gente Sergipana o nome Governador Marcelo Déda. Uma de suas obras mais significativas para a cultura sergipana.

Hospital
Outra homenagem definida desde sábado – quando o governador soube que a situação de Marcelo Déda era irreversível – é o Hospital do Câncer de Sergipe. Outra será o Centro Empresarial e Industrial de Tobias Barreto que foi totalmente idealizado pelo governador Marcelo Déda e que vem sendo referência de um modelo de desenvolvimento econômico local com a congregação de vários atores da cadeia produtiva no mesmo local.

Sobre o elevado (mergulhão)
O elevado que será inaugurado pela Prefeitura de Aracaju brevemente já tem nome conforme lei municipal aprovada pelos vereadores. Uma justa homenagem: Elevado jornalista Hugo Costa. Seria um desrespeito com a família e os amigos do jornalista revogar a lei. Ou não?

Aeroporto Internacional gov. Marcelo Déda. Bela homenagem p/ o Governo Federal
O blog não tem dúvida que a ideia do vereador de Aracaju, Max Prejuízo, formulada através de uma Moção de Apelo a Infraero de denominar o aeroporto que está sendo completamente ampliado com o nome do governador Marcelo Déda será encampada pela Infraero e, principalmente, pela presidente Dilma Rousseff assim que foi informada da intenção.

Agenda
Ontem, 04, Max Prejuízo,  informou que, por intermédio do senador Valadares e do deputado federal Valadares Filho, ambos socialistas, já está agendada para a próxima semana, em Brasília, uma reunião com o presidente da Infraero onde o parlamentar fará a entrega da moção de apelo.

Lembrança diária
O parlamentar disse que, em homenagem a Marcelo Déda, entrará com uma moção de apelo à Infraero para colocar o nome de “Aeroporto Internacional Governador Marcelo Déda Chagas” no aeroporto de Aracaju, após sua reforma. “Espero contar com o apoio desta Casa para que esta moção chegue a Infraero e possamos fazer uma homenagem diariamente, como acontece no aeroporto de Salvador, quando o comandante anuncia a chegada ao aeroporto e diz o nome do homenageado”, disse Max.

Parlamentares homenageiam Marcelo Déda
A bancada de Sergipe no Senado e na Câmara vem prestando homenagens ao governador Marcelo Déda. Na terça-feira, 03, foi o senador Eduardo Amorim. Ontem, 04, o senador Valadares e os   deputados federais Valadares Filho, Márcio Macedo, Fábio Reis e Rogério Carvalho também fizeram homenagens a Déda. Todos lembraram a trajetória política do governador e a preocupação com o desenvolvimento de Sergipe.

O maior vitorioso
O Jornalista Márcio Rocha escreveu um excelente texto sobre Marcelo Déda publicado no Correio de Sergipe, no caderno de André Barros, na última terça-feira. Márcio lembrou das vitórias eleitorais de Déda e registrou o fato dele ser o primeiro governador a falecer no mandato desde Inácio Barbosa, morto durante o mandato em 1855.

O maior vitorioso II
O último parágrafo do texto de Márcio: “Marcelo Déda deixa um legado composto por mais de 800 obras construídas em Sergipe ao longo de seus seis anos e onze meses de mandato. Mais que obras, ele deixa história. Os sorrisos pedidos por Marcelo Déda são os que surgirão, nos próximos anos, com as obras do Proinveste. Estes, infelizmente, Déda não verá, mas, com certeza, ficarão eternizados no rosto de cada sergipano.”

Mesa Redonda na Alemanha
Em viagem oficial, o prefeito de Aracaju João Alves Filho, participou ontem, 03, durante o evento World Family Summity + 9,  Families in Balance, de uma Mesa Redonda intitulada Autoridades Locais, realizado no Hotel Marriot, em Berlim na Alemanha. Durante o encontro foi apresentado pelo prefeito assuntos pertinentes aos interesses de Aracaju como Segurança e Educação. Também participou dessa mesa o prefeito de Lusaka, Zâmbia, representando os prefeitos da África.

Apresentação
João Alves fez uma apresentação de 40 minutos explanando temas como desenvolvimento sustentável, onde abordou a inclusão social e boa governança. Outro ponto apresentado pelo prefeito foram os assuntos pertinentes a Educação, onde explicou as estratégias utilizadas pela Secretaria para melhorar o ensino público na capital sergipana.

Banco do Povo
Além dos projetos nas áreas da educação, saúde e mobilidade, João Alves apresentou o projeto para implantação do Banco do Povo, que já foi implantado durante seu último mandato como governador e possibilitou a abertura de microcréditos para a população de baixa renda. A pretensão é a criação de aproximadamente 30 mil novos empregos.

Reinaldo homenageado
Ocorreu ontem, 04, na Câmara dos Deputados cerimônia para entrega da medalha “Mérito Legislativo” 2013, destinada a homenagear autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil neste ano. Entre os 51 agraciados, um destaque especial, sobretudo por estar encerrando um ciclo iniciado em 08 de fevereiro de 2001 ao jornalista e radialista Reinaldo Moura Ferreira, que prepara-se para aposentar-se do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – TCE/SE.

PP agraciou partido em Sergipe com mais inserções
A direção nacional do PP agraciou o partido em Sergipe com mais inserções eleitorais do tempo que era destinado ao PP nacional. Foi uma forma de homenagear a liderança do presidente estadual Venâncio Fonseca, que ocupa até o final deste mês a presidência nacional da Unale, que congrega todos os deputados estaduais do país. Sobre a ausência no programa nacional o blog foi informado que ele foi direcionado ao Estado que tem bancada federal, o que não é o caso de Sergipe.

Alças do viaduto do Detran liberadas
A inauguração da duplicação do Viaduto do Detran, que seria nesta quinta-feira, dia 5, foi adiada em virtude da morte do governador Marcelo Déda, para um data a ser definida. Por determinação do governador do Estado, Jackson Barreto, as alças de acesso aos conjuntos Sol Nascente, Juscelino Kubitschek e Santa Lúcia, o acesso à avenida Rio de Janeiro, pela Tancredo Neves no sentido Oeste-Leste (do Terminal Rodoviário ao DIA) serão liberados a partir desta sexta-feira, dia 6, pela manhã, para oferecer maiores fluidez no tráfego de veículos na região.

Desprezível
Como pode-se chamar quem aproveita o falecimento de uma autoridade para faturar comercialmente? Ainda bem que a Internet e as redes sociais chegaram pra valer e alguns impressos que só pensam em faturar estão com os dias contados.

Grupo da Melhor Idade faz passeio de Confraternização
A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho promove hoje, v05, a Confraternização Natalina com o 1º Passeio do Grupo da Melhor Idade.O 1º Passeio contará com a participação de 240 idosos e sairá da sede do Município – Cras -,a partir das 07 horas com destino ao Parque do Timbó, no município de Salgado,com retorno previsto para as 16:30 horas.

Acompanhamento
O grupo será conduzido por seis ônibus e terá o acompanhamento de uma equipe da Secretaria da Assistência com um técnico em Assistência, uma equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde do Município e uma ambulância e um guarda vida, além de um trio pé de serra, que animará o grupo durante todo o percurso.No Timbó com a equipe do Cras, o grupo da Melhor Idade terá atividades físicas, concurso de dança, hidromassagem, lazer além de outras ações desenvolvidas pelo grupo.

Feirão de Artesanato da Codevasf é encerrado com ótimos resultados
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) considera um sucesso a 13ª edição do Feirão de  Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco, encerrada no  último domingo, 1º. Alguns artesãos chegaram a vender 100% das peças  trazidas para Aracaju. “Agradecemos a todos os parceiros que  colaboraram para o sucesso do Feirão e desde já convidamos a todos  para participar da 14ª edição, que irá de 28 a 30 de novembro de  2014”, declarou o superintendente regional Paulo Viana.

Agenda
Nos anos de 1894 e 1895, Japão e China travam a Guerra Sino-Japonesa pelo controle da Coreia, de posição estratégica e com reservas minerais. Vitorioso, o Japão recebe as ilhas de Taiwan (Formosa) e Pescadores. Em 1894, no Brasil, o paulista Prudente de Morais é eleito pelo voto direto, tornando-se o primeiro presidente brasileiro civil. Ele governa até o fim do mandato. Surge a política café com leite, acordo para alternar o poder entres líderes dos estados mais ricos: São Paulo, produtor de café, e Minas Gerais, de leite.
Justiça federal aceita recuperação de Detroit. Blatter diz que confia em que o Itaquerão fique pronto para a abertura da Copa. Empresa britânica compra os cursos Wizard e Yázigi. Em São Paulo, a construtora de prédio que desabou tem sede em padaria. Retração de 0,5 por cento no PIB agrava situação econômica do país. O ex-presidente Lula afirma que a situação não é tão grave quanto a imprensa divulga. Alunos brasileiros melhoram na matemática, mas continuam entre os piores do mundo. Economistas mantêm previsão de alta do PIB em 2013 de 2,5 por cento. Jackson Barreto vai assumir oficialmente, perante a Assembleia Legislativa, o governo de Sergipe. Reinaldo Moura aposenta-se e TCE abre nova vaga.

Curtas
JUSTIÇA MANDA GOVERNO DE SÃO PAULO REFAZER AÇÃO CONTRA CARTEL. /// ALCKMIN DECLARA QUE OS CONTRATOS DO METRÔ DE SP INVESTIGADOS NÃO SERÃO SUSPENSOS. /// LULA: “LENDO A IMPRENSA, A GENTE PENSA QUE O PAÍS ACABOU.” /// POLÍCIA ENTRA EM GREVE NA CIDADE DE CÓRDOBA, NA ARGENTINA. ONDA DE SAQUES CRESCE. /// DÓLAR SOBE E FECHA NO MAIOR NÍVEL DESDE AGOSTO. /// BRASIL TEM QUATRO UNIVERSIDADES ENTRE MELHORES EMERGENTES. /// PROMOTORIA DENUNCIA CONTRATAÇÃO DE PARREIRA PELO GOVERNO DE MINAS. /// RODRIGO JANOT PEDE PRISÃO IMEDIATA DE VALDEMAR COSTA NETO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Superliga de Futsal
De 10 a 15 de dezembro será realizada, em Aracaju, a Superliga de Futsal, que vai reunir as principais equipes do Brasil. O Real Moitense, representante sergipano na competição, participará do torneio pela segunda vez. A conquista da Superliga é um sonho antigo do Real, clube da cidade de Moita Bonita.

Paulo Silva e Sérgio Dória
Dois competentes profissionais, o treinador e o preparador físico da divisão de base do Confiança foram dispensados de seus cargos, a poucos dias do início da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a mais importante competição da categoria, em nosso país. A diretoria proletária ainda não deu as explicações para a demissão da dupla. O Confiança tem participado, há várias edições, da Copa São Paulo.

Itabaiana fará festa
No próximo domingo, na Associação Atlética de Itabaiana, o tricolor da serra vai apresentar as contratações já confirmadas para disputar o campeonato estadual de 2014. Dentre elas, estão o goleiro Fábio, ex-Confiança e o meia Da Silva, que também já defendeu o Dragão do Bairro Industrial.

Abertura da JESAF
A Jornada Esportiva Estadual de Funcionários do Banco do Brasil – JESAF será aberta oficialmente no próximo sábado, às 8 horas, na sede da AABB Aracaju, situada na Rodovia José Sarney – Praia do Robalo. A olimpíada reunirá, disputando várias modalidades, os funcionários das diversas agências do Banco do Brasil localizadas em nosso Estado.

O treinador Rodrigues
O ex-goleiro Rodrigues foi o treinador da equipe campeã da AABB no JINFAABB realizado em São Luís do Maranhão. O seu trabalho foi muito elogiado pelos dirigentes, atletas e torcedores que marcaram presença na capital maranhense. Rodrigues, por sinal, está sendo contratado para disputar o campeonato sergipano.

FIFA não muda
A mudança de horário de alguns jogos da Copa do Mundo previstos para as 13 horas não será colocada em prática pela FIFA. Sindicatos de jogadores questionam o horário de uma hora da tarde, por causa do calor. Mas o interesse da TV fala mais alto. Da Europa, principalmente.

A bola da Copa
Foi lançada, oficialmente, na última terça-feira. O nome que lhe foi dado – BRAZUCA – contém um erro de grafia. O correto seria BRASUCA, um neologismo que significa brasileiro, brasileira. Ora, o nome do país é BRASIL. BRAZIL, com Z, é coisa de americano, de inglês. Portanto, nota ZERO para aqueles que escolheram esse nome, assim como para os que o grafaram com Z. A propósito, a escolha do nome do mascote – FULECO – também foi de extraordinário mau gosto.

Petrobras corta verba de projeto Olímpico
Em meio à crise, estatal já avisa às confederações que o repasse diminuirá a partir de 2014 e haverá mudanças também no seu formato.

Tite pensa na seleção
O treinador Tite afirmou que “depois da Copa, estou na lista para a seleção.” Tite está deixando o Corinthians.

Memória esportiva
05 de dezembro – Em 1916, é criada a CBD – Confederação Brasileira de Desportos, que substitui a FBS – Federação Brasileira de Sports. Em 1976, nas semifinais do campeonato brasileiro, o Internacional vence o Atlético MG por 2 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, enquanto que no Maracanã, Fluminense e Corinthians empatam por 1 a 1, e o Corinthians vence, nos pênaltis, por 4 X 1. 146.043 torcedores assistiram à partida, no Estádio Mário Filho. Em 2003, chega às bancas a revista G Magazine, com ensaio fotográfico protagonizado pelo atacante Túlio.

Jogo rápido
Confirmada para domingo a festa programada pelo Sergipe. /// Clube rubro vai realizar pré-temporada na cidade de Gararu, começando em 16 de dezembro. /// Confiança dispensa Paulo Silva e Sérgio Dória, de forma surpreendente. /// Sistema de pontos corridos começa a ser contestado. /// Várias sugestões são apresentadas. O debate está apenas começando. /// Festival do futsal começa na próxima semana. /// Começam hoje as férias coletivas dos funcionários da Federação Sergipana de Futebol. /// O presidente Carivaldo assiste, amanhã, como convidado especial da CBF, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, na Costa do Sauípe. /// O espetáculo vai começar às 13 horas (de Aracaju). /// O goleiro Fábio acertou com o Itabaiana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca  A gente percebe que não conhece realmente as pessoas quando se dá conta de que não conhecemos nem nós mesmos.

www.twitter.com/marcos_rm  Agora… TEMAM o dia em que voltarei

www.twitter.com/higorfb  Muitos se achando donos da razão quando na verdade são dignos de pena.

www.twitter.com/eriberton_  À beira de um ataque de nervos… Meu Deus, quanta coisa pra um ser humano. A ordem é: estudar, engolir, cochilar e trabalhar.

www.twitter.com/AntonioSamarone  O setor mais precário do Governo Déda foi a Saúde, ele chegou a assumir, botar o nome dele num hospital seria uma homenagem?

ARTIGO

Beija Flor por Tiago Nunes de Oliveira*

Quando penso em Deda vejo um beija flor, um minúsculo beija flor, que indiferente a sua própria beleza, pulsante, radiante, conforma-se em buscar as flores, concretizando sem saber, o próximo resplandecer de um magnífico jardim.

Alheios, nós, meros observadores, não imaginamos, desprezamos que a intensidade daquele vigor, daquele bater de asas, abrevia sua vida. Ele talvez saiba, mas afinal, onde estaria à beleza de renegar seus propósitos, sua missão de vida?
Embora não queira aceitar, acredito que deve ter sido isso que aconteceu com nosso Líder, a intensidade dos seus sonhos, desejos, lutas e sua guerra em busca da realização de ideais, a gentileza e delicadeza das suas poesias, levou ele antes do tempo.

O Tempo. Talvez do nosso tempo, da sua companhia, tenhamos, de fato, sido privados. Mas não da história. Muitos irão repetir ao longo de gerações que nosso o guerreiro deixou um legado, que não é mero legado, e não pode ser resumido a detalhes insignificantes, como realização de mandatos, mas de uma mudança radical na forma de entender política e de ter sonhos. Sonhos. Afinal, o que era Deda senão a concretização de um sonho? Do nosso sonho, de nossa luta.

Como deve ser difícil lidar com essa responsabilidade. Como deve ser difícil ser fiel depositário do sonho de cada um dos milhares de eleitores que a ele confiaram seus sonhos.

Como o ser humano é mau, não em sua essência, mas na intransigência e na falta de compreensão. Ele não pediu nada de mais, nem paciência, apenas compreensão.

Compreensão. Companheiro, como você deve ter se sentido incompreendido. Quantos dias foram direcionados a essa causa tão nobre, ao tempo que te furtávamos da companhia da sua família. Quantos telefonemas te tiraram do sossego do lar ou das descontraídas brincadeiras com a prole, quantos passos, quantos sorrisos, quantas fraldas…

Desculpa. Não fomos tão bons quanto você. Nossa incompreensão certamente é aceita com a ingenuidade de um menino. Um menino, de espírito jovem e feito de Sonhos. Confesso. Confesso que me arrependo. Peço desculpas, menino, guerreiro, companheiro. Por vezes, não compreendi você. Não entendemos que seu compromisso é com o bem maior, com o sonho. Peço desculpas por não poder ter lhe agradecido, por tudo que você fez e por quem foi.

Me desculpe.

Mas do céu, ao ajudar os anjos com seus discursos, lembre-se do Beija Flor, e que, como ele, você fez a sua parte.

Adeus.

*Jornalista SRTE nº 1846/Assessor de Comunicação Social/JFS

ARTIGO

Déda, partido para a História por Thiago Ribeiro*

É um esforço muito difícil, e por vezes até improdutivo, alguém falar de forma imparcial sobre um político, principalmente quando esse alguém também atua na Política. Política não é imparcial, e nem deve ser, afinal ela é partida em partidos, e os partidos, por sua vez, são parciais em propostas e objetivos.

Mas a morte tem o poder de causar um choque de realidade nos vivos, atingindo a nossa essência e neutralizando as divergências. É assim, neutralizada, que está a sociedade sergipana nesse momento de choque pela morte do governador Marcelo Déda. Um político que teve sua trajetória construída de forma pioneira, alicerçado pelas forças populares e pelos ideais da transformação social com uma mudança de rumo à esquerda.

O grande escritor e estadista Victor Hugo imortalizou a máxima “nada mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou”. Déda teve seu tempo e a força dessa ideia mobilizou Sergipe, convencendo uns e devastando outros. Muitos dos seus antigos opositores se converteram a fieis escudeiros e o que era ideia de um partido se tornou ideal da maioria dos sergipanos.

Revendo Déda pelas lentes ainda turvas da História, vejo-o comparado ao mito bíblico de Moisés, que convenceu seu povo a se libertar e o salvou abrindo passagem através do inacessível Mar Vermelho, simbolicamente a mesma cor do seu partido. Acredito que essa deve ter sido também a maior obra de Déda, pois construir prédios e pontes ou realizar projetos sociais e desenvolvimento são deveres de todos os governos, mas liderar um povo abrindo um novo caminho, que exige uma nova forma de caminhar, apenas os iluminados pelo reflexo do seu povo conseguem!

Na natureza política vão os governos e ficam os homens. Déda também foi pioneiro ao ser o primeiro sergipano a ir deixando seu governo e talvez também o primeiro a permanecer na História de Sergipe, não apenas através das páginas dos livros, mas também através da nossa memória e em muitos dos nos nossos corações.

*Comunicador e especialista em gestão pública

ARTIGO

Eliane Aquino, um nome a ser considerado por Alex Barbosa Lima

Deda representou para o PT de Sergipe e para a política local, o que Lula representa para o PT nacional e para a política contemporânea do Brasil.

Inquestionavelmente, o PT de Sergipe está órfão de uma referência que possa representar o PT, com a mesma maestria que Deda representou. Muitos falam na figura de Rogério Carvalho como sucessor natural de Marcelo Deda. Será?

Durante os últimos anos, Rogério vinha sendo considerado como coadjuvante de Deda, tendo sido secretário municipal de Saúde de Aracaju e do estado, deputado estadual e atualmente ocupa o cargo de deputado federal mais votado das últimas eleições.

Recém-eleito presidente do PT de Sergipe numa das eleições mais acirradas da história devido a dissidência patrocinada pelo próprio Rogério dentro do próprio grupo ligado a Deda e Zé Eduardo, Rogério vence a quebra de braço com Márcio Macêdo, garante a eleição com o apoio do grupo de Ana Lúcia, e acaba rachando o Partido dos Trabalhadores em Sergipe.

José Eduardo Dutra, ex-senador, ex-presidente da Petrobrás, da BR Distribuidora e atualmente diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, não tem o brilho de Marcelo Deda, mais sem dúvidas é um chanceler do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rouseff na política sergipana e do PT regional.

Com a morte de Marcelo Deda e a orfandade do partido, a cúpula petista nacional com certeza desejará manter o PT sergipano vivo e competitivo. Rogério presidirá o partido, mais não vejo com tanta força dentro do mesmo para disputa de um cargo majoritário, que poderia ser o senado. Como a força maior cessa a menor, as forças de Rogério dentro do partido estão por um triz.

Anote, um nome que despontará no cenário, será o da ex-primeira dama e viúva Eliane Aquino.  Uma mulher simples, obstinada, uma companheira para os piores momentos de Marcelo Deda na luta contra o câncer, Eliane emocionou todo estado com seu espírito de companheirismo e simplicidade, de uma primeira dama e secretária estadual de Inclusão Social que não era afeita aos holofotes e marketing.

Deda em seu momento de convalescência nesta via cruzes nas dependências do Hospital Sírio Libanês, numa das vezes que recebeu a visita de Lula, pediu ao seu amigo, correligionário, líder e compadre, que não abandonasse a sua menina (Eliane).

Em sua fala no velório de Marcelo Deda, Lula reafirmou o compromisso e na presença de sua liderada, a presidente Dilma, Lula reafirmou que Eliane foi uma guerreira, o braço firme que Deda contou no embate mais difícil que travou. A luta pela vida.

Por mais que não gosto de holofotes, que não almeje disputar um cargo eletivo será convencida por Lula e Dilma, a disputar um mandato no próximo pleito. Afirmo sem medo de errar, que Eliane será convencida a disputar o Senado Federal, e em disputando será um nome fortíssimo diante do apadrinhamento político, e do sentimentalismo que é uma particularidade do povo sergipano.

DO LEITOR

Nota de solidariedade
A Diretoria Regional dos Correios em Sergipe solidariza-se com o povo sergipano neste momento de luto e profunda dor. Marcelo Déda honrou, honra e honrará a todos os sergipanos e brasileiros, por sua capacidade intelectual, retidão e honradez no exercício da gestão pública, seja na condução dos seus mandatos legislativos e executivos ou como cidadão.
Os trabalhadores dos Correios em Sergipe se somam, com pesar, aos familiares do governador, aos amigos mais próximos, aos que trabalharam ao seu lado e a todos aqueles que estão consternados com a perda irreparável de Marcelo Déda. Ao mesmo tempo, sentimo-nos orgulhosos em pertencer ao Estado da Federação onde nasceu e despontou uma das figuras públicas mais brilhantes do Brasil.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase  do Dia
“Eu canto a vida, eu canto a liberdade, como os lírios crescem em nossos campos, livres, selvagens.”  Carlos Marighella, guerrilheiro e político brasileiro, nasceu em 05 de Novembro de 1911 e morreu em 1969.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais