Chamem o síndico (Ministério Público)

Como faz todos os sábados este espaço publica algum texto enviado pelos leitores. Hoje o texto de Messias Gonçalves sobre o piso do magistério:

 

Parodiando a música, não esperava ter que usar desse artifício, na busca de solucionar esse impasse, criado pelo Sintese, quando a questão é o Piso Nacional do Magistério. Primeiro, a lei é “clara”, e o STF já definiu que é para incorporar ao valor do piso, as gratificações. Que estados e municípios têm o direito de se adequarem durante esse ano de 2009. Que, em janeiro de 2009, só precisam adicionar 2/3 do valor de que recebem os professores da educação básica e o restante até janeiro de 2010. Segundo o governador, ele mandou pagar tudo agora. O que é que eles querem mais? Falar com o governador? O governador não quer falar com eles. Pronto. Respeitem a vontade e o direito que Marcelo Déda tem com governador e como cidadão de não os recebê-los. Para isso, ele Déda, insiste em dizer que abriu as negociações com a secretaria, através do secretário.

 

Volto a insistir. O governador Marcelo Déda também é culpado, em permitir que esses líderes, continuem com cargos em comissão no governo, fazendo o joguinho de “uma vela pra Deus, outra pro diabo”. Outro ponto fundamental. A escola é constituída de várias categorias. Lá existem os vigilantes, merendeiras, serventes, servidores administrativos e, ninguém ver o Sintese fazer a defesa desses abnegados servidores, que deveriam está nas pautas de reivindicações e de melhorias nas condições de trabalho. Inclusive o dinheiro que constitucionalmente é repassado para a educação, também o é para esses e ainda para a manutenção, reformas, ampliações e novas construções. Não é apenas para os professores.

 

É inadmissível, mesmo antes de iniciar o ano letivo, quererem atrapalhar os pais e os seus filhos, que estudarão nas escolas públicas de Sergipe, por puro capricho e “choque de identidade” dessas “lideranças”. Na verdade a preocupação deles não está com o ensino. Está no foco da mídia, para usufruírem de dividendos políticos. Só esquecem que a última investida, com o professor Correia na disputa para uma vaga de vereador em Aracaju, fora frustrante.

 

Revejam essas posições logo, para que a sociedade não venha a perder verdadeiros defensores das camadas mais necessitadas, com a professora Ana Lúcia e o professor Iran Barbosa. Hoje realizaram manifestações, já agendaram mais para o dia 18 enfrente a secretaria, fazem uma nova assembléia no dia 03 de março para aprovarem uma greve, justamente a partir do dia 09 de março, salvo engano quando reiniciam as aulas.

 

Em outras palavras, “eles” não querem trabalhar. Não querem levar “educação” aos alunos da rede estadual. Sendo assim, com não está havendo respeito e sim, uma clara demonstração de “crise de vaidade” e de irresponsabilidade, cabe a sociedade solicitar, primeiro aos pais dos alunos. Que façam uma manifestação de repúdio contra o Sintese e chamem o Ministério Público, para que só assim, se respeitem os direitos da sociedade. Infelizmente, só vejo essas duas saídas. Ou numa terceira, que providenciem o “psicólogo”, com especialização em “vaidadologia”. Messias Gonçalves.  

 

Juiz federal suspende eleição do Sinduscon/SE

O juiz federal do Trabalho, Hider Torres do Amaral, concedeu ação cautelar inominada, com pedido de liminar, interposta pelo candidato Francisco Costa a presidente do Sinduscon-SE, suspendendo a eleição marcada para o próximo dia 20 e determinando novos prazos para todo o processo eleitoral.O juiz determinou ainda que seja suspendo o direito de voto de algumas empresas até que o sindicato comprove a regularidade das filiações, através de atas devidas assinadas, de listas de presença e comprovantes de pagamentos.

 

Presidente comete irregularidades

Na ação, o candidato Francisco Costa – que defende a força da pequena e média empresa – disse que o processo eleitoral não está obedecendo regras claras do estatuto social da entidade, estando o seu presidente a cometer irregularidades, que primam pela arbitrariedade e estabelecem tratamento desigual entre as chapas concorrentes, afastando, desta forma, a competitividade e maculando todo o processo eleitoral. Detalhe: o atual presidente é candidato a vice, na outra chapa.

 

Deferimento de seis empresas

Ainda na ação, Francisco Costa alerta que os prazos fixados no edital de convocação para as eleições foram alterados no intuito de “preencher lacunas da administração do sindicato em relação ao referido processo”. Informou que estranhou o deferimento da filiação de seis empresas, na data de 11 de agosto de 2008, nove dias antes do prazo mínimo para eles tivessem direito à voto nas eleições, motivo pelo qual solicitou dos réus o fornecimento de certidão e cópias que comprovassem a regularidade de tal ato, contudo os documentos não foram fornecidos. O juiz fixou ainda uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento da decisão.

 

Carro de Polícia

O blog quer saber o carro da delegacia de Cristinapólis, estava fazendo no dia 12/02/2009, nas proximidades do Batistão no dia do jogo Confiança x Itabaiana às 22h35. Não é desrespeitando o trabalho dos policias, agora muitos deles cobram aumento, mas abuso do uso dos veículos públicos diariamente. Talvez seja certeza da impunidade…

 

Insatisfação de assessor Jurídico

Um jovem advogado, que atuou na assessoria jurídica de um importante município sergipano não esconde de ninguém a tristeza e o desencanto com quem ocupava o comando do poder executivo na cidade. “Cumpri minha tarefa até o dia 31 de dezembro, hoje não estou mais disposto a ouvir gritos e xingamentos. Agora eu quero é paz”. Confidencia o competente profissional do direito, que inclusive, hoje, tem fortes laços com o centro do Poder Judiciário.

 

A bem da verdade

Essa semana, a polícia prendeu uma quadrilha que vinham desviando medicamentos do CASE. Entre os envolvidos, está Ricardo Poderoso Santana. Por maldade ou falta de informações, as pessoas estão confundindo este Ricardo com uma pessoa de bem e que serve a sociedade nas suas tarefas como “AUDITOR FISCAL II”, do quadro da secretaria de estado da fazenda, o senhor JOSÉ RICARDO PODEROSO. Inclusive, o mesmo vem recebendo constantes “trotes” de pessoas inescrupulosas, querendo comprar do mesmo, o medicamento BOTOX. Em respeito a sua história, a sua família e ao seu trabalho, os amigos estão pedindo para que parem com esse tipo de brincadeira e, não confundam “alho com bugalho”.

 

Campanha de Formalização de Empresas

Na próxima terça-feira, dia 17, acontece, sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a 1ª reunião do Grupo de Trabalho Permanente (GTP), que irá elaborar e executar a Campanha de Formalização de Micro e Pequenos Negócios em Sergipe – Formalize-SE, considerando objetivos, metas e procedimentos operacionais para a sua realização. O secretário Jorge Santana, da Sedetec, reunirá as instituições componentes do GTP e outros parceiros para o encontro que acontece às 7h30, no Auditório da Codise. Integram o GTP Formalize-SE as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Fazenda (Sefaz), Comunicação Social (Secom), do Trabalho, Juventude e Promoção Social (Setrapis), além de outros órgãos da administração pública estadual, Banese, Sebrae e diversas entidades de classe. O envolvimento de todos os parceiros é fundamental para a construção do Plano de Trabalho da Formalize-SE, que irá contribuir para o fortalecimento da economia sustentável no Estado, trazendo para a formalidade diversas empresas informais. Os benefícios são muitos como o acesso a crédito facilitado, participação em compras públicas, ampliação das vendas em geral, além do processo de formalização atualmente ser ágil e desburocratizado.

 

ProJovem Urbano: Inscrições a partir desta segunda-feira

Começam na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o ProJovem Urbano. Estão sendo oferecidas para Sergipe 7.200 vagas distribuídas entre 36 municípios. As aulas ocorrerão em 18 municípios-núcleos instalados em todo o estado. Para a implementação do ProJovem Urbano em Sergipe, o Governo Federal investiu R$ 22 milhões, que serão aplicados em ações estruturais e operacionais. Podem se inscrever no programa, jovens que tenham entre 18 e 29 anos, saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. As inscrições prosseguem até o dia 20 de março.

 

DO LEITOR

 

Segurança em Itaporanga

E-mail recebido: “enho por meio deste expor o descaso com a segurança publica em Itaporanga D`Ajuda o senhor prefeito utiliza da imprensa pra criticar a secretaria de segurança publica porem o mesmo esquece que tem a sua disposição dois policias que poderiam estar a disposição da população que grita por segurança, o trafego de droga é algo explicito em minha cidade que tanto amo. Senhor Secretario olhe pelo povo que necessita de segurança”.

 

Ainda sobre o magistério I

Comentário de Adalberto Mendes Neto: “Sendo professor da rede estadual de ensino acredito, tenho consciência do meu papel enquanto educador das classes menos favorecidas. A política é algo que vai além do eu, das minhas pequenas ambições, meus pequenos sonhos e realidades para abranger o nós, e quanto mais o nós for abrangido e for para todo mundo mais haverá política. Não há política do eu, de uma classe só, de uma empresa só, de um Estado só, de um partido só, de uma tendência só, de um grupo só, incluiria eu , lembrando-me do Sintese. A política é um modo como nos projetamos, é como nós vemos, como nos vemos, nos vemos em um futuro possível. A política precisa propor as regras de convivência, não as regras da divisão. Você foi perfeito sobre a política do eu , quase que perfeito no texto da “Lei do Piso, ilusão, Sartre e cia….”

 

Ainda sobre o magistério II

Continua o leitor: “No entanto acho que possa existir alguns equívocos relacionados a aplicação dos 2/3. Você diz: ” E desta vez o governador tem razão. A lei prevê a implantação gradual do valor do piso entre 2009 e 2010 ( perfeito ). Os vencimentos iniciais em vigor nos planos de carreira atuais que estiverem abaixo do novo piso terão de ser complementados em dois terços da diferença em 2009, até atingirem o valor mínimo de 950 reais em 2010( perfeito, correto ). Se um professor de nível médio com 40 horas semanais de trabalho recebe um vencimento inicial de 650 reais, em 1º de janeiro de 2009 ele terá de ser reajustado para 850 reais (o aumento de 200 reais corresponde a dois terços da diferença total, que é de 300 reais). E em 1º de janeiro de 2010 vêm os 100 reais restantes. A partir de 2010, este vencimento inicial não pode incluir nenhum tipo de benefício, como bônus e gratificações – que precisam passar a ser pagos à parte. (perfeito, avaliação correta) A lei está publicada na integra nesta edição da coluna”.

 

Ainda sobre o magistério III

Finaliza Adalberto Neto: “Vejamos agora: Sou professor com nível superior, pós-graduação, com 12 anos de rede estadual e o meu vencimento inicial é de 760,57, você diz observando a lei que ” Os vencimentos iniciais em vigor nos planos de carreira atuais que estiverem abaixo do novo piso terão de ser complementados em dois terços da diferença em 2009, até atingirem o valor mínimo de 950 reais em 2010.”Então todos os vencimentos iniciais ( efetivo) abaixo de 950 reais deveriam ser complementados.Isso não ocorreu…estou equivocado????Sem a complementação o professor de nível médio passa em 2009 a ter vencimento líquido maior em relação aos de nível superior. meu vencimento líquido com 60% de regência de classe e triênios é de 1045,00. ( contra-cheque  em anexo ) A fala do próprio Ministro da Educação em entrevista e artigos no site do MEC já coloca o valor do piso acima de 1000,00. Coloca ainda que os profissionais de nível superior terão valores bem maiores, observando os percentuais dos seus planos de carreira. A minha prática enquanto educador, livre, que faço minhas avaliações procurei entender a lei logo da sua publicação e entendo que existe vários equívocos, joguetes e politicagem”.

 

Sobre os desviados de função da SEED

Do Sintrase: O fato de pessoas com um nível mais elevado se propor a realizar trabalhos abaixo do seu intelecto, valoriza o trabalho e cria-se a perspectiva de agregar novos valores a SEED que tem a área operacional mais defasada do Estado de Sergipe.Esse concurso veio na hora certa, o problema é que foi planejado com todos os requintes eleitoreiros dignos dos senhores  Mendonça Prado e João Alves Filho, outro não menos grave  foi a execução, o governo atual não suportou a  pressão de aproximadamente cem mil inscritos, capitaneados pelo Ministério Publico e não corrigiu as distorções  realizando   um concurso para três mil vagas quando na verdade existia sete mil. Apesar do concurso, hoje a situação continua complicada o governo nomeou menos de três mil servidores e demitiu seis mil contratados, o Ministério Publico, para amenizar mas não resolver,  autorizou a contratação de mil  prestadores de serviço, quando deveria convocar os primeiros colocados numa legião de  milhares de excedentes.Por fim o Dr. José Fernandes Lima Secretário da Educação se comprometeu junto a Direção do Sintrase a não deixar esses apadrinhamentos acontecerem, porém, enquanto o projeto de Gestão Democrática nas escolas não for aprovado e colocado em prática,  essas e outras  coisas piores vão continuar acontecendo nas escolas do nosso estado, visto que,  alguns diretores(a) com costa larga se alto proclama donos das nossas escolas.  Waldir Rodrigues – coordenador do Sintrase.

 

Frase do Dia

“Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje.” Abraham Lincoln.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais