Chuvas desnudam incapacidade administrativa dos gestores de AJU e SE

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Depois do “enorme” jacaré “São Fujão”, que o governo estadual passou 10 dias para capturar “a fera”, as fortes chuvas das últimas semanas mostraram que Aracaju e Sergipe têm gestores incapazes administrativamente. Aliás, o blog “cantou a pedra” quando, em 02 de julho, escreveu o artigo “Sergipe: Instituições públicas estão preparadas p/ algo que saia do trivial?” analisando que o episódio do jacaré serviu para mostrar a impotência das instituições públicas de Sergipe.

Não adianta o prefeito de Aracaju e o governador do Estado arranjarem como desculpas que as recentes chuvas não foram normais. Todo mundo sabe que o clima está mudando não só no Brasil, mas em todo o mundo e os gestores precisam de planos de monitoramento não apenas neste período, mas durante todo o ano.

Pelo visto, Sergipe está tendo a pior safra de gestores públicos de sua história, onde o dar-se de ombros já entrou para a prática administrativa. Bem definiu o deputado Georgeo Passos em entrevista ao JC: “É um governo caloteiro, que não paga servidores e fornecedores em dia”

O caso do governo de Sergipe é terrível. Belivaldo Chagas só sabe choramingar. Um governador que anunciou aos quatro cantos que chegou pra resolver está perdido totalmente. É uma apatia generalizada em todas as áreas governamentais.

Enquanto choraminga se contradiz ao nomear semanalmente novos cargos comissionados. Aliás, tem mais ex-prefeitos em cargos comissionados no governo estadual do que prefeitos nos 75 municípios. O blog vai receber o levantamento e mostrará aos leitores.

Belivaldo não tem coragem de peitar alguns aliados que fazem o comando paralelo no governo. Não faz nada para mudar a realidade.

Depois do lamentável episódio do suicídio do empresário Sadi Gitz, Belivaldo deveria ter pedido o boné, arranjado uma desculpas e renunciado ao governo.

Se o governador precisava de um motivo pra se anular em definitivo na política, o empresário lhe deu um do qual ele não vai conseguir se livrar mais. O gás do evento vai lhe consumir a alma. O gás da morte. Triste fim se anuncia governador. Triste. Jamais terá o sono dos justos.

 

Enquanto isso na Sefaz … E o blog foi informado que um órgão fiscalizador recebeu a denúncia de que na Sefaz um casal foi nomeado para cargos comissionados desde o ano passado. O homem comanda um importante setor com acesso direto ao secretário (o novo secretário não sabe do ocorrido ainda) e a esposa tem um cargo comissionado também na pasta. Ambos além do cargo têm uma gratificação a mais de R$ 5 mil sem informação da carga horária. E o pior: além da situação esdrúxula do casal com cargos comissionados na Sefaz tem dívidas de empresas em nome dele com o próprio governo. Vem bomba por aí….

Perguntar não ofende: Vai terminar na pizzaria da revogação do aumento do IPTU em Aracaju? Sergipe já virou a terra do nunca, onde os poderosos não sofrem qualquer repreensão do Poder Judiciário?

12 dias que decisão unânime do TJ manda a 1ª colocada na licitação do lixo em AJU assumir a coleta. Não é crime desobediência de ordem judicial? Na última quinta-feira, 18, o site NE Notícias publicou matéria alertando que “desde o dia 09 de julho e há uma decisão unânime judicial pela nulidade do processo de licitação da coleta de lixo de Aracaju. Com a decisão, seria lógica a conduta de Prefeitura em afastar a Torre do contrato de coleta de lixo, mas não foi o que aconteceu. Nove dias se passaram e tudo permanece igual: a Torre segue fazendo a coleta e a Prefeitura defendendo a empresa. Mais do mesmo? Sim. A questionada licitação vai completar dois anos e a Torre segue fazendo a coleta. Sem esquecer da qualidade questionável dos serviços que são prestados pela Torre, das ameaças de corte na coleta.” E o blog acrescenta: não é crime desobediência de ordem judicial? Ou estão esperando passar “o temporal” em Aracaju para os ventos tomarem outra direção?

Quando o pelotão ambiental irá na invasão do Pantanal, em AJU, vê os galos da rinha do colega? Na semana passada o Pelotão Ambiental prendeu um carro na praia da Caueira porque as pessoas estavam transportando uma rede de arrasto. Parabéns, mas fica a pergunta: qual o motivo do Pelotão Ambiental não ir na invasão do Pantanal (Distrito Industrial de Aracaju) no local que tem um portão grande, na rua toda asfaltada e que todo mundo sabe de quem é? Vai descobrir no mínimo 275 galos de briga numa rinha. Será verdade que se trata de um colega da PM? Aí o crime é mais grave ainda.

Parque da Sementeira: Prefeitura simula com apenas um agente combate aos mosquitos da dengue apenas para filmar e tirar fotos  O blog recebeu de moradores da região do Parque da Sementeira fotos e vídeos da “atuação” novelesca no fim de semana da Prefeitura de Aracaju no Parque da Sementeira filmando e tirando fotos de apenas um agente de combate aos mosquitos da dengue. Foi rapidamente apenas com um agente. Certamente gastará tubos de dinheiro com propaganda nas redes de televisões. Fazer o quê? Quem fiscaliza?  “Tá” tudo dominado…

Turismo: secretário procura chefe do escritório do RJ em Brasília. Bancada e escritório de SE relegados O titular deste espaço não entendeu a matéria divulgada na semana passada na imprensa mostrando que o secretário de Estado do turismo buscou apoio do chefe do escritório do RJ em Brasília, André Moura, em busca de liberação de recursos. Tudo bem que enaltece a atuação de André, mas o gesto serve simplesmente de desmoralização para o chefe do escritório de Sergipe em Brasília (quem é mesmo?), além de atestar a desqualificação de toda a bancada federal sergipana. O gesto repercutiu muito mal entre os deputados federais e senadores. É como se o governo de Sergipe desconsiderasse a existência deles.

Incapacidade do escritório O governador não podia jamais admitir uma matéria dessa, mostrando que o Estado de Sergipe através de um legítimo representante, busca acesso ao Governo Federal passando por cima da bancada federal e atestando a incapacidade do seu próprio escritório em Brasília. Absurdo!

 

Da SMTT ativa nas redes sociais e a omissão nas ruas Só em Aracaju: nas redes sociais a SMTT de Aracaju é uma sumidade orientando os motoristas, como por exemplo, a não estacionarem em frente a garagens. Porém, na Praça Tobias Barreto em frente a sede da SSP e logo mais adiante, na Rua Itabaiana, em frente ao hospital da Hap Vida? Onde a SMTT é omissa? Qual o motivo para não multar? Será que não tem um agente na SMTT com coragem para multar nestes locais? Ou só têm coragem para os pobres mortais motoristas?

Homenagem a Asclepíades José, o “’Bengala” Quando participou do movimento estudantil na década de 80 o titular deste espaço teve a oportunidade de conhecer um militante histórico do então PCB, Asclepíades José dos Santos, o “’Bengala”. Ele não era um militante das letras, mas tinha um conhecimento do mundo como ninguém. Bengala era uma figura impar, um “tarefeiro” do partido e foi um dos presos e torturados na Operação Cajueiros deflagrada pela ditadura militar em Sergipe em 1976. Bengala morreu no hospital no último dia 11 de julho, já estava com sérios problemas de saúde. Nossa pequena homenagem a Bengala e os pêsames a todos os familiares.

Amparo do São Francisco: prefeito não pagou bandas do Carnaval E o blog recebeu a denúncia que o prefeito de Amparo do São Francisco, Franklin Freire ainda não pagou as bandas que tocaram no Carnaval do município. Até mesmo uma banda local que fechou um pacote pela metade do preço ainda não recebeu. Lamentavel!

Respeito à família de João Alves Lamentável o que se leu e viu nas redes sociais na semana passada com os boatos da morte do ex-governador João Alves, inclusive por profissionais da imprensa que não tiveram o menor respeito em confirmar a veracidade. Teve profissional que chegou a escrever homenagem póstuma ao ex-governador. Sinceramente…

Será que a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb não pode notificar a Associação Aracajuana de Beneficência para construir a calçada de todo o muro do imóvel dela na Avenida Minas Gerais, no Bairro Dezoito do Forte. O leitor pode notar na foto que a calçada está em péssimas condições, mas todo o muro está pintado com publicidades. Ou seja, A associação aluga o espaço, mas não reverte o recurso para pelo menos construir uma calçada digna para os pedestres que passam no local. Cadê a Emsurb?

Medalha do Mérito Eleitoral Na próxima sexta-feira, 26, ocorrerá a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral. A concessão da Medalha é um reconhecimento à contribuição efetivamente prestada pelos agraciados ao processo de aprimoramento do serviço eleitoral, assim como também constitui uma forma de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.

Homenageados Durante a solenidade, que será realizada no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, serão homenageadas as seguintes personalidades: Ministra Rosa Maria Pires Weber; Des. Artur Oscar de Oliveira Deda (post mortem); Juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho; Juiz Leonardo Souza Santana Almeida; Jurista Sandra Regina Câmara Conceição; Jurista Joaby Gomes Ferreira; Procuradora Gicelma Santos do Nascimento; Des. Federal Carlos Rebêlo Júnior; Juiz Federal Edmilson da Silva Pimenta; Promotor José Rony Silva Almeida; Coronel Marcony Cabral Santos; Juiz Manoel Costa Neto; Juíza Brígida Declerc Fink; Marcelo Gerard Almeida de Andrade; Roberta Queiroz de Azevedo; Maria Isabel de Moura Santos; Evanilde de Jesus; José Ricardo Silva Maximino; e Carolina Teles Franco.

Caminhão que presta serviços a PMA vem destruindo praça no Bairro Aruana O caminhão de uma empresa terceirizada que presta serviços a Prefeitura de Aracaju, podando árvores, ao invés de contribuir para a manutenção da infraestrutura da praça no loteamento Porto Sul, no Bairro Aruana, Zona de Expansão, vem destruindo a calçada toda vez que faz o serviço. A comunidade já prestou queixa na Emsurb, que é responsável pelos serviços da empresa, mas os gestores não deram a mínima. Ao invés de estacionar o caminhão na rua, os funcionários da empresa insistem em colocar o veículo em cima da calçada destruindo o local.

Itabaiana: clínica de saúde funciona em horário estendido e reduz fluxo do hospital Desde o dia 3 de junho a Clínica de Saúde da Família Vereador Vivaldo Menezes, conhecido como SESP, está funcionando em horários estendido, das 7h às 19h. O novo horário da clínica foi ampliado para atender um pedido da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de diminuir o grande fluxo do Hospital Regional de Itabaiana.

Expansão do horário A previsão era que o SESP funcionasse nesse horário diferenciado até o dia 12 do mês de julho – devido ao período ser propicio a infecções virais e a queimaduras com fogos de artifícios –, mas, o novo horário de atendimento deu tão certo e contribuiu de modo significativo para a estabilidade da recepção do público no hospital que a Secretaria de Estado da Saúde solicitou que o horário se expandisse até o final deste mês.

830 atendimentos De acordo com Mara Rúbia, secretária de Saúde, até o último dia 12 de julho, 830 atendimentos médicos foram realizados, sem contar com os demais procedimentos como curativo, vacinação e aferição de pressão. “Estamos felizes em saber que o município está contribuindo como o melhoramento do fluxo de atendimento do hospital, facilitando o acesso aos serviços de saúde e ao atendimento médico”, avalia Mara. O horário estendido do SESP, portanto, seguirá até o dia 31 deste mês de julho, das 7h até às 19h.

Aracaju recebe o primeiro evento de Compliance no Estado No próximo dia 2 de agosto, Aracaju sediará a segunda edição do “Compliance Ignition”, no Hotel Quality, das 8h30 às 12h15 e das 14h15 às 18h. O evento se destina a discutir, debater, fomentar e disseminar o tema “Compliance” e regras de governança pública e corporativa. Com a programação repleta de especialistas nacionais, os painéis terão formato de talk show, transmissão ao vivo pelas redes sociais e um bate papo de fundamental importância para o público empresarial, jurídico, estudantes de Direito e gestores públicos e privados.

Revista Advogados Idealizado pelo Instituto Jurídico Sem Gravata, sua primeira edição ocorreu em João Pessoa/PB, em maio passado, com sucesso absoluto de conteúdo e participação. Na capital sergipana, a realização será capitaneada pela Revista Advogados, Jurídico Sem Gravata e a consultoria “Missão Compliance” (SP).

Por que “Compliance” agora? Em tempos de implementação de novos modelos de gestão, em que a transparência, ética e maior avaliação de riscos devem nortear as relações comerciais com o Poder Público, pessoas físicas e jurídicas, o “Compliance Ignition” oferecerá ao público-alvo um dia de ampla informação, com temas de aplicação prática e com renomados e gabaritados especialistas sobre a matéria. O tópico tem se tornado cada vez mais necessário no diálogo internacional quando se trata de políticas internas e externas das empresas, dos governos e das instituições em geral. Compreender Compliance é compreender o mundo como ele é hoje: aquele que requer políticas claras, regulamentos acessíveis e gestões transparentes. O link de inscrição: https://www.sympla.com.br/compliance-ignition__579119

Yoakan Jócelis agradece amigos e parceiros que ajudaram a levá-lo ao 13° Mundial da SKIF -Shotokan Karatê Internacional Federetion em Praga No último fim de semana foi realizado em Praga (República Tcheca) o 13° Mundial da SKIF -Shotokan Karatê Internacional Federetion, com a participação de atletas de 70 países. O atleta e professor Yoakan Jócelis, 41 anos, esteve presente com a mesma disposição de sempre de quem já disputou cinco mundiais sempre levando engrandecendo o nome de Sergipe. Yoakan tem 30 anos de prática nesta nobre arte e é um verdadeiro Samurai com o mesmo destemor e entusiasmo de quando iniciou no esporte. Yoacan leciona hoje num dos maiores centro de ensino de Sergipe, o Colégio Master e no seu clube de origem, o União. Casado com Adriana e pai de Samara nunca deixou de se dedicar a arte do karatê Do. Por ter conseguido participar de mais um mundial, Yoacan agradece a senadora Maria do Carmo (que ajudou depois que leu sobre a campanha aqui no blog), ao deputado Georgeo Passos, ao empresário Adierson Monteiro, aos familiares, aos amigos e as pessoas anônimas que compraram camisas e rifas para ajudar na participação.

Designer de Convívio? Não é nada fácil conviver com dezenas e até mesmo centenas de pessoas num condomínio, dividindo espaço comum, cada um com estilo de vida, culturas, pensamentos e hábitos diferentes. Mas tem uma turma que trabalha com o desafio de conseguir harmonia e uma referência comum entre os moradores, antes mesmo de se mudarem para o condomínio…. Sabe o nome deste “profissional”? Designer de convívio, uma expressão nova, que surgiu em Campinas, São Paulo, mas já está em terras sergipanas, no Maui Home Club & Health, um empreendimento da Laredo Urbanizadora, na Aruana. As responsáveis são Cláudia Pellegrino, Luciana Bittencourt e Camila Fernandes, do Bistrô de Inovação.

Braço digital De acordo com a diretora executiva da Bistrô de Inovação, Cláudia Pellegrino, a empresa atua há 28 anos promovendo atividades e ações nos condomínios de grande porte para melhorar a relação e interatividade entre os moradores. “Fazemos um trabalho de convívio desde o momento que o morador compra o empreendimento. É uma atuação da pré-venda até o pós-venda com os clientes, realizando ações presenciais e reuniões para melhorar o convívio social. Isso também facilita o relacionamento, pois não esperamos que os moradores comecem a residir no empreendimento para, só a partir de então, começar a estimular o convívio. Há dois anos, pensamos em melhorar nossa comunicação e aliar a tecnologia ao nosso projeto. Por isso, criamos um braço digital da nossa proposta, a partir de um aplicativo chamado Club Combo Urbano”, enfatiza Cláudia.

Prefeito Airton Martins e o vereador Toinho da Toyota prestigiam aniversário do deputado Adailton Martins em Barra dos Coqueiros Deu no site A Barra é Notícia: O prefeito Airton Martins, sua esposa Eliana Martins e o pré-candidato a prefeito Toinho da Toyota e sua esposa Maria,  prestigiaram na tarde e ao anoitecer do sábado  dia 20 de julho de 2019, o aniversário do deputado estadual Adailton Martins em Barra dos Coqueiros. Na oportunidade o prefeito e o vereador e suas esposas, cumprimentaram os presentes  na festa  e após se confraternizaram com o aniversariante. Durante o evento os prefeito e o seu líder na Câmara Municipal,  destacaram a a importância e a parceria que já rendeu diversos benefícios para cidade e ainda renderá muito mais.

 

A foto acima foi tirada ontem,21, na praia de Aruana, na rodovia Sarney em Aracaju. A maré forte dos últimos dias chegou bem próximo dos bares e arrastou mesas e cadeiras em vários locais da praia. Na verdade o mar está tomando o que é seu. Tudo que vem ocorrendo com as mudanças climáticas tem apenas um culpado: o próprio homem que não respeita a natureza. Nada mais!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Emdagro: inexigibilidade de licitação para serviços de contabilidade é alvo de denúncia De alguns servidores: “A Emdagro apresentou uma publicação de inexigibilidade de licitação númerio 03/2019 com um valor expressivo de R$ 187.311,48 – caracterizando um simples serviço de prestação contábil (onde a contabilidade da Emdagro, nada tem de especial), a referida empresa, alega este serviço como sendo de ” necessidade especial”. Gostaríamos de entender qual o estranho ” critério” utilizado pela mesma para considerar este serviço enquadrado na modalidade ” inexigibilidade”? Não dando oportunidade a outras empresas de prestação de serviços contábeis de apresentarem propostas? B) e se o mesmo critério (com base na jurisprudência deste caso) será aplicado para todas as empresas do estado. A lei n 13.303 de 30 de junho de 2016, dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios. No Art. 30 da mesma diz : ” A contratação direta será feita quando houver inviabilidade de competição, em especial na hipótese de: II- contratação dos seguintes serviços técnicos especializados com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação, c) assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras e tributárias. A lei e bastante clara no que se refere a: 1) … Somente quando houver inviabilidade de competição, diferente do que está ocorrendo neste caso ( contratação de serviço simples de contabilidade).Foi publicado na sexta-feira no Diário oficial do Estado o extrato do contrato. A denúncia foi enviada para os órgãos fiscalizadores.”

Gente Sergipana – Professor João de Deus Souza Por Antônio Samarone: “Em meados da década de 1960, apareceu em Itabaiana um professor de português que mexeu com a juventude. Um homem de quase três metros, que dominava a literatura, a poesia e a música. Tocava clarinete. Uma cultura acima da aldeia. Em pouco tempo, os livros da biblioteca Dom José Thomaz não chegavam para quem queria. O Beco Novo começou a ler.” Todo texto aqui

Ponte AJU/Barra: comunidade reclama falta de iluminação embaixo e infraestrutura Da Comunidade do bairro industrial/Associação de moradores e comerciantes do bairro industrial e Conseg (conselho de Segurança) Feconseg, através da liderança Marcos dos Anjos: “Embaixo da Ponte Aracaju/Barra no Bairro industrial desde 2006 sofre com a falta de iluminação e garantir ambiência urbana com a instalação de Refletores no local. Já estamos em Julho de 2019 e ninguém quer resolver essa novela da escuridão. Sedurb e DER do Governo de Sergipe fazem vistas grossas. Já a Emurb e Prefeitura de Aracaju fazem vistas usando óculos escuros. Agora, ninguém assumi quem colocou o chifre na cabeça do cavalo. Quem gosta da escuridão é o cão e seus agentes das trevas. Comunidade do bairro industrial quer apenas o direito da luz, manter o convívio social, humano, esportivo e lazer. Uma segurança eficaz e permanente. O oitavo batalhão da policia militar e a Guarda municipal vêm fazendo suas partes. Trabalhando a base da lanterna e enxugando gelo. E agora? Até quando essa situação vai continuar? Custa caro implantar refletores? Será que é uma despesa absurda que não vale à pena? Já chamamos por várias vezes o governo de Sergipe a Prefeitura de Aracaju. Com a palavra os gestores.”

Unit lança curso de especialização em educação (Base nacional comum curricular) O curso certificará o participante que cumprir todos os requisitos como Especialista em Educação, após o cumprimento de 360 horas de atividade. O curso está estruturado em quatro competências, a saber: 1 – A BNCC e o currículo escolar no Brasil (100 horas); 2 – A BNCC e os fundamentos da Educação Básica (100 horas); 3 – A BNCC, o planejamento e a avaliação da Educação Básica (60 horas); 4 – A Nova Base Nacional Comum Curricular (100 horas). Assim, o aluno poderá fazer matrícula no Curso de Especialização completo ou apenas em uma ou mais competências do seu interesse. Cada competências oferecerá um Certificado de Capacitação. Aqueles que cursarem as quatro competências, além dos quatro certificados de capacitação, receberão também o certificado de Especialista em Educação. A coordenação do curso é do professor Jorge Carvalho do Nascimento, e tem entre os docentes convidados, Gabriela Zelice, Svetlana Ribeiro, Talita Bion, Andreza Mattos, além do próprio Jorge Carvalho. Mais detalhes aqui.

Festival Geek acontece na quarta, 24 Você é apaixonado(a) por tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro…? A noite da quarta-feira, 24 de julho, será dedicada a vocês, Geek! A Uninassau vai realizar palestras e competições, com premiação e ofertas de produtos Geeks. Vão rolar jogos, RPG, Cultura, Geek/POP, Cosplay, Campeonatos de Console e Campeonato de Yu-Gi-Oh. Além do SergipeTec, também são parceiros do Festival a Saraiva, Sollus, Fesee, Cara Digital, Magic Land e GOT. As inscrições são gratuitas e o link está disponível em www.sergipetec.org.br. A Uninassau fica na avenida Augusto Franco, 2340 – Siqueira Campos.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

O problema de Aracaju não são as chuvas Por José Firmo dos Santos*

O problema de Aracaju, assim como da maioria das cidades brasileiras, não são as chuvas. É a quase ausência de planejamento, acompanhada pela permissividade para com as construtoras.

Muita chuva em poucos dias é um risco ao qual a cidade está exposta. Se é verdade que mesmo com planejamento em dias nenhuma cidade suporta muita chuva, também é verdade que em uma cidade vulnerável, desprevenida, as consequências são bem maiores.

Uma cidade que no passado recente se dizia da qualidade de vida e que agora se diz inteligente, humana e criativa, não pode abrir mão de se planejar, de pensar no futuro.

Uma cidade de médio porte, capital de um estado, não pode negligenciar o planejamento urbano!

Uma cidade estabelecida numa região tão sensível, do ponto de vista ambiental, sobretudo uma região de rios, riachos, canais, manguezais, dunas e lagoas, não pode assistir o passar dos anos sem a mínima preocupação com a forma como o seu solo é ocupado.

E a mínima preocupação não está relacionada apenas aos crimes ambientais, mas também à forma e à qualidade de vida dos seus habitantes e dos seus visitantes.

Aracaju tem se notabilizado como uma cidade omissa quando o assunto são as ações de planejamento. Aliás, foram João Augusto Gama (1997/2000) e Marcelo Déda, no seu primeiro mandato de Prefeito de Aracaju (2001/2004), os últimos prefeitos que tiveram preocupações mais evidentes com o planejamento da capital dos sergipanos.

João Gama ao deixar a gestão da PMA deixou também em vigor o atual Plano Diretor (Lei Complementar 042/2000). Marcelo Déda realizou, em 2003, o “Aracaju +10”, uma semana de intenso debate sobre os problemas urbanos, com participação de grandes nomes – sergipanos e nacionais – da arquitetura, do urbanismo, da engenharia e da Geografia.

Portanto, as ações efetivas de planejamento urbano, em Aracaju, se deram há duas décadas.

E não seria exagero se afirmar que na última gestão de João Alves Filho (2013/2016) muita coisa foi iniciada com vistas ao planejamento. Podemos citar as audiências para a revisão do Plano Diretor e para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Ambos os projetos, já debatidos com a população foram “arquivados” pela atual gestão municipal de Aracaju. Ainda na gestão de João Alves, Aracaju discutiu a proposta de Plano de Saneamento Básico. Este foi aprovado pela Câmara Municipal, já na atual legislatura, mas os efeitos práticos ainda não foram notados pela população.

Chega a ser constrangedor para os técnicos da SEPLOG, da SEMA, da EMURB, da Procuradoria e de tantos outros órgãos da Prefeitura de Aracaju, que, na gestão anterior, passaram meses e meses elaborando estudos, realizando audiências e visitas técnicas nos quatro cantos da cidade, num diagnóstico de fôlego e que elaboraram um bom projeto de Plano Diretor e viram o atual prefeito determinar um “pente fino” feito, na maioria dos casos, pelos mesmos técnicos que haviam acabado de elaborar o plano.

Pelo visto o pente está sendo muito fino mesmo. Já se foram dois anos e meio e o projeto do Plano Diretor continua no Poder Executivo Municipal.

E a Academia? E os conselhos (CREA e CAU)? E a AEASE e o Sindicato dos Engenheiros? E a sociedade civil organizada, as ONG, as associações? Esses, que tanto contribuíram nos debates e com propostas e sugestões, estão sendo mangados pela Prefeitura. Ao mangar desses segmentos, a Prefeitura de Aracaju, por tabela, manga de toda população.

A cidade de Aracaju está sendo ocupada feroz e agressivamente não é pelo povo pobre, que necessita de um teto. Não é por aqueles que não sabem identificar uma Área de Preservação Permanente (APP). A cidade de Aracaju está sendo ocupada feroz e agressivamente pela ganância do mercado imobiliário.

Quando a Prefeitura de Aracaju e a Câmara Municipal se omitem sobre a ausência de um Plano Diretor atualizado, bem como se omitem sobre a ausência de Códigos de Obras, de Edificações e de Uso e Parcelamento do Solo, que possam apontar os melhores caminhos para a solução desses problemas e quando os licenciamentos atuais são concedidos sem as preocupações necessárias, as vítimas acabam sendo os compradores dos imóveis e, de resto, todos nós, contribuintes.

As normas que poderiam minimizar os impactos nocivos da ganância não saem das ideias ou não saem do papel. Observa-se uma má vontade sem igual para uma verdadeira revisão do Plano Diretor e para a aprovação dos códigos complementares.

E nem tratamos aqui da falta de obras estruturantes, nas áreas de esgoto e águas pluviais. A Prefeitura não pode se limitar a desentupir bueiros e limpar canais. Isso é serviço rotineiro.

A cidade está sendo impermeabilizada, aterrada, enterrada! As autoridades municipais não se importam com esse grave problema pelo qual passa Aracaju. As inundações, os alagamentos, as enchentes de hoje, não são efeitos das ações atuais.

Os problemas enfrentados hoje são consequências das ações maléficas e das omissões de anos passados. Os efeitos dos males que estão sendo feitos hoje à cidade serão sentidos daqui a mais alguns anos e serão muito piores e maiores do que o que se observa hoje.

Mas, o que se esperar de uma Prefeitura que encomenda e paga caro, com o dinheiro do povo, os estudos e diagnósticos, assim como a realização de dezenas de audiências, onde o povo e as entidades colaboram, mas depois recebe no ar condicionado as entidades empresariais do ramo imobiliário, que têm o privilégio de dizer como a cidade pode ser planejada?

*Militante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.

SOLIDARIEDADE

Sinpol entrega doações de roupas e alimentos à Associação de Moradores do Sol Nascente/JK

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) realizou a entrega de roupas, agasalhos e calçados à Associação de Moradores do Sol Nascente/JK doados nos diversos pontos de arrecadação distribuídos pelo Sinpol.

“Agradecemos a colaboração de todos aqueles que se somaram a esse momento de dor das vítimas que continuam desabrigadas por conta das fortes chuvas recentes em nosso estado. Nossa contribuição foi importante, embora saibamos que eles precisam de ainda mais”, comentou Robenilde Gonçalves, vice-presidente da entidade sindical, que realizou as entregas juntamente com Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, e Luciano Melo, diretor Financeiro do sindicato.

Vitor Fontes, presidente da Associação de Moradores do Sol Nascente/JK, destacou positivamente a iniciativa. “Agradeço ao Sinpol e a todos os policiais civis que colaboraram com essas doações. Nossas ações de fato estão concentradas no bairro Jabotiana mas ampliamos nosso apoio ao município de Riachuelo e à Ocupação das Mangabeiras, no 17 de Março, onde a situação também é séria. Essa contribuição mostra sensibilidade e solidariedade da parte de vocês. As pessoas que vão receber essas roupas, agasalhos e calçados estão realmente precisando”, ressaltou o líder comunitário.

PELO TWITTER          

www.twitter.com/BlogClaudioNun Retornando das férias. Perguntar não ofende: muito estranha a morte de

A ETEC convida os Excelentíssimos vereadores, prefeitos , vice-prefeitos secretários municipais, assessores e demais gestores para 9° Congresso Nacional para Área Pública , que será realizado na cidade de Salvador no período de 02 a 05 de agosto de 2019. Um evento voltado para o treinamento, especialização e capacitação na gestão pública.

Paulo Henrique Amorim, cujas circunstâncias precisam ser melhor investigadas, pois abate-se um pássaro em pleno voo lutando por democracia e liberdade, num País fuleiro chamado Brasil?

www.twitter.com/GDimenstein O problema não é ser idiota. O verdadeiro problema é ser um idiota com assessores.

www.twitter.com/samiabomfim Bolsonaro acha que chamar alguém de “Paraíba” é xingamento. Que vergonha ter um presidente que tem ódio do próprio povo. O Nordeste é muito maior do que Bolsonaro! #OrgulhoDoNordeste.

www.twitter.com/requiaopmdb Governador do Paraná por três vezes, neto de baiano e sergipano, vejo com desprezo a boçalidade do presidente a respeito dos “paraíbas”. Queira ele ou não, somos os agentes da unidade nacional. Orgulho de ser brasileiro!

www.twitter.com/PauloDaltro É preconceito sim. Espero que o congresso, principalmente a bancada nordestina, ou seja, da “Paraíba” (já que vocês só entendem assim), se posicione e peça as medidas cabíveis contra um presidente que estimula a segregação!

www.twitter.com/rlimaneto Podem me elogiar me chamando de “Paraíba”                                   

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Nosso mundo tem necessidade de um milagre. Temos necessidade de reconciliação.” Papa Francisco.

Atenção MPF: na praia de Aruana tem permissionários privatizando espaço público do estacionamento A foto ao lado é de um espaço no Bar AJU-Goiás, localizado na praia de Aruana (quase em frente ao Hotel Aruanã/restaurante Sollo). O proprietário resolveu colocar uma faixa cercando o local como se a área fosse dele. Esquece que o local é da União e através do Ministério Público Federal foi assinado um termo de permissão de uso para todos os comerciantes. Infelizmente alguns insistem em tentar privatizar o local, como se o cidadão que for a praia só possa estacionar o veículo no local se for para o bar dele. Não pode!1 O MPF deve notificar o proprietário e em caso de reincidência perder a permissão. Naquela área ninguém pode privatizar e cobrar estacionamento. É uma área pública da União.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais