Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Uma cena lastimável, mas não surpreendente, envolvendo o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, aconteceu nesta quarta-feira, quando foi afastado no ar, durante um programa que apresentava na MEGA FM, sob a acusação de falta de prestação de contas e alienação de funcionários.
O fato, que chamou a atenção nas redes sociais, não surpreende. Como afirmou o colega Jailton Santana em seu programa “onde o Sukita põe a mão, vem problema”. E durante o programa Sergipe Verdade, com George Magalhães, toda a problemática entre os sócios foi evidenciada quando o sócio-administrador Washington Silvestre, informou que a filha e diretora administrativa da emissora, Heloísa Gonçalves, teria sido agredida pelo ex-prefeito.
Segundo o advogado do sócio-administrador, Isaac Vinicius, o fato aconteceu após a filha do senhor Washington Silvestre entregar a carta de demissão ao então superintendente, Sukita.
“Entrei no estúdio representando o senhor Washington, solicitando que Sukita não iniciasse o programa, foi quando ele e o vereador Adaltro, que tentou me agredir, me segurando pelo paletó para me retirar do estúdio, tentaram me intimidar. Vi minha cliente completamente frágil e desesperada, visto a barbaridade presenciada por ela”, informou o advogado.
O blog teve acesso com exclusividade ao Boletim de Ocorrência, que relata o fato. Segundo o documento, Sukita teria “levantado a voz e ido “pra cima” da declarante e tentou retirar o telefone das mãos da declarante, puxando com força o aparelho e machucando seu punho”. Após o fato, a jovem ficou muito abalada com a violência sofrida e teve uma crise de choro, tendo ficado “amedrontada com a atitude e que teme reencontrá-lo”.
Tais fatos condizem com o relato feito por Washington, que foi duro ao mencionar que Sukita é um “encantador de serpentes”, e que “fala muito bonito e todo mundo quase acredita nele”, ao questionar sobre os recursos que teriam sido desviados da empresa.
“Pede para ele informar o que ele fez com o dinheiro desviado, com os recursos que ele recebeu da empresa sem passar pelo caixa da empresa, com o dinheiro pediu emprestado para pagar Amado Batista e disse que devolvia em três dias e não devolveu até hoje. Diz pra ele informar o que ele fez com o dinheiro dos patrocinadores que não entram na Mega, pois só caiu em torno de 8 mil reais até hoje e tem mais de trinta, vinte patrocinadores na Mega, até os dos programas dele nunca entraram (…) “Ele queria financiar um carro de meio milhão de reais, se ele não tivesse dinheiro pra nada, se tudo dele é penhorado e se ele não coloca um real. A empresa é minha e da Isadora [Sukita], só que ele fala como se fosse o dono”, afirmou o sócio-administrador.
Sergipe conhece Sukita e seus hábitos. Na decisão mais recente, do Tribunal de Justiça de Sergipe, foi constatado que no período de 2008 a 2012, Sukita Santos teve uma movimentação financeira líquida de R$ 8.820.835,48, valor incompatível com a remuneração do cargo de prefeito em que ocupava, declarados ao Fisco, que seria de apenas R$ 1.084.220,95, culminando na suspensão dos direitos políticos por 14 anos.
E, infelizmente, Washington descobriu quem era Sukita da pior forma. O blog espera que o caso seja resolvido e que os funcionários, que ainda não receberam os salários do mês de maio, possam regularizar suas contas.
Aracaju abandonada 8º capítulo: “buracaju”, asfalto de péssima qualidade E na última terça-feira, o Jornal do Estado da TV Atalaia mostrou que os buracos se espalharam por toda Aracaju, retornando, infelizmente, ao tempo da “buracaju”. Em várias avenidas os buracos são muitos. Por exemplo, a Avenida Marechal Cândido Rondon, importante via de acesso ao Campus da UFS em São Cristóvão, até a divisa, antes da ponte pequena, são dezenas de buracos em toda extensão. Uma vergonha!
Péssima qualidade do recapeamento Em alguns pontos a equipe de tapas buracos da Emurb, passa e, poucos dias depois, o buraco retorna por conta da péssima qualidade do asfalto colocado. Não tem uma manutenção constante nas vias principais. São dois serviços e muito dinheiro jogado, literalmente, pelos buracos…
Abaixo a matéria da TV Atalaia, com depoimentos de motoristas, a análise da arquiteta Flávia Saldanha e, inclusive, com as explicações do presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.
Ministro sergipano foi a Belém participar da pré-cúpula do Y20, grupo da Juventude dos países integrantes do G20 O presidente Lula, que preside, este ano, o grupo do G20 – das economias mais potentes do mundo – deu a Marcio Macedo a missão de comandar uma grande inovação: a trilha social dentro do G20, algo inédito na história do bloco. O sergipano cuida da integração dos chamados grupos de engajamento do G20 desde o começo deste ano. São grupos de participação da sociedade civil dos países do G20.
Temas E agora os 12 grupos que tratam de temas como juventude, mulheres, trabalho, mudanças climáticas, por exemplo, começa a se preparar para uma etapa igualmente nova: a elaboração de um documento que será entregue aos negociadores das trilhas de finanças e geopolítica de todos os países do bloco, em julho. A partir dessa análise, as propostas da sociedade deverão chegar às mãos dos chefes de estado que estarão na Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.
Y20 um dos mais atuantes Um dos grupos mais atuantes e de maior influência internacional, o Y20, tem a participação da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, liderada por Macedo. No começo da semana, o sergipano foi a Belém para a abertura da pré-cúpula do Y20, que começou a elaborar as propostas para os encontros de julho e de novembro.
Márcio: vamos construir juntos esse novo país A abertura do evento foi no Theatro da Paz com as presenças de Macedo, do ministro das Cidades, Jader Filho, e do governador do Pará, Helder Barbalho. No discurso de abertura do evento, Marcio Macedo falou da importância da participação dos jovens nas políticas públicas: “debatam, critiquem, apontem as saídas, elogiem quando tiver que elogiar, mas vamos construir juntos esse novo país que emergiu das urnas com a eleição do presidente Lula, que tem como compromisso a defesa da democracia, o compromisso com políticas públicas para todos”, afirmou.
Problemas da juventude O ministro também lembrou que são os jovens os que mais sentem, atualmente, as transformações no universo do trabalho. E esse é um dos pontos de destaque nos debates do Y20. “Eu estou botando muita fé nessa moçada, estou botando muita fé nessa juventude que ela possa fazer um debate muito aprofundado sobre os eixos temáticos que o presidente Lula definiu na presidência do G20 e que também discutam os problemas da juventude, os desafios desse novo mundo do trabalho que se apresenta porque Um país que não tem responsabilidade com sua juventude não merece boa sorte”, ressaltou o sergipano.
Grupos do G20 Social –Além do Y20, o G20 Social tem outros 12 grupos de engajamento: C20 (sociedade civil), T20 (think tanks), W20 (mulheres), L20 (trabalho), U20 (cidades), B20 (negócios), S20 (ciência), Startup20 (startups), P20 (parlamentos), SAI20 (tribunais de contas), e os novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos). Todos os grupos e movimentos sociais e populares se encontrarão na Cúpula Social do G20, no Rio de Janeiro, de 14 a 16 de novembro, antes da Cúpula dos chefes de estado.
Heca em Sergipe Genuinamente sergipana, a Heca Construtora celebra sua trajetória de 43 anos, consolidando-se com uma das principais empresas do ramo da infraestrutura. Responsável por grandes obras em diversas regiões do país, a Heca também segue forte em Sergipe. Atualmente, a empresa está envolvida aqui no estado, nas obras da construção da Avenida Perimetral; na duplicação da ponte Godofredo Diniz – Shopping Riomar, em Aracaju; e em duas outras obras de destaque na capital: a construção da Orla do Rio Sergipe, englobando também toda a infraestrutura da região e os serviços de micro e macrodrenagem, além da urbanização do canal Zona de Expansão. A Heca é conhecida pela credibilidade e qualidade dos seus trabalhos.
Eleições – 2024 Noções preliminares, jurídicas e contábeis, para os pré-candidatos aos cargos de vereadores e prefeitos Será realizado no próximo dia 06 de julho, no Arcus Hotel, no Bairro Coroa do Meio em Aracaju, o evento “Eleições – 2024 Noções preliminares, jurídicas e contábeis, para os pré-candidatos aos cargos de vereadores e prefeitos”, numa promoção da CCLF Cursos. Entre os palestrantes confirmados: Laerte Fonseca, Fabiano Feitosa, Jocelda Fonseca, João Lopes Júnior, Luciana Santos, Osmário Araújo e Rodrigo Freire. Mais informações e inscrições aqui: https://cclftreinamento.com.br/
Indústria cerâmica O estado de Sergipe abriga uma fábrica do sexto maior produtor de cerâmica do mundo. Trata-se da indústria de cerâmica Serra Azul, a maior e mais produtiva unidade do grupo Carmelo Fior no Brasil, instalada desde 2011 no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro. A fábrica sergipana tem apoio do Governo de Sergipe, por meio dos incentivos fiscal e locacional concedidos pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e produz 3 milhões de metros quadrados mensais de produtos cerâmicos.
Indústria cerâmica II “Somos um grupo que abrange quatro unidades do ramo ceramista com matriz em Cordeirópolis, em São Paulo, produzindo em média 8 milhões de metros quadrados por mês no país. A unidade em Sergipe tem a maior produção do grupo todo. Somente aqui, produzimos 3 milhões de metros quadrados mensais, o que torna esta unidade a mais produtiva do grupo e com planos de expansão dentro do estado”, explica o gerente industrial Wolber Francato.
Ampliação de leitos A gestão do governador Fábio Mitidieri, em um ano e meio de gestão, conseguiu ampliar em 42% do número de leitos pediátricos nos hospitais da rede pública de Sergipe, saindo de 238 leitos para os atuais 338. Na quarta-feira, 19, o gestor entregou mais 11 leitos pediátricos ao Hospital da Criança, que vinha enfrentando dificuldades com o período de sazonalidade. Segundo o secretário de Estado da Saúde (SES), Walter Pinheiro, os recursos humanos e equipamentos de espaço do Hospital da Criança estão funcionando de forma adequada, e o Governo do Estado está pronto para adaptar o cenário no restante do ano.
Ampliação de leitos II Também foram entregues leitos para a população em geral, sendo seis na Ala Vermelha do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse); 25 no Hospital e Maternidade Santa Isabel (dez leitos de enfermaria e 15 semicríticos); dez no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro (dois na Ala Vermelha e oito em pontos de observação); um no Hospital Regional de Itabaiana (Ala Vermelha); um no Hospital Regional de Glória (Ala Vermelha); cinco leitos semicríticos no Hospital Universitário de Lagarto (HUL) e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Universitário de Aracaju (HUA).
Processo anulação do IPTU de Aracaju tramitava desde 2015 E na última terça-feira, 18, o vereador Elber Batalha anunciou que após 9 anos de luta, com vitória no TJSE, e recurso da PMA para o STJ e também para o STF, este último deu a decisão em trânsito em julgado, ou seja, não tem mais recurso. O próprio vereador lembrou que além da luta dele, através do PSB, teve o PCdoB, o MPSE e a OAB/SE. O então presidente da OAB-SE, Carlos Augusto recebeu muitas pressões na época, mas não cedeu. Além de uma vitória importante para os aracajuanos, por conta do reajuste abusivo, que em alguns casos chegou a mil por cento, é importante resgatar a história da OAB-SE e do MPSE que ficaram ao lado dos cidadãos aracajuanos.
Empresária Marilete Toscan recebe título de cidadania aracajuana A Câmara Municipal de Aracaju realizou uma sessão solene, na tarde da terça-feira, 18/06, para a entrega do título de cidadania aracajuana à empresária Marilete Toscan. A propositura é de autoria do presidente da Casa Legislativa, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).
Empreendedorismo O presidente da Câmara ressaltou a contribuição da homenageada para o empreendedorismo local. “Dona Mary Toscan é uma pessoa muito querida na nossa cidade, uma grande empreendedora que veio de Santa Catarina para residir aqui na nossa cidade, organizar sua família, seus negócios e tem gerado muitos empregos, movimentando nossa economia. Então ela merece mais do que nunca essa honraria do título de cidadania aracajuana, porque ela faz acontecer aqui na nossa cidade”, destacou.
Reconhecimento Natural de Jaborá, em Santa Catarina, Marilete Toscan falou sobre a sua relação de carinho com a cidade de Aracaju e a alegria de receber esse reconhecimento com o título de cidadania aracajuana. “Jamais na minha vida imaginei que ia receber um título de tamanha importância e é uma alegria imensurável, uma satisfação muito grande. Eu estou muito feliz e grata. Nada foi fácil, eu tinha um relacionamento complicado lá em Santa Catarina, saí praticamente fugida e vim de carona num caminhão. Vim praticamente com a roupa do corpo e eu sou uma forasteira que venci em Sergipe. Sergipe e Aracaju me receberam, apoiaram o meu trabalho e a gente procura fazer o que pode para ajudar a comunidade”, disse.
Guerreira Durante o evento, parentes e amigos da empresária marcaram presença para celebrar esse momento especial para Marilete Toscan. Padre Peixoto, amigo da homenageada, fez questão de enfatizar a história de vida dela. “Dona Mary é uma amiga de muitos anos, há mais de 15 anos que trabalhamos juntos, em todos os nossos eventos ela fornece a comida, a alimentação. Desde que eu estava no Santa Lúcia, no Sol Nascente e agora na catedral. É uma pessoa muito próxima e muito querida nossa, temos o maior respeito por ela, uma guerreira que fugiu de Santa Catarina pra cá com duas crianças pequenas, porque o marido queria matá-la. Foi uma luta, chegou aqui e conseguiu vencer. É uma honra muito grande fazer uma homenagem a uma pessoa como Dona Mary”, afirmou. Toda matéria aqui.
Aprovado projeto de Emília que assegura assento prioritário nos ônibus para portadores de TEA No Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, foi aprovado, em redação final, o Projeto de Lei 358/2023, de autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), que dispõe sobre a inserção do símbolo do TEA para a identificação de assentos especiais no transporte público no município. O PL tem por objetivo proporcionar mais acessibilidade e ampliar a rede de proteção aos portadores de Transtorno Espectro Autista (TEA).
Respeito à acessibilidade “Para alguns, pode até aparentar ser uma propositura simples, mas só quem têm pessoas em seu convívio com autismo, sabe o quanto essa implementação gerará impacto social, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade. Muito vezes, a pessoa autista é desrespeitada ou sofre algum tipo de humilhação, porque ainda há aqueles que associam o TEA à aparência”, justificou a autora do projeto. “Aproveito para agradecer aos demais colegas por terem confirmado esta relevância”, acrescentou Emília.
Conscientização A vereadora ainda ressaltou que tal medida também contribuirá para a conscientização da população. “É fundamental que saibamos conviver com as diferenças, seja ela qual for. Certamente, esses assentos irão fomentar a conscientização sobre o autismo da população. Aliás, considero essa consciência como o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e seus cuidadores”, pontuou. O PL ainda segue para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).
Autismo: PL de Breno Garibalde quer proibir o uso de fogos com estampido Está em discussão na Câmara de Aracaju o PL 105/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde, que proíbe o manuseio, queima e utilização de fogos de artifício com estampido, e quaisquer artefato pirotécnico de efeito sonoro no município de Aracaju. O PL, que ainda não foi votado, está em primeira discussão e para ampliar o debate sobre o tema, será realizada uma audiência publica no dia 28/06 às 9h da manhã no plenário da Câmara de Aracaju.
Autistas, recém nascidos, idosos e tutores de animais “Essa demanda eu recebo constantemente, desde o início do mandato, por parte de pessoas autistas, mães de filhos autistas, mães de recém nascidos, idosos e tutores de animais. Sabemos que, principalmente idosos, autistas e os animais sofrem muito com tamanho barulho provocado por esses fogos, e por isso, é necessário e urgente avançar nessa discussão”, pontou o vereador.
Colaboração dos colegas Dada a devida importância da aprovação do PL na casa legislativa municipal, o parlamentar conta com a colaboração dos colegas vereadores para construir esse projeto em conjunto, adicionando emendas em segunda discussão, caso necessário. “Estamos no período junino, que há muita soltura de fogos de forma desproporcional. Que esse projeto venha no intuito de acabar com o sofrimento de uma importante parcela da sociedade que é prejudicada com o uso desses artefatos”, acrescentou Breno.
Modelos de fogos sem barulho Em discurso na Câmara de Aracaju, o parlamentar reforça aos colegas a importância da aprovação do PL 105/2023. “A gente não pode deixar que esse PL morra, não podemos adiar essa pauta. Temos campanhas eleitorais basicamente de 2 em 2 anos e, com essa lei aprovada, imagine a quantidade de papoco que vamos reduzir?”, afirma Breno, acrescentando que existem diversos modelos de fogos de artifício sem barulho disponíveis no mercado. “Tem espada, tem chuvinha, traque de massa, coisas que não tem grandes barulhos. Reforço que o projeto cabe alterações, podemos colocar emendas, para ajustar o PL. A discussão é importante, para que a pauta não caia no esquecimento”, concluiu Breno.
Lista divulgada A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) divulgou a lista dos inscritos no programa Sergipe no Mundo. A relação completa está disponível no site da Seduc (https://seduc.se.gov.br/ ). A divulgação do resultado final está prevista para acontecer no dia 1º de julho. “A fase atual é de análise de documentos, e todos devem ficar atentos ao cronograma disponibilizado no portal da Seduc”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos.
Barulho provocado por fogos de artifício é prejudicial à saúde dos felinos Os festejos juninos estão entre as festas mais tradicionais do Nordeste. Em Sergipe, o país do forró, a programação junina dura 60 dias e, em muitos deles, os fogos de artifício com estampidos estão presentes. Mas o barulho tem um impacto negativo na saúde das pessoas (crianças, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, idosos e acamados) e também para os animais. No caso dos felinos, a poluição sonora provocada pelas bombas contribui para o surgimento de diversas doenças e pode até reduzir a expectativa de vida.
Sensibilidade dos felinos Especialista em felinos, o médico veterinário Luiz Fernando Lima explica que os gatos são animais de rotina e muito sensíveis a sons altos. “Muitas vezes, o gato se assusta a ponto de não ir para a caixa de areia e prender o xixi, o que acaba acarretando problemas urinários, e até deixar de se alimentar ou beber água. Outros sinais de estresse podem ser percebidos na pele, que pode ficar mais arrepiada. O gato vai soltar mais pelo pela casa e podem aparecer falhas”, detalhou.
Capitais já proibiram fogos barulhentos Algumas capitais, como Campo Grande, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza, já tem o uso de fogos de artifícios barulhentos proibidos por lei. Mas enquanto a prática não é proibida em território sergipano, os tutores precisam ter atenção com os gatos. “O tutor vai perceber o gato mais escondido. Seja debaixo da cama ou dentro do sofá, ele vai procurar um lugar para se esconder nesses momentos de susto provocados pelos fogos de artifício”, alerta o Dr. Luiz Fernando, que integra o corpo clínico da Toca dos Gatos.
“Cat sitter” Para aqueles tutores que vão viajar, o ideal é deixar o gato em casa, na companhia de uma cat sitter, isso porque a mudança de ambiente pode contribuir para o estresse. O nome “cat sitter” vem do inglês e significa “babá de gato”, são profissionais que cuidam de gatos na ausência de seus donos. “Esse ou essa cat sitter vai fazer o papel dos tutores. Ele vai distrair o gato, brincando e o acalmando, fornecendo petiscos. Tudo isso vai ajudar a ocupar a mente do gato para que ele fique mais tranquilo”, pontuou.
Feromônios e música O veterinário Luiz Lima recomenda o uso de feromônios e até de música, que também podem auxiliar no cuidado com o gato. “Uma outra coisa que ajuda são sons para relaxamento. No youtube, tem um som chamado ‘relax my cat’, que dá pra colocar na TV ou numa caixa de som de uma forma mais alta para tranquilizar os felinos”.
Sobre a Toca dos Gatos Única clínica exclusiva para felinos em Sergipe, a Clínica Toca dos Gatos – fundada e capitaneada pela veterinária Candice Garcia – está localizada na Avenida Acrísio Cruz, n° 90, bairro Salgado Filho, em Aracaju. O horário de funcionamento é diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. Além das consultas de rotina e de emergência, a clínica também oferta o serviço de internamento e possui laboratório próprio. A Toca dos Gatos é referência na medicina felina no estado e pioneira no clube preventivo para gatos do Brasil. Mais informações estão disponíveis por meio dos telefones (79) 3211-2988 e (79) 98856 2863 (WhatsApp).
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Degradação do conjunto Inácio Barbosa. Xodô da gestão Déda, esquecido por Edvaldo Moradores do Conjunto Inácio Barbosa pedem socorro à prefeitura de Aracaju: “Na gestão de Edvaldo Nogueira, o Conjunto foi esquecido, as ruas estão tomadas pelo mato e a praça entregue à falta de cuidado. Quem teve a oportunidade de vivenciar a gestão do saudoso Marcelo Déda via o carinho que ele tinha pelo Conjunto. Aos mais novos que não sabem, esse foi o primeiro conjunto habitacional de Aracaju. Avexa, Edvaldo!”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
Caritas in Veritate Por Antonio Samarone, médico sanitarista.
Visitei uma nova entidade filantrópica, em Itabaiana: a futura sede do “Oratório de Santa Dulce dos Pobres”. Em construção, mas já presta assistência alimentar aos deserdados.
Tinha conhecido a Missão Dulce, a Casa Santa Dulce e os Missionários de Santa Dulce. Todos voltados para a caridade. São instituições privadas de assistência aos mais pobres. A caridade está em pauta.
O que houve, a filantropia tinha sido superada por políticas sociais públicas e universais. O chamado Welfere State.
Por que a caridade retomou o protagonismo na assistência aos pobres? Por que se recorre tanto aos milagres da Santa Dulce? Um fato: a desigualdade social é crescente. A assistência pública foi reduzida à bolsa família.
Quem cuida dos idosos carentes, dos doentes mentais, dos crônicos, dos inválidos, dos incuráveis, dos miseráveis e deserdados de toda a ordem? Só a misericórdia divina!
Chama a atenção a pequena participação da Igreja católica nas obras de caridade. Já os neopentecostais, estão embrenhados com a teologia do domínio. Procurem saber do que se trata.
Voltando aos pobres da terra.
O Brasil está retomando o modelo das Misericórdias, uma instituição de caridade, fundada em 1498, em Lisboa. Destinada a atender a população mais necessitada, com funções como alimentar os famintos, assistir aos enfermos, os incapacitados e consolar os tristes.
O Brasil, com a Constituição de 1988, no papel, as políticas sociais foram universalizadas, com o status de “Direitos”. Um sonho, abortado pelo neoliberalismo. O novo capitalismo, propunha um estado mínimo e políticas compensatórias.
Não há retorno! O neoliberalismo teve sucesso em desmantelar os mecanismos de solidariedade. Hoje, assistimos ao Ministro Haddad, um profeta da austeridade, propondo redistribuir os recursos da saúde e da educação, para garantir a renda do mercado financeiro.
Somos empresários de nós mesmo. A vida foi uberizada.
O mundo ronda os precipícios de uma guerra nuclear.
O que vem após o neoliberalismo? Fascismo e guerra. Um capitalismo sem futuro, devorador do meio ambiente.
Quando o mundo parece sem saídas, a encíclica de Bento XVI (2009) “Caritas in veritate!”, aponta um consolo moral.
Mais textos Samarone aqui: https://blogdesamarone.blogspot.com/
ESPECIAL
Exposição “Esporte e Fraternidade” na Aliança Francesa
A Aliança Francesa de Aracaju, com o apoio do Consulado Geral da França de Recife, promove na sua sede, situada na Rua Pacatuba 288A, a exposição itinerante “Sport et Fraternité”, “Esporte e Fraternidade”, com entrada franca ao público até o dia 30 de junho.
Os amantes da arte e da fotografia são convidados a apreciar 25 imagens de fotógrafos da Agence France-Presse, impactantes com momentos de afeto e de união vivenciados no esporte, durante os Jogos Olímpicos e, em outros cenários ao redor do mundo.
Essa amostra foi elaborada pela “Terre de Jeux 2024”, que congrega as autoridades francesas, o mundo desportivo e as embaixadas, que se engajaram para promover o melhor divertimento possível nos jogos olímpicos de Paris.
Histórico e conceito da exposição
Na Grécia antiga, a trégua olímpica implicava uma interrupção das hostilidades: todo o mundo conhecido de então parava. Foi desse espírito que no século oitavo nasceu, por exemplo, a trégua olímpica como princípio fundamental dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, cujos primeiros traços remontam a 776 A.C. Com a suspensão dos combates entre as cidades gregas tornava-se possível os atletas, artistas e espectadores irem participar dos Jogos em Olímpia.
Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas usa a Trégua Olímpica para estimular as nações a cessar as hostilidades durante o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, visando contribuir ao espírito de união e paz que os caracterizam.
Nos jogos olímpicos de Paris de 2024, a Trégua Olímpica será também a ocasião de viver os valores olímpicos e paraolímpicos e de celebrar os momentos de coexistência e de fraternidade vividos pelos atletas, suas equipes, assim como pelo grande público.
A exposição “Esporte e Fraternidade” traduz bem como o esporte facilita o encontro, o diálogo, a amizade e a fraternidade entre comunidades e indivíduos, e aqueles que prestigiarem essa exposição que está rodando todo o Brasil, irão participar do sorteio de uma bolsa de estudos do curso de inverno, que será promovido pela Aliança Francesa no mês de julho próximo.
Serviço
O quê: Exposição de fotografias “Esporte e Fraternidade”
Período: 14 de junho a 30 de junho.
Onde: Aliança Francesa de Aracaju – Sergipe (Rua Pacatuba, 288A – Centro).
Quanto: Entrada gratuita
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 20h; e aos sábados, das 9h às 11h30
Sorteio: 1 bolsa de estudos para o Curso de inverno, de julho de 2024.
PELO TWITTER
Lembre-se de que você é: o maior secretário de sua tarefa, o eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça.
E a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros.
www.twitter.com/ProfAndreyLemos
“A invisibilidade é a morte em vida”
Estuprada pelo marido da avó, menina de 14 anos de SP viaja até a BA para interromper gestação de 31 semanas. Mãe e filha procuraram dois hospitais da capital paulista, mas não conseguiram ter acesso ao aborto legal. Aqui matéria.
Imagina como é frustrante pra muita gente saber que Chico Buarque, o maior nome da Cultura brasileira, é de Esquerda. Aqueles colunistas liberais da mídia lendo “Essa Gente”, ouvindo “As Caravanas” e percebendo que o Chico está falando deles. O Chico nos vinga.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.” Ariano Suassuna.