Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Tudo parecia bem encaminhado para sacramentar o nome do médico Eduardo Amorim como vice na composição da chapa da pré-candidata Emília Corrêa, quando surgiu nos bastidores a informação de que a vereadora havia esboçado preferência pelo nome do vereador Ricardo Marques, e isso criou uma inesperada indefinição na formação da chapa, além de um possível constrangimento para o ex-senador Amorim. Pois caso haja a indicação de Eduardo, vai soar como uma exigência do irmão Edivan, que é o presidente do PL em Sergipe.
A chapa do PL encabeçada pela vereadora de Aracaju Emília Corrêa poderia estar consolidada e caminhando com maior tranquilidade para um enfrentamento que não será fácil. E por isso está sendo considerado um erro estratégico,a suposta contribuição da vereadora para mais uma dubiedade em relação a composição final da chapa, já que a pré-candidatura lançada pelo Cidadania era um quebra-cabeça suficiente.
O ano de 2023, foi um ano onde o nome da vereadora Emília, circulou como favorita, visto que ela estava praticamente sozinha, o que a deixou numa situação eleitoral bastante confortável. Mas com o ingresso de outros nomes na pretensão de disputa, deu uma balançada no favoritismo da vereadora por Aracaju.
O lançamento das pré-candidaturas do médico Emerson Ferreira, da advogada Niully Campos e da jornalista Candisse Carvalho que aparentam apostarem num empurrão de Lula, de Luiz Roberto e Danielle Garcia que hoje são auxiliares do governador Fábio Mitidieri, do delegado Augusto César e do empresário e vereador Fabiano Oliveira, além das deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura, estabeleceram um novo cenário para o pleito de 2024 na capital sergipana.
São pré-candidaturas representativas, que estão movimentando Aracaju, e já representando uma ameaça ao favoritismo de Emília, que para alguns analistas, aparenta ter sofrido um esfriamento. E exigirá do PL uma boa estratégia para não deixar a peteca cair.
Há entre os candidatos proporcionais, o entendimento de que Emília poderia ter evitado essa situação, inclusive pela convicção que muitos possuem, de que o vereador Ricardo Marques está construindo uma trajetória política própria, com uma reeleição praticamente assegurada, e nesse momento, seria temerário se associar a um grupo político que se encontra no furacão da desgastada polarização nacional Bolsonaro x Lula. O que atrairia para ele uma rotulação inconveniente.
Luiz de Edvaldo, sem propostas, resolve atacar gestão de João Alves. Acabou em 2016 rapaz. O homem errou, estava com Alzheimer, mas merece respeito pelo legado que deixou em Sergipe. Solidariedade a família em nome da ex-senadora Maria do Carmo E mais uma vez o amigo jornalista Anderson Christian, no AndersonsBlog, se superou ao analisar uma entrevista de Luiz de Edvaldo, pré-candidato a prefeito de Aracaju, ao jornalista Eugênio Nascimento. AnderSonsBlog rechaçou a fala de Luiz sobre “nem homem nem mulher”, ora pois! E tem mais uma coisa que incomodou a casa aqui nessa fala de Luiz: o saudoso João Alves, último prefeito de Aracaju antes de Edvaldo e cujo final do mandato foi catastrófico, e isso é um fato, já estava acometido de Alzheimer, algo que só se tornou público depois. Será que ‘jogar pedras’ naquele triste período aracajuano é mesmo uma forma legal de se posicionar como o ‘mais preparado’ para gerir os destinos de Aracaju? Eis aí um ponto pra se refletir, né não? Todo o texto aqui.
Ministério de Marcio Macedo consegue cerca de 3500 casas para Sergipe com novo Minha Casa Minha Vida Na manhã de ontem, 10, o Palácio do Planalto em Brasília (DF) foi palco de um anúncio histórico para milhares de brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros Jader Filho (Cidades) e Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República) oficializaram a seleção de mais de 112,5 mil moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), nas modalidades Rural e Entidades. Um evento que marca a busca por soluções para o déficit habitacional no país. A articulação de Macedo garantiu, para Sergipe, a aprovação para construir 2.454 moradias para a área rural e mais 1.041 em área urbana, para projetos coordenados por entidades da sociedade civil organizada. É a confirmação do compromisso do sergipano em priorizar o atendimento aos que mais precisam da ajuda do governo federal.
Parceria A presença da Secretaria-Geral da Presidência, através da Diretoria de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Nacional de Diálogos, foi fundamental em todos os momentos de construção dessa política vital para o povo brasileiro. O monitoramento quase diário realizado em parceria com a Casa Civil, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, evidencia o comprometimento do governo em atender às necessidades das comunidades mais vulneráveis.
Parcerias II O Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, que este ano completa 15 anos, merece destaque. Organizações como o MTST, MLB, MNLM, CMP, CONAM, UNMP, MTD (urbanas) e MST, MPA, MCP, CONTRAF, CONTAG, CONAQ, e CNS (rurais) têm desempenhado um papel fundamental na construção de moradias com qualidade, proporcionando não apenas um teto, mas esperança e dignidade para milhares de brasileiros.
Movimentos sociais No discurso, em que agradeceu o empenho dos movimentos sociais na ampliação do atendimento do novo Minha Casa Minha Vida, Macedo lembrou que o programa “amplia a faixa 1, prioriza quilombolas e comunidades indígenas. Numa reparação da dívida histórica que o país tem com negras e negros e com os povos originários.” Reforçou ainda que o valor total anunciado esta semana supera R$ 11,5 bilhões, com 440 mil pessoas beneficiadas. E que a seleção de projetos apresentados supera a meta idealizada pelo governo em 140% na área urbana e em 150% na área rural. Encerrando o discurso, o sergipano disse que “era um dia de parabenizar toda essa luta dos movimentos sociais e populares. Reconheceu que ainda é grande o déficit habitacional. E afirmou que “o Minha Casa Minha Vida Entidades são a prova do enfrentamento ao preconceito que muitas vezes a elite do país tem com relação às trabalhadoras e trabalhadores.”
Carinho e respeito A fala do ministro foi muito afinada com o que disse o presidente Lula na cerimônia: “todo e qualquer brasileiro será tratado com carinho e respeito porque nós queremos um país em que as famílias vivam decentemente e dignamente em harmonia. É possível a gente fazer um outro país e um outro mundo”.
Há 4 anos na gestão da orla, Prefeitura de Aracaju desconhece até mesmo que existia bancos ao lado da pista de patins. Enviaram uma resposta a TV Sergipe após a cobrança de um telespectador negando. Contra foto, não há argumento E um dos telejornais da TV Sergipe desta semana um telespectador enviou uma cobrança para a Prefeitura de Aracaju cobrando o retorno dos bancos na área da pista de patinação, que fica na orla em frente ao restaurante Cariri. O telejornal informou que a Prefeitura informou – através da Emurb ou Emsurb – que o local nunca teve bancos. Arrepare, amigo Osmário! A foto acima mostra dois bancos na parte de trás da pista, mas tinham mais.
Praça da Bandeira é o retrato dos oito anos de Edvaldo Quem passa pela Praça da Bandeira, Bairro São José, entre as Avenidas Pedro Calazans e Barão de Maruim, nota o descaso total da gestão atual com a praça. O Museu da Bandeira, localizado na praça há anos está abandonado e entregue aos drogados. Os pontos de ônibus além de velhos, totalmente enferrujados.
Nitinho diz não à recriação da cobrança do antigo DPVAT Não foi o voto do deputado federal Nitinho Vitale (PSD/SE) à recriação da cobrança do antigo Seguro DPVAT. “O cidadão brasileiro não suporta tantas cobranças e onerações. Não quero penalizar ainda mais o povo”, justificou o parlamentar, ao comunicar que não seguiria a orientação da bancada. A votação, no plenário da Câmara dos Deputados, da Subemenda ao Projeto de Lei n° 233/2023 aconteceu, na noite desta terça-feira (09), sendo aprovada com 441 votos.
Nova denominação A cobrança do antigo Seguro DPVAT foi extinta no ano de 2021 sob denúncias de desvios e de favorecimento ilícito. A atual propositura, de iniciativa do Governo Federal, traz a nova denominação de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito – SPVAT; e retorna para votação no Senado Federal. Sendo aprovada ainda em 2024, poderá ser cobrada no momento do licenciamento veicular, a partir de janeiro de 2025.
Breno Garibalde: “A nossa fauna está sofrendo com o crescimento desordenado da cidade” Ontem, 10, na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde destacou a necessidade da preservação da fauna na capital sergipana. Muitos animais como jacarés e cobras estão sendo vistos pelas ruas da cidade, principalmente no Jabotiana e Zona de Expansão de Aracaju, região que apresenta um crescimento desordenado nos últimos anos.“Infelizmente o crescimento desordenado da cidade é uma realidade e, com isso, muitos animais estão aparecendo em áreas residências procurando por comida. A gente sabe que eles chegaram primeiro e que a gente ocupou o habitat deles, então precisamos olhar por eles antes que aconteça algum acidente – com humanos e/ou animais”, alerta o vereador.
Respeito aos animais Ainda segundo Breno, é necessário e urgente que o espaço desses animais seja respeitado, como também pensar em desenvolver a cidade de uma forma ordenada e que ande em consonância com o meio ambiente. “Há algumas semanas mostrei aqui um vídeo com árvores sendo derrubadas e aves gritando, animais procurando meios de sobrevivência. Isso é muito preocupante”, complementa o parlamentar.
Fauna está acabando em Aracaju Breno acrescenta que, quando o quando o Tecarmo era administrado pela Petrobras, a empresa realizava o serviço de alimentação dos animais que viviam naquela área, como uma forma de prevenção de acidentes para os trabalhadores e pela preservação da fauna. “Infelizmente a atual empresa não faz mais isso e os animais saem de lá para ir atrás de comida pelas ruas da cidade. A Adema tem o trabalho de resgate desses animais, mas não temos local de preservação. Não temos mais lagoas preservadas, porque muitas estão sendo aterradas para construção de empreendimentos e com isso, toda a nossa fauna está se acabando”, pontua o vereador.
Emília Corrêa: “São décadas Edvaldo humilhando os servidores públicos” Insensível. Foi dessa forma que a vereadora Emília Corrêa (PL) sintetizou, na Tribuna da Câmara de Vereadores, a forma como o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) tem tratado os servidores públicos de forma geral, mesmo depois de tantos anos à frente da administração municipal. A parlamentar, que esteve junto aos trabalhadores em ato na frente da PMA, ressaltou que é humilhante categorias terem que lutar pelo básico.
Cumprimento dos direitos “Estive lá conversando com eles. Maior calor, mas seguiram firmes implorando por respeito. Pedindo o óbvio: cumprimento dos direitos. E como era de se esperar, não acontece há quase 16 anos, Edvaldo não saiu do seu conforto nem chamou os servidores para manter um simples diálogo. Manteve sua insensibilidade”, declarou. Emília ainda externou o questionamento de um colega parlamentar que também estava presente na mobilização, se, enquanto prefeita, teria a mesma atitude. “Eles entrariam. Seriam recebidos com o devido respeito como qualquer categoria. É humilhante receber essa negativa. Toda minha vida fui servidora pública e nem tudo foram flores. Também senti na pele a indiferença dos governantes e porta na cara nos pleitos de Direito. Foram 33 anos atuando enquanto defensora e 20 lutando pelas causas e valorização. Por isso, posso falar, com convicção, o quanto é importante ter essa empatia com os trabalhadores.
Vereador Bittencourt parabeniza Tribunal de Contas do Estado de Sergipe pela realização de Workshop sobre a Primeira Infância O vereador Professor Bittencourt (PDT) usou o grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju, da quarta-feira, 10, para parabenizar o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe pela realização do Workshop “Primeira Infância é da Nossa Conta”. O evento reuniu várias autoridades para discutir políticas públicas voltadas à primeira infância, e ainda contou com a adesão de 65 municípios ao Pacto Sergipano pela Primeira Infância.
Importância “Parabenizando a todos que fazem aquela casa, mas particularmente, quero parabenizar a presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Suzana Azevedo, e o conselheiro José Carlos Felizola que está à frente da coordenação da Primeira Infância no âmbito do TCESE, que no dia de ontem realizaram esse evento tão importante, fazendo com que vários municípios fizessem um Pacto em favor da primeira infância. São nos primeiros 6 anos de idade que existe todo o processo, muito complexo, e fundamental da maturação dos aspectos cognitivos, sensoriais e físicos da crianças, e eles precisam de muitas coisas além da escola, elas precisam de uma assistência integral plena, elas precisam da presença das ações públicas…”, disse Bittencourt.
Prioridade para a gestão pública O parlamentar disse ainda que o assunto deve ser priorizado pela gestão pública.”É para todos nós, gestores, homens e mulheres públicos que tratam das questões públicas, temos que priorizar essa questão, porque assim você acaba constituindo uma geração nessa primeira infância de pessoas cognitivamente resguardadas, e que a escola possa ser um instrumento que potencializa essas capacidades. Então, quero aqui parabenizar o TCE por essa iniciativa”, finalizou.
Sgt. Mostarda Apresenta Especial Beatles no Café da Gente Sergipana nesta sexta-feira, 12 de abril A banda Sgt. Mostarda está de volta ao espaço cultural do Café da Gente Sergipana para um espetáculo musical imperdível, intitulado “Especial Beatles”. Nesta noite única, os fãs dos Beatles serão transportados para uma viagem emocionante através dos clássicos intemporais do quarteto de Liverpool.
Repertório Com um repertório cuidadosamente selecionado, o Sgt. Mostarda promete envolver a plateia com uma variedade de sucessos inesquecíveis, que vão desde os hinos universais de esperança e amor como “Hey Jude” e “Let It Be”, até os vibrantes e contagiantes “Come Together” e “Twist and Shout”. Cada música é uma oportunidade para reviver os momentos marcantes da carreira dos Beatles.
Repertório II Além disso, o público terá o prazer de ouvir pérolas como “Yesterday”, “Help!”, “A Hard Day’s Night” e “Eleanor Rigby”, que capturam a essência do talento musical e lírico da banda. O Sgt. Mostarda também apresentará composições mais psicodélicas e experimentais, como “Lucy in the Sky with Diamonds”, “Across the Universe” e “Strawberry Fields Forever”, que demonstram a versatilidade e a genialidade dos Beatles.
Músicos Os músicos virtuosos que compõem o Sgt. Mostarda incluem Arthur Matos (guitarra, violão e voz), Rafael Ramos (teclados, guitarra e voz), Leo Airplane (guitarra e teclados), e os talentosos irmãos Fabio Snoozer (baixo e voz) e Rafael Jr. (bateria). Para esta edição contarão com as participações mais que especiais de Vanessa Goes, Morgana e Saulo Ferreira.
Sobre a Nosso Dom Produções A Nosso Dom Produções é uma empresa dedicada à criação de experiências culturais únicas e à celebração da riqueza da música brasileira e internacional. Com um histórico comprovado de sucesso na produção de eventos de alta qualidade, a Nosso Dom Produções é reconhecida por sua excelência e dedicação à arte e ela quem assina a produção deste espetáculo que promete ser inesquecível. Os ingressos para este evento imperdível estão disponíveis para compra online através do Sympla, acessando o link disponível na bio do Instagram @nossodomproducoes. Para aqueles que preferem pagamento via Pix, entre em contato através dos números de WhatsApp (79) 99854-1330 ou 79 981383594 para solicitar a chave Pix.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br
PELO TWITTER
Todo democraticida é também um sádico, pois bem sabe que a pior forma de um país inteiro ficar sem chão é ver a democracia descer aos sete palmos de chão.
www.twitter.com/MPF_SE
MPF se reúne com representantes do povo Fulkaxó para assegurar ensino para indígenas em Sergipe
O justiça deveria intervir nas marcas que vendem sucos de frutas entre 5% e 20%. Antes, a Maguary era líder de mercado, oferecendo sucos consistentes. No entanto, hoje em dia, vemos várias outras marcas, rotulando suas bebidas como suco quando, na verdade, são água aromatizada.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem. 1 Pedro 4:19
Nos últimos dias, o representante Yanomami percorreu diversas cidades italianas, empenhado em despertar a consciência para as realidades enfrentadas pelos povos indígenas e a urgente necessidade de preservação da natureza. Em entrevista à Rádio Vaticano / Vatican News, Kopenawa compartilhou sua experiência do encontro com o Pontífice e seu pedido de ajuda para os povos indígenas. Ouça a entrevista de Davi Kopenawa: