Brasil vive uma crise moral e de ética pública sem precedentes

                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O Brasil vive uma crise de representatividade pautada por discursos populistas que não se preocupam com os valores republicanos.

Por isso este pequeno espaço sempre lembra e ressalta as palavras do único politico verdadeiramente republicano que conheceu em Sergipe: o professor Marcelo Déda. Alguns taxaram (e ainda taxam) este jornalista como petista. Não, nunca foi filiado, mas pode taxar como “dedista” que será um orgulho imenso.

Um dia deste foi postado no twitter do Instituto Marcelo Déda um trecho de um discurso dele (talvez numa solenidade em Brasília do governo federal, com Lula presidente) que continua vivo e é a síntese do Brasil de hoje, pós-pandemia:

“Não há como falar em progresso e desenvolvimento quando uma pequena minoria de um país vive a pós-modernidade, usufri os avanços da tecnologia, opera nos mercados financeiros do mundo com um mero toque do dedo no computador enquanto bilhões de seres humanos vivem como órfãos da solidariedade, o sans-culotes (como eram chamados os artesãos, os trabalhadores pela aristocracia francesa na revolução) da pós-modernidade vivendo como antes da revolução francesa sem a Liberdade que a fome tira, sem a igualdade que a miséria ofende e sem a fraternidade que lança na vala comum a dignidade do ser humano.”

Na verdade, o professor Déda era um estadista porque pensava acima de muitos e defendia valores como define o cientista político Sérgio Abranches: ausência de qualquer tipo de dominação, inclusive religiosa; direitos iguais de cidadania para todos, ou seja, sem qualquer tipo de discriminação e a república assenta-se em uma cidadania livre e ativa, que só tem condições de existir se assegurar que ninguém fique para trás, na prática protegendo os mais vulneráveis.

Abranches sempre ressalta que: “quem protege a república são os republicanos, sua cidadania. Para protegê-la, é preciso que esteja convencida da legitimidade dos valores republicanos e considerá-los imprescindíveis à uma vida feliz, livre e civilizada. A cidadania que não tem convicções republicanas, não se mobiliza em defesa dos valores republicanos”.

Déda era um operário da política. Déda disse que “atravessou o rio da vida dele sem perder a alma”. O blog vai mais longe, ele também construiu um legado em defesa de uma república com uma democracia sólida, com liberdade e cidadania. Valores que passam longe de grande parte da classe política atualmente.

Obs: o texto acima é apenas uma reflexão de quem a cada dia que passa tem a certeza que o Brasil vive uma crise moral e ética pública sem precedentes.

 

Rogério cospe no prato que comeu Por Adiberto de Souza, aqui na Infonet:      “O marketing do pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) vai ter muita dificuldade para explicar por qual motivo o fidalgo só passou a enxergar defeitos no governo de Sergipe após ter se mudado para a oposição. Antes, ele e os petistas aboletados no Executivo viviam cantando loas sobre a gestão estadual. Portanto, será deveras complicado para o marqueteiro explicar por que diabos Rogério só enxergou agora que “as políticas públicas adotadas pelo estado são incapazes de gerar crescimento, desenvolvimento, emprego, renda e tudo que é preciso para que se coloque Sergipe no eixo”. Ora, e o PT do pré-candidato também não é responsável por esta tragédia denunciada agora por ele? Na verdade, Rogério Carvalho está cuspindo no prato que comeu só porque os governistas não o escolheram como o candidato majoritário do grupo. Home vôte!”

Rede Globo faz matéria na Gruta do Angico e esquece de citar Sergipe E parece que a produção do programa Fantástico não tem noção de história do Brasil ou é mesmo mal-intencionada. No quadro “Avisa Lá que eu Vou”, apresentado por Paulo Vieira, foi exibida no domingo uma matéria no município de Piranhas (AL). Lá andou numa trilha denominada “Verdadeira do Cangaço” e nem mesmo chegando na Grota do Angico, onde Lampião e Maria Bonita foram mortos ao lado de outros cangaceiros omitiu que estava em Poço Redondo, Sergipe. Pelo menos a direção da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, enviou um pedido para a produção do Fantástico lembrando a omissão do nome de Sergipe?

Polêmica sobre a cobrança do IPTU na antiga Zona de Expansão e em mais três bairros, será debatida nesta terça Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, julgou e rejeitou os embargos de declaração interpostos pela Prefeitura de Aracaju no caso da proibição de cobrança de IPTU em parte da Zona de Expansão, assim como em parte dos bairros Santa Maria, Marivan e Jabotiana, os moradores dos 11 bairros envolvidos estão realizando uma série de debates e de reuniões. Já foram realizadas reuniões nos bairros Robalo, Mosqueiro e Areia Branca. E na noite desta terça, 5, a reunião será no Bairro Jabotiana, na sede da associação dos moradores, com início às 19h.

Retorno audiências O relator do processo, Ministro Dias Toffoli, ao proferir o seu voto disse que não há que se falar em contradição, omissão ou obscuridade no acórdão embargado. Disse ainda que é certo não haver no julgado nenhum erro material a ser corrigido, ao que foi seguido por todos os demais Ministros.Com as reuniões, os moradores da área em litígio, assim como os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, visam a troca de informações, levando até as comunidades o retorno das audiências e reuniões com autoridades dos dois municípios. Além disso, um relato histórico sobre o imbróglio jurídico, sempre é feito, proporcionando um amplo debate nas comunidades por onde passam.

Conflito O bairro Jabotiana é uma das áreas do conflito com maior complexidade, visto que o adensamento populacional tem sido grande e acelerado, com boa parte dos populosos condomínios sendo construída na zona de disputa. Joseilton Nery Rocha, morador do Bairro Jabotiana e integrante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju e também da Sociedade Jabotiana Viva, demonstra preocupação com o assunto, porém entende que as reuniões são importantes para a troca de informações entre as comunidades, assim como todos os demais cidadãos das duas cidades envolvidas no assunto.

Indiaroba: Obra com recursos alocados por Fábio Reis vai estimular o turismo Um antigo sonho dos moradores de Indiaroba, no litoral Sul de Sergipe, começa a se tornar realidade. Com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis (PSD), foram iniciadas as obras de pavimentação asfáltica da avenida principal do distrito Pontal. Também serão beneficiadas as comunidades dos povoados Convento, Terra Caída, Colônia Sergipe e diversas ruas da sede. No total serão investidos cerca de R$ 2 milhões.

Dia histórico O morador José Raimundo comemorou a obra. “É um dia histórico para a nossa comunidade. Quero agradecer de coração ao deputado Fábio Reis por honrar mais esse compromisso com o nosso município”, disse. Para Heron Soares, que também reside no Pontal, o asfalto vai trazer muitos benefícios: “Valorizou nossas casas e vai incentivar o turismo aqui na comunidade.” O Pontal é uma região com inúmeras belezas naturais contemplada com o Rio Real. Uma comunidade pacata formada em sua maioria por pescadores.

Agradecimento O prefeito Adinaldo Nascimento também fez questão de agradecer o parlamentar por trazer mais essa conquista para Indiaroba. “O nosso sentimento é de gratidão a Fábio Reis. Aqui é uma obra estruturante que irá desenvolver o nosso turismo, gerando renda e trabalho para a população”, ressaltou. “Tem sido uma alegria enorme trazer recursos e obras para Indiaroba porque aqui tem uma gestão que cuida da sua população. Tenho certeza que esse asfalto marcará um novo momento para o município, impulsionando o turismo, que é um dos setores da economia que mais gera empregos e promove qualidade de vida para as suas localidades”, destacou Fábio Reis, que também fez a entrega de um ônibus escolar e de um veículo à prefeitura.

Treinamento para pré-candidatas do PP Foi iniciado ontem, 4, o treinamento ‘Mulheres no Poder’, destinado às pré-candidatas a deputada estadual e federal do Partido Progressistas (PP). A programação conta com uma palestra do professor Daniel Machado, diretor-presidente da empresa Machado Inteligência Política; especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. O evento é realizado pela Fundação Milton Campos.

Qualificação O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP), falou sobre a importância do treinamento para a qualificação das pré-candidatas. “O nosso propósito, desde o começo, é planejar um partido que tenha quadros qualificados, não só eleitoralmente, mas que tenham conteúdo político, que elas entendam todas as estratégias necessárias para se fazer uma campanha de alto nível”, disse o deputado.

Diversos encontros Para Laércio, é de fundamental importância a qualificação dos pré-candidatos e pré-candidatas, por isso que o partido tem realizado diversos eventos. “Esse é o quarto encontro que a gente realiza desde o momento que começou a se pensar campanha política. Já fizemos sete encontros regionais com as mulheres Progressistas e hoje temos esse treinamento com o palestrante Daniel Machado, que veio trazer o seu conhecimento para aperfeiçoar o nosso quadro de pré-candidatas”, comentou.

Programação hoje, 5 O treinamento contará, ainda, com uma oficina de Comunicação Pública Eleitoral. Hoje, 5, haverá palestra sobre conteúdos para redes sociais, com os jornalistas Carla Passos e Hugo Barbosa, além de uma palestra voltada para o despertar do poder que existe dentro da mulher, com a jornalista Isabel Ferreira. À tarde, acontecerá um oficina sobre Comunicação Política Eleitoral e oficina de criação, produção de conteúdo com neuromarketing e posicionamento estratégico para campanha políticas eleitorais com o filmaker Ed Santiago e a estrategista digital Tati Gonçalves.


DELEGADO DE CAPELA SOLICITA AJUDA DA POPULAÇÃO – Este homem (fotos ao lado) é o autor de uma pedrada que atingiu uma jornalista na cabeça, enquanto ela trabalhava fazendo a cobertura da FESTA DO MASTRO em CAPELA. Se você sabe quem é, por favor, ligue para 181 e o denuncie. Sua denúncia é totalmente sigilosa. Você nunca será identificado. Colabore com a polícia em CAPELA. Entregue a identificação dele, resguarde sua cidade, livre-se do mal.

NOTA DE REPÚDIO –  O Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS), vem através desta, repudiar a atitude de alguns vândalos na festa do mastro na cidade de Capela. Durante o arrastão, algumas pessoas atiraram lama, paus e pedras em direção ao carro de apoio onde estavam vários trabalhadores da imprensa, entre eles radialistas e jornalistas. O locutor oficial solicitou insistentemente o apoio da polícia militar, o que não aconteceu, demonstrando falta de segurança em uma das mais tradicionais festas do Estado de Sergipe, onde a repórter Jéssika Cruz foi atingida no olho e as equipes da TV Atalaia e da TV Sergipe ficaram acuadas em cima do carro de apoio. O Sindicato dos Radialistas se solidariza com os profissionais da imprensa e alerta a prefeitura de Capela para que possa organizar melhor uma festa que já tem mais de 80 anos e faz parte do calendário cultural do Estado de Sergipe. A Direção.


ASSESSORIA JURÍDICA DA ASPRA/SE OFICIA MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ACERCA DA VENDA DE BEBIDAS EM GARRAFAS DURANTE EVENTOS, O QUE COLOCA EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA DE POLICIAIS MILITARES, GUARDAS MUNICIPAIS, SEGURANÇAS E DO PÚBLICO Do Blog Espaço militar: No final da manhã da segunda-feira, dia 04, a assessoria jurídica da ASPRA/SE, através do advogado Márlio Damasceno, protocolou ofício junto ao Ministério Público Estadual endereçado ao Promotor de Justiça Dr. Deijaniro Jonas, responsável pela Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial, solicitando que fosse apurado e cobrado de organizadores de eventos, a proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro, para que se evite agressões e mortes, conforme ocorreu no dia de ontem (03) na cidade de Capela, no último dia da Festa do Mastro, onde um homem foi morto após uma confusão que gerou uma briga, tendo o mesmo sido agredido, conforme veiculado na imprensa, por um golpe de garrafa de cerveja de vidro.No ofício foi destacado que já houveram outros eventos, em diversas partes do Estado, com confusões, onde garrafas de bebidas foram utilizadas como “armas” para agressão, como ocorreu certa feita nas proximidades do Hospital Primavera em Aracaju, o que motivou inclusive uma audiência pública também provocada pela ASPRA/SE.Por fim, foi relatado ainda que a venda de bebidas em garrafas em eventos, tanto públicos quanto privados, não pode ocorrer, pois coloca em risco a integridade física do público, bem como, seguranças, policiais militares e guardas municiais, estes últimos em casos de eventos públicos, não cabendo à Polícia Militar fazer tal fiscalização.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


OPINIÃO

O Mito! Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Os estudos apontam a concentração do “bolsonarismo” entre algumas categorias sociais: evangélicos, forças de segurança, milícias, agronegócio e médicos. As motivações bolsonaristas são diferentes, mas a paixão é a mesma.

A surpresa fica por conta dos médicos. Essa paixão é generalizada entra os esculápios, concentrada entre os economicamente bem-sucedidos. O que move politicamente os médicos? Não sei!

A imensa maioria dos médicos vive do seu trabalho. Economicamente, são trabalhadores. A paixão bolsonarista é de ordem ideológica.

Não existe um bolsonarismo real e um bolsonarismo esclarecido. Não! Bolsonaro é um mito para os seus seguidores. A paixão não permite divergências. A certeza de que as urnas eletrônicas são fraudulentas é generalizada entre eles. O “terraplanismo” é bem aceito e o pensamento de Olavo de Carvalho é um guia.

Quais as motivações políticas atuais dos médicos bolsonaristas? Também não sei. Em Sergipe, essa tendência à direita dos médicos é antiga.

Os ideais tenentistas da Revolução de 1930 foram sufocados em Sergipe. Os usineiros, liderados pelo Coronel Gonçalo Rollemberg do Prado, dono da Usina Pedras, fundaram a “União Republicana de Sergipe” (URS). Um Partido da oligarquia açucareira apoiado pela Igreja Católica (LEC). Um partido da velha ordem.

A cerimônia de fundação do União Republicana de Sergipe ocorreu na Usina Pedras, em Maruim, num laudo banquete, para cem talhares, regado a champagne cristal rosé e vinhos finos. O banquete foi animado por uma orquestra baiana.

A União Republicana de Sergipe defendia um “liberalismo intervencionista”, segundo o mestre Ibarê Dantas.

Na primeira eleição, em 1933, a União Republicana de Sergipe lançou quatro candidatos ao parlamento federal, sendo três médicos (Augusto Leite, Eronides Carvalho e Moacyr Rabelo Leite). Augusto Leite foi eleito.

Nas eleições para a Constituinte estadual (1934), a União Republicana derrotou o governo tenentista de Augusto Maynard, elegendo dezesseis, dos trinta deputados. Como consequência, a Assembleia Legislativa elegeu indiretamente os médicos Eronides Carvalho para governador e Augusto Leite para o Senado.

Os usineiros governaram Sergipe com o médico Eronides Carvalho, entre 1935 e 1942. Um período trevoso, onde preponderou o império da violência e da perseguição política. O Governo de Sergipe aplaudiu com entusiasmo o golpe do Estado Novo de 1937.

Contraditoriamente, o golpe de 1937 cassou o mandato de Augusto Leite. Para o bem da boa medicina, o notável médico deixou a política partidária.

Para agradar a Getúlio Vargas, os usineiros de Sergipe fecharam as portas da União Republicana de Sergipe, com o Estado Novo (1937).

Posso citar outros momentos da história de Sergipe, mas não vejo necessidade.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MirtiMedeiros  D. Cláudio estava sentado ao lado do cardeal Bergoglio, na Capela Sistina, quando o arcebispo de Buenos Aires atingiu os 2/3 dos votos necessários para a eleição papal. A ideia de adotar o nome ‘Francisco’ surgiu após esse diálogo entre eles. E no ‘Habemus Papam’, lá estavam os 2

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/emirsader

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/J_LIVRES Depois do osso de boi e da pele de frango, agora a novidade nestes tempos de Bozo e de fome é o soro de leite, uma água que sobra do queijo. Até pouco tempo atrás o soro era jogado para os porcos. Agora a porcaria é vendida como oferta de supermercado, como esse de Guarulhos, SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/frednavarro A esquerda e a direita elegem a Globo e a mídia mainstream como sacos de pancadas, mas só quando interessa. Quando não interessa, e quando querem divulgar suas ideias, se comportam como ratinhos amestrados. Quem lembra do PIG?


 

 

 

 



Frase do Dia
“A espécie humana e a economia global podem muito bem continuar crescendo, mas muito mais indivíduos passam fome e privação.” Yuval Noah Harari.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Aqui:
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-07/dom-claudio-hummes-falecimento-4-julho-2022.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Recebo com muita tristeza, mas também na esperança da vida da Ressurreição a notícia da morte do cardeal dom Claudio Hummes”, afirmou em declaração ao Vatican News o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, dom Angelo Ademir Mezzari. Ele está na Itália desde a semana passada por ocasião do XIII Capítulo Geral da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, da qual já foi superior geral (2010-2016).Aqui:


https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-07/falecimento-hummes-testemunho-angelo-mezzari-bispo-auxiliar-sp.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais