Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O titular deste espaço entende que o caminho dos homens de bem é a Justiça. Se achar que foi ofendido por alguém ou profissional de imprensa deve ingressar na Justiça. Agora usar as redes sociais para achincalhar, usar palavrões, alguns preconceituosos, é atacar todos os que fazem a comunicação em Sergipe. Chamar para um “se encontrar” pessoalmente é intimidação e até mesmo ameaça. Este jornalista mesmo já ingressou na Justiça quando recebeu comentários cheios de ódio e palavrões.
Dito isso, e deixando claro que está em jogo aqui, o exercício da profissão de jornalista (relembrando: quem se achar ofendido deve ir à Justiça e não ofender e ameaçar pelas redes sociais) o blog presta solidariedade ao jornalista Cícero Mendes e assina embaixo a nota do Sindjor/SE que está publicada na íntegra abaixo:
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), no uso das suas respectivas atribuições, em consonância com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), repudia veementemente as agressões verbais direcionadas pelo Major Lino contra o Jornalista Cícero Mendes, bem como a todos os profissionais do Jornalismo que atuam na administração pública municipal de Aracaju.
A recorrência destes fatos tem sido protagonizada em redes sociais e aplicativos de conversa, diante de dezenas de testemunhas que, de igual modo ao Sindijor, repudiam a postura. As palavras ofensivas, carregadas de preconceito e desrespeito a nossa classe trabalhadora, de igual modo apresentam teor violento diante das ameaças propondo embate físico. Este cenário é reflexo do contexto vulnerável identificado pela Fenaj, o qual está presente no Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2024.
Diante dos fatos protocolados em nossa entidade sindical, oferecemos ao Jornalista Cícero Mendes – e todos os demais profissionais que porventura se sintam ofendidos, assistência jurídica para que este tipo de posicionamento agressivo não fique impune.
Conectados O Governo de Sergipe avança na implementação da política pública de conectividade educacional com a entrega de 53 mil tablets a estudantes da rede estadual de ensino médio. A meta é alcançar 71 mil alunos até junho, por meio do programa “Conectados”, lançado em 2025. A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o Ministério da Educação (MEC), no âmbito da Lei nº 14.172/2021, que assegura acesso à internet para fins educacionais. Em Sergipe, o programa foi ampliado com recursos próprios do estado.
Título para o carateca e professor Yoakan Jocelis E o professor e carateca com títulos nacionais e internacionais, Yaokan Jocelis recebeu ontem a tarde, na Câmara Municipal de Aracaju, o título de cidadania aracajuana. Além de familiares, o plenário lotou com a presença de dirigentes de entidades do karate em Sergipe, clubes, amigos, alunos, professores e o secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, José Aquiles. Uma justa homenagem – de iniciativa do vereador Anderson de Tuca – ao alagoano que chegou pequeno em Aracaju é há muitos anos leva não só o nome da capital, mas de Sergipe além fronteiras.
Prefeitura de Lagarto inicia discussões para elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência e reforça protagonismo na pauta da inclusão A Prefeitura de Lagarto deu mais um passo importante na construção de políticas públicas voltadas à inclusão social e à garantia de direitos das pessoas com deficiência. A gestão iniciou ontem, 27, as discussões para a elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, reafirmando o protagonismo do município na pauta. Os primeiros encaminhamentos foram debatidos em reunião entre o prefeito Sérgio Reis, o secretário municipal da pasta, Wesley Carvalho, e o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser), Antônio Luiz dos Santos, que também é secretário da Pessoa com Deficiência de Aracaju.
Bandeira da atual gestão “Este é um momento muito importante para a nossa gestão. Durante a minha campanha, deixei claro que essa é uma bandeira que defendo e pela qual trabalharei dia e noite para consolidar, não apenas no campo das ideias, mas de forma prática, com ações concretas. O nosso primeiro passo foi a criação da Secretaria da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos, saindo na frente como o primeiro município do Estado a instituir a pasta, e, agora, avançamos, saindo mais uma vez na dianteira, ao começarmos as discussões para a construção do nosso plano municipal”, destacou Sérgio Reis.
Compromisso Ao conduzir a reunião, o prefeito reiterou o compromisso da atual administração com políticas públicas de médio e longo prazos que garantam mais do que acessibilidade física. “A inclusão não pode ser só discurso. Ela precisa ser planejada e vivida na prática, em todas as áreas, como saúde, educação, trabalho, lazer, cultura e empreendedorismo. Vamos transformar Lagarto em um case de sucesso, com ações concretas, metas claras e projetos estruturados”, salientou.
Caráter histórico da ação O presidente do Conser e mobilizador estadual da causa, Antônio Luiz dos Santos, enfatizou o caráter histórico da ação. “É um marco para Sergipe ver um município assumir com tanta seriedade o compromisso com a inclusão. O que estamos presenciando em Lagarto é um modelo de gestão que não apenas reconhece os direitos da pessoa com deficiência, mas os coloca no centro do planejamento público. Isso não é comum, é histórico e precisa ser celebrado”, afirmou Antônio Luiz.
Lei que institui o Programa Estadual de Reinserção Social para Dependentes Químicos Recuperados é sancionada pelo governador Fábio Mitidieri O governador Fábio Mitidieri sancionou, na última semana, a Lei n.º 9649/2025, que institui o Programa Estadual de Reinserção Social para Dependentes Químicos Recuperados. A proposta, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante, líder do governo na Assembleia Legislativa, tem por objetivo principal oferecer oportunidades reais de qualificação e emprego para pessoas em processo de recuperação da dependência química.
Marco Segundo o deputado, este é um marco nas políticas públicas voltadas à reinserção social dessas pessoas, que representa um verdadeiro avanço na luta contra as drogas. “Tornar o processo de reinserção social uma política de Estado não é apenas um gesto de acolhimento, é um passo importante na guerra contra o vício, pois se cria uma estratégia eficaz para se romper o ciclo de dependência, evitando recaídas, reduzindo os impactos sociais e, acima de tudo, salvando famílias”, explicou Cristiano.
Parcerias A lei permite que o Governo do Estado estabeleça parcerias com o setor privado, conceda incentivos fiscais às empresas que contratarem dependentes químicos recuperados e promova ações conjuntas com entidades da sociedade civil, igrejas e instituições voltadas à prevenção e ao cuidado.
Abertura oficial O “país do forró” dá início aos festejos juninos no estado com a Salva Junina, nesta quinta-feira, 29, a partir das 19h, no Centro de Criatividade, em Aracaju. Promovido pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o evento traz apresentações de quadrilhas, música regional, teatro e a simbólica coroação do Rei e da Rainha do Forró. A noite encerra com a encenação da Ópera do Milho.
SINDMUSE conquista vitória: sanfoneiros vão tocar no São João de Aracaju Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, às 10h, a direção do Forró Caju vai se reunir com a prefeita Emília Corrêa para definir como será a participação dos sanfoneiros na programação de São João de Aracaju. A audiência marcada é vitória da luta dos sanfoneiros e do SINDMUSE (Sindicato dos Músicos de Sergipe) que realizaram protesto na Câmara de Vereadores de Aracaju na manhã de ontem,27, contra a exclusão de músicos de Aracaju da programação do Forró Caju 2025. A Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) participou da manifestação representada pelo diretor João Fonseca.
Situação dos sanfoneiros Além dos protestos ao longo da semana, foram várias as entrevistas concedidas na mídia sergipana para expor a situação dos sanfoneiros de Aracaju que passam o ano esperando o São João e não estão na programação do Forró Caju 2025. A exclusão na programação do Forró Caju 2025 foi o tema do diálogo travado por trabalhadores da música, sanfoneiros e dirigentes sindicais do SINDMUSE com vereadores e vereadoras de Aracaju na terça-feira, dia 27 de maio.
Desvalorização O sanfoneiro Juraci Cardoso Sousa que tem mais de 15 anos de Forró Caju revelou que é a primeira vez que fica fora da programação. “Estamos brigando para que os vereadores entendam e a prefeita reveja sua atitude e nos coloque pra tocar num bairro. Os trios Pé de Serra estão sendo desvalorizados na nossa casa. Essa atitude de incluir os sanfoneiros vai ser boa para a economia da nossa Aracaju, para que o dinheiro circule aqui”, declarou Juraci.
Diálogo e expectativa Por intermédio da vereadora Sônia Meire (Psol), os sanfoneiros e o SINDMUSE chegaram a ser recebidos por Ricardo Vasconcelos, presidente da Câmara de Aracaju, que viabilizou o diálogo com o presidente da Funcaju. “Saímos aqui da Câmara com a garantia de que os sanfoneiros e músicos de Aracaju vão tocar no São João. Amanhã o diálogo da prefeita com a direção do Forró Caju será para encontrar a melhor forma de inserir os músicos na programação. Foi uma jornada cansativa de luta, mas estamos satisfeitos com o resultado. Só a luta alcança vitórias. Digo para todos os músicos de Sergipe que venham para a luta e venham construir o SINDMUSE com a gente porque é através da união que podemos mostrar o nosso valor artístico e profissional”, declarou Tonico Saraiva, presidente do SINDMUSE.
Iran Barbosa propõe a criação do Dia Municipal do Sanfoneiro e da Sanfoneira em Aracaju O vereador Iran Barbosa, do Psol, apresentou, na Câmara de Vereadores, projeto de lei propondo a criação do Dia Municipal do Sanfoneiro e da Sanfoneira em Aracaju. O objetivo principal da data é homenagear e valorizar os sanfoneiros aracajuanos e seu papel na cultura local. O parlamentar também é autor da Lei nº 9.042/22, com objetivo semelhante, porém, com abrangência no âmbito do estado de Sergipe.
Valorização Ainda de acordo com Iran, a proposta busca, além de valorizar e homenagear os sanfoneiros e sanfoneiros de Aracaju, divulgar a história e a importância desses músicos para a formação da identidade e cultura municipal, e também estimular a formação de novas gerações de sanfoneiros no município de Aracaju.
SMS convoca mais médicos para reforçar atendimento nas Equipes de Saúde da Família A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou na, 27, o acolhimento pedagógico dos médicos que chegaram para fortalecer a Rede Atenção Primária. Os profissionais chegam para integrar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e reforçar o atendimento nas unidades que estavam sem cobertura médica, garantindo mais dignidade, acesso e cuidado à população.
Rede Ao todo, seis médicos já iniciaram os trabalhos nesta semana, e outros cinco passarão a integrar a rede nos próximos dias, completando a reposição das equipes. A chegada desses profissionais assegura a presença da equipe mínima recomendada pelo Ministério da Saúde — composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde — e permite que os usuários tenham acesso à atendimentos médicos essenciais, como consultas e prescrições.
Fluxos de atendimento Durante o acolhimento, os novos médicos foram orientados sobre os fluxos de atendimento, a realidade social dos territórios e o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde. O objetivo da ação foi alinhar práticas e garantir que cada profissional compreenda seu papel na Estratégia de Saúde da Família, atuando com efetividade e sensibilidade diante das necessidades locais. “É uma imensa felicidade para nós começar a receber esses médicos. Com isso, conseguimos cobrir todas as equipes, deixá-las completas e, principalmente, garantir toda assistência à população”, destacou Gabriela Carvalho, diretora de Vigilância e Atenção em Saúde.
Porta de entrada Para a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Mayra de Oliveira, o acolhimento é essencial para conectar o profissional com o território onde vai atuar. “A Atenção Primária é a porta de entrada do sistema e o médico é um agente fundamental nesse cuidado. Queremos que eles entendam a rede e atuem de forma resolutiva, próxima da comunidade”, afirmou.
Diálogo e planejamento A médica convocada, Isadora Dorna, reforçou a importância do encontro como espaço de diálogo e planejamento. “Foi um momento muito proveitoso. A gestão demonstrou preocupação com a melhoria do atendimento e também abriu espaço para nossa contribuição nesse processo”, avaliou. Com a recomposição, a SMS garante que todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família tenham atendimento médico regular. A medida impacta diretamente na oferta de serviços nos postos de saúde, promovendo o cuidado contínuo, a prevenção de doenças e o acompanhamento próximo dos usuários do SUS.
Alocação nas USFs Os primeiros seis médicos já estão sendo alocados em regiões com maior demanda reprimida. A Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, situada no bairro Jardim Centenário, recebeu dois profissionais. A USF Anália Pina, localizada no Conjunto Almirante Tamandaré, recebeu mais um médico, totalizando agora quatro médicos em suas equipes. Também foram contempladas com um novo médico cada as USFs Edézio Vieira de Mello (Siqueira Campos), Geraldo Magela (Conjunto Orlando Dantas ) e Humberto Mourão (São Conrado). A distribuição visa atender às necessidades específicas de cada território e reestabelecer a cobertura integral das equipes.
Hospital de Cirurgia comemora 99 anos com missa nesta quinta, 29 O Hospital de Cirurgia (HC) irá comemorar 99 anos de história com uma Missa em Ação de Graças nesta quinta-feira, 29, a partir das 15h30, no pátio da unidade, reunindo colaboradores, diretoria e autoridades convidadas. Referência na assistência pública em Sergipe há quase um século, a instituição filantrópica oferta serviços gratuitos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo com procedimentos cirúrgicos, consultas, exames e ensino.
Principais centro Fundado em 2 de maio de 1926, o Cirurgia se consolidou como um dos principais centros de assistência de média e alta complexidade de Sergipe, principalmente nas áreas de Cardiologia, Neurocirurgia, Oncologia e Ortopedia. Atualmente, mais de 80% dos atendimentos do hospital são destinados a pacientes da Rede Estadual de Saúde.
Trajetória Ao longo de sua trajetória, o HC acumulou marcos importantes na saúde em Sergipe, como a realização da primeira cirurgia cardíaca, a implantação do primeiro Serviço de Neurocirurgia, do primeiro Laboratório de Hemodinâmica e do primeiro transplante cardíaco do Norte e Nordeste. Além disso, como hospital-escola, contribui há 99 anos para a formação de várias gerações de profissionais de saúde do estado.
Superação e compromisso Sinônimo de superação e compromisso com a saúde dos sergipanos, o Cirurgia nos últimos seis anos vem passando por um grande processo de modernização, que inclui reformas estruturais, aquisição de novos equipamentos e melhorias na qualidade dos serviços, graças à gestão da Intervenção Judicial. Como resultado desse trabalho, o HC conquistou a certificação de Acreditado Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a obter esse selo de qualidade.
Concurso da saúde Está disponível a consulta aos locais de prova do concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para acessar o cartão de convocação, em que consta o local, a sala e o horário de realização da prova objetiva, que será aplicada no dia 1º de junho, o candidato deve acessar a página do concurso do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O concurso, conduzido pela SES e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), oferta 878 vagas em 14 cargos de níveis médio e superior da Rede Estadual de Saúde. Além da prova objetiva, classificatória e eliminatória para todos os cargos, o certame contará ainda com prova de títulos, etapa somente para os cargos de nível superior e de caráter apenas classificatório.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Em tempos de engano universal, falar a verdade torna-se um ato revolucionário.” Eric Arthur Blair, pseudônimo George Orwell.
Andressa Collet – Vatican News
Pelos Jardins do Vaticano na manhã desta terça-feira (27/05) circulavam camisetas azuis confirmando a passagem do Napoli, a equipe que conquistou na última sexta-feira (23/05) o quarto título do Campeonato Italiano de Futebol. Eram alguns torcedores que esperavam ver seus ídolos, como Federico Milani, de 10 anos, que vestia aquela de número 7 do brasileiro David Neres. Ele tem “muita técnica – e bonita, bons dribles e com muita dinâmica”, disse o pequeno sobre as habilidades do atacante Neres, que agregou criatividade ao time, mas acabou não participando da audiência em que o Papa Leão XIV recebeu os jogadores da equipe tetracampeã do técnico Antonio Conte na Sala Clementina, no Vaticano.
Aqui toda matéria: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/papa-leao-xiv-audiencia-equipe-napoli-italia-jogadores-brasil-25.html