“De todos os vícios, a soberba é a grande rainha”. Papa Francisco

                                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Na última quarta-feira, 6, o Papa Francisco, no tema da catequese da tradicional Audiência Geral no Vaticano, mais uma vez estava inspirando demonstrando que seu papado deixará um legado enorme para a Igreja Católica em todo o mundo.

“De todos os vícios, a soberba é a grande rainha. Quem cede a este vício está longe de Deus, e a correção deste mal exige tempo e esforço, mais do que qualquer outra batalha à qual o cristão é chamado”, registrou lembrando que o grande remédio para a soberba é a humildade.

Em sua reflexão, o Papa Francisco define o soberbo como “alguém que se acha muito mais do que realmente é; alguém que se agita para ser reconhecido como maior que os outros, quer sempre ver seus méritos reconhecidos e despreza os outros, considerando-os inferiores.”

De acordo com o Santo Padre, “quando lidamos com uma pessoa soberba, quando fazendo-lhe uma pequena crítica construtiva, ou uma observação completamente inofensiva, ela reage de forma exagerada, fica furiosa, grita, interrompe relações com outros de uma forma ressentida” e completou sublinhando: “Há pouco que se possa fazer com uma pessoa cheia de soberba. É impossível falar com ela, muito menos corrigi-la, porque em última análise ela não está mais presente consigo mesma. Com ela basta apenas ter paciência, porque um dia o seu prédio desabará.”

Incrível a sensibilidade do Papa Francisco para os problemas do ser humano, como vaidade, ganância e a soberba.

Em Sergipe del Rey tem muitos cujas carapuças servirão na medida para as palavras do Santo Padre. São alguns gestores e políticos que pensam que o poder é eterno. Tratam as pessoas com desdém, com uma soberba digna dos grandes tiranos da humanidade. Alguns destes, desonestos por natureza, fruto da ganância insaciável. Estes que têm “sorte” hoje e se sentem poderosos, geralmente têm fins trágicos.

Aos soberbos e gananciosos, um lembrete: a sorte recompensa quem sabe esperar. E a lâmina afiada da verdade e da humildade sempre está a espreita esperando o momento e o tempo certo.


Asfalto desmanchando E ontem, 7, no programa apresentado por Paulo Sousa, na Jovem Pan, uma ouvinte enviou fotos mostrando que o o asfalto já está se desmanchando, próximo ao HUSE! Isso mesmo, o asfalto da tão comemorada obra do prefeito Edvaldo Nogueira. Ou seja, nas barbas do TCE, bem ao lado. Será que não tem nenhum conselheiro para ver isso e mandar fazer uma devassa em toda essa obra?

Sefaz cria burocracia excessiva sem justificativa técnica e primeiro escalão recebe toda cobrança E o burburinho no primeiro escalão do governo estadual é que a Secretaria da Fazenda resolveu inovar no já difícil inicio de ano com uma burocracia excessiva, sem justificativa técnica, para liberar os recursos para as pastas. Com isso, fornecedores e prestadores de serviços estão cobrando aos secretários, que na sua maioria, apenas espera o repasse dos recursos para cumprir os compromissos mensais para não paralisarem suas pastas. Um deles, amigo fez um pequeno desabafo ontem. Pelo jeito alguém está fazendo um experimento que pode “empacar” a gestão do governador Fábio Mitidieri.

Dois pesos, duas medidas? Diante dos últimos fatos envolvendo uma advogada criminalista sergipana e um delegado da Polícia Civil, nos chama a atenção a postura da OAB Sergipe neste caso. Apesar da suposta vítima ter preservado o nome do delegado envolvido, a OAB Sergipe soltou uma nota não só expondo o profissional, mas também dando detalhes sobre o caso. Bem diferente do posicionamento em relação ao caso do estupro envolvendo dois advogados, no qual o nome do suposto agressor foi preservado. A OAB estaria então usando “dois pesos, duas medidas” na hora de se posicionar sobre os casos envolvendo a categoria? Fica o questionamento.

Lagarto: parceria proposta pelo deputado Sérgio Reis pode ajudar no início das atividades do Hospital do Amor Através de um pedido encaminhado ao diretor-presidente, Raniere Souza, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o deputado estadual Sérgio Reis sugeriu uma parceria da unidade hospitalar com o Hospital do Amor de Lagarto para atender as necessidades urgentes dos pacientes oncológicos. Para Sérgio, se aceita essa parceria, será  o início das atividades do Hospital do Amor, permitindo que os pacientes sejam atendidos enquanto finaliza suas próprias adequações estruturais.

Viabilidade técnica O pedido visa analisar a viabilidade técnica de iniciar os trabalhos do Hospital do Amor, utilizando as instalações do Hospital Nossa Senhora da Conceição, enquanto as adequeações necessárias são realizadas. O parlamentar ressaltou a importância de atender a demanda de vagas de UTI e leitos de enfermaria para pacientes oncológicos no estado. A proposta visa garantir que esses pacientes recebem o atendimento necessário durante o período de adaptação do Hospital do Amor.

Mais obras Sergipe será contemplado com investimentos do Governo Federal para realizar 119 obras por todo o Estado. A finalidade é melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. A informação foi divulgada pelo presidente Lula, nesta quinta-feira, 7, em Brasília. O vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, representou o governador Fábio Mitidieri no anúncio.

Mais obras II “O PAC Seleções é muito importante, porque dialoga com o momento sergipano em dois aspectos: primeiro, porque o programa Acelera Sergipe foi lançado nesta semana e investirá mais de R$ 200 milhões em infraestrutura nos municípios sergipanos. Segundo, porque o PAC Seleções investe em cultura, e o Governo do Estado reabriu recentemente a Sala de Concertos Villa-Lobos, do Conservatório de Música de Sergipe, por exemplo. Essas ações de origens federal e estadual produzem crescimento, desenvolvimento, geração de emprego e a dinâmica da atual administração em Sergipe”, disse Zezinho Sobral.

Líder do Governo quer Secretário de Estado da Saúde e Presidente do Hospital do Amor na Alese para explicar sobre obra do Hospital em Lagarto Foi aprovado em plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe o requerimento nº 04/2024, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante, líder do bloco governista na Casa Legislativa, convidando o Secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, e o presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata, para discorrer, em plenário, sobre o andamento das obras do Hospital, localizado no município de Lagarto, interior do Estado.

Amplo conhecimento “Considero que o Parlamento precisa ter amplo conhecimento sobre o tema pois, além de sensível, não pode ser tratado como bandeira político-partidária nem de cunho estritamente pessoal. Sei que alguns parlamentares e a imprensa visitaram a estrutura nos últimos dias, mas também é preciso dar transparência a todo o processo. E um debate na Casa Legislativa é a melhor maneira de tornar esse debate célere”, explicou Cristiano.

Unanimidade A propositura foi aprovada por unanimidade, inclusive pelos deputados da oposição. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), por exemplo, se pronunciou, reconhecendo a importância do requerimento. “Essa questão, envolvendo o Hospital do Amor de Lagarto, nas últimas semanas, dominou o cenário político sergipano, e é de bom tom que o secretário quanto o senhor Henrique Prata possam vir aqui com tranquilidade, pois a questão oncológica deve ser tratada como uma somação de forças”, afirmou o parlamentar, que já liderou a oposição em Sergipe.

Nitinho integra três comissões da Câmara Federal Em atendimento à convocação do presidente da Câmara Federal, deputado federal Artur Lira (PP), o deputado federal Nitinho Vitale (PSD) participou de ato de instalação das comissões permanentes da Casa. O parlamentar será o único sergipano a integrar as três comissões permanentes, sendo membro titular na comissão de Esporte e suplente nas comissões de Cultura e de Turismo.

 Entusiasmo “São comissões diretamente ligadas aos interesses da população, às grandes oportunidades de manifestação artística; de revelação de talentos esportivos e da maior indústria de geração de renda e de empregos. Estou muito entusiasmado”, comemorou Nitinho. O ato convocatório da Mesa Diretora foi emitido na quarta-feira, 05, mesma data em que as comissões foram oficialmente instaladas.

Câmara de Aracaju inaugura Procuradoria da Mulher nesta sexta-feira Hoje,08, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a CMA realizará a inauguração da sala da Procuradoria da Mulher “Vereadora Professora Ângela Melo”, às 09h, no Centro Administrativo Vereador Américo de Deus, localizado na Rua Itabaiana, nº 14. segundo o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), “este setor estará aberto a todas as mulheres da sociedade, em situação de agressão, desrespeito ou maltrato. Convido vocês para participar dessa inauguração e conhecer esse novo serviço que a CMA prestará à sociedade”, ressaltou.

Garantia dos seus direitos A vereadora Emília Correa (PRD), presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou o convite, explicando que “com a inauguração, garantimos mais uma porta de acesso para as mulheres, não somente as vítimas, mas aquelas que precisam garantir seus direitos”.

 Entenda a importância da Procuradoria da Mulher A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, trazendo informações sobre formação profissional e política, e encaminhando os casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.

Entenda a importância da Procuradoria da Mulher  II A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais, e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Correa, Sheyla Galba e Sônia Meire.

São Conrado: “Precisamos dar voz e vez à comunidade”, alerta Breno Garibalde  O bairro São Conrado é uma região que sofre com constantes problemas de infraestrutura que acabam afetando o bem estar da comunidade. Uma das queixas dos moradores é a sujeira e desorganização da área que margeia o mangue, constante alvo de descarte irregular de material de construção, alem do cheiro forte de esgoto.

 Paliativo através de emenda Porém, através de uma emenda impositiva destinada pelo vereador Breno Garibalde, foi possível fazer um paliativo, com uma limpeza da área, trazendo melhorias para a região próxima ao manguezal. “Infelizmente, esse é um problema que não acontece só no São Conrado. Vários locais da nossa cidade são afetados com o descarte irregular de resíduos da construção civil. Esses resíduos de construções, por exemplo, poderiam retornar para a população. Inclusive o nosso mandato tem um projeto de lei para que esses materiais possam ser destinados para a população de baixa renda, que precisa desse deles em suas reformas”, acrescenta o vereador.

Áreas de esgoto a céu aberto Além disso, uma problemática constante no bairro situado na região Sul da capital, são as áreas de esgoto a céu aberto. “A população precisa de soluções urgentes, eles estão com o esgoto na porta e precisam viver com dignidade. No São Conrado, o que mais se vê são crianças brincando próximo ao esgoto porque não têm uma área de lazer. São 40 mil pessoas basicamente abandonadas. Estão sem escola e sem creche, sem posto de saúde, sem mobilidade urbana. Precisamos ouvir a população e resolver as demandas! Precisamos dar voz e vez aos mais carentes da nossa cidade”, conclui o parlamentar.

Café Nesta sexta-feira, 8, um café da manhã, no Palácio Museu Olímpio Campos, marcará o anúncio pelo Governo do Estado de um pacote de medidas voltadas às sergipanas, no Dia Internacional da Mulher. O convite é feito pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), que tem à frente Danielle Garcia. O anúncio reforça o compromisso do Governo do Estado em priorizar a defesa dos direitos das mulheres e ampliar o leque de políticas públicas para o público feminino. Secretárias de Estado e mulheres representantes de movimentos e segmentos sociais estarão presentes no evento.

Contra a gripe O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional Contra a Gripe, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Na última quarta-feira, 6, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do MS um total de 212 mil doses de imunizantes. A partir da segunda-feira, 11, começa a distribuição gradativa para os municípios, que poderão iniciar a vacinação da população. Em Sergipe, a estimativa é que 791.483 pessoas sejam imunizadas.

FAMES marca presença no Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias  A vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak, marcou presença na abertura do 26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – etapa Sergipe, realizada nesta quinta-feira, 7, no auditório da Universidade Tiradentes.O evento que reúne representantes de diferentes setores, como governos, órgãos federais, empresas e sociedade civil, contou com a participação do governador Fábio Mitidieri e de autoridades locais.

Iniciativa positiva Silvany Mamlak parabenizou a iniciativa de todos os membros que fazem parte da Rede de Parcerias e ressaltou a importância da participação dos órgãos de controle que também integram a rede. “Muitas vezes nos deparamos com a burocracia que resulta, por exemplo, na paralisação de obras e serviços públicos. Nesse sentido, o diálogo se torna um elemento crucial. O papel desempenhado por esses órgãos vai além da fiscalização e punição dos gestores, incluindo também um trabalho educativo e pedagógico, visando incessantemente à melhoria contínua dos serviços públicos em nossa gestão”, pontuou Mamlak.

Federação Os Fóruns Regionais ocorrem em diversas unidades da Federação e, este ano, Sergipe foi o primeiro estado a sediar o evento, que visa o fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, além da melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas.Com o apoio da FAMES, o Fórum foi realizado pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e segue com a programação até esta sexta-feira, 8.

 Diagnóstico precoce e tratamento adequado para pacientes com Amiloidose AL foram temas de palestra em Aracaju Cardiologistas e residentes de medicina atuantes em Aracaju se reuniram para prestigiar a palestra sobre a Amiloidose AL com o Médico Hematologista da Onco Hematos, Dr. Lucas de Menezes. “Essa doença se forma quando proteínas mal formadas se depositam em órgãos, entre eles o coração, levando a situações clínicas potencialmente graves. Uma atualização como essa é fundamental para que os colegas possam proceder com um atendimento eficaz. Essa atualização é um ganho para nosso estado”, afirmou o palestrante.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da série Aracaju abandonada De um cidadão estarrecido do que viu no último sábado, 2, a noite no Parque da Sementeira em Aracaju: “Olhe a postura de quem de deveria estar observando a entrada e saída no Parque da Sementeira. Não responde boa tarde, boa noite e estava nessa posição tanto na entrada como na minha saída. Uma criança largou a mão da Mãe que estava carregando duas sacolas e partiu em direção a saúde quando foi parada por um Senhor que vinha entrando após ouvir os gritos da Mãe. E o sujeito que no celular estava, no mesmo continuou. Eu me aproximei, tirei a foto e ele nem percebeu. Foi no sábado à noite! Também não havia um só GM pois estavam todos no Festival de Verão.”

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 ESPECIAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. De 12 a 14 de março

 Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Sergipe e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gratuita, a programação vai acontecer no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a partir do dia 12, às 18h, com a cerimônia de abertura e a exibição, às 18h30, do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição. A agenda segue até dia 14.

 Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo e direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.

 As oficinas com educadores são outras atrações da 13ª Mostra, que tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. No estado, as oficinas aconteceram na Didática 7 do Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em dezembro. O objetivo é a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino.

 Em uma segunda fase acontecerá a Mostra Difusão, quando a programação desta 13ªedição ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e emequipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril. Os espaços, incluindo os do interior, foram cadastrados pelo Ministério da Cultura, que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A produção é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a UFS, Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE-UFS), Programa de PósGraduação Interdisciplinar em Cinema e Curso de Cinema e Audiovisual da UFS.

 PROGRAMAÇÃO GRATUITA – Museu da Gente Sergipana

  A programação da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa dia 12 com “Nas Asas da Pan Am” (2020, 115 min, livre), de Silvio Tendler, às 18h30, no Museu da Gente Sergipana, na Av. Ivo do Prado, 398, no Centro de Aracaju.

 No dia 13, a partir das 9h, o programa “Frutos” da Mostra, dedicado ao público infantojuvenil, apresenta quatro filmes: “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min, livre), “Mutirão, O Filme” (2022, 10 min, livre), “Cósmica” (2022, 7 min, livre) e “O Pato” (2022, 11 min, 14 anos). Ao final, às 10h, acontecerá um debate com a plateia.

 No mesmo dia, no programa “Raízes”, a partir das 14h, serão exibidos “Travessia” (2017, 5 min, livre), “Filha Natural” (2018-19, 16 min, livre), “Nossa mãe era atriz” (2022, 26 min, 12 anos), “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (2023, 18 min, livre), “O que pode um corpo?” (2020, 14 min, livre) e “A poeira dos pequenos segredos” (2012, 20 min, 14 anos), com debate depois, às 15h40.

 No dia 14, às 9h, a atração do programa “Frutos” é “Um Filme de Verão” (2019, 95 min,14 anos), também com debate, às 10h35. Mais tarde, às 14h, o programa “Sementes”traz “Ribeirinhos do Asfalto” (2011, 26 min, livre), “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021,20 min, 14 anos), “Nossos espíritos seguem chegando” (2021, 15 min, livre), “Me farei ouvir” (2022, 30 min, 10 anos) e “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e

Conceição Evaristo” (2021, 26 min, livre). Os filmes serão debatidos ao final, às 16h. Na sequência, às 18h, acontecerá a “Sessão Homenagem”, com mais um filme de Silvio Tendler, “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min, 10 anos), seguida de debate às 19h45.

Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas através das redes sociais do evento e do site: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br./

ESPECIAL

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

“Mulher: uma das obras-primas da Mãe-Natureza.”

“O machismo é a inquestionável reação à equipotência humana, comprovada pelo feminismo.”

“Impõe-se-nos, de per si, a plenitude de liberdade individual e coletiva, bem como de garantia jurídica a toda a diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero, humanas e, por isso, naturais, existentes em todo o nosso Planeta.”   Por Clarkson Moura

“O lugar da mulher é onde ela quer estar; não é onde querem que ela esteja.” Edenice Fraga

A despeito do advento do Terceiro Milênio, do século XXI da Era Cristã, do curso da Idade Contemporânea, ainda assim remanesce uma superabundância de caricatos tipos humano-sociais, cujas racionalidade, sensibilidade, percepção e espiritualidade os aproximam mais do “homo bestialis” ou “homo rusticus” que do “homo sapiens sapiens”.

Por causa disso, exsurge a excessiva e hodierna presença dos moralistas, preceptores, preconceituosos, ignotos, messiânicos, fanáticos religiosos, dogmáticos, censores, “conselheiros-acacianos”, intolerantes, neonazistas, machões, supremacistas, patriarcalistas, fundamentalistas, “santos de pau oco” e “beatos fingidos”, os quais, por motivos óbvios, consideram o SEXO NÃO MASCULINO — FRÁGIL, HIPOSSUFICIENTE, DEPENDENTE, INFERIOR ETC. — a MULTIORIENTAÇÃO SEXUAL e a POLI-IDENTIDADE DE GÊNERO, respectivamente — DOENÇAS, TRANSTORNOS e DISTÚRBIOS, ANOMALIAS PSICOSSOCIAIS.

A diferença de potencialidade e efetividade entre os seres humanos, em função das SEXUALIDADE, ASSEXUALIDADE, BISSEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, CISSEXUALIDADE, em que são consistentes, seja na esfera biológico-afetiva, seja na órbita cognitivo-intelectual, seja no âmbito social-cultural, seja no domínio dinâmico-motor, só existe na “anatomia dos órgãos genitais” e nas “cabeças retrógradas” desses intrometidos mentores éticos de plantão.

Atualmente, a cada dia, resta mais comprovado o que as ciências humanas e naturais já tinham verificado experimentalmente: os seres humanos — independentemente da convencional dualidade de sexo biológico — são equivalentes e equipotentes entre si, em qualquer ramo, área, setor e domínio de atividade humana.

Tanto é assim, que, como declarado cientificista, estou, por elucidativo exemplo, contemplando e, por tabela, destacando a estatura intelectual e a amplitude cultural de duas predestinadas mulheres cujo legado fármaco-imunológico, no excepcional e candente momento da Humanidade ante a avassaladora e inexorável pandemia da Covid-19, traduz-se num indelével e histórico achado científico, que a voracidade do tempo não destrói, nem a falibilidade da memória humana esquece.

Em verdade — diga-se de bom lembrete — não fosse a genialidade zenital destas duas geniais biocientistas, dra. Sarah Gilbert, especialista e professora de virologia da conceituada Universidade de Oxford, na Inglaterra — a Mãe da Vacina da Astrazeneca — e dra. Katalin Karikó, bioquímica húngara, especializada e precursora no mecanismo do “mRNA”, vice-presidente sênior da BioNTech, na Alemanha — a Mãe da Vacina Pfizer/BioNTech — a Biociência, a Biotecnologia e, principalmente, a Humanidade não estariam desfrutando da mais nova e revolucionária tecnologia de produção de hodiernos, nascituros e vincituros imunizantes, vacinas, contra os mais aterrorizantes, contagiosos, mutantes e letais vírus, já catalogados ou não, que coabitam, conosco, na Biosfera, nos infectam e nos ameaçam extingir a vida na Terra.

Portanto, não hesito em proclamar-me DEFENSOR confesso e juramentado do autêntico “FEMINISMO” e, por consequência lógica, da recém-reconhecida e remota “SORORIDADE”, das irrestritas “LIBERDADES PSICOSSOCIAL, AFETIVO-SEXUAL E COGNITIVO-IDEOLÓGICA” da MULHER, neste contexto, em sua mais abrangente e vigente acepção ontológica.

A talho de foice, acrescento, sem qualquer tênue subsentido de machismo ou sexismo dissimulado, corroborar, de plano, a verdade axiomática da Sabedoria Popular: “Deus fez a mulher cheia de graças”. Por isso, admito-me declarado “GINECÓFILO” ou “FILÓGINO”, no sentido amplo de mulher, alhures, apontado.

Demais disso, parafraseando o genial escritor e sacerdote luso-brasileiro Padre Antônio Vieira, criador do neologismo “Mátria” (do latim “matre”, declinação de “Mater”: mãe), o qual disse e escreveu: “Se a Pátria deriva da Terra, que é a mãe que nos cria, havia-se de chamar Mátria.”; não hesito em com ele concordar e, doravante, proclamar: “Eu não tenho Pátria, senão “Mátria!”

Pois bem, o que de mais se possa e se queira dizer, a meu falível juízo, não passa de hipocrisia, mentira, ignorância e preconceito, Gente!

Aliás, mesmo que eu resolva considerar a “Mulher”, uma “obra-prima” do Evolucionismo, ou do Criacionismo, em todos os tempos; discordo veementemente da mera convenção político-social de instituir um só dia como data comemorativa de um fato histórico que — por sua magnitude — transcende à dimensão temporal.

Logo, compreendo que “todo dia é o Dia Universal da Mulher”, assim como – no ditado popular – “todo dia é dia de indígena”.

Em tempo, para que não se alegue que não falei das flores — pedindo-lhes vênia pela verdadeira e remansosa premissa de que “memoria hominis fragilis est” (a memória humana é frágil ou falível) — me atrevo a fazer uma concisa enumeração exemplificativa de pró-mulheres, de examulheres, de mulheraças, de divas, tanto de nacionalidade brasileira, quanto de nacionalidade estrangeira, cuja perfomance existencial as tornou e as torna cidadãs perenes e cosmopolitas:

Ei-las:

De nacionalidade brasileira: Maria Quitéria, Chica da Silva, Anita Garibaldi, Tarcila do Amaral, Anita Malfatti, Bertha Lutz, Chiquinha Gonzaga, Ana Néri, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Zuzu Angel, Zilda Arns, Leila Diniz, Dalva de Oliveira, Clementina de Jesus, Clarice Lispector (naturalizada) Elis Regina, Maysa Figueira Monjardim, Dolores Duran, Lolita Rodrigues, Janete Clair, Hebe Camargo, Maria da Penha, Elizeth Cardoso, Nara Leão, Beth Carvalho, Lucinha Araújo, Cidinha Campos, Bibi Ferreira, Raquel de Queiroz, Lygia Fagundes, Lya Luft, Lilia Schwarcz, Conceição Evaristo, Cora Coralina, Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Maria Ester Bueno, Emilinha Borba, Marlene, Dona Ivone Lara, Aracy de Almeida, Marinês, Luíza Erundina, Monja Coen, Lélia Gonzalez, Jaqueline Goes de Jesus, Ester Sabino, Nísia Trindade, Mayana Zatz, Sonia Guimarães, Natalia Pasternak, Ticiane Santa Rita e Marina Caskey (biocientistas sergipanas), Zulmira Freire Resende, Ana Lúcia Passos, annie Marielle de Alneida Machado, Suzana Azevedo, Angélica Guimarães, Aldirla Albuquerque, Eunice Dantas, Priscila Oliveira Percout, Maria Thétis Nunes, Ofenísia Freire, Marta, Hortência, Mãe Menininha do Gantois, Ruth Cardoso, Dilma Rousseff, Simone Tebet, Marina Silva, Tânia Bacelar, Eliziane Gama, Gleisi Hoffmann, Soraya Thronicke, Sâmia Bomfim, Raquel Lyra, Zenaide Maia, Fátima Bezerra, Patrícia Campos Mello, Vera Magalhães, Renata Vasconcellos, Renata Lo Prete, Miriam Leitão, Ana Flor, Natuza Nery, Julia Dualibi, Cristiana Lôbo, Maria Beltrão, Flávia Oliveira, Christiane Pelajo, Ana Paula Araújo, Delis Ortiz, Andréia Sadi, Leilane Neubarth, Mônica Waldvogel, Ana Maria Braga, Patrícia Poeta, Maju Coutinho, Egnalda Côrtes, Poliana Abritta, Joyce Ribeiro, Thaís Oyama, Karin Bravo, Ana Paula Couto, Susane Vidal, Ana Fontes, Lenalda Moraes, Conceição Mendonça, Ana Lúcia, Ângela Melo, Danielle Garcia, Katarina Feitosa, Eliane Aquino, Aída Campos, Fátima Barros, Acácia Dória, Luíza Trajano, Déa Lúcia Vieira Amaral, Marielle Franco, Elza Soares, Benedita da Silva, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Djamila Ribeiro, Jandira Feghali, Rosângela Lula da Silva (Janja), Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin (Lu Alckmin), Viviane Barci de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Paula Lavigne, Flora Gil, Preta Gil, Mart’nála, Cláudia Raia, Angélica Huck, Rita Lee, Zezé Mota, Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Cássia Eller, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Daniela Mercury, Anielle Franco, Sônia Guajajara, Magareth Menezes, Marinês, Rita de Cássia, Glória Gadelha, Alcione, Teresa Cristina, Antônia Amorosa, Expedita Ferreira Nunes etc.

De nacionalidade estrangeira: Rainha Cleópatra VII (egípcia), Imperadora Wu Zetian (chinesa), Imperadora Agnes de Poitou (romano-germânico), Rainha Tamar da Geórgia (georgiana), Rainha Isabel I de Castela (espanhola), Rainha Elisabeth I (inglesa, 1558-1603), Rainha Maria Stuart (escocesa, 1542-1567), Rainha Maria de Medici (francesa, 1610-1617), Rainha Anna da Áustria (francesa, 1643-1651), Cristina da Suécia (sueca), Madame Pompadour, conselheira secreta do Rei Luís XV; Catarina II (russa), Rainha Vitória (britânica, 1837-1901), Primeira-ministra Indira Gandhi (indiana, 1966-1984, foi assassinada), Primeira-ministra Golda Meir (israelense, 1969-1974), Presidente Isabel de Perón (argentina, 1974-1977), Primeira-ministra Margatet Thatcher, “A Dama de Ferro” (britânica, 1979-1990); Primeira-ministra Benazir Bhutto (paquistanesa, 1988-1999, foi assassinada), ex-presidente Michelle Bachelet (chilena, 2006-2010, 2014-2018), ex-Presidente Cristina Kirchner (argentina, 2007-2015), escritora, Ativista Betty Friedan (estadunidense, autora do “best seller” A Mística Feminina, 1963), filósofa Angela Davis (estadunidense), Princesa Lady Diana (britânica), cientista e atriz Hedy Lamarr, “A Mãe da Telefonia Celular” (austríaca, radicada estadunidense), atriz Marilyn Monroe (estadunidense), cantora Whitney Houston, Matemática Katherine Johnson (estadunidense), biocientista Katalin Karikó, “A Mãe da Vacina de mRNA” (húngara), biocientista Sarah Gilbert (inglesa), escritora Virginia Woolf (britânica), filósofa Hannah Arendt (alemã de origem judaica), cantora Lady Gaga, cantora Diana Ross, cantora Mariah Carey (estadunidenses), cantora Édith Piaf (francesa), Primeira-ministra Jacinda Ardern (neozelandesa), ex-Primeira-ministra Angela Merkel (alemã, 2005-2021), Christine Lagarde (francesa), a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (belga), Vice-Presidente Kamala Harris (estadunidense), deputada Nancy Pelosi (estadunidense) Rainha Elizabeth II etc.

O Feminismo, enquanto movimento e ideologia, sociais, políticos, culturais e históricos, tem como, dentre tantas outras, as quatro mais importantes, pioneiras e notórias protagonistas:

CHRISTINE DE PISAN, escritora francesa do século XIV, na obra “A Cidade das Mulheres”;

MARY WOLLSTONECRAFT, nas obras da escritora inglesa do século XVIII; e

SIMONE DE BEAUVOIR e BETTY FRIEDAN, em meados do século XX, com duas obras principais, “O Segundo Sexo” (1949) e “A Mística Feminina” (1963), respectivamente, de autorias de tais renomadas, consagradas e especializadas escritoras, cientistas e ativistas do Feminismo planetário.

Para rematar este sóbrio texto:

Parabéns! Mulheres, vivas ou extintas, de todos os biotipos, gêneros, de todas as cores, raças, crenças religiosas, orientações sexuais, convicções políticas e ideológicas, por serdes ou terdes sido nossa razão de ser!

Viva! a dignidade humana!

Salve! todas as Mulheres do Mundo, indistintamente!

Abaixo! o feminicídio!

Fora! todas as formas de violência contra as Mulheres!

(Por Clarkson Ramos Moura)
 
 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir. Mas nós conseguiremos, jovens amigos, não é verdade?” Rosa Luxemburgo. Homenagem do Blog ao Dia Internacional da Mulher.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado por sua presença e por organizar e promover esse evento. Evento, disse o Papa que destaca particularmente o testemunho de santidade de dez mulheres. Gostaria de nomeá-las: Josephine Bakhita, Magdeleine de Jesus, Elizabeth Ann Seton, Maria MacKillop, Laura Montoya, Kateri Tekakwitha, Teresa de Calcutá, Rafqa Pietra Choboq Ar-Rayès, Maria Beltrame Quattrocchi e Daphrose Mukasanga. Aqui toda matéria:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-03/papa-mulheres-artifices-humano-colaboradoras-criador.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais