Emília e Fábio e a parceria institucional

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O professor e Procurador da República aposentado Evaldo Campos botou a classe politica para refletir em profundidade. Em entrevista a uma emissora de rádio, a Luiz Carlos Focca, Evaldo disse que a prefeita Emília Correia reúne todas as condições intelectuais, administrativas, políticas e morais para realizar uma gestão primorosa, inovadora e revolucionária em Aracaju, abrindo caminho para o grande futuro da cidade.

Para isso bastaria apenas que ela se entendesse politicamente e trabalhasse institucionalmente com o governador Fábio Mitidieri. Os dois lideres – segundo ele – representariam a nova geração de políticos do estado, seriam gestores públicos de alto nível e Aracaju estaria a depender de grandes parcerias e de sólidos investimentos municipais, estaduais e federais em suas modernas e inovadores políticas públicas.

“Uma grande parceria politico-institucional entre esses dois estadistas, sem constrangimentos ou desprestígios para seus respectivos grupos políticos, colocaria Aracaju em primeiro plano de suas novas ações administrativas e políticas. As verbas públicas precisam ser criteriosamente aplicadas em benefício do real desenvolvimento sócio-econômico da cidade, das áreas de saúde, educação, cultura, transporte, turismo, meio-ambiente, tecnologia, infraestrutura urbana e da efetiva melhoria da qualidade de vida das crianças, dos jovens e adultos, enfim, de toda a nossa população” – pensa Evaldo.

Uma gestão pública desenvolvida com esse conceito e essa qualidade, certamente renderia excelentes resultados sociais para cidade e daria um grande exemplo político a todo o Brasil. Para o doutor Evaldo “políticos profissionais e carreiristas até poderiam ser desinstalados do poder, mas políticos altruístas e idealistas como Emília Correia, Fábio Mitidieri, Jeferson Andrade, Alessandro Vieira, Danielle Garcia. André Moura, Ricardo Marques, Ricardo Vasconcelos, entre tantos outros, avançariam firmes para o futuro, promoveriam juntos grandes mudanças políticas, muitos benefícios para a sociedade e entrariam com seus nomes para a história”- profetizou nas ondas sonoras do rádio o sempre inspirado e visionário professor Evaldo Fernandes Campos. ‎

 

Aberto ao diálogo Durante agenda em Santana do São Francisco ontem, 7, o governador Fábio Mitidieri reafirmou que está sempre aberto ao diálogo e vê as críticas como parte essencial do processo de gestão. “Aquele que se incomoda com a crítica não pode sorrir com o elogio. O gestor precisa da crítica para evoluir, desde que ela seja feita com respeito e de forma transparente”, afirmou. Ele também ressaltou a importância do contato direto com a população. “A rede social às vezes é muito cruel, mas na rua a resposta é sincera. É o carinho das pessoas que me dá força para seguir em frente todos os dia

Cessão de terreno da União Hoje, 08, a partir das 10h, será realizado o ato de assinatura da cessão do terreno da União para viabilizar o projeto “Prainha e Fibra”, no âmbito do programa “Periferia Viva”, do Novo PAC.  Participarão do ato representantes do Ministério das Cidades, Ministério da Gestão e Inovação, da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Prefeitura de Aracaju.

 

 

 

 

 

 

 

SMTT não respondeu sobre projeto apresentado a alguns moradores da região da Farolândia, próximo a ponte para instalar uma semáforo nas esquinas da Avenida Paulo Silva com a Av. Paulo Barreto/antiga Beira Mar, há poucos metros da ponte e do complexo viário que dará fluidez ao trânsito. Ou seja, de nada servirá a nova obra de mobilidade O texto publicado no último dia 29 de julho: Com a desculpa que está ouvindo os moradores da região a SMTT apresentou um projeto para um semáforo há poucos metros antes da ponte Poxim e do complexo que está sendo feito pelo governo para dar fluidez ao trânsito. Na Avenida Governador Paulo Silva com a Avenida Paulo Barreto/antiga Beira Mar, a via que fica ao lado do posto Petrox. Um engenheiro de trânsito ouvido pelo blog estranhou essa mudança que prejudicará totalmente a fluidez que o governo deseja com o complexo. Ele chegou a questionar se na verdade a ideia não é para privilegiar o condomínio dos “poderosos” existente na área e, que os donos, têm que fazer o retorno na rotula da Unit para irem ao centro. Será que é para privilegiar alguns poucos em detrimento da coletividade? O que o governo do Estado, através da Sedurbi acha? Para que servirá uma obra de grande porte com a SMTT criando um novo gargalho na avenida?

Alimentos distribuídos Quase 28 toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares de Indiaroba foram distribuídas a 16 instituições sociais de cinco municípios: Indiaroba, Lagarto, Tobias Barreto, Poço Verde e Simão Dias. Esta foi a maior entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Sergipe este ano. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), beneficiará cerca de 1.800 famílias em situação de vulnerabilidade social. A secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, destacou que este é um programa fundamental, que combate a insegurança alimentar, ao tempo que fortalece a agricultura familiar e promove cidadania.

 A convite da Unale, o deputado estadual Cristiano Cavalcante participa de conferência nos EUA O deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), a convite da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou, entre os dias 04 e 06 de agosto, da 50ª edição da Conferência da National Conference of State Legislatures (NCSL). O evento, que acontece em Boston, nos Estados Unidos, contou com a participação de parlamentares brasileiros de dez estados de todas as regiões do país. Entre os principais temas abordados durante os dias de debates, estava o impacto da política econômica do presidente Donald Trump nas eleições americanas e em todo o mundo.

​Relação Segundo Cristiano Cavalcante, a presença de uma delegação brasileira no debate foi importante para entender a relação entre os dois países, especialmente diante do cenário recente criado pelo modelo tarifário que atinge diretamente Sergipe. “Sabemos do impacto que a decisão tomada pelo presidente Donald Trump causou, principalmente no agronegócio brasileiro, gerando incerteza e risco a negócios e empregos. Aqui, não apenas levamos essa preocupação e a nossa visão sobre o cenário, mas também buscamos entender como essas decisões têm impactado a economia e a política nos EUA, dialogando com parlamentares americanos”, afirmou o deputado.

​Dados O “tarifaço” imposto pelos EUA tem um impacto significativo para Sergipe, que se destaca como um dos estados brasileiros mais afetados. Dados recentes indicam que 31,1% das exportações sergipanas no primeiro semestre de 2025 foram para os EUA, totalizando US$ 54,5 milhões. Embora os principais produtos exportados, como petróleo bruto e suco de laranja congelado, tenham sido excluídos da nova tarifa, outros setores essenciais para a economia local podem enfrentar perdas consideráveis. Dependendo de como as negociações evoluírem, o estado pode ter prejuízos que afetam seu Produto Interno Bruto (PIB), reforçando a necessidade de diversificação da pauta de exportações para mitigar futuros riscos.

​Troca de experiências Além disso, Cristiano destaca a importância de eventos como este para a troca de experiências em diversas áreas. “O modelo de atuação aqui é diferente, em alguns aspectos, do aplicado em países como o Brasil. Mesmo com essas diferenças, a dinâmica e as ações realizadas em setores como empreendedorismo, inovação e incentivo a novos modelos de negócios, por exemplo, podem ser aproveitados e aplicados em nosso estado”, avaliou o parlamentar.

Inclusão e cidadania Reforçando o direito e a inclusão de todos os grupos, o Governo de Sergipe realiza a IV Conferência Estadual LGBTQIAPN+ de Sergipe. O evento, em parceria com o Conselho Estadual LGBT, acontece na próxima terça-feira, 12. às 8h, no auditório do Ministério Público de Sergipe (MPSE). A programação contará com mesas temáticas, grupos de trabalho e a eleição de delegados que representarão Sergipe na etapa nacional, simbolizando um passo importante para consolidar políticas públicas que promovam a dignidade, o respeito e a inclusão.

*Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Depama) tem agora um forte parceiro no acolhimento de animais vítimas de crimes ambientais. É o Hospital Veterinário da UniPio, que conta com estrutura disponível 24 horas. O atendimento incluirá emergências, internações e tratamentos eletivos, contribuindo para a reabilitação dos bichos e a produção de provas técnicas em investigações. O diretor-técnico do hospital, Leilton Santos, destacou que a unidade está preparada para atender casos graves, sempre priorizando o bem-estar animal. A parceria também visa ampliar a capacidade de resposta da polícia aos crimes contra a fauna. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Dias Gomes um rebelde potiguar na Bahia Por Gilfrancisco: Há mais de trinta anos busco confirmar a naturalidade do poeta e romancista, Guilherme Freitas Dias Gomes, irmão do teatrólogo baiano Alfredo Dias Gomes (1922-1999), que se consagrou como autor teatral em 1960, quando O Pagador de Promessas foi à cena pela primeira vez. O filme de mesmo nome, com roteiro do próprio autor, dirigido por Anselmo Duarte, arrebatou a Palma de Ouro em Cannes, no ano de 1962. Conversei por várias vezes com o historiador Waldir Freitas Oliveira (1929-2021) e o também saudoso acadêmico, Renato Berbert de Castro (1924-1999), pois havia dúvidas, se Guilherme teria nascido no Piauí, Rio Grande do Norte ou Bahia. Depois de muitas consultas, localizei o Cartório na cidade de Natal (RN), mas não o livro de registro. Graças à intervenção e insistência da professora Maria Neide Sobral, da Universidade Federal de Sergipe-UFS, que se encontrava nesta cidade (Natal), realizando pesquisas para o seu doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi possível localizá-lo num depósito do Cartório, o livro, e dessa forma a expedição da certidão de nascimento do poeta. Todo artigo aqui: https://noticiacapital.com.br/guilherme-dias-gomes-um-rebelde-potiguar-na-bahia/

Por08

Conselho de Psicologia aciona MP e MPT para investigar Unidade TEA da Rede Hapvida em Aracaju A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região (CRP19) tem acompanhado de perto a situação na Unidade TEA Aracaju da rede Hapvida, após denúncias de compartilhamento inadequado de salas de atendimento. “As visitas iniciais, que começaram no final de abril de 2024, revelaram que psicólogas(os) estavam dividindo salas com outros profissionais da saúde, cada profissional atendendo seu paciente em um mesmo ambiente. Essa prática foi confirmada por relatos de pais de pacientes que procuraram a comissão durante a primeira inspeção”, explica Luciana Oliveira de Jesus, psicóloga analista técnica.

Profissionais sem autonomia  Além dos problemas estruturais, foi constatada a falta de autonomia das(os) profissionais na gestão de seus horários e agendamentos, limitando a qualidade do atendimento psicológico oferecido. Em resposta, a COF exigiu a suspensão imediata do compartilhamento de salas e a garantia da autonomia dos profissionais de Psicologia. Apesar das solicitações, visitas subsequentes demonstraram que as condições inadequadas persistiram.

Problemas persistem Em uma tentativa de resolver a situação, uma reunião foi realizada em 11 de junho de 2024 entre representantes do Hapvida e do CRP19, quando foi acordado um prazo de 30 dias para que a rede de saúde ajustasse suas práticas em todas as unidades que oferecem serviços de Psicologia. No entanto, mesmo após o término do prazo, as visitas de retorno revelaram que os problemas continuavam sem solução. Devido à gravidade das questões e seu impacto na qualidade dos serviços psicológicos prestados, o CRP19 decidiu recorrer ao Ministério Público do Estado de Sergipe e ao Ministério Público do Trabalho de Sergipe. A intenção é buscar explicações e medidas que assegurem o cumprimento das normas profissionais e a adequação dos serviços oferecidos pela Hapvida.

Problemas persistem II A última inspeção, realizada em 15 de maio de 2025, apontou que as situações problemáticas persistem, e o CRP19 permanece no aguardo de novos encaminhamentos das autoridades competentes. “O Conselho Regional de Psicologia monitora de perto as condições de atendimento para assegurar que as normas profissionais sejam cumpridas. Além da fiscalização, o CRP19 está trabalhando em diálogo constante, pressionando por mudanças efetivas. Acionamos o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho não apenas para resolver os problemas imediatos, mas também instaurar um padrão de qualidade sustentável para os serviços de Psicologia oferecidos pela rede Hapvida. As(os) profissionais da Psicologia e  usuários merecem respeito”, finaliza Adriano Barros, Conselheiro Presidente do CRP19.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

Comerciantes e frequentadores pedem que MPF tire correntes de estacionamento em espaço público  Relato recebido pelo blog de comerciantes e frequentadores da área: “Enquanto as ruas no entorno do Colégio Master ficam lotadas e carros disputando uma vaga na rua o MPF coloca correntes em vagas que, por lei já que estão rebaixadas no nível da rua, para evitar que carros estacionem. Estamos enviando fotos. O Código de trânsito é claro que as  vagas de estacionamento rebaixadas ao nível da rua, mesmo em frente a estabelecimentos comerciais, não podem ser reservadas exclusivamente para clientes. Essas vagas são consideradas áreas de uso público, e qualquer pessoa pode estacionar nelas, desde que respeite as leis de trânsito”. Com certeza, o MPF vai rever essa situação até porque uma das atribuições da instituição é atuar na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA NACIONAL DOS PAIS

2° DOMINGO DE AGOSTO

“Quando não se tem um bom pai, é preciso criar um.”
Friedrich Nietzsche

“Pai: uma sublime vocação humana que muitos supõem ter e poucos a têm.”
Clarkson Moura

— PERFIL DE PAI —

Clarkson Ramos Moura

PAI é uma ação contínua e, não apenas, uma simples palavra;
PAI é uma realidade existencial e, não apenas, um conceito etnolinguístico;
PAI é um atributo transcendental e, não apenas, um papel ético-social;
PAI é um truísmo absoluto e, não apenas, um ídolo sedutor;
PAI é uma vocação ontológica e, não apenas, uma eventualidade biológica;
PAI é uma usina de energia e, não apenas, uma oficina de dinamismo;
PAI é um fator complementar da reprodução sexuada e, não apenas, o convencional gênero masculino de mãe;
PAI é um semeador da vida e, não apenas, um mero reprodutor da espécie animal;
PAI é o germe sacrossanto da dignidade pessoal e, não apenas, a natural semente do rebento humano;
PAI é um coprotagonista do concreto cenário familiar e, não apenas, um coadjuvante ator do cotidiano doméstico;
PAI é o principal provedor do lar e, não apenas, um simples colaborador do orçamento doméstico;
PAI é o inato líder da Família e, não apenas, um defensor intrépido do ambiente familiar;
PAI é a imagem real e o espelho espiritual dos filhos e, não apenas, o referencial de casa;
PAI é um caldeirão de calor humano e, não apenas, um abrigo solidário de seus descendentes;
PAI é o que, de transcendente, torna-se inalcançável ao saber humano, e não apenas, tudo que foi dito.

CONCLUSÃO:
 
PAI é, pois, o mais sublime dos reis, o mais nobre dos escravos, o mais charmoso dos ídolos, o mais corajoso dos heróis, o mais livre dos reféns, o mais humano dos deuses.

PAI: UMA PRECIOSA DÁDIVA SOBRE-HUMANA!

PARABÉNS! PAIS: VIVOS E DESENCARNADOS, BIOLÓGICOS E AFETIVOS, POLIGENÉRICOS, LEGALMENTE FORMAIS E INFORMAIS, PRESENTES E AUSENTES, FÍSICA E ESPIRITUALMENTE JUNTOS, OU FISICAMENTE SEPARADOS E ESPIRITUALMENTE JUNTOS.
 
 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri,no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”, Cora Coralina contista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Um encontro muito cordial, muito fraterno, não formal. Não houve discursos preparados.” O patriarca de Veneza, Francesco Moraglia, relatou aos meios de comunicação do Vaticano a audiência concedida na quinta-feira, 7 de agosto, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico, por Leão XIV a um grupo de peregrinos, entre os quais estavam três detentos da Casa de Detenção de Santa Maria Maggiore, em Veneza, que chegaram ontem a Roma após partirem da etapa intermediária em Terni, de onde prosseguiram a pé por cinco dias até a capital. Os três presidiários, explica o bispo, mesmo sob regime de restrição, puderam usufruir da permissão do magistrado para viver uma experiência de grande valor em seu caminho de redenção e libertação. No encontro com o Papa, que ocorreu após a passagem pela Porta Santa da Basílica Vaticana, também estiveram presentes o capelão da prisão masculina, padre Massimo Cadamuro; o diretor da prisão, Enrico Farina; o vigário episcopal responsável pela ação caritativa, monsenhor Fabrizio Favaro; e o diretor da Cáritas veneziana, Franco Sensini.

Aqui:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-08/jubileu-tres-detentos-de-veneza-encontram-o-papa-07-08-25.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais