Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E hoje, 22, o senhor José Marcos de Andrade deve deixar a presidência da Fecomércio de Sergipe, com a publicação do acórdão do Tribunal Regional do Trabalho – TRTSE. Depois de uma eleição eivada de fragrantes de atos ilícitos e, recursos e mais recursos para se manter no poder, só restou a ele deixar o cargo com esta última decisão.
Na última sexta-feira, 18, outra decisão judicial deixou claro o bloqueio das contas da Fecomércio/SE que só podem ser movimentadas pelo presidente do Conselho de Representantes Eleitos (composto por 12 sindicatos), conselho este – conforme a decisão judicial – que deve eleger o presidente interino entre seus membros no prazo de 10 dias a contar da publicação do acórdão. Caso o Conselho não eleja o seu presidente num prazo indicado (10 dias), ficou determinado pela justiça que a presidência será exercida pelo membro do próprio conselho que for o mais velho em idade, que é o conselheiro Walker Carvalho.
Tão logo eleito pelos membros, o Presidente do Conselho de Representantes terá a incumbência de organizar o processo eleitoral no prazo de 15 dias para a presidência da Federação, observado o regulamento eleitoral da entidade em todos os seus termos e prazos, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil. O Ministério Público atuará como supervisor do processo eleitoral e a ele deve ser dada vista imediata de todos os atos praticados no referido processo.
O importante agora é que a Fecomércio/SE volte à normalidade e que seus membros com diálogo e dentro da lei elejam uma nova diretoria que promova atos e ações em prol do coletivo.
O que se viu nos últimos meses na Fecomércio/SE são atos individuais num narcisismo que foi exacerbado para toda sociedade sergipana como nunca visto.
Que seja construída uma chapa com diálogo e com todos aqueles que realmente desejam o fortalecimento do sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Sergipe.
Governo monitora crise na Adepol Auxiliares do governador Fábio Mitidieri acompanham de perto os bastidores da disputa pelo comando da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Sergipe – Adepol, demonstrando preocupação com o envolvimento direto da deputada federal Katarina Feitoza na eleição do novo Conselho Diretor, prevista para o mês de dezembro.
Governo monitora crise na Adepol II Aliada de primeira hora do governador, Katarina, já na condição de deputada federal eleita, desempenhou um importante papel no segundo turno da sucessão estadual de 2022, aproximando o então candidato Fábio Mitidieri das lideranças policiais e avalizando os compromissos de campanha assumidos com as entidades, entre eles o pagamento do adicional de periculosidade e a aprovação do projeto de reestruturação das carreiras da Polícia Civil.
Governo monitora crise na Adepol III Fontes confiáveis asseguraram ao Blog que a atuação de Katarina gerou um desconforto para o governo, que nunca fechou o canal de negociação com a atual diretoria, mas, ao contrário, garantiu que até o final do mandato honrará todos os compromissos assumidos com a Adepol na campanha eleitoral de 2022.
Municípios nordestinos farão paralisação conjunta dia 30 de agosto contra crise financeira Deu no site da UBM: Com o intuito de chamar a atenção para as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios com oscilação no repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e previsão de queda para o mês de agosto, as prefeituras da Bahia vão acompanhar o movimento municipalista de outros cinco estados do Nordeste para promover uma grande paralisação no próximo dia 30 de agosto. Serão suspensas as atividades administrativas em forma de protesto e sensibilização, sendo mantidos serviços essenciais, como saúde e limpeza urbana.
Articulação A iniciativa é articulada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e as entidades municipalistas do Nordeste para alertar o Governo Federal, Congresso Nacional e a população para a situação financeira das prefeituras, sobretudo na Bahia onde cerca de 80% dos municípios são de pequeno porte, não possuem receita própria e dependem das transferências constitucionais da União.
Situação insustentável Para a UPB, a estagnação do repasse do FPM diante do aumento de despesas, inflação, folha de pessoal e previdência, somada a desoneração do ICMS dos combustíveis, torna a situação insustentável, levando ao colapso financeiro. Para este mês de agosto, a previsão de fechar com o recurso 15% menor que no mesmo período do ano passado preocupa os gestores e levam ao protesto.
Da série Aracaju abandonada A foto acima é de um buraco, ou melhor uma cratera que vem cortando e furando pneus de veículos na rotatória onde fica localizado o TCE/SE e, pasmem, na entrada das ambulâncias do SAMU. Vai fazer aniversário e os servidores que trabalham na área preparam um bolo para a competência do prefeito Edvaldo Nogueira, aquele que disse que vai indicar um candidato a prefeito. Não, caro leitor, não é piada…
André Moura apoia pré-candidatura de Nitinho à PMA Com a presença do presidente do União Brasil, ex-deputado Federal André Moura, o grupo dos 15 vereadores de Aracaju se reuniu, na manhã de hoje, para um café da manhã, onde fechou questão entorno da pré-candidatura do vereador Nitinho Vitale à Prefeitura de Aracaju em 2024.Nitinho tem 6 mandatos de vereador e presidiu a Câmara Municipal de Aracaju entre os anos de 2017 a 2022.
Primeiro Emprego Durante apresentação do Programa Primeiro Emprego, que alia bolsa, estágio e capacitação para egressos do ensino médio, técnico e superior, o governador Fábio Mitidieri pontuou que Sergipe foi o quarto estado que mais reduziu taxa de desemprego no País e afirmou que tem missão com a juventude: “A juventude tem pressa e nós também! Quero ser instrumento de transformação social. O dado apresentado mostra que 80% da população vive com um salário mínimo dói na gente e isso precisa mudar. Precisamos de emprego qualificado e só se consegue com educação”, disse.
Primeiro Emprego II Apresentado nesta segunda, dia 21, o Projeto de Lei instituindo o Primeiro Emprego foi encaminhado para a Assembleia Legislativa e deve ser apreciado na quarta, 23. Por meio dele, cerca de 5 mil jovens serão beneficiados com bolsa, capacitação e estágio em empresas. Após o período de 6 meses, 30% dos jovens deverão ser contratados. Os recursos do Programa são provenientes de emendas parlamentares destinadas durante os mandatos do senador Laércio Oliveira e do atual governador Fábio Mitidieri, enquanto deputado federal.
Primeiro Emprego III A qualificação acontecerá de forma teórica e prática, variando a partir do alinhamento com as demandas do mercado de trabalho. Ao fim da jornada de qualificação profissional (460h), torna-se obrigatória a contratação de 30% dos jovens com carteira assinada pela empresa. Por cumprir um papel social e estratégico, o acesso ao programa Primeiro Emprego não exclui o cidadão de receber outros possíveis benefícios, sejam eles a nível estadual ou federal. Ou seja, não há ônus relativo à perda de ganhos financeiros quanto à sua participação em outros programas. “Eu tenho pressa de mudar meu estado”, finalizou o governador.
Sucessão em Aracaju O governador Fábio Mitidieri voltou a comentar a sucessão em Aracaju. Questionado sobre o apoio de Edvaldo Nogueira, Fábio reafirmou a parceria. “A sucessão passa por Edvaldo Nogueira”, disse.
Selo UNICEF destaca município de Macambira por ultrapassar meta estipulada O UNICEF reconheceu o esforço do município de Macambira na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes, por meio da implementação da Busca Ativa Escolar, um dos resultados sistêmicos de educação no Selo UNICEF 2021-2024. Nesta primeira medição, o município ultrapassou a meta estipulada, ampliando o acesso à escola e enfrentando a exclusão escolar.
Esforços da equipe O prefeito Carivaldo também aproveita a oportunidade para parabenizar a toda equipe da Busca Ativa Escolar de Macambira. “Quero agradecer o esforço de todos os envolvidos, e dizer que não vamos parar até garantir que todas as meninas e meninos estejam protegidos e na escola”.
Repercussão positiva do novo número da revista Somese E após o lançamento da edição impressa da revista Somese, edição 162, o blog disponibiliza para os leitores a versão digital que é enviada para todas as sociedades médicas do país e entidades da área. Nesta edição, a revista apresenta na capa o médico Henrique Batista e Silva, recém-eleito como correspondente nacional da Academia Nacional de Medicina – ANM. A revista é editada pela Remacre Comunicação e já se tornou uma referência no segmento médico em todo o país. Aqui:Revista Somese – 162 (web)
Agosto Dourado: Dra. Paula Saab traz reflexão sobre as mulheres que não conseguem amamentar O Agosto Dourado é uma campanha que incentiva o aleitamento materno, uma forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias, alergias, entre outras doenças. A Organização Mundial da Saúde orienta que seja exclusivo até o sexto mês de vida.
Conscientização Porém, Dra. Paula Saab, Médica Mastologista, integrante da Comissão de Políticas Públicas e de Imagem, da Sociedade Brasileira de Mastologia, traz uma reflexão importante para a campanha. “Nenhuma mãe é menos mãe porque não conseguiu amamentar um filho (a), é importante conscientizarmos sobre o aleitamento, mas não podemos esquecer das mulheres que não conseguem realizar essa ação”, explica.
Rede de apoio Segundo a mastologista, muitas mulheres chegam ao seu consultório se sentindo tristes e culpadas. “Inúmeras mulheres não vão conseguir completar o sexto mês, muitas delas não vão conseguir prosseguir com a amamentação exclusiva, por inúmeros motivos inerentes a própria mulher, ao trabalho, condição social, pega do bebê, entre outros fatores, e isso precisa ser naturalizado, portanto sugiro, para as famílias que essa mulher que está com esse tipo de dificuldade, tenha uma rede de apoio, para que ela não possa desencadear problemas na saúde mental, por exemplo”, destaca.
Alternativas Vale ressaltar que há outras alternativas. “Mulheres que não conseguem amamentar, também têm outras opções saudáveis para os seus bebês, por isso o acompanhamento médico nos pós-parto é essencial para que elas sejam devidamente orientadas“, finaliza.
Diretor técnico e comercial da Sergas realiza palestra no Sergipe Oil & Gas Ainda repercute no segmento de negócios de Sergipe a palestra realizada pelo diretor técnico da Sergas, Álvaro Moraes no evento Sergipe Oil & Gas 2023, realizado no Vidam Hotel. Explanando sobre Conexão do terminal GNL e perspectivas de novos negócios para interiorização do gás no estado, Álvaro Moraes, apresentou detalhes da Sergas num evento que contou com uma extensa programação, contando com palestras ligadas à múltipla oferta que o estado disponibilizará no setor de petróleo e gás, e a infraestrutura local para transporte e distribuição do energético.
Gasoduto Focando sobre a Distribuição do gás, o painel com o tema “Conexão do terminal GNL e perspectivas de novos negócios para interiorização do Gás no Estado”, foi apresentado por Ovídio Quintana diretor comercial e regulatório da Transportadora Associada de Gás S/A (TAG), que ressaltou a construção do gasoduto de interligação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Eneva à malha da TAG. Em seguida Álvaro Moraes, diretor técnico da Sergas falou sobre as perspectivas de novos negócios e sobre a interiorização do Gás no Estado.
Missão “Sergipe terá oferta de gás onshore e offshore, e temos como missão deixar um volume aqui em Sergipe para desenvolver o estado. Hoje, temos uma abertura do mercado de produção de petróleo e gás, para além da Petrobras. Acreditamos que esse maior número de ofertas trará maior competitividade ao mercado. Estudos estão sendo realizados para analisar a viabilidade de uma interiorização do gás cada vez maior”, afirmou Álvaro.
Importância Para o diretor presidente da Sergas José Matos é de grande importância a realização de um evento como o Sergipe Oil & Gás aqui no nosso estado. “Estão aqui os principais players do mercado que podem contribuir para o desenvolvimento do estado no que tange Oil & Gás. Achegada de investidores, sensibilizados com a certeza da concretização do projeto de exploração do petróleo e do gás em águas profundas na costa sergipana, faz com que cada vez mais a Sergas se coloque como um grande vetor desenvolvimentista para todo o estado de Sergipe” pontuou.
Preocupação do governador Matos ressaltou ainda que Sergipe tem no seu governador Fábio Mitidieri um estadista extremamente preocupado com o futuro do estado e de seu povo. ” O governador tem demonstrado grande desenvoltura na condução da captação de projetos de desenvolvimento. O programa de incentivo para que novas empresas possam se instalar em território sergipano, é um exemplo, sempre que o governador se reúne com empresários, leva informações necessárias sobre as potencialidades e os promissores cenários futuros de Sergipe”, completou Matos.
Realidade Ao falar sobre a realização donSergipe Oil & Gas e sobre o cenário do óleo egás em Sergipe, o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, lembra que no ano passado, muita coisa estava em perspectiva e, neste ano, muitos pontos já viraram realidade. “Os agentes percebem que o cenário que se desenhava vem se confirmando, consolidando o papel que Sergipe exercerá: ser um Hub de Gás na região Nordeste. Quero agradecer aos organizadores que proporcionaram esse belo evento, aos patrocinadores e aos participantes. O evento vem crescendo e ganhando nova dimensão, colocando Sergipe como uma agenda permanente para o setor de óleo e gás”, concluiu. A 2ª edição do evento foi promovida pelas empresas BrainMarket Inteligência de Mercado e Eolus, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Jeane da Farmácia (PL) destaca modelo de gestão humanizada implementada em Aparecida O reconhecimento ao modelo de gestão humanizada adotada pela prefeita Jeane da Farmácia (PL) tem sido aprovada pelos aparecidense e destaque em avaliações feitas por institutos de pesquisa. No último levantamento realizado pelo Instituto França de Pesquisa (IFP), por exemplo, a avaliação positiva superou os 70% de avaliação entre bom e ótimo. Graças ao trabalho planejado, intersetorial e focado nas pessoas, a administração municipal tem projetado a cidade de Aparecida para o estado como uma cidade promissora e me franco desenvolvendo.
Ações Para a prefeita Jeane, as ações humanizadas implantadas em sua gestão partem de um planejamento estratégico que busca aproximar o poder público da população. “Temos um olhar diferenciado para as áreas mais procuradas pela população como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, transporte saneamento e cultura e agricultura. Cobro dos secretários eficácia, eficiência e respeito à população”, enfatiza a gestora.
Desafios Jeane esclarece os desafios de administrar para uma população de pouco menos de 10 mil habitantes com os mesmos recursos de municípios menores e menos populosos. “Nossa principal receita que é o FPM é de 0.6, o menor, e isto dificulta a gente ampliar nossos investimentos mas ainda assim estamos trabalhando de forma igual para todos os aparecidenses”, pondera. “Meu amor por Aparecida e minha Fé em Nossa Senhora são os combustíveis que me mantém vinculada permanentemente no cotidiano do município. Tenho trabalhado muito para construir o alicerce necessário para fazer uma cidade ainda mais acolhedora, assegurando justiça social e desenvolvimento econômico”, finaliza Jeane.
1º Encontro de Bem-Estar para aposentados e pensionistas da rede estadual acontece dia 30 de setembro Os aposentados e pensionistas da rede estadual terão uma manhã de lazer no sábado, 30 de setembro. É o 1º Encontro de Bem-Estar. Realizado pelo SergipePrevidência, Ipesaúde, Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e Banese Corretora, com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), o evento irá acontecer na Orla de Atalaia, próximo à área do Projeto Tamar. Os primeiros 300 inscritos receberão um kit promocional temático do Encontro, para ser utilizado durante o evento.
Formulário digital As inscrições podem ser feitas por formulário digital (clique aqui) e na sede do SergipePrevidência, situada na Praça General Valadão, 32, Centro – Palácio Serigy. O comprovante de inscrição será enviado para o endereço de e-mail do aposentado(a) e/ou pensionista inscritos, o mesmo e-mail informado no preenchimento do formulário.
Comprovante O(a) aposentado(a) e/ou pensionista inscritos(as) somente receberão o kit promocional com a apresentação do comprovante de inscrição à equipe organizadora, em data a ser divulgada em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sergipeprevidencia.se.gov.br , pelo telefone (79) 3198-0800 (ligação normal e mensagem de whatsapp) e pelo e-mail melhoridade@sergipeprevidencia.se.gov.br.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
Médico Hesmoney reeleito para a Sociedade Médica de Sergipe – Somese. Uma homenagem da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/SE.
PELO TWITTER
CONSIDERAÇÃO
Antes de sairmos de casa, ao menos vez por outra devíamos consultar os nossos sapatos para saber aonde eles querem ir.
Uma semana sem jóias e Rolex. Com suor, trabalho e honestidade.
www.twitter.com/brenogaribalde
Mobilidade é um problema gravíssimo no Brasil inteiro, mas a forma de pensar as cidades precisa mudar se quisermos avançar. Com distâncias cada vez maiores, calçadas ruins, transporte público defasado e pouca estrutura para ciclistas, vai ser bem difícil melhorarmos. #entrevista
Mobilidade impacta até na desigualdade social! Como uma mãe que trabalha no centro e mora na Zona de Expansão, por ex, vai ter condições de dar assistência ao seu filho? Como ela vai saber o que ele tá fazendo, se fez os deveres, se tá bem… a lógica de cidade precisa mudar!
Dentro da mobilidade, a mais importante na minha visão é a mobilidade a pé. Todo mundo é pedestre, então a gente precisa ter calçadas acessíveis!
Após ação do MPF, Justiça Federal em Sergipe vai realizar audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Aracaju. Debate será na sexta-feira (25), às 9h, e não substitui a consulta prévia a populações tradicionais exigida pela Convenção 169 da OIT.
Após ação do MPF, Justiça Federal em Sergipe vai realizar audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Aracaju
— MPF em Sergipe (@MPF_SE) August 21, 2023
Debate será na sexta-feira (25), às 9h, e não substitui a consulta prévia a populações tradicionais exigida pela Convenção 169 da OIThttps://t.co/0PytUzgjKP
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Palavras são pistolas carregadas.” Jean-Paul Sartre.
Estou escrevendo uma segunda parte da Laudato si’ para atualizar as questões: foi o que disse o Papa Francisco ao receber em audiência na manhã deste segunda-feira, 21 de agosto, no Vaticano, uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa signatários do Apelo de Viena, que pede aos Estados membros do Conselho que se comprometam com o Estado de direito e a independência da justiça.
Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-08/papa-delegacao-advogados-conselho-europa-apelo-viena-laudato-si.html