Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Hoje, 8, faz 10 dias que o resultado do 2º turno referendou a vitória do ex-presidente Lula. De lá para cá uma pequena parcela do eleitorado, da extrema-direita, resolveu contestar resultado pedindo intervenção, ou seja golpe militar e indo de encontro a Constituição e a democracia.
Como bem escreveu o juiz de direito soteropolitano no twitter, Guilherme Weber: Frase da semana: “aceite que dói menos”.
Essa turma de gatos pingados da extrema-direita que ainda estão em frentes de alguns quartéis do exército deveriam procurar o que fazer.
Aliás, como bem escreveu o jornalista e escritor Fred Navarro, também no twitter, deve ter algum fetichismo nestes manifestantes: “Quem pede intervenção militar não tem essa coragem toda. Se tivesse, saía do armário e confessava: ai, como são charmosos esses machos fardados e suas armas poderosas!”
Estes pusilânimes da extrema-direita não sabem diferenciar sistemas de governo e só estão preocupados com seus interesses individuais e empresariais.
Falam a palavra democracia da boca para fora e pedem tolerância quando eles estão usando a democracia para pedir um golpe militar. A incoerência dos adoradores de outro fetiche: “o pau de arara.”
Não é liberdade de expressão. É golpe e irresponsabilidade! Muitos deveriam passar um tempo atrás das grades para entender o que é democracia de verdade. Principalmente seus financiadores.
Ainda bem que outra parte do eleitorado, da direita sadia, como existe em todos países, aceitou e referendou a eleição. Foi um tapa na cara dos poucos FDP que insistem em pedir golpe em frente aos quartéis.
São dez dias que estes pusilânimes estão em frente aos quartéis “babando” as fardas do exército brasileiro. Freud deve ter explicação para estes marmanjos que adoram uma farda e um pau de arara…
Uchoa, reitor da UNIT: passará para a história não como um educador, mas um extremista de direita que foi para as ruas defender um golpe militar num ato antidemocrático Vergonhoso e melancólico. Com ele alguns “professores” com “interesses” nada patrióticos … O blog publica hoje um artigo que assina embaixo do jornalista Rian Santos publicado no Jornal do Dia.
PDT Sergipe salvo pela liderança de “Garibas” O PDT Sergipe quase desaparece nas últimas eleições. Graças ao deputado estadual Garibalde Mendonça, o partido em Sergipe não foi a óbito. Mas o que chamou a atenção foi como o prefeito de Aracaju e presidente da sigla em Sergipe, Edvaldo Nogueira, não conseguiu eleger nenhum dos seus candidatos apadrinhados. E a vitória de José Sobral, como vice-governador, não pode ser contabilizada como do prefeito.
Sem federal Vale lembrar que presidente do PDT em Sergipe, Edvaldo, utilizou de toda força como prefeito de Aracaju para eleger o fiel escudeiro, Luiz Roberto, que como prêmio de consolação retornou a Emsurb. Edvaldo mostrou mais uma vez que não consegue formar um grupo, por conta da fraca articulação política sem estratégia.
Pulga atrás da orelha Entre as lideranças e aliados do grupo governista a avaliação é que Edvaldo, por não ter sido escolhido como cabeça de chapa pelo governador, ficou ressentido, não indicou a esposa Danusa como vice, passando para todos do grupo que naquele momento não acreditava no projeto de continuidade do agrupamento encabeçado até 31 de dezembro pelo atual governado Belivaldo Chagas.
Tá feio Por tudo isso, tem servido de chacota nos bastidores das rodas políticas, as publicações feitas por Edvaldo ao tentar se colocar como o político hábil, que deu a vitória ao governador eleito Fábio Mitidieri. Edvaldo, menospreza protagonismo de Fábio, ao unir o grupo, e em Aracaju conseguir o apoio dos 19 vereadores, que trabalharam com afinco na capital pela votação surpreendente. E ainda tenta como num último suspiro se agarrar a Fábio Mitidieri, colocando em sua conta a virada na capital. Será Edvaldo, acha que é rei em terra de cego?
Aguardando O blog continua aguardando as respostas do questionário enviado ao arcebispo de Aracaju, d. João Costa. Ontem, 07, completaram-se 39 semanas de espera. Algum membro da cúpula do arcebispo pode se pronunciar? Será que o atual ecônomo, o vigário-geral ou o ministro da propaganda podem se pronunciar? Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/
Aviso aos desavisados O blog avisa aos donos de construtoras interessados em comprar o que ainda resta do patrimônio da arquidiocese de Aracaju, principalmente um terreno localizado no bairro Industrial, que tenham bastante cuidado e cautela. Caso seja confirmada a suspeita de que o arcebispo d. João Costa está doente, afetando inclusive a sua faculdade mental, a venda pode ser judicialmente contestada e anulada. Esse aviso se estende também a quem já comprou algum imóvel. Arrepare, Osmário, caldo de galinha e prudência não faz mal a ninguém.
Patrimônio destruído O patrimônio da arquidiocese de Aracaju foi praticamente colocado a à venda desde 2017, quando d. João Costa passou a exercer o ofício de arcebispo de Aracaju. Pelo andar da carruagem, parece que além do arcebispo, as pessoas que fazem parte da cúpula do arcebispo também serão responsabilizadas pela destruição do patrimônio do bispado. Quem faz parte do conselho econômico da arquidiocese? Conselheiros, preparem-se, pois a responsabilidade cairá sobre vocês. Misericórdia, será um verdadeiro apocalipse!
Lagarto: Manifestantes cobram abertura do mercado do povoado Jenipapo Deu no site “O Bolo é Grande”: No domingo, 6, manifestantes realizaram um ato nas ruas e na feira do povoado Jenipapo, para cobrar a abertura do Mercado da região, fechado por falta de ações concretas da gestão da prefeita Hilda Ribeiro, que mantém o mercado fechado há anos.
Prejuízo para todos Continua a matéria: Com muita indignação, pais e mães de família levantaram cartazes com dizeres: “Mercado fechado é prejuízo para todos”, outro cartaz trazia: “O povo está cansado de ser humilhado”, numa clara crítica ao descaso do poder público municipal de Lagarto.Na semana passada, em entrevista ao programa Sergipe em Destaque, 102.7 FM, Cleverton Paixão, representante da comissão organizadora do protesto, conversou com o radialista Aclécio Prata, sobre o problema. Toda matéria aqui com os vídeos da manifestação: https://www.oboloegrande.com.br/manifestantes-cobram-abertura-do-mercado-do-povoado-jenipapo/
Pré-Caju na orla: comunidade respeitada E o titular deste espaço estava viajando e procurou saber de alguns amigos moradores dos bairros Atalaia e Coroa do Meio sobre o Pré-Caju. Até mesmo os mais conhecidos como “Seu Lunga” ícones do mau humor disseram que foi respeitado o acordado e a festa não passou do limite do horário. Que o acordo siga de exemplos para os futuros shows na orla, que sejam iniciados mais cedo e não ultrapassem a meia noite.
Projeto Tamar Um professor e biólogo enviou um questionamento ao blog se tem alguma avaliação ou depoimento dos responsáveis pelo Projeto Tamar que ficou bem próximo onde foram instalados os camarotes e os shows de palco, acerca de eventuais danos ou traumas que os elevados decibéis a que teve exposta a vida marinha ali residente possam ter sofrido. O blog vai procurar mais detalhes.
Socorro: Restaurante Popular Frei Miguel promove ação visando a saúde dos frequentadores O Restaurante Popular Frei Miguel, localizado no Conjunto João Alves, está oferecendo aos frequentadores orientações de cuidados com foco na prevenção da hipertensão. Com a colaboração dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tancredo Neves, toda sexta-feira, a partir do dia 4 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está disponibilizando aferição de pressão arterial no local.
Dignidade Além das refeições saudáveis a baixo custo, o Restaurante Popular busca proporcionar mais dignidade aos indivíduos e famílias que vivem em vulnerabilidade no município de Socorro, por serem os mais afetados socioeconomicamente, além de garantir a segurança alimentar dos usuários. “O serviço social intervém de forma efetiva nas demandas, realizando o acolhimento, orientando e fazendo a articulação com a rede através de encaminhamentos”, destaca a coordenadora do Restaurante Popular, Lucélia Maia.
Refeição completa Para o frequentador do Restaurante, o aposentado Antônio Alves, a oferta de comida com um baixo custo financeiro possibilita uma refeição completa todos os dias e com a aferição de pressão ainda vai ser possível cuidar da saúde. “Sinto que existe carinho e respeito da Prefeitura com a gente, a comida é boa, as pessoas são simpáticas e aqui é muito barato. E agora podendo verificar minha pressão eu fico mais satisfeito ainda”, declarou.
500 refeições por dia O Restaurante Popular busca ampliar a oferta de refeições a trabalhadores urbanos, desempregados, pessoas em situação de rua e população de baixa renda, garantindo o direito humano à alimentação adequada. São servidas cerca de 500 refeições por dia.
Laércio comemora a regulamentação do condutor de ambulância A Câmara dos Deputados rejeitou emenda do Senado e concluiu a votação da proposta que regulamenta a profissão de condutor de ambulância (PL 3553/15). Essa foi uma demanda encaminhada pelo deputado federal Laércio Oliveira em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no dia 14 de julho. O texto segue para sanção presidencial.
Papel importante Laércio Oliveira havia recebido dias antes o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância (Sindconam-SE), Robério Lopes, o diretor, Adilson Capote, entre outros representantes, para tratar sobre o PL. “É uma categoria que exerce um papel importantíssimo na área da saúde. O motorista de ambulância tem de ter formação e maturidade. Não estão transportando coisas, estão transportando vidas”, disse o senador eleito.
Regras Segundo as regras aprovadas, o condutor de ambulância deve ser maior de 21 anos; ter concluído o ensino médio; ser portador de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D ou E; e receber treinamento especializado. O condutor de ambulância deve acompanhar os atendimentos, indistintamente da equipe de saúde. A emenda do Senado estendia a regulamentação para outros profissionais que exercessem a condução da ambulância de forma constante, ainda que acumulassem outra função na equipe de saúde.
Lacuna O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) considera que, sem o projeto, havia uma lacuna na legislação. “Os motoristas são fundamentais na emergência e além, dando muitas vezes apoio psicológico às famílias dos pacientes. Não é qualquer pessoa que pode ser motorista de ambulância.” A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) afirmou que a proposta equipara os motoristas de ambulância a outros profissionais da área de saúde. “Ele conduz a vida dos pacientes e dos profissionais que estão na ambulância”, elogiou.
CONIVALES avalia participação no 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde O Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) recebeu prefeitos e prefeitas e secretários e secretárias municipais de saúde de municípios sergipanos e gestores de demais regiões no estande exposto no 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado entre os últimos dias 3 e 5, no Centro de Convenções AM MALLS, em Aracaju. Durante a participação no evento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (CONEMS/SE), o CONIVALES recebeu os visitantes com a entrega de materiais institucionais, além do concedimento de relatórios de compras entregues aos municípios que já integram o consórcio.
Particularidades Para a secretária de Saúde de Itabaianinha/SE, Ingrid Alícia, a visita ao estande do CONIVALES instigou a curiosidade e o interesse de conhecer com mais particularidade sobre o funcionamento do consórcio. “Sei da realidade de alguns colegas meus, que tem o consórcio em seu município, mas eu ainda não conhecia com profundidade. A gente vive hoje dentro da política pública do sistema de saúde, uma dificuldade tremenda, quando a gente fala de demanda e oferta, e também quando fala da oferta de serviços especializados da classe médica. Então estou ansiosa e tenho muita expectativa que Itabaianinha também possa avançar nesse sentido”, declarou a secretária.
Satisfação dos serviços prestados Já o secretário de Saúde de Neópolis/SE, Manoel Batista, que tem o município conveniado ao CONIVALES, elogiou a iniciativa do consórcio e afirmou a satisfação dos serviços prestados. “A gente já faz parte do consórcio, e a gente já tem essa parceria, que até agora, graças a Deus, está fluindo muito bem, inclusive, recentemente, a gente recebeu a Carreta de Amor, da parceria entre o CONIVALES e o Hospital de Amor, graças a Deus um sucesso”, declarou o secretário.
Participação positiva A Carreta de Amor realizou em média, 300 atendimentos entre exames de mamografia e citológico, durante duas semanas no município de Neópolis. O presidente do CONIVALES, Franklin Freire, ressaltou mais este serviço prestado pelo consórcio e considerou positiva a participação do CONIVALES no congresso. “O nosso superintendente, Marcos Barroso, esteve presente todos os dias durante a exposição do estande, esclarecendo informações institucionais, juntamente com colaboradores do consórcio, e graças a essa iniciativa tivemos contato com municípios que ainda não integram o consórcio, como também nos reaproximamos dos municípios consorciados e conveniados, e inspiramos municípios de outros estados”, destacou Franklin.
II Feira do Livro de Itabaiana é encerrada com sucesso Satisfação é a palavra que resume os três dias da 2ª edição da Feira de Livros de Itabaiana, evento que aconteceu neste final de semana dentro do Shopping Peixoto, na cidade serrana. Neste período, foram reunidos nos corredores do centro de compras expositores, escritores, artistas, cordelistas, músicos, poetas, artistas plásticos, comerciantes, estudantes e o público amante da rica cultura sergipana.
Conhecimento e informação Aproximadamente dois mil estudantes, de mais de 30 escolas públicas sergipanas, compareceram a Feira de Livros em busca de conhecimento e informação. Os alunos vieram de unidades de ensino de Itabaiana, Santa Rosa do Ermírio, São Miguel do Aleixo, Areia Branca, Monte alegre, Amparo do São Francisco, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão. O Colégio Magnus, da cidade de Itabaiana, realizou apresentações teatrais nos dias do evento.
Programação A Feira de Livros de Itabaiana também contou com contacão de histórias, danças, apresentações teatrais, palestras de autores, declamação de poemas e oficinas de pintura, arte, artesanato, mangá e mandalas. O evento também contou com a participação de livrarias.
Sucesso O escritor e um dos organizadores da Feira do Livro de Itabaiana, Antônio Saracura, comemorou o sucesso do evento que tem como objetivo, deixar acesa a chama da Bienal do Livro. “Lancei um novo livro: O Menino Amarelo, que entre vendas e doações, o amarelo empapuçado alcançou 140 unidades”, disse Saracura. O poeta e cordelista Zezé de Boquim mostrou todo seu entusiasmo com a Feira de Livro. “Vendi mais de 30O cordéis e apurei quais mil reais. Não venderia um só se ficasse em casa”.
Satisfação O escritor José Ginaldo de Jesus, formou filas em frente a sua mesa durante o evento. “Ainda não fiz a contagem, mas vendi muito, estou muito satisfeito”, finalizou. O empresário Messias Peixoto, o proprietário do Shopping Peixoto, em discurso no palco disse está satisfeito em acolher e patrocinar a II FLI. “Estou ansioso pela 6ª Bienal do Livro de Itabaiana, que está prevista para seremos de 2023.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
FRATERNIDADE MONTE ALVERNE Venha se inscrever no nosso Canal do YouTube clicando nesse link abaixo, dando seu joinha e repassando a seus parentes e amigos para que possamos atingir no mínimo 1.000 inscritos e assim transmitir, brevemente, nossos eventos pelo YouTube, inclusive o Santo Terço pela BEATIFICAÇÃO DE FREI MIGUEL. Lá você encontrará tudo sobre a Vida e a Missão do Frei Miguel: https://m.youtube.com/channel/UC7eHvm10UFtsGqj6W-ziwbA
Palestra “Espiritualidade na Cardiologia”, hoje 08 A fim de promover a conscientização da importância da adoção de um estilo de vida saudável entre seus colaboradores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) promove hoje, 08 de novembro, no Auditório da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (ECOJAN), a palestra “Espiritualidade na Cardiologia” com o cardiologista Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa. O encontro terá início às 10h.
Amanhã, 09 de Novembro em Aracaju: curso técnico de karatê Skif com o tricampeão mundial da SKIF o mestre Manabu Murakami O professor Yoakan jocelis estará trazendo pela segunda vez um seminário internacional de karatê para melhorar cada vez mais o nível técnico do karatê sergipano. Dessa vez será o tricampeão mundial da SKIF o mestre Manabu Murakami, instrutor chefe da skif World , mestre Murakami é uma pessoa que vive karatê passando apenas 33 dias em sua casa pois o restante dos dias é dividido em diversos países do mundo semeado o karatê do. O seminário – que será realizado no Aracaju Parque Shopping – faz parte da escola Skif Brasil onde estará fazendo uma turnê e Sergipe mais uma vez está na rota, além de Goiás, Pará e Rio de Janeiro. Aracaju será no dia 09 a partir das 17h com credenciamento e às 18h com o público faixas coloridas crianças e adultos até às 19h15 e depôs os adultos faixas marrons e pretas das 19h30 as 20h50. Após o evento serão entregues os diplomas, fotografias e autógrafos. Maiores informações 79 98809 – 0037, coordenador sensei Yoakan.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Uchoa quer um golpe (Publicado no Jornal do Dia)
Por Rian Santos, jornalista riansantos@jornaldodiase.com.br
Jouberto Uchoa, reitor da Universidade Tiradentes, abusou da própria sorte. Podre de rico, ele poderia desfrutar dos bolsos bem fornidos sem fazer caso da enorme influência exercida nos círculos mais reservados da aldeia. Preferiu, no entanto, flertar com o obscurantismo. E descobriu, assim, que as mesuras dos poderosos não afetam a etiqueta de quem tem as mãos calejadas pelo trabalho duro. Ao rés do chão, Uchoa é um homem igual a todos os outros, apto a responder por eventuais crimes e erros – Uchoa é um cidadão imputável.
Explica-se: O senhor reitor resolveu tomar parte na mímica golpista dos bolsonaristas. E, desde então, é castigado sem dó nem piedade nas redes sociais.
A malhação de Uchoa é um esforço justo, cabível também em âmbito judicial. Ao confraternizar com os lunáticos reunidos nas cercanias do 28º Batalhão de Caçadores, último fim de semana, ele endossou um crime dos mais graves. Não se trata de se filiar a esta ou aquela corrente de pensamento, manifestar uma opinião, exprimir-se em seus próprios termos, resguardado pela Constituição Cidadã de 1988. Nada disso. Os inconformados não medem as palavras, não escondem as reais intenções do levante: Eles clamam por um golpe.
Uchoa emprestou a reputação construída durante décadas de trabalho digno à pantomina dos bolsonaristas. Assemelha-se, assim, a uma Cássia Kiss, igual a todos os doidivanas sem discernimento assombrados pela ameaça vermelha do comunismo. Uchoa perfilou-se ao lado de quem faz palanque de templos religiosos, confunde liberdade de expressão com a fabricação de Fake News e acredita piamente em mamadeiras de piroca.
Uchoa, um empresário sob todos os aspectos bem sucedido, é também um educador, alguém com vaidade intelectual suficiente para envergar o fardão de academias literárias diversas. Embora não tenha redigido um único parágrafo de grande relevo, ostenta o título de imortal da Academia Sergipana de Letras. Sabe-se agora, contudo, para espanto geral, que o senhor reitor foi seduzido pelo apelo do pensamento mais primitivo, o canto do arbítrio, a ladainha da força bruta.
Assim estamos: Até contundente declaração em sentido contrário (cobrado pela imprensa, ele preferiu se fechar em copas), Uchoa tem saudade dos anos de chumbo, posiciona-se a favor da tortura e do justiçamento, Uchoa quer um golpe.
PELO TWITTER
Na democracia ir para a frente do quartel pedir golpe é fácil. Difícil é depois do golpe ir para a frente do quartel pedir democracia.
Querosene de aviação já aumentou 48,4% este ano. Assim o ministro Guedes pode ficar tranquilo: não vai ter empregada doméstica viajando de avião.
Aliás, nem os empregadores delas estão em condições de pagar passagens aéreas.
Unanimidade não é pra qualquer um. Simone Tebet é unanimidade. Todos querem vê-la brilhando no ministério de Lula. Além de tudo é simpática e uma grande oradora. Fala Simone, fala.
A democracia é um regime de coração generoso, mas não de peito aberto. Tem que usar colete à prova de balas e ainda viver de desarmar quem vive de se armar para abatê-la.
— Os autocratas precisam saber que a militância não é exclusividade deles.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória.” Provérbios 21:31.
Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (07/11), na Sala Clementina, no Vaticano, a comunidade do Instituto de Teologia da Vida Religiosa Claretianum pelos seus cinquenta anos de fundação.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-11/papa-francisco-claretianos-vida-consagrada-jovens-idosos.html