Mitidieri, André e Galeguinho de Simão Dias caminharão juntos em 2026

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog esperou propositadamente o dia de ontem, 03, posterior a filiação do ex-governador Belivaldo Chagas ao Podemos para ler o que os colegas escreveram e refletir sobre a decisão, que foi, sem dúvida, a principal até o presente momento sobre a disputa eleitoral em Aracaju. O gesto deixar o comando do partido mais forte hoje em Sergipe, o PSD, mostrou que o Galeguinho de Simão Dias não só tem desapego, mas sabe preservar quem nunca titubeou e vacilou no projeto vitorioso em 2024.

Para alcançar a vitória no 2º turno da eleição 2024, Fábio Mitidieri fez uma composição grande, trazendo entre outras lideranças, o senador Alessandro Vieira, a candidata derrotada ao Senado, Danielle Garcia e muitos outros. Até mesmo o prefeito Edvaldo Nogueira teve que “acordar na marra.” Sem contar com André Moura que muitos dizem foi uma das forças vitais para a virada eleitoral.

Seria anormal que na disputa de Aracaju o governador conseguisse o consenso em torno de um candidato. Cada um tem seu interesse não só agora, mas principalmente em 2026. A base governista tem hoje cinco pré-candidatos: Luiz Roberto, Yandra Moura, Danielle Garcia, Katarina Feitosa e Fabiano Oliveira.

Caminharão juntos em 2026

 Pelo lado da oposição alguns comemoram que a base governista sairá rachada em Aracaju e, principalmente em 2026. Enganam-se: Mitidieri, André Moura e o Galeguinho de Simão Dias, independente do resultado eleitoral de Aracaju este ano estarão juntos no mesmo palanque em 2026. No decorrer das próximas semanas é fato que dos cinco pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju pela base governista alguns jogarão a toalha por falta de apoios importantes.

Falando francamente, como dizia o saudoso flamenguista Reinaldo Moura: a pré-candidatura de Yandra Moura que já era concreta, agora, com a adesão do Galeguinho, como possível candidato a vice-prefeito, está juramentada e sacramentada. Pronta para a disputa.

Sugestão para SMTT/AJU: na Avenida Beira Mar diariamente motoristas bloqueiam propositadamente via Uma sugestão aos dirigentes da SMTT de Aracaju: diariamente, na Avenida Beira Mar, mas precisamente esquina da Avenida Santos Santana com Paulo Barreto (esquina da AEASE) no sentido do shopping para a Beira Mar, motoristas não respeitam a sinalização e param no meio das duas avenidas interrompendo o trafego principalmente de quem está vindo da Zona Sul para o Centro. Se a SMTT colocar detector de avanço de sinal nas duas vias – Avenida Santos Santana com Paulo Barreto – certamente os motoristas infratores pensarão duas vezes, já que é uma multa gravíssima fechamento proposital de via.                                                                                                                     

Licitação para obras do complexo viário – ponte e viaduto – em Aracaju continuará por decisão judicial Por meio de ação PGE, o Governo conseguiu liminar para prosseguir com  licitação para construção do complexo viário Tancredo Neves/Coroa do Meio. Na decisão, a magistrada destacou não verificar o preenchimento de qualquer dos requisitos para que o TCE tivesse concedido a medida cautelar suspendendo o procedimento licitatório nesse momento.

Duas grandes obras A obra promete melhorar a mobilidade na capital, trazendo mais desenvolvimento e fortalecendo também o turismo, já que  vai ligar a entrada da cidade ao bairro que é polo turístico em Aracaju. A licitação engloba duas obras chamadas de de Artes Especiais (OAEs), sendo uma um viaduto, com extensão aproximada de 180 metros, na interseção da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Beira Mar, e a outra, uma ponte estaiada, com extensão de 360 metros, interligando a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio.

Luciana Déda se filia ao PSB Ontem, 03, à noite foi a realizada a filiação da advogada Luciana Déda no PSB. O ato, realizado em um espaço de eventos de um hotel na orla de Atalaia, teve a participação de diversas lideranças políticas de Sergipe. O presidente estadual do PSB, o vice-governador Zezinho Sobral deu as boas vindas a nova filiada, que é pré-candidata a vereadora em Aracaju e disse que tem o certeza do sucesso dela. “Nós defendemos a política do bem, do trabalho em prol da população”, disse.

Presidente nacional saúda nova filiada Por vídeo, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira saudou a nova filiada. “Não só por ser advogada, ser militante exemplar, mas também por ser mulher. E as mulheres precisam exercer seu protagonismo na política brasileira e na política sergipana”, disse Siqueira lembrando também que ela é sobrinha de um grande amigo. “O saudoso governador Marcelo Déda que foi um governador exemplar e uma figura de referência na política sergipana”, disse, desejando sucesso para a nova filiada.

 Redução Os três primeiros meses de 2024 encerraram com o menor número de vítimas de homicídios dolosos em uma série histórica que teve início no mesmo período de 2003 (150 mortes). O dado foi divulgado ontem pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Conforme o levantamento da Ceacrim, o período entre janeiro a março de 2024 registrou 89 homicídios dolosos no estado, uma redução de 40,7% em comparação com o mesmo período de 2003, início da série histórica. Em contraste com o mesmo período do ano passado, a queda na quantidade de homicídios dolosos foi de 32,1%.

 Redução II O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Meneses, afirmou que os números demonstram o compromisso em salvar vidas, assim como também indicam a efetividade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores das polícias Civil, Militar e Científica. “Todos os dias os nossos servidores, policiais e peritos, estão nas ruas atuando no combate à criminalidade, e o resultado é cada vez mais vidas sendo preservadas”, enfatizou.

 Prorrogado O Banese prorrogou as condições especiais para contratação de crédito consignado e negociação de dívidas por segurados do Finanprev. Agora, os aposentados e pensionistas do SergipePrevidência têm até 14 de abril para aproveitar as taxas reduzidas e o prazo estendido nestas operações de crédito. A prorrogação atende a pedidos de aposentados e pensionistas, e as contrações podem ser realizadas em qualquer agência do Banese ou nos canais de autoatendimento, como aplicativo (app), internet banking ou caixas eletrônicos do banco.

Avanço de políticas públicas inovadoras leva governo federal a modernizar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Você sabia que as Organizações da Sociedade Civil também podem ter a missão de contribuir para efetivar políticas públicas transformadoras nas comunidades e territórios? e, se cumprirem alguns requisitos podem receber repasses de recursos federais pra isso? E para tornar o processo menos burocrático, facilitar a compreensão e acesso das organizações e aumentar a transparência do processo como um todo, a Secretaria-Geral da Presidência da República, liderada pelo sergipano Marcio Macedo, fez – de mãos dadas com a sociedade – alterações importantes no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

Entrevista ao programa Voz do Brasil Em um cenário de fortalecimento das parcerias entre o governo e a sociedade civil, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) emerge como um marco significativo para a implementação de políticas públicas inovadoras e eficazes. Segundo o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, em entrevista ao programa Voz do Brasil, a nova regulamentação representa uma legislação que proporciona segurança jurídica, e também um instrumento que desburocratiza e estimula a colaboração entre diferentes setores.

Crescimento Ao longo do ano de 2023, observou-se um aumento substancial no número de termos assinados entre organizações da sociedade civil e o governo, totalizando 1.954 acordos, o que representa um crescimento de 61% em relação ao ano anterior. Estes termos, correspondendo a 39,2% do total assinado entre 2020 e 2023, refletem um maior engajamento e participação ativa das OSCs na implementação de políticas públicas.

Parcerias Outro aspecto positivo do avanço dessas parcerias: em 2023, foram desembolsados cerca de R$ 1,16 bilhão para as Organizações da Sociedade Civil, representando um aumento de 77% em comparação a 2022. Esses recursos, que equivalem a aproximadamente 40% do total desembolsado entre 2020 e 2023, são direcionados para programas variados, como o Programa de Cisternas, Comitês de Cultura, Preparação de Atletas de Alto Rendimento, Quintais Produtivos (em colaboração com o Brasil Sem Fome) e o Programa Mulher Viver Sem Violência.

Eficiência ao processo Segundo o Ministro Márcio Macêdo, o MROSC além de viabilizar o acesso das organizações a recursos por meio de editais, promove ainda uma organização mais eficiente desse processo. O diálogo amplo e democrático que precedeu a implementação do Marco Regulatório, envolvendo 19 ministérios e diversas entidades da sociedade civil em todo o país, é apontado como fundamental para garantir transparência, controle social e, consequentemente, uma maior eficácia das políticas públicas, na ponta, no atendimento direto ao povo brasileiro.

Audiências públicas O processo de construção do MROSC incluiu a realização de audiências públicas e a abertura para participação online, possibilitando uma ampla consulta e contribuição da sociedade civil. Esse modelo de participação democrática não apenas legitima a regulamentação, mas também fortalece a relação de confiança entre o governo e a sociedade, permitindo que políticas públicas cheguem de forma mais direta e efetiva à base da sociedade. Em 2024, os resultados já se fazem sentir, com mais de R$ 270 milhões transferidos para parcerias com OSCs, principalmente através de emendas parlamentares, e chamamentos públicos, evidenciando o compromisso contínuo do governo em fortalecer o papel das organizações da sociedade civil na construção de um país mais justo e inclusivo.

Instrumento essencial O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é um instrumento essencial para a promoção da participação cidadã, da transparência e da efetividade das políticas públicas, consolidando uma parceria sólida e colaborativa entre governo e sociedade na busca por soluções criativas e inovadoras para os desafios sociais do Brasil.

 Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju recepciona membros do Rotary Club Um grupo de ex-governadores do Rotary Club visitou a Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) na manhã da terça-feira,2. Eles acompanharam a sessão ordinária e após conclusão desta, foram recebidos pelo presidente da Casa legislativa, Ricardo Vasconcelos (Rede), na sala da presidência. A ida à CMA foi intermediada pelo vereador Elber Batalha (PSB), que na oportunidade apresentou Projeto de Lei de sua autoria, que institui o Dia do Rotary Clube no município de Aracaju. A data será celebrada em 4 de dezembro de cada ano, a partir da vigência do projeto que ainda será colocado em pauta. A instituição, que completa 90 anos de fundação neste ano possui 8 clubes na capital sergipana.

Homenagem Para o vereador Elber Batalha, a aprovação da propositura é uma homenagem justa à uma instituição com atuação destacada em causas relevantes para a coletividade. O parlamentar falou sobre a visita e citou ações beneficentes e voltadas à saúde pública desenvolvidas pelo Rotary.  “É uma visita de cortesia, de convite e pedido para que esse projeto seja aprovado. É um reconhecimento da Câmara à história do Rotary que tem várias ações; doam cadeiras de rodas para deficientes físicos carentes e sustentam asilos”, declarou Elber.

Erradicação  “Muita gente não sabe mais o Rotary Clube é o grande responsável pela quase erradicação da poliomielite no mundo, ele custeia as vacinas para os países mais pobres. É uma instituição de extremo valor, onde ninguém é remunerado, pelo contrário, os próprios rotarianos financiam esses projetos, é um braço da sociedade civil que apoia o poder público a desenvolver políticas públicas de valor”, finalizou. 

Trabalho social O presidente da CMA deu ênfase ao trabalho social desenvolvido pela instituição e falou da importância de parcerias com entidades que contribuam para o desenvolvimento social.“O Rotary merece todas nossas homenagens, vamos aprovar uma lei que vai instituir o dia do Rotary. Acho que temos que estreitar essas relações para que possamos entregar um retorno social muito maior ao nosso povo. São pessoas abnegadas, que se dedicam bastante para resolver os problemas do próximo. A Câmara de Vereadores vai sempre abrir as portas e ter uma atenção especial para instituições como o Rotary Club”.

Vereador Byron cobra melhorias de sinalização próximo ao Ciras Ontem, 03, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (Republicanos) fez uso do Grande Expediente para apresentar informações debatidas na Sessão Especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.O parlamentar destacou a urgência na sinalização da rua recém- pavimentada onde o Centro de Integração Raio de Sol – Ciras está localizado, no Santa Maria.

Referência nacional “O Ciras é uma referência Nacional em Reabilitação e Assistência de pessoas com Deficiência, sem dúvidas, é imprescindível que na sua localidade tenham elementos de acessibilidade, o que não acontece. A rua está sem faixa de pedestre, ponto de ônibus e com poucas linhas de ônibus em circulação. Todos esses pontos foram trazidos e ,junto ao vereador Cícero, estaremos requerendo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a SMTT, as devidas soluções”, pontuou Byron.

Diálogo Ainda sobre acessibilidade, Byron citou que outra solicitação apresentada na sessão foi a importância de um transporte adequado para as pessoas com autismo, uma vez que os ônibus do transporte público predominam barulho e aglomerações. “Vamos estabelecer diálogos com os órgãos competentes, para que possamos debater o assunto e buscar as melhores alternativas”, concluiu o vereador.

Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo e IHHS unem esforços em ação de doação neste sábado O Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo está se preparando para mais uma importante ação, desta vez em parceria com o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), agendada para acontecer neste sábado, dia 6 de abril. Desde o seu lançamento em outubro do ano passado, o Clube tem sido um ponto de apoio crucial para a comunidade, contando atualmente com um cadastro de mais de cem doadores e destes, vinte por cento são jovens entre 16 e 18 anos.

 Local Com uma grande expectativa para a participação ativa dos membros, esta ação conjunta visa não apenas reforçar os estoques de sangue, mas também sensibilizar e incentivar novas pessoas a se juntarem à nobre causa da doação de sangue. A atividade ocorrerá das 8h às 11h, no Colégio Santa Fé, situado na Rua João Muniz Barreto, 92, Bairro Farolândia.

 Requisitos Para garantir a segurança e o bem-estar dos doadores, é importante observar alguns requisitos: a idade mínima para doação é de 16 anos, com limite máximo de 69 anos; é necessário pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto válido em todo território nacional. Além disso, recomenda-se que os doadores não estejam em jejum, tenham repousado por um mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores, evitem fumar e consumir alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

 Informações A doação de sangue é um gesto altruístico que pode salvar vidas, e o Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo e o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe convidam a todos que atendam aos requisitos a se juntarem a essa nobre causa neste sábado. Juntos, podemos fazer a diferença. Para mais informações sobre a doação de sangue e o trabalho do Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo, entre em contato com Max Prejuízo pelo número de telefone 79)98872-9529.

Heitor Mendonça e Banda irão realizar o Show ‘Viva Belchior!’, no Café da Gente Sergipana, amanhã, 05 Heitor Mendonça, um dos maiores nomes do cancioneiro sergipano, está de volta ao palco do Café da Gente para a tão aguardada 9ª edição do aclamado espetáculo “VIVA Belchior!”, uma homenagem ao inesquecível artista Belchior. É nesta sexta-feira, 05 de abril às 20h, no Café da Gente Sergipana, anexo ao Museu da Gente.

Compositor premiado Além de ser reconhecido como um dos grandes intérpretes do eterno Belchior, Heitor Mendonça é uma figura proeminente no cenário musical sergipano. Como diretor do conservatório de música local, ele desempenha um papel fundamental na formação de novos talentos e na promoção da cultura musical em Sergipe. Heitor também é um compositor premiado e tem sido um parceiro musical de nomes consagrados na cena nacional. Sua voz potente, presença de palco cativante e violão certeiro fazem de cada show uma experiência musical única, que encanta e emociona o público.

Canções atemporais “Este evento especial oferece uma jornada única através das canções atemporais do eterno latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Com suas interpretações únicas, Heitor Mendonça e sua banda prometem envolver o público em uma experiência emocionante e inesquecível”, enfatizou João Victor Fernandes, diretor da Nossa Dom Produções que assina a produção do espetáculo Viva a Belchior. O espetáculo apresenta releituras dos sucessos da MPB que merecem ser vivenciados e celebrados, garantindo que essas músicas permaneçam no imaginário e no coração do nosso povo.

Ingressos Você pode comprar os ingressos de duas maneiras, via Compra Online (Sympla) acessando o link disponível na bio do Instagram oficial do evento, @nossodomproducoes, para adquirir seus ingressos de forma rápida e conveniente ou via Pagamento Pix. Basta enviar uma mensagem para os números de WhatsApp a seguir: 79 99854-1330 ou 79 981383594 e solicitar a chave Pix.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 HOMENAGEM PÓSTUMA

 “Amizade é um elo eterno”

 Por Marcelo Augusto Barreto de Carvalho

 Os seres etéreos exaltam a chegada de Thaïs, e nós, do mundanário, acordamos neste 2 de abril de 2024 nos recortes de sua intensa passagem, extrovertida e alegre, pela vida corpórea.

 Tão pujante sua existência que demoro a crer que ela se foi; sua voz com uma charmosa rouquidão, seus trejeitos ousados, seu bom humor inexaurível, são eternos para aqueles que compartiram de sua animação.

 Essas eram as marcas pessoais mais notáveis de uma jornalista que, do que mais me assinalou, gerou convulsão no colunismo social do Estado de Sergipe, reinando, do final dos anos 70 até ontem, no grand monde sergipano.

 Será impossível falar em imprensa cor-de-rosa em Sergipe sem lembrar da marca de TB, ou Thaïs (assim mesmo, com um trema no “i”), como ela usava se incumbir.

Quantas amizades fertilizou, quantos agastamentos causou pela sua atividade, por vezes dócil, por vezes ácida; tudo isso é subalterno diante de um testamento inesquecível de várias gerações de sergipanos, e que é imorredouro na história deste pequeno estado.

 A obra de Thaïs fascinava; seu caderno aos domingos, retratando as passagens do jet set sergipano, esvaziava as impressões, esgotava as edições; alguns compravam por vaidade, outros por curiosidade, outros tantos por medo.

 Porém, era difícil caminhar nas areias da praia, da Coroa do Meio no final dos anos 70 à Sarney dos anos 2000, sem ouvir o disque disque das páginas do seu encarte sendo manuseado por um grupo infindável de pessoas, de todos os níveis intelectuais, seguido de um olhar de lado e um comentário a cada fuxico.

 Nas passagens de ano, sua seção inflava, virava quase uma apostila, a exibir os grandes acontecimentos e as notáveis personalidades do ano, tudo sempre encimado por uma capa audaciosa e brejeira, como ela realmente era.

 Mas Thaïs não era só colunismo; era uma jornalista múltipla; se não fosse, chamaria Thaí; mas não: ela era Thaïs, no plural, porquanto multifária: inolvidável seu Chá das 5, em que entrevistava grandes personalidades sergipanas na Baviera Haus, marca da minha juventude no final dos anos 80.

 Thaïs jamais se preocupou em ser uma unanimidade, e nem o era, porque seus afazeres no colunismo social eram, por sua própria natureza, fofos para alguns, crespos para outros tantos; mas ela era genuína, autêntica e independente; aliás, para quem se preocupa em ser consenso, talvez o jornalismo não seja sua melhor aptidão.

 José Brandão Menezes, outra personalidade dileta que tive a honra de dividir raros momentos da vida, e que também se encontra no colo do pai celestial, costumava dizer, para minha cabal anuência: “Marcelo, Thaïs é excelente naquilo que faz”.

 Falamo-nos, pela última vez, nos meus 50 anos, no início de janeiro; exigi a sua presença, pois não era sabedor do seu estado de saúde já quebradiço; ela, já destituída daquele contentamento farto, respondeu, numa mensagem descolorida, que estava gripada e tossindo.

 Ela me amontoava de elogios, acirrando e exagerando os poucos valores que tenho; e sempre fez questão de, a troco de nada, anunciar-me no seu folhetim tão influente, tanto que fez questão de divulgar a cobertura desse meu último aniversário no seu prestigiado caderno, sibilando para mim: “não pude ir, mas soube que foi um astral”.

 Quando vi o resultado da matéria, a diagramação, as fotos que ela escolheu, eu a retribuí em agradecimentos, e enfatizei que eu não era merecedor do tamanho apreço que ela me tinha, e finalizei: “ficou lindo, Thaïs; muitíssimo obrigado”.

 Ela me respondeu: “Amizade é um elo eterno; a alegria foi minha”.

 Foi a última mensagem que recebi de Thaïs, que ontem viajou para o impalpável, inundando nossos corações de tristeza e melancolia.

 Mas, como disse Chico Xavier: “a morte é um grande mistério…tanta dor na despedida!!…mas quem morre perde o corpo, nunca perde a luz da vida”.

 Descanse em paz, minha amiga.

Marcelo Augusto Barreto de Carvalho

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.”  Pedro 3:13-14.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais