Pequena Malhador tem ojeriza a licitação plena. Muito trabalho p/ TCE

                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

A pequena e bela Malhador – terra do inhame – tem ojeriza a licitação plena. Na verdade, a partir de números apurados pelo blog, o município de Malhador, sob o comando do prefeito Assisinho (PSD), pode ser considerado um dos que menos realizou licitações completas desde 2021.

Os números comprovam isso, ano após ano. Em 2021 foram realizadas 27 contratações por Dispensa, 13 por Inexigibilidade e apenas 11 por Pregão Eletrônico, no qual há alguma concorrência. Já em 2022 foram 29 através de Dispensa e 20 por Inexigibilidade; em 2023 a coisa chegou ao extremos com todas as 31 contratações ocorrendo por Dispensa, em 2024, 28 por Dispensa e 14 por Inexigibilidade e em 2025, 20 por Dispensa e 15 por Inexigibilidade.

Muito trabalho para o TCE

Diante desse quadro lastimável em que o setor de Licitações nas gestões de Assisinho praticamente não conduziu nenhum certame licitatório na íntegra, optando por priorizar Dispensas e Inexigibilidade, portanto trabalhando muito pouco, quem deve ter trabalho de sobra é o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deve se debruçar, ano a ano, para entender qual é a “mágica” que faz com que Malhador não realize licitações plenas. ‎

E tem muito mais na pequena e bela Malhador. Ninguém se surpreenda se além do TCE/SE o MPE também vasculhar “entranhas” da gestão da Prefeitura de Malhador. E o blog vai ajudar…

 

Quem administra o Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite? Ainda é a Socicam? Sanitários imundos, abafados, um fedor, portas com cadeados sem iluminação e tudo mais. Quem Fiscaliza o trabalho realizado pela Socicam? Como não cobra deixaram abandonados. Com a palavra o governo do Estado dono do local.

Foto: Ricardo Stuckert

 

 

 

 

 

 

 

Articulação Ontem, 5, o governador Fábio Mitidieri volta a Brasília para encontros com o presidente Lula e os governadores do Nordeste, reforçando a sintonia entre o Governo do Estado e a agenda nacional. A atuação do gestor sergipano tem se destacado pela articulação técnica e política, com foco no fortalecimento de parcerias e no avanço de pautas que ampliem oportunidades para a população sergipana.

 Audiência final O Governo de Sergipe encerra nesta quarta-feira, 6, o ciclo de audiências públicas do ‘Sergipe Participativo”, voltado à construção da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. A última escuta acontece em Aracaju, no Atheneu Sergipense, reunindo representantes da capital e dos municípios da Grande Aracaju. A proposta é ouvir a população e fortalecer o planejamento com base nas demandas regionais. O projeto já percorreu várias regiões do estado, promovendo diálogo direto entre governo e sociedade. A iniciativa tem coordenação da Secretaria de Estado da Casa Civil.

 Marcel Azevedo estreia na Câmara de Aracaju com foco na enfermagem e saúde pública Na manhã da última segunda-feira, 5, o vereador suplente Marcel Azevedo (PSB) participou de sua primeira sessão legislativa na Câmara Municipal de Aracaju desde que assumiu o mandato, no último dia 22 de julho. Marcel ocupa temporariamente a vaga do vereador Rodrigo Fontes, que se licenciou por 120 dias — em uma iniciativa simbólica de valorização da enfermagem, permitindo que seu suplente, representante da categoria, assumisse a cadeira e desse visibilidade às pautas da saúde pública.

O melhor pela saúde Em sua estreia na tribuna, Marcel agradeceu a acolhida dos parlamentares e dos servidores da Casa Legislativa, destacou a confiança de Rodrigo Fontes e reforçou seu compromisso com a saúde pública e a valorização dos profissionais da enfermagem. “Farei o meu melhor pela nossa enfermagem, pelos profissionais de saúde e pela saúde pública do município de Aracaju”, afirmou. Ele aproveitou ainda para lembrar que esta segunda-feira marca o Dia Nacional da Saúde, reforçando a importância de valorização concreta dos trabalhadores da área. “A saúde no Brasil tem um rosto, e na maioria das vezes esse rosto é de um profissional exausto, com jornada dobrada, salário defasado, mas que mesmo assim escolhe todos os dias estar ao lado de quem mais precisa. E entre esses rostos, nós temos a enfermagem.”

Descentralização O parlamentar defendeu a descentralização da rede pública de saúde e a ampliação dos horários de atendimento das Unidades Básicas. “Centralizar o serviço no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, o CEMAR, não é uma atitude correta. Precisamos facilitar o acesso da população e oferecer mais estrutura para que as pessoas consigam acessar a saúde pública nos horários que realmente funcionam para suas rotinas”, ressaltou.

 Corrida da enfermagem Durante sua fala, Marcel também convidou os colegas parlamentares e a população para participarem da Corrida da Enfermagem, que volta às ruas de Aracaju no próximo dia 17 de agosto, após oito anos. O evento será realizado na Orla da Atalaia. O discurso de Marcel foi seguido de manifestações de apoio e reconhecimento por parte de vários parlamentares. O vereador Vinícius Porto desejou sucesso ao novo colega: “Essa Casa está aberta para os seus anseios e necessidades políticas para o coletivo. Parabéns, vereador. Que Deus continue abençoando Vossa Excelência”.

Trajetória O presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, destacou a trajetória de Marcel até chegar à suplência. “Só quem disputa uma eleição sabe o que é ficar na suplência. Que Aracaju possa desfrutar dos seus discursos, dos seus posicionamentos. Que esses 121 dias sejam marcados, assim como os quatro anos de mandato de nós vereadores.” Elber Batalha também fez questão de elogiar a decisão de Rodrigo Fontes: “Foi uma das melhores coisas que ele fez nesses sete meses de mandato: se licenciar para lhe dar essa oportunidade. Sei que competência e ideias boas não lhe faltarão.”

Mais uma voz em defesa do SUS A vereadora Professora Sônia Meire reforçou os consensos com Marcel nas pautas relacionadas à saúde. “É mais uma voz aqui na defesa do SUS, dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde pública. Conte com nossa mandata.” Bigode do Santa Maria também prestou sua homenagem: “A classe da enfermagem trabalha muito, presta um trabalho de grande relevância. Devia ser mais bem tratada e bem remunerada.”

 Atuação conjunta O vereador Lúcio Flávio lembrou que ambos atuam juntos na defesa da categoria: “Conversamos muito sobre os direitos dos auxiliares de enfermagem. Temos muita coisa para celebrar e você vai fazer parte dessa celebração.” Isac Silveira também fez questão de manifestar apoio: “Seja muito bem-vindo. Que você possa fazer um grande trabalho, sobretudo representando a classe da enfermagem, que merece alguém que a represente de forma contundente.”

Compromisso com a saúde A vereadora Selma França também deu as boas-vindas a Marcel e destacou a importância do seu compromisso com a saúde e com a categoria da enfermagem. “Desejo que essa passagem pela Casa seja marcada por conquistas importantes para a categoria que você representa, e que sua voz contribua com o fortalecimento do SUS e com a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde.” Encerrando a sessão, Marcel agradeceu o carinho de todos. “Deixo aqui um abraço a vocês. Obrigado pela acolhida e pela oportunidade. Que Deus nos abençoe.”

 Mais uma obra Amanhã, 7, o Governador do Estado entrega a 77ª obra da Educação, com a inauguração da reforma do Centro de Excelência Antônio Mathias Barroso, localizado no município de Santana do São Francisco. O governador Fábio Mitidieri e o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, estarão na solenidade, que acontece às 9h. Totalmente modernizada, ampliada e climatizada, a unidade escolar, localizada no baixo São Francisco, recebeu investimentos de mais de R$ 3,2 milhões, numa obra que contemplou também a reforma da quadra poliesportiva, que passa a contar com arquibancadas e vestiários. A educação em Sergipe avança com esses investimentos que chegam a escolas de todas as regiões do estado.

 Aracaju estreia no Startup Summit e fortalece presença nacional no ecossistema de inovação Pela primeira vez, a Prefeitura de Aracaju marcará presença no Startup Summit, um dos maiores eventos de empreendedorismo e tecnologia do país, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em Florianópolis (SC). A participação será conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDE), que representará a capital sergipana ao lado de outras instituições do ecossistema local de inovação.

Cidade conectada e aberta à inovação A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a construção de uma cidade mais conectada, empreendedora e aberta à inovação. Segundo o secretário Dilermando Júnior, esse é um marco importante para a capital sergipana. “Estar no Startup Summit é uma oportunidade única para mostrarmos ao Brasil que Aracaju tem talento, criatividade e um ecossistema pronto para crescer e atrair investimentos. Vamos apresentar nossos empreendedores e posicionar a cidade como referência em inovação no Nordeste.”, destacou o secretário.

 Estande compartilhado Durante os três dias de evento, 12 startups sergipanas estarão presentes no estande da SEMDE – ELI – Ecossistema Local de Inovação, apresentando soluções inovadoras e mostrando o potencial do empreendedorismo local. A participação de Aracaju no Summit é mais uma estratégia para atrair parcerias, ampliar conexões e dar visibilidade às transformações em curso na cidade. O estande de Aracaju será compartilhado com outros atores do ecossistema de inovação como o Tiradentes Innovation Center, o SergipeTec e o Sistema Fecomércio-SE, em uma ação conjunta para fortalecer a imagem de Sergipe no cenário nacional da tecnologia e inovação.

No Programa Sergipe Rural deste sábado, 9: Assembleia da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural –  Asbraer, debate em Aracaju o futuro da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil; Agricultores de Japaratuba participam de curso de operação de tratores; Fazenda do Alto Sertão do Estado é a primeira do Norte/Nordeste a utilizar tecnologia robótica na produção de leite. E ainda: Agroamigo do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, completa 20 anos de apoio à agricultura familiar. É sábado, 9, às 7h, na Aperipê TV e reprises no domingo e na quarta-feira às 8h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 10º Congresso Espírita de Sergipe (Congrese), realizado pela Federação Espírita do Estado de Sergipe (Fees), já está batendo à porta com o tema: “O voar não vem das asas, vem da alma. A jornada de um espírito”. Quem faz o convite para participar deste importante evento é o nosso querido mascote Fred, um simples beija-flor, mas que tem um sonho grandioso. Dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025, no Teatro Tobias Barreto (Aracaju/SE). Garanta sua inscrição. Esperamos você. Venha voar com a gente! Mais aqui: https://congrese.com/           https://www.instagram.com/federacaoespiritadesergipe/

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção SMTT! Vans escolares fecham trânsito diariamente em frente ao Instituto Dom Fernando Gomes no Bairro Siqueira Campos prejudicando dezenas de motoristas e até mesmo pais de alunos.

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

HISTÓRIA 

 

 

 

 

 

 

 

Chiquinho Ferreira destaca seus 43 anos de comunicação e anuncia que sua história será registrada em um livro

Na última segunda-feira, 04, o radialista, assessor e marketeiro político, Chiquinho Ferreira, participou do podcast PodMaisVezes, apresentado pelo comunicador Heliomarto Silva.
Em um bate-papo bastante descontraído, Chiquinho relatou sua trajetória desde as primeiras externas do rádio até os dias de hoje, onde no alto de sua experiência já passou por diversas secretarias – em âmbito estadual e municipal-, além de atuar nas duas esferas do Congresso: a Câmara Federal, com o deputado federal Ivan Paixão, e no Senado, coordenando a comunicação de Eduardo Amorim.

Em seus mais de 40 anos de comunicação, Chiquinho, o “Repórter do Povo”, destacou as diversas coberturas realizadas nas Rádios Jornal e Atalaia e fez um destaque especial aos seus “professores do rádio”, como ele mesmo mencionou, a exemplo de Augusto Júnior, que o recebeu como estagiário, e Glau Peixoto, que assinou sua carteira de trabalho pela primeira vez. Também destacou a figura de Reinaldo Moura, que esteve com ele durante o auge de sua carreira, além de Evandro Castelo, Pedro Rocha e Paulo Lacerda, que foi seu diretor de jornalismo e teve importante papel na sua caminhada.

Por diversas vezes, Chiquinho falou da gratidão que tem por todos que passaram em sua trajetória de vida, sobretudo na área profissional, e recordou dos trabalhos junto a figuras como Wellington Paixão, a então secretária de Ação Social do governo João Alves, a primeira-dama Maria do Carmo – que o convidou para assumir a comunicação na gestão do secretário de Saúde Manoel Messias. Após Manoel, ele continuou na secretaria a convite do saudoso Ivan Paixão, em reconhecimento e aprovação ao seu trabalho, e permaneceu com a sucessora da pasta, Marta Barreto.

Entre tantas realizações no campo profissional, Chiquinho citou sua relação com o saudoso governador Marcelo Déda. Durante o “aceno” de Déda, Chiquinho comandava a comunicação do prefeito Fábio Henrique, em Socorro, de onde saiu exitoso de uma campanha eleitoral na equipe que era integrada por Adilson Júnior e Henrique Matos.”O convite para integrar a comunicação do governo Marcelo Déda, como secretário adjunto, foi um momento importante da minha carreira. Fui o primeiro adjunto empossado com coletiva de imprensa e café da manhã, no Palácio de Veraneio”, recordou.

Sobre o campo político, sua primeira experiência em campanha foi atendendo um convite do então candidato Antônio Carlos Valadares.

Outro momento memorável foi a ida de Chiquinho para Itabaiana a convite de Edvan Amorim e da prefeita Maria Mendonça, para assumir a Secretaria de Comunicação. O momento também foi considerado o início da construção de Eduardo Amorim a deputado federal e assim se concretizou com sucesso. “Tempos depois, retorno para Itabaiana, também a convite de Edvan, para conduzir, de forma direta, a comunicação da primeira campanha de Valmir de Francisquinho para prefeito, ao lado de Cícero Mendes e de Eduardo Abril”, recordou.

O livro

Ainda em fase embrionária, o livro contará todos os passos deste grande profissional da comunicação sergipana. Segundo ele, no início foi algo descartado, mas, após amigos e colegas de trabalho ressaltarem a contribuição que o livro poderia dar às atuais e futuras gerações de comunicadores, foi batido o martelo para que, em breve, possamos contar com essa verdadeira riqueza em forma de páginas.

 

 

 

 

 

 

https://x.com/PedroRonchi   

 Preso na ‘ditadura’ de esquerda //

Preso na Ditadura de direita

 

 

 

 

 

 

 

 

 https://x.com/natbonavides

 Já pensou se a manchete fosse: Bolsonaristas ocupam Mesa do Senado para pautar a taxação dos super ricos, fim da escala 6X1, isenção de IR, escrachar o PL da Devastação… Mas a extrema direita só se preocupa em salvar o inelegível, nem que isso atrapalhe o país. Irresponsáveis!

 https://x.com/RicardoCappelli

 A lei é para todos. Quem tenta destruir as instituições atenta contra o Brasil. O Supremo Tribunal Federal tem sido a última linha de defesa da nossa democracia contra os ataques da extrema direita. Hora de UNIR os Brasileiros em torno da nossa SOBERANIA. Respeitem o BRASIL!

 https://x.com/ricardope

 Bolsonaro foi a pior coisa que aconteceu ao Brasil desde a ditadura. Ele trouxe o ódio para a política, empoderou negacionistas, incentivou fake news, armou o crime organizado, 700 mil brasileiros foram vítimas de sua negligência na pandemia. Só lamento que sua prisão veio tarde.

 https://x.com/pastorhenriquev

  Bolsonaro em prisão domiciliar!

Não é vingança. Não é punitivismo.

É JUSTIÇA.

Ele tentou um golpe. Desrespeitou medidas judiciais. Fez lobby internacional contra o Brasil. Intimidou, ameaçou e atuou contra a democracia.

Ninguém pode estar acima da lei.

SEM ANISTIA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://x.com/delucca

 eu tô vendo a galera da extrema direita dizendo que estamos vivendo uma ditadura e fico me perguntando UÉ NÃO ERA ISSO QUE VOCÊS QUERIAM sempre achei que vocês fossem fãs

https://x.com/GugaNoblat

Se a defesa do Bolsonaro se surpreendeu com a prisão domiciliar, então troca de advogado, Bolsonaro. O Brasil todo sabia que vc estava atropelando uma ordem da justiça na manifestação. Segue aí a nota da defesa do ex-presidente dando uma de migué:

“A defesa foi surpreendida com a decretação de prisão domiciliar, tendo em vista que o ex-presidente Jair Bolsonaro não descumpriu qualquer medida.

Cabe lembrar que na última decisão constou expressamente que “em momento algum Jair Messias Bolsonaro foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos”. Ele seguiu rigorosamente essa determinação.”

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Não precisamos de mais tempo. Precisamos de um tempo que seja nosso.” Mia Couto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A pessoa de amor é a pessoa de coragem”. O Papa Leão XIV ecoa as palavras de um dos hibakusha, os sobreviventes dos bombardeios atômicos realizados pelos Estados Unidos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, no final da Segunda Guerra Mundial. Ele os cita para enfatizar como a “verdadeira paz” exige a ousadia de “depor as armas”, especialmente as nucleares, “que têm a capacidade de causar catástrofes indizíveis”.

Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-08/papa-leao-xiv-aniversario-hiroshima-nagasaki.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais