Pré-candidatos AJU: exigência curso mergulho e carteira arrais amador

           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E um leitor do blog ontem, 23, lembrou que só falta agora o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/SE, exigir como pré-requisito para ser candidata (o) a prefeita (o) em Aracaju o curso de mergulho e a carteira de arrais amador, que habilita, entre outros, a condução de embarcações em rios, lagos e águas abrigadas, entre outros.

”Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer…”. Eclesiastes capítulo 3, versículo 1.

Como o prefeito Edvaldo Nogueira adora citar o Eclesiastes acima em seus discursos seria aconselhável avaliar que o tempo de Luiz Roberto ainda não chegou. Luiz de Edvaldo passou muito tempo na Emsurb e nada fez. Sem contar um ano e alguns meses como secretário de estado da infraestrutura…

Mais a frente haverá tempo para um bom plantio do nome dele, mas agora o tempo não aponta uma colheita satisfatória. É hora da razão!

Exemplo de capital que enfrentou o problema de alagamentos tecnicamente, com planejamento e seriedade

O problema dos alagamentos de Aracaju tem solução!? Certamente, sim!

A cidade de Vitória/ES enfrentou alagamentos, como o de Aracaju, com competência administrativa e honestidade no trato com o dinheiro público. Alguns dados enviados por um técnico:

– Vitória é uma ilha, abraçada por uma Baía do Oceano Atlântico pela qual passam navios cargueiros, diuturnamente, rumo ao Porto da cidade, cujo tráfego faz aumentar o movimento das marés altas que se agrava nos períodos chuvosos.

– Então, a prefeitura da cidade encarou o problema com a devida honestidade, se somou aos governos do Estado e da União, para a construção de emissários sumbmarinos para transportar o esgoto sanitário, devidamente tratado; construiu galerias de canalização de águas pluviais; ampliou a capacidade de vazão das redes de esgoto da cidade; e construiu comportas nas principais saídas de águas pluviais.

– Dessa forma, nos dias de marés altas e de chuvas fortes, a prefeitura da Capital dos Capixabas fecha as comportas para controlar os fluxos de água do mar e da chuva, reduzindo os riscos de alagamento de ruas e avenidas, já que é uma cidade muito parecida com Aracaju, fica no nível do mar.

– Mas, esse “milagre” capixaba só foi possível porque as associações de empresários, de moradores, somada à atuação protagonista do Ministério Público Estadual; se uniram para cobrar da Prefeitura a reparação financeira dos prejuízos causados pelos, evitáveis, alagamentos de suas empresas e casas, já que está presente a responsabilidade civil objetiva daquele Município, que passou a ser obrigado a indenizar os prejuízos causados pela omissão de seus gestores públicos.

– Além disso, o MP capixaba firmou Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), com àquela Prefeitura, pelos quais o Município assumiu, formalmente, a obrigação de resolver o problema dos recorrentes alongamentos e dos inúmeros processos de indenização às suas vítimas.

Frente ao descalabro e dos prejuízos causados à população de Aracaju, a cada chuva, restam perguntas que exigem respostas dos responsáveis:

 1- O que as associações de “empresários” do comércio de Aracaju têm feito para cobrar os prejuízos materiais que a Prefeitura causa a um de seus integrantes, a cada inundação?

2- Onde está o Ministério Público do Estado com o seu poder-dever de atuar na proteção do meio ambiente (tratamento de esgoto sanitário) e defesa dos interesses coletivos e difusos dos aracajuanos, diante de uma gestão municipal que torra o dinheiro público na realização de festas e mais festas, em prejuízo dos investimentos na infraestrutura da cidade??

3- Onde está o prefeito de Aracaju, que vive num mundo da fantasia pensando que o aracajuano é otário?

Enfim! Triste Aracaju, onde o tráfico de influências está sucumbindo a cidade aos interesses mesquinhos de uma gente estúpida que só pensa no próprio umbigo e nas tetas do Poder Público.

Com a palavra, o prefeito da capital que gastou milhões em festas, como no Projeto Verão, e não faz investimentos na infraestrutura de Aracaju. 

As próximas eleições estão vindo, logo mais! E os responsáveis serão cobrados nas urnas.

Apenas dois vídeos das dezenas recebidas ontem, 23, pelo blog. O primeiro no Centro de Aracaju (acima) e o segundo  na Rua Amazonas, no Bairro Siqueira Campos, postado no twitter do blog ontem aqui:  https://x.com/BlogClaudioNun/status/1782821270104490491

 Georgeo Passos é eleito presidente da Representação Brasileira na União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul O deputado estadual sergipano Georgeo Passos (Cidadania) foi eleito como novo presidente da Representação Brasileira na União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul – RB Mercosul. A eleição aconteceu na manhã de ontem, 23, durante a Assembleia Geral na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Aproximação A União de Parlamentares Sul-Americanos é uma entidade que congrega os parlamentares regionais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, com a finalidade de trabalhar para afastar as fronteiras e aproximar os povos. A Representação Brasileira tem um papel importante por representar o País na entidade e nos debates que ela promove.

Nova missão Georgeo se mostrou bastante satisfeito com a eleição e prometeu se dedicar com afinco à nova missão. “É mais uma grande responsabilidade que estamos assumindo, dessa vez em uma organização de nível internacional, que tem lugar de destaque na política da América Latina. Agradecemos aos colegas parlamentares, em especial ao deputado Valdemar Jr, presidente da UPM, que nos confiaram essa missão e esperamos contribuir e representar bem os parlamentares brasileiros”, comentou o deputado.

CMA aprova PL de Sheyla que prevê conscientização sobre coletor menstrual A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou ontem, 23, em redação final, o Projeto de Lei 349/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil) que estabelece a promoção de ações de conscientização sobre o uso do coletor menstrual na capital sergipana. O texto segue para sanção do Executivo.

Alternativa ecologicamente correta O coletor tem sido usado como alternativa ecologicamente correta ao uso de absorventes e também para as mulheres que têm algum tipo de alergia. O produto não é novo, existe pelo menos desde os anos 1960, é feito de silicone medicinal, custa em média R$ 69 e há fabricantes que indicam uma duração de 3 a 5 anos. “Com a nova legislação, mais mulheres terão acesso a informações esclarecedoras sobre o uso e benefícios do coletor como, por exemplo, a recomendação de sempre buscar indicação médica específica”, afirmou a vereadora.

 

Obras Itabaiana: com recursos próprios, pavimentação do povoado Terra Dura é iniciada A Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Obras, deu início a pavimentação do povoado Terra Dura. A obra é realizada com recursos próprios e beneficiará todas as ruas da comunidade.

Infraestrutura Além do calçamento a paralelepípedo, a obra contempla a instalação da rede de esgoto. “Para nós aqui vai ser bom. Aqui é uma poeira danada nas casas. Vai ser bem vinda esta obra.  Vai ficar bom pra gente, além de valorizar as casas”, destacou Edenilton Pereira, morador do povoado.   

Investimento De acordo com o prefeito Adailton Sousa, a obra foi orçada em R$606.118,65. “É mais uma promessa do nosso plano de governo que está sendo cumprida. É uma obra que vai levar dignidade para os moradores do povoado Terra Dura”, disse Adailton.

 

 Gás natural Os representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) participaram de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília. O evento teve como objetivo destacar o desenvolvimento do setor energético de Sergipe. Um dos pontos destacados foi sobre as perspectivas divergentes das diferentes esferas da indústria de rede do mercado de gás em relação aos entraves que impedem o avanço do setor. Mas houve consenso sobre a necessidade de cada agente focar em melhorias em sua própria esfera para contribuir efetivamente para a remoção desses entraves.

 Oportunidade Até o dia 30 de abril, os aposentados e pensionistas da rede estadual têm condições especiais para contratação de crédito consignado e negociação de dívidas do Fundo Financeiro Previdenciário de Sergipe (Finanprev). Os serviços estão disponíveis nas agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese), em todas as cidades sergipanas, ou nos canais de autoatendimento como aplicativo, internet banking ou caixas eletrônicos da instituição financeira. Mais informações pelo contato 79 3198-0800 (ligação telefônica e mensagem de Whatsapp) ou por e-mail: programas@sergipeprevidencia.se.gov.br  (informar nome completo, CPF e telefone para contato).

ESTÁCIO PROMOVE Nesta quarta feira, às 18 horas, o Centro Universitário Estácio de Sergipe, vai promover uma roda cultural em sua sede, com representantes da tribo indígena Kariri Xocó. A instituição vai colocar em debate a valorização da cultura dos povos originários e da representação indígena na identidade Sergipana. Ao final do evento haverá uma apresentação de dança da tribo. O encontro é aberto ao público.

 OSE lança a segunda edição da revista Caçuá Cultural A segunda edição da revista Caçuá Cultural, publicação impressa do governo de Sergipe, através da IOSE (Imprensa Oficial de Sergipe), já está disponível aos leitores. Com conteúdo totalmente voltado a aspectos diversificados da cultura sergipana, a revista envolve autores e personagens de variados campos de atuação artística e intelectual, a exemplo de literatura, artes plásticas, música, dança e teatro.

Fomento à cultura local “Com essa nova edição da revista, o governo de Fábio Mitidieri renova o compromisso desta gestão com o fomento à cultura local. Nosso projeto gráfico tem a intenção de contemplar o trabalho de variados autores que ganham visibilidade através de uma publicação de qualidade e com responsabilidade social”, afirma o diretor-presidente da IOSE, Francisco Gualberto.

Temas Entre os temas trazidos pela edição nº 2 da Caçuá Cultural, está o perfil profissional e pessoal do radialista Mário Sérgio Félix, um fluminense radicado e apaixonado por Sergipe. Ele conta histórias de sua trajetória no rádio e, principalmente, do apoio que oferece aos cantores sergipanos na programação diária da sua ‘Seleção Brasileira’ na rádio Aperipê FM. A poetisa e arte-educadora Aglacy Mary mergulha no universo dos contadores de histórias e revela detalhes sobre a atuação desses artistas em Aracaju. 

Temas II Tem também as peripécias do ator e dançarino Cesar Leite e a sua impagável boneca Genoveva num texto produzido por Antônio da Cruz. O saudoso professor e cerimonialista Luiz Fernando Ribeiro Soutelo é tema de matéria assinada por dois intelectuais da atualidade: Fernando Aguiar e Igor Albuquerque.

Temas III A Caçuá Cultural nº 2 também expõe em suas páginas uma importante matéria sobre os painéis públicos pintados por Jenner Augusto, um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil moderno. O texto e as fotografias são do jornalista Silvio Oliveira. As Vilas Praianas, que tanto encantaram os sergipanos e turistas nos períodos junino e natalino, se apresentam na revista como importante espaço cultural e turístico de Sergipe em texto produzido pela jornalista Ana Luíza Andrade.

Temas IV Matéria do jornalista Eufrásio Santos retrata a efervescência dos anos 80/90 na Atalaia Nova, reduto de ‘loucos’ e grandes artistas da cena cultural sergipana. Já o Caçuá de Poemas vem mais sortido do que nunca. Seis poetas de diferentes academias de Letras de Sergipe nos presenteiam com sua arte literária. Já a sessão Meu Click traz as fotografias em preto e branco produzidas por Silvio Rocha retratando uma simbiose perfeita entre o homem e a lama do manguezal. Para finalizar, com o astral lá em cima, um delicioso texto lúdico da escritora e artista plástica Ailezz, com direito a ilustrações de sua filha, Lau Rocha, para embalar as Brincadeiras de criança.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/pedalmario

 “NÃO DESISTA!

Às vezes, a última oração é a que faz abrir portas.”

 — Santa Teresinha.

 www.twitter.com/ThalesBrandao

 Ultimamente busco: progresso, viver em paz e evitar desperdiçar tempo.

 www.twitter.com/BlogdoNoblat

 [Liberdade de expressão também é isto] – O Google demitiu cerca de 20 trabalhadores a mais que, segundo ele, participaram de protestos denunciando o acordo de computação em nuvem da empresa com o governo israelense, elevando para mais de 50 o número total de trabalhadores demitidos na semana passada por causa do assunto, de acordo com o grupo ativista que representa os trabalhadores.

Um porta-voz do Google confirmou que demitiu mais trabalhadores depois de continuar a investigação sobre os protestos de 16 de abril, que incluíram manifestações nos escritórios do Google na cidade de Nova York e em Sunnyvale, Califórnia. (Washington Post)

 www.twitter.com/BiazitaGomes

 A impressão que eu tenho é que o mundo entrou num intenso processo de ” marcha ré”.

Todos os avanços dos últimos 200 anos estão sendo perdidos

O retrocesso alcançou todos os continentes e é um movimento assustador.

 www.twitter.com/Espiritismo

 A caridade é a âncora eterna de salvação : é a mais pura emanação de Deus; é a Sua própria virtude, que Ele transmite a nós. Como pretender desconhecer esta suprema bondade? Temos a bondade e a caridade escrita em corações, vamos fazer brilhar esses sentimentos divinos em nós.

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.”  Sêneca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais