Com Bolsonaro, Brasil retrocede no combate à corrupção. Ingerências

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Não adianta tentar tapar o sol com a peneira: as intervenções que o governo Bolsonaro está fazendo no COAF, Receita, PF e PGR têm as piores motivações. É um processo claro de desmonte das estruturas de combate à corrupção. Mas vamos resistir!” A frase do senador por Sergipe, Alessandro Vieira, sintetiza tudo que o Brasil vive neste momento.

E o retrocesso no combate à corrupção não passa apenas pelo projeto lei de abuso de autoridade aprovada pela câmara, mas pelas claras ingerências em importantes órgãos como a Polícia Federal, a Receita Federal, a Procuradoria Geral da República e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, COAF.

A lei de abuso de autoridade não apenas fere, mas constrange a autonomia dos juízes. Se o magistrado erra tecnicamente pode ser punido administrativamente, mas jamais como abuso de autoridade. Está clara a tentativa de coação antes de qualquer decisão.

As ingerências de Bolsonaro na PF, na RF, no COAF e na PGR foram divulgadas pela imprensa nos últimos dias. Bolsonaro tenta destruir uma estrutura de fiscalização e de ação do estado brasileiro construída nas últimas duas décadas por pessoas sérias que pensaram o Brasil como algo maior do que o governo que se encontra no poder transitoriamente. Bolsonaro, mesmo como presidente, não tem poderes para acabar com investigações ou fiscalizações. O Brasil ainda é um Estado democrático de direito. Estão querendo tolher os trabalhos de órgãos vitais para o combate à corrupção no país.

O Brasil precisa acordar. Está na berlinda toda uma estrutura de combate à corrupção. E o desmonte está sendo feito por quem deveria aplaudir o trabalho destas instituições: o presidente Bolsonaro.

Manifestação hoje, 20, em Aracaju E os juízes de Direito estaduais, federais e do trabalho, promotores de justiça, procuradores da República e do Trabalho farão uma manifestação hoje, 20, a partir das 8h, em frente ao Fórum Gumercindo Bessa num ato público pelo veto ao PL do Abuso de Autoridade. O projeto de Lei 7596/2017 foi aprovado na Câmara Federal na semana passada. É um evento que ocorrerá no país inteiro. Em Brasília ocorrerá na tarde de hoje um ato na frente do Palácio do Planalto.

Rádio Jornal FM: trabalhadores sem contrato de trabalho, seguridade social e plano de saúde. Novo dono ainda reduziu salários Lamentável a situação da rádio Jornal, hoje FM, que já foi referência em respeito aos trabalhadores quando estava sob o comando de João Alves e Maria do Carmo. O que se vê agora, com o novo dono, o ex-prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo Filho, é uma situação vexatória que já foi denunciada pelo Sindicato dos Radialistas a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Redução de salários Segundo os trabalhadores, o diretor que continuou, Augusto Júnior, anunciou uma redução salarial que causou sérios problemas. Segundo o sindicalista Fernando Cabral, o radialista Alex Carvalho, trabalhador da emissora, sofreu um princípio de infarto, sendo sendo levado às pressas por companheiros de trabalho para o hospital Nestor Piva onde deu entrada por volta das 13 horas e só foi liberado na madrugada do último dia 10 de agosto com a avaliação médica de angina.

Reunião No último dia 08 foi realizada uma reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego onde foram feitas as denúncias inclusive de jornada estafante sem pagamento de horas extras e a não assinatura das carteiras de trabalho após a migração da rádio AM para FM. Isso já se passaram sete meses sem carteira, sem seguridade social, sem plano de saúde e vale transporte conforme a convenção coletiva.

Mediação amanhã, 20 e dia 30 no MPT Foi marcada uma nova reunião para amanhã, 21, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e se a atual direção da emissora não comparecer a mediação será transformada em ação fiscal trabalhista. Já no Ministério Público do Trabalho a mediação ocorrerá dia 30 de agosto.

Por 6 x 1 Belivaldo e Eliane são cassados pelo TRE/SE Após ação do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, por abuso de poder político e econômico, ao usar a estrutura do Governo do Estado em favor de sua campanha. A vice-governadora Eliane Aquino também perdeu o mandato. No julgamento, que teve placar de 6×1 pela condenação, Belivaldo teve a inelegibilidade decretada por oito anos. Belivaldo pode recorrer ao TSE. Se mantida a decisão serão realizadas novas eleições.

Sem legitimidade O resultado da votação enaltece o trabalho da Procuradoria Eleitoral em Sergipe, e mostra que a vitória da chapa Belivaldo/Eliane não foi tão legítima como alguns assessores insistiam em alardear.

 Reflexão A gritante falta de lisura, caracterizada pelos atos que foram apresentados configurando o uso da máquina pública, tira do governador e de alguns assessores mais afoitos, o direito de pousarem de bem avaliados eleitoralmente. E os desmascara não permitindo que continuem passando o dia inteiro nas redes sociais, achincalhando os adversários e os tratando como impopulares.

Reflexão II O resultado da votação vai certamente levar alguns aliados do agrupamento do governador a fazer uma reflexão sobre se vale a pena ganhar um pleito mudando a vontade da população pelo abuso do poder político ou econômico. Essa decisão, poderá ter forte influência, já mesmo no pleito de Riachão, agendado para dentro em breve.

Sobre a briga pelo comando do PSL em Sergipe O blog não dará palanque para todos os envolvidos na briga pelo PSL em Sergipe. Junte todos, todos mesmo e coloquem no mesmo saco. Os velhos e os novos fazem uma política que não cabe mais nos dias atuais. Pena que o povo escuta tudo, mas ainda tem coragem de votar neste balaio demagogo. Um sujo falando do mal lavado e vice e versa.

Mais vereadores do interior nomeados no governo do Estado Um técnico do governo estadual está concluindo um levantamento nas nomeações dos últimos anos e, segundo ele, tem mais vereadores do interior nomeados em cargos comissionados no governo do Estado. Novidades nos próximos dias.

Ciclovias: em boa hora recuperação em Aracaju E o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou ontem, 19, um plano de recuperação das ciclovias, com recursos próprios no valor de R$ 100 mil. Importante porque na administração passada grande parte foi abandonada e necessita urgente de recuperação. As ciclovias não são apenas para desportistas, mas principalmente para centenas de trabalhadores que têm a bicicleta como meio de locomoção até mesmo para sobrar mais dinheiro no fim do mês..

Cenário adverso preocupante Todos os economistas que estavam otimistas com a reforma da previdência e a reforma tributária, estão preocupados agora. O cenário adverso com a crise EUA x China, mas a probabilidade de vitória de Cristina Kirchier na Argentina, reduziram a euforia para uma melhora econômica mais rápida no Brasil.

Golpes na internet Quase metade (46%) dos internautas do país foi vítima de algum tipo de golpe financeiro nos últimos 12 meses, o que equivale a cerca de 12 milhões de pessoas. É o que estima uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os prejuízos com esses crimes chegaram a R$ 1,8 bilhão, informou a agência Globo.

Maçonaria é homenageada na Alese Autor da propositura que deu origem à Lei nº 8.259/2017, responsável por incluir o Dia do Maçom no calendário cultural sergipano, o deputado estadual Luciano Pimentel manifestou sua admiração e respeito pela maçonaria na tarde de ontem, 19, na Assembleia Legislativa, durante sessão especial em homenagem à instituição.

Bem estar social “A essência da Maçonaria é tornar a humanidade feliz. O combate a qualquer forma de tirania, a glorificação do direito e da justiça e, acima de tudo, a promoção do bem estar social são os princípios que norteiam a atuação dos maçons”, destacou Luciano Pimentel.

 Necessidade Para o parlamentar, a corrupção e a falta de empatia tão presentes nos mais diversos setores sociais comprovam que o Brasil nunca precisou tanto de uma instituição que levante a bandeira da liberdade, a igualdade e fraternidade. “Pensar e praticar maçonaria é reavivar o compromisso de disseminar a ética, moral, solidariedade e justiça”.

Estímulo Por fim, Luciano Pimentel afirmou esperar que a Lei nº 8.259/2017 sirva de estímulo para que diversos segmentos se unam com o propósito de restabelecer os valores, aparentemente perdidos, da ética e da moral. “Que possamos juntos, com base no respeito à pessoa humana e à natureza, exercitar o autodomínio da virtude, para uma sociedade justa e livre”.

Reunião ASEOPP A reunião-almoço da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP desta semana, realizada no Hotel Quality, foi bastante concorrida com a apresentação da Advogar Oficina de Advocacia, das ações do Sebrae e a necessidade legal da implantação do BIM nas construtoras. Na apresentação, o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, destacou a importância dos temas abordados e a preocupação em cada dia ajudar no desenvolvimento de Sergipe.

Advogar Oficina de Advocacia O advogado Eduardo Ribeiro, responsável pelo escritório de advocacia com 40 anos de experiência no mercado sergipano, apresentou a Advogar Oficina de Advocacia. “A Advogar nasceu com a preocupação de contribuir de alguma forma para as novas gerações de advogados”, explicou, Eduardo Ribeiro acrescentando que o mundo exige advogados atuando com uma nova estrutura. “É diferente de quando começamos onde fazíamos tudo praticamente sozinhos. Pretendemos contextualizar os novos advogados nas exigências da modernidade”, explicou.

Primeiro curso A diretora da Advogar Oficina, Clarisse Ribeiro fez uma rápida explanação sobre o primeiro curso que será realizado sobre Compliance Corporativo no final deste mês em Aracaju. Detalhes e inscrições aqui. Clarisse destacou a importância das empresas as exigências da prática de Compliance já que Aracaju foi a primeira capital do Nordeste a aprovar uma lei municipal. Já Maurício Matias, que assessora a Advogar Oficina e tem uma vasta experiência na implantação da Compliance disse que é uma mudança de visão e um caminho sem volta e quem não se adiantar e deixar para fazer depois perderá espaço no mercado.

Acese e Sebrae Já Marcos Pinheiro presidente da Associação Comercial de Sergipe e presidente do Conselho de Gestão do Sebrae/SE, fez um breve retrospecto da associação e do Sebrae em Sergipe. Marcos pontou as diversas áreas de atuação do Sebrae em Sergipe, tendo no ano de 2019, 27 projetos com um volume de recursos na ordem de R$ 21 milhões. Ele deu como exemplo de intervenções do Sebrae para ajudar a solucionar problemas em alguns segmentos da economia.

Visão caolha “Tentamos sanar entraves por conta de uma visão caolha que ofusca melhorias para alguns segmentos”, explicou. Marcos Pinheiro conclamou a união das entidades empresariais para alcançar os objetivos. “O país não pode mais entregar seu destino apenas a classe política”, reforçou.

BIM nas construtoras Os representantes da Câmara Brasileira de BIM (Building Information Modeling) em Sergipe, Dilson e Maurício reforçaram a necessidade das construtoras implantarem a plataforma por conta do decreto presidencial que a partir de 2021 será exigida a referida implantação para obras com financiamento federal. Os dois anunciaram a realização no próximo dia 31 de agosto do 2º SeBIM-SE, um seminário realizado pela CBIM-SE com a presença de palestrantes de reconhecimento nacional. Inscrições aqui.

Fisioterapeuta da Avosos lança livro com método autoral “O despertar do movimento na bola” Este é o tema do livro de autoria de Sammir Melo, fisioterapeuta da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), que será lançado no próximo dia 31 de agosto, a partir das 18h, na Galeria Jenner Augusto, localizada da Sociedade Semear.

Samiball A obra revela um novo método desenvolvido por Sammir, denominado de Samiball, na qual se utilizam movimentos inspirados na yoga, capoeira e dança, bem como nos esportes com prancha (surf e kitesurf). Quem publica o livro é a Editora Appris, de Curitiba, conhecida por ter um vasto acervo de obras científicas.

Método A Avosos foi um dos primeiros locais a experimentar o método com o Projeto ´Gingando na Bola´, em 2008, como trabalho de conclusão de Sammir no curso de Fisioterapia, que teve a orientação desde o início da Profª. Dra. Rosemeire Dantas, atual coordenadora do Curso na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e que escreveu o Prefácio do livro. Este trabalho resultou na publicação de três artigos científicos completos em três revistas especializadas no ano de 2011, mostrando os efeitos do método nos pacientes assistidos na Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                 

Cidadania 23 em São Cristóvão Pelo whatsApp: “Reunião na manhã de hoje, 19, do Diretório Estadual do Cidadania 23 em São Cristóvão soba presidência do senador Alessandro Vieira. Na pauta, dentre outros assuntos de ordem administrativa, a realização dos congressos municipais e estadual.

Prolongamento de shows até às 7h De um leitor e morador da região:
“Apelo ao seu espaço para registrar os abusos que vem sendo cometidos na promoção de shows no espaço em frente ao Shopping Riomar! O local parece ser adequado, mas é inaceitável que os shows se prolonguem até as 07 h da manhã de um Domingo, com sons em volume exagerado, perturbando o descanso e a paz dos moradores da região, certamente infringindo as regras pra este tipo de evento. Sabemos que em Sergipe as coisas são tratadas de forma provinciana, mas até nessas horas, o abuso existe! Cadê as autoridades que não escutam a comunidade?”

Tori lança novo álbum no Centro Cultural de Aracaju nessa sexta A Sergipana Tori lança na próxima sexta feira no Centro Cultural de Aracaju “Ignatia,”, segundo material de estúdio da banda. O álbum completamente produzido em terras Sergipanas que conta com participações de Helen Brüseke e João Mario (El Presidente) será lançado pelo selo Recifense PWR Records e estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir do dia 23 de agosto desse ano. Ignatia, é acompanhado por uma vírgula para representar a busca pela abstração, inconclusão e perda de referência. Com arranjos mais concisos em relação ao Akoya, último material da banda, o novo disco trás menos palavras e mais linhas tortas em suas 7 faixas. O show de lançamento acontece as 19 horas da próxima sexta no Teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju e conta com a abertura da Sergipana Sandy Alê em seu show “Árvore Estranha”. O evento que tem apoio da Funcaju será gratuito e promete aquecer os corações do público Sergipano.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

PELO TWITTER

www.twitter.com/eduardomoreira Os Bancos decidiram que vão ensinar as pessoas sobre o mercado, num “papo reto”, para salva-las… Lindo isso né? Não fosse pelo fato de que tentarão salva-las deles mesmos… Daquelas boas pra boi dormir…zzzz 💤

www.twitter.com/ISMARVIANA “A legalidade só deve ser respeitada quando deriva do princípio puro da justiça e da lei.” Eça de Queirós.

www.twitter.com/FalaSergipe Cuidado: Se você for ao sanitário todos dias poderá se transformar em um cocômunista.

www.twitter.com/frednavarro Em breve alguém vai dizer que o Twitter também é um ambiente “tóxico”. Block na hora, pra deixar de ser abestado.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A cólera prejudica o sossego da vida e a saúde do corpo, ofusca o julgamento e cega a razão.” Denis Diderot.

O que chama a atenção nas duas fotos? A primeira é o Palácio Olímpio Campos, cuja pintura foi recuperada há cerca de sete anos. A segunda , é de um coreto quase em frente ao Palácio cuja pintura foi recuperada há menos de três anos na gestão anterior. A pintura do Palácio, mesmo com muito mais tempo está intacta. Já a do coreto está toda manchada e descascando. Se fosse um país sério…
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais