Como evitar os transtornos Intestinais mais frequentes

A verdade de nada tem vergonha, a não ser de estar escondida. (Lope de Veja/Poeta Espanhol)

“Um bom funcionamento do trato gastrointestinal consegue nos manter bem”

Quando a falta de tempo se alia a hábitos alimentares pouco saudáveis podem surgir má digestão, dor no estômago, obstipação ou outros problemas digestivos, que contribuem para prejudicar a saúde de um modo geral.

As doenças mais comuns em nosso meio incluem a gastrite, dores de estômago, obstipação e diarreia. Esses problemas levam a um quadro clínico instável que podem acarretar desnutrição ou má nutrição nos indivíduos.

Essa dificuldade vai gradativamente se agudizando com o passar da idade e vai piorando pelo uso excessivo de alimentos industrializados e pouco nutritivos, além do hábito de não alimentar-se nos horários adequados e de forma regular.

Uma das sequelas dessa desorganização alimentar é a redução da produção de enzimas que servem para retirar os nutrientes essenciais dos alimentos que ingerimos no dia a dia, sem ela os alimentos passam pelo trato digestivo sem deixar os nutrientes essenciais que o nosso organismo necessita, contribuindo

para uma deficiência nutricional que por sua vez leva a uma queda do estado geral.

Portanto, então o que é a digestão?

É um processo complexo e muito bem coordenado, através do qual o organismo decompõe os alimentos ingeridos de forma química e mecânica, para extrair deles os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Cada porção do trato digestivo tem uma função específica, da boca até que se inicia a absorção gastro-intestinal.

Na boca a amilase presente na saliva e também no suco pancreático absorve os carboidratos, da mesma forma que a lípase também presente no suco pancreático e na saliva contribui para a absorção das gorduras dos alimentos ingeridos.

Em seu trânsito pelo sistema digestivo os alimentos atravessam o esôfago para chegar ao estômago, aonde se transformam em uma mistura com os sucos gástricos que sob a ação da pepsina (enzima presente nas paredes do estômago) digere as proteínas, transformando-as em peptídeos.

O resultado dessa digestão é chamado de quimo, entra no duodeno estimulando a secreção de hormônios e outras enzimas, que se encarregam de extrair os nutrientes, proteínas, carboidratos e lipídios necessários ao bom funcionamento do nosso organismo.

Se esses processos não ocorrem em sua plenitude, o indivíduo pode apresentar má digestão, diarreia ou dores de estômago, principalmente esta última.

As deficiências enzimáticas estão relacionadas diretamente com o nosso envelhecimento, além de sofrerem a influência de fatores endógenos como: o uso de antibióticos, antimicrobianos, antiinflamatórios, cortisona, dentre outros medicamentos, além da ocorrência de stress físico e/ou mental, da ingestão de

alimentos “picantes” e um sem número de situações que podem comprometer a flora intestinal.

Uma alimentação irregular contribui para que ocorra uma plenitude pós prandial (indigestão) ou então flatulência, gases e consequentemente uma pobre utilização dos nutrientes dos alimentos ingeridos, o que sinaliza que algo vai mal em nossa flora intestinal.

Devemos salientar que um bom funcionamento do trato gastrointestinal consegue nos manter bem de uma maneira geral, reduzindo de forma significativa os processos inflamatórios do organismo que estão em íntima relação com alguns problemas sérios que podem ocorrer no indivíduo, como por exemplo: dificuldade para perder peso, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos e até a ocorrência da famosa resistência insulínica.

Além dos fatores relacionados, precisamos acrescentar a falta de tempo e a disponibilidade para ir ao banheiro, o que faz com que os músculos da área ano-retal gradativamente e gradualmente comecem a perder a sua força; o que ocorre é que muitas vezes quando sentimos a necessidade (vontade) de

evacuar, não o fazemos, muitas vezes por motivos sem uma justificativa adequada, acarretando ao organismo um prejuízo significativo decorrente da interrupção da necessidade inata do corpo em evacuar naquele momento.

É lógico que podemos ter situações mais complexas, relacionadas a distúrbios gastro- intestinais, e que precisem de um estudo clínico e laboratorial mais detalhado de sua provável causa, mais isso geralmente não é ocorrência habitual.

A forma de evitar obstipação é principalmente escolher alimentos ricos em fibras (25g /dia) ou alimentos como:

• Leite desnatado e seus derivados, incluindo iogurtes e queijos pobres em gordura

• Vegetais verdes e preferentemente crus

• Frutas frescas e ricas em fibras

• Azeite de Oliva

• Cereais integrais

• Pão e arroz integral

• Consumo diário de 2 litros de água ou líquido

A dieta rica em fibras tem como característica principal estimular o peristaltismo intestinal (que é a movimentação do alimento através da luz do intestino), além de proporcionar a regularização da flora intestinal.

Lembre-se que a progressão da idade e os maus hábitos alimentares e nutricionais levam a redução significativa da capacidade enzimática digestiva do trato gastro-intestinal, contribuindo de forma significativa para a ocorrência de má nutrição, gases, inflamação e principalmente de uma deficiência de vitaminas

e sais minerais, e certamente irá resultar no desenvolvimento de uma má qualidade de vida.

Alimentos saudáveis e hábitos regulares no horário das refeições tornam-se uma receita bastante atraente para se ter uma vida saudável e duradoura.

Uma Boa e Agradável Semana…

MAKTUB!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais