Existe o bom senso que ditará normas para o inter-relacionamento humano mas se você tiver como base a consideração pelo seu semelhante haverá melhor convivência social. Abuse das expressões de civilidade: “por favor”, “com licença”, “obrigado”, “desculpe” e como dizia meu querido pai Rosalvo: “o seu direito termina quando começa o do outro”. Algumas considerações quanto ao comportamento em lugares públicos: O motorista deve lembrar que buzina não foi criada para dar tchau ou informar que chegou em algum lugar desejado, evite buzinar a todo o momento e fazer quando for imprescindível. Hoje em dia existe uma mania de certos motoristas que buzinam logo após a troca do semáforo para a cor verde, mandando que o carro da frente siga logo. Respeite o uso das calçadas não estacionando o carro nelas. Quando for andar nas calçadas, escolha o seu lado direito e também das calçadas para andar. Evite dar trombada nas pessoas se estiver distraído ao celular ou com sacolas. Quando estiver num avião no momento da chegada do vôo, evite o pânico que algumas pessoas têm em sair esbarrando e empurrando todos para serem os primeiros a sair da aeronave. Muitos são mal-educados a ponto de não deixar o companheiro da poltrona acima sair primeiro. Na academia sempre leve uma toalhinha para não encharcar o aparelho utilizado com o seu suor. Deixe o aparelho limpo para que outra pessoa possa utilizar, até fazendo uso de flanela com algum produto de limpeza existente na academia. Se você mora em apartamento, evite ficar segurando a porta do elevador enquanto se despede de alguém, deixando assim outras pessoas que merecem utilizá-lo ficarem esperando. Não jogue nada pela janela, nem aquele minúsculo papel e também não utilize a vaga da garagem de outra pessoa nem que seja por um instante. Se infelizmente você tem o vício do fumo, não peça cigarros emprestados mesmo que seja a seu amigo com a desculpa que comprou pouco para ver se deixa de fumar.
A partir do momento que você está diante de pessoas deve haver o respeito e a consideração pelo outro, haja vista que necessitamos de sossego para sentir bem-estar e se tivermos incômodos a todo instante por estar em grupo a nossa vida vira um inferno cheio de aborrecimentos e insatisfações.
No cinema, não admita que a pessoa que estiver assistindo ao filme atrás de você te pertube balançando a sua cadeira com os pés ou joelhos. Tem pessoas que até tiram o sapato e estiram o pé bem perto do outro. Falar ao telefone atrapalhando escutar o filme é péssimo para as pessoas que estão perto.
Se você comprou o bilhete para participar no camarote do pré-caju, lembre-se de revezar a balaustrada com as outras pessoas, pois todas pagaram o mesmo valor e necessitam também assistir o bloco e os trios passarem na frente.
Numa festa se o som estiver muito alto evite falar muito próximo do ouvido de outra pessoa, fale pausadamente ou leia os lábios.
Mesmo que a pessoa seja seu amigo não converse com ele cutucando, tocando e pegando no braço. Da mesma maneira não fique muito próximo falando alto para evitar cuspir nela.
Quando estiver num restaurante evite colocar o casaco vestindo a cadeira. Coloque-o no assento de uma cadeira opcional, bem como bolsas e pacotes.
Nuança pergunte a idade a alguém ou pergunte a uma mulher se ela está gestante. Espere ela mesma te contar.
Num velório, evite chegar na meia hora anterior do horário do sepultamento. Dá a impressão que você foi cumprir uma obrigação. Evite também conversar alto em rodinhas e utilizar o celular. Quando for cumprimentar os familiares enlutados evite palavras indiscretas, pois o simples fato de você estar presente indica a consideração. Exemplo: “meus sentimentos”, “sinto muito”, “desejo muita paz e conforto do nosso Deus para você”.
Quanto a privacidade em sua casa, comece o exemplo por você: bata na porta quando for entrar nos quartos, principalmente o dos seus filhos, não investigue gavetas e diários, não abra correspondência e respeite principalmente o espaço do outro.