Constituição X Neoliberais FHC e Lula

Com certeza o titular deste espaço será bombardeado por alguns sectários petistas, mas a comparação não é do blog. A revista Caros Amigos deste mês (vale a pena comprar), publica uma matéria de cinco páginas, do jornalista Otávio Nagoya, que merece ser lida. E serve para reflexão dos petistas sectários e dos tucanos apaixonados.

A matéria mostra que a política neoliberal desfigurou a chamada “Constituição Cidadã” de 1988 que completou 25 anos. Mostra que o texto constitucional foi alvo de ataques dos setores mais conservadores e neoliberais, com emendas que alteraram o papel do Estado.

Depois de descrever toda a história e a discussão dos temas para a aprovação da Constituição, a matéria mostra que muitas das medidas aprovadas não atendem o que preceitua a Constituição dando como exemplo o salário mínimo. E ressalta as emendas que a transformaram-na numa colcha de retalhos. Alguns dados interessantes:

Injustiça Fiscal – A reforma tributária do governo Lula, apresentada e aprovada em 2003, não rompeu o caráter regressivo da estrutura impositiva e manteve os elementos essenciais da injustiça fiscal vigente no pais.

Previdência – Pesquisadoras mostram que as reformas previdenciárias brasileiras tiveram a pressão neoliberal. Citam entre algumas mudanças, o fato previdenciário criado por FHC e a expectativa de revogação pelo governo Lula que não aconteceu.

Avanços neoliberais, Constituição estuprada –  Porém, o redesenho mais perverso ocorreu sobre o sistema econômico. Em aspectos gerais, as medidas abrem a economia brasileira para o capital privado, inclusive o estrangeiro, além de quebrar monopólios da União e dos Estados, inclusive através das privatizações. Citam o depoimento de Plínio de Arruda Sampaio: “….O Estado Nacional converteu-se em um contrassenso, precisando ser desmantelado em menos de dez anos. Em face desse processo, a Constituição foi estuprada, foi violentada”, fazendo referência as emendas aprovadas em 1995.

Comunicação Social, participação do capital estrangeiro – Outra emenda citada na matéria é a de 2002, que altera questões relativas à comunicação social. Abre a possibilidade da participação de pessoas jurídicas no controle das empresas de comunicação, o que era vetado no texto anterior, assim como a participação do capital internacional nas empresas, com limite de 30% do controle do capital total e votante.

Uma citação do jurista Fábio Konder Comparato diz tudo: “A nossa Constituição é uma brilhante fachada, por trás da qual se abre um enorme terreno baldio”.

Apesar do PT ter uma concepção de Estado mais forte do que os tucanos, nenhuma mudança estrutural foi feita em seus governos.

É verdade. Os governos de FHC, Lula e agora Dilma não tem diferenças na prática quando o assunto é a Constituição Federal.

A Constituição Cidadã não passa de uma grande colcha onde os retalhos são colocados de acordo com o costureiro de plantão. Não importa se a população vai gostar ou não, o mais importante é fortalecer os interesses neoliberais.

Blog no sábado
O titular deste espaço não viajará neste feriadão. Por isso, no sábado, 30, o blog será atualizado normalmente. Uma páscoa de reflexão para todos os cristãos e um bom descanso para todos.

Aterro de Socorro: Recomendação do MPF/SE repercute nacionalmente
A decisão do MPF/SE de recomentar a Adema e a Prefeitura de Socorro que cancelem todas licenças para a instalação

do aterro de Socorro, por conta de diversas irregularidades, entre elas a possível contaminação do aquífero existente na área, repercutiu ontem nacionalmente. Veja o que foi publicado no principal site do país sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. Em: http://www.mafiadolixo.com/2013/03/mpf-recomenda-o-cancelamento-da-licenca-ambiental-do-polo-de-gerenciamento-de-residuos-itacanema-da-empresa-torre-em-sergipe/

Caso das crianças de Porto da Folha
O blog corrige uma informação. Não foi para uma juíza do Paraná, que a recém-nascida de Porto da Folha foi enviada e sim do Pará. Todas as sete crianças, que o MP entendeu que estavam em situação de risco foram devolvidas aos pais, inclusive a recém nascida de quatro meses na época.

Advogado está sendo processado
O advogado da família Paulo Afonso de Almeida foi informado (ainda não foi notificado) que está sendo processado pelo promotor do caso com uma ação civil indenizatória e uma representação criminal. Paulo disse que ficou surpreso com a informação porque apenas desempenhou sua função de advogado da família. Segundo ele, uma jornalista do Jornal da Cidade, que fez a matéria também está sendo processada.

Rapidez nas medidas contra seca
O deputado Valadares Filho (PSB), em pronunciamento ontem, 27, na tribuna da Câmara, destacou a gravidade da seca que atinge o Nordeste brasileiro e a necessidade de se agilizar o repasse dos recursos, previstos nos programas do governo federal para o combate à seca. “Não é a primeira vez que a região Nordeste é castigada por longos períodos de estiagem. Entretanto, essa seca que começou em 2011 tem-se mostrado uma das mais severas dos últimos tempos”.

Sofrimento
Segundo Valadares Filho, somente quem anda pelo sertão nordestino pode ter a exata dimensão do sofrimento das famílias que veem seu pequeno patrimônio se esvair junto com a falta de condições para continuar com a produção em suas propriedades, especialmente, aquelas de pequeno porte.

Condições para o pequeno produtor
Em relação ao pacote de medidas emergenciais para combater os efeitos da seca no Nordeste, lançado pelo governo federal no início desta semana, Valadares Filho destacou sua importância, mas disse ainda que, para que as medidas sejam efetivas, é necessário assegurar que o pequeno produtor também tenha condições para adquirir o milho da Conab a preços condizentes com sua realidade e que haja celeridade no repasse dos recursos. “Porém, infelizmente, o que se tem verificado, até o momento, é que os programas de combate à seca não têm sido efetivos para maioria dos produtores rurais, especialmente para o pequeno produtor”.

Salário mínimo para o agricultor familiar
Na tentativa de contribuir de maneira mais efetiva para amparar de forma segura os produtores rurais vítimas de intempéries climáticas, como a seca no Nordeste, Valadares Filho destacou a importância do projeto de lei, de sua autoria,  que prevê a concessão de um salário-mínimo, mensalmente, semelhante ao mecanismo do seguro-desemprego, a ser pago aos produtores da agricultura familiar naqueles municípios que tiverem decretado estado de emergência pelo Poder Executivo.

Site oficial da prefeitura de Itabaiana é lançado
Em evento voltado para a imprensa, a prefeitura de Itabaiana, através da secretaria de Comunicação Social, lançou o seu novo site (www.itabaiana.se.gov.br). Buscando uma navegação simplificada, em que a oferta de serviços seja o destaque principal, mas sem deixar de lado a publicidade dos atos e ações empreendidos pela gestão municipal.

Respeito
“Não se trata apenas de colocar um site no ar. É, na realidade, uma demonstração de respeito pelo povo de Itabaiana, que agora poderá conferir de perto, diariamente, tudo o que temos feito em prol da nossa terra”, observou o prefeito Valmir de Francisquinho, que assim como diversos secretários municipais, vereadores e outras autoridades, esteve presente no lançamento oficial do site.

Realidade atual
Para o secretário de Comunicação Social de Itabaiana, Anderson Christian de Souza, o momento é oportuno para que esse canal entre a administração e povo comece a funcionar. “Fizemos questão de trabalhar o novo site com os pés no chão, respeitando a realidade econômica em que a prefeitura foi deixada. Não atropelamos os processos e preferimos agir com calma e responsabilidade. No final das contas, o site está ai, disponível para o povo, que é o que importa”, disse Anderson.

Recanto dos Manguezais. Vereador volta a pedir solução
Ao discursar na Câmara de Aracaju na última quarta-feira, 27, o vereador Max Prejuízo voltou a relatar a situação de miséria em que se encontram as famílias da Invasão Recanto dos Manguezais, no Augusto Franco. O parlamentar lembrou que o então presidente Lula, em visita a capital sergipana, prometeu que os moradores da invasão seriam transferidos para o bairro 17 de Março, com o aval do então prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, o que não aconteceu.

Comissão de vereadores
Max apresentará um requerimento para que seja formada uma comissão de vereadores. . "É necessário que esta casa conheça de perto o sofrimento dos moradores da invasão Recanto dos Manguezais, que vejam de perto que em nossa cidade há pessoas vivendo em condições de vida sub-humanas, esquecidas pelo poder público", disse o vereador. Max Prejuízo cobrou que a prioridade para o bairro novo seja para os moradores do Recanto dos Manguezais.

Lucas Aribé ressalta ética na CMA
O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju – CMA – na última quarta-feira, dia 27, para ressaltar a necessidade de ética no Parlamento. De acordo com Aribé, é preciso ter cuidado com a postura e com a função dos parlamentares na CMA.

Respeito deve ser prioridade
O discurso do parlamentar foi baseado na votação dos vetos enviados pelo Poder Executivo, realizada na noite da última terça-feira, 26, onde alguns debates de ordem política foram travados. Segundo o vereador, os lados políticos existem de forma justa, mas o respeito à ética política deve ser prioridade. E, mais do que isso, o compromisso que existe com o povo também.

Resposta para famílias do bairro 17 de Março
Já a  vereadora Lucimara Passos (PCdoB) voltou a cobrar uma resposta da Prefeitura de Aracaju às famílias do bairro 17 de Março. Citando o fato de que 250 famílias continuam alojadas na praça do bairro sem resposta da Prefeitura de Aracaju. Em matéria publicada ontem na secção de Política do site F5 News, o prefeito João Alves Filho afirmou que os problemas do bairro 17 de Março foram criados na gestão anterior, da qual a vereadora fez parte.

Dados
Em resposta a esse comentário, a vereadora trouxe dados da referida gestão em relação à moradia e cobrou novamente assistência às famílias. "Prefeito João Alves afirmou a F5News que estou com lapso de memória, pois teria esquecido quem criou os problemas do Bairro 17 de Março. Quero dizer ao atual Prefeito que é impossível esquecer que Edvaldo Nogueira construiu 6000 casas na cidade de Aracaju. Somente no 17 de Março foram 2.672. Para mim o que resta concluir é que o lapso de memória é do prefeito João Alves que esqueceu para que foi eleito e, depois de três meses de empossado, continua se escondendo nas supostas culpas da administração anterior e não mostra trabalho", afirma Lucimara.

Prioridade
A vereadora declarou ainda que também é impossível esquecer que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira priorizou a política de moradia para os mais necessitados na capital e que não vai cansar de cobrar uma resposta por parte da Prefeitura de Aracaju. "Muitas casas estão desocupadas. São 250 famílias morando em barracos, olhando todos os dias para casas fechadas e não recebem atenção da Prefeitura porque são vistos como 'invasores oportunistas', denuncia Lucimara.

Condição econômica
Além disso, a vereadora afirma que é necessário enviar o Serviço Social da Prefeitura para averiguar qual a real situação. "Mais uma vez deixo a pergunta que nunca é respondida: Por que não mandam verificar qual a condição sócio-econômica daquelas famílias? Afirmo inclusive que, quando forem – se forem -, saberão que ali estão muitos pais e mães de família que, de fato, necessitam da moradia e não têm mais para onde ir", conclui.

Aeroporto: acordo de cooperação técnica
O turismo sergipano inicia uma nova etapa de desenvolvimento na tarde da última quarta-feira, 27, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para realização das obras do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Aracaju. A solenidade foi coordenada pelo governador Marcelo Déda juntamente com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo Matos do Vale, e ratifica o compromisso do Governo Federal em investir na reestruturação aeroportuária do País.

Papel estratégico
A obra do novo Terminal de Passageiros dotará o Aeroporto em condições plenas de operação, permitindo que ele cumpra papel estratégico na logística da Copa do Mundo, tornando-se terminal alternativo ao de Salvador. Essa condição permitiu que as contratações das obras sejam realizadas pelo sistema de RDC (Regime Diferenciado de Contratação), mais ágil que a lei 8.666, que rege a maior parte das licitações públicas, e que permite aos aeroportos, que estão num raio de proximidade das sedes da Copa do Mundo, adotem um sistema mais acelerado de contratações.

Momento histórico
“Sem nenhum exagero retórico, estamos hoje testemunhando um dos momentos mais importantes para o futuro de Sergipe. Estamos participando de um ato cujas consequências serão extremamente positivas para que o estado de Sergipe cumpra sua vocação de um estado desenvolvido, integrado ao Brasil, ao Nordeste ao mundo; para que Sergipe fortaleça e amplie sua vocação turística”, destacou o governador durante a solenidade.

Executivo
Ainda durante a assinatura do termo de cooperação técnica, o governador Déda voltou a elogiar mais uma vez a competência do secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa e o empenho para que a obra saísse do papel. “Sem medo de errar Valmor Barbosa é um dos maiores executivos da infraestrutura do país”, disse, ao destacar  a competência do secretário.

Médicos recuam a saem da greve em São Cristóvão
Após entendimentos com a Secretaria Municipal de Saúde, os médicos do município de São Cristóvão decidiram voltar às atividades trabalhistas na última quarta-feira, 27. A secretária Farahide Diniz participou diretamente das negociações com a categoria, por determinação da prefeita Rivanda Batalha.

Reivindicações
Os grevistas queriam a volta da gratificação adicional que fora suspensa pela administração municipal no mês de janeiro. Farahide adiantou que a suspensão ocorreu também em outras esferas da administração para uma readequação salarial de várias categorias, inclusive os médicos.

Gratificação
Os profissionais da saúde terão de volta a gratificação já no mês de março, enquanto se estuda medidas com a categoria para o pagamento do retroativo relativo aos meses de janeiro e fevereiro. “Vamos analisar os impactos na folha e retomaremos as discussões”, pontuou a secretária de Saúde.

Conselho aprova Relatório de Gestão
O Conselho Estadual de Saúde aprovou na última terça-feira, em Reunião Ordinária, realizada no auditório da Funesa, o Relatório de Gestão do ano de 2011.Presidida pela secretária Estadual de Saúde, Joélia Silva Santos, o relatório foi apresentado e debatido ponto por ponto pelos conselheiros e teve a sua aprovação com ressalvas.Durante o debate com os conselheiros, a secretária chamou a atenção para a importância de se discutir com profundidade o Relatório de Gestão e a aplicação dos seus recursos. “É importante esse debate porque fortalece a atuação do Conselho”, frisou.

Conselheiros
Ainda durante a Reunião Ordinária, foram eleitos os conselheiros para compor o GT – Grupo de Trabalho ? PID (Programa de Inclusão Digital), Ivanildo Gonzaga, como titular e Salatiel Oliveira, como suplente. A discussão para alteração e composição do Conselho Estadual de Saúde e o mandato dos conselheiros, foi retirado de pautal em comum acordo, devendo ser discutido na próxima Reunião Ordinária.

FCDL volta a condenar antecipação de feriado
A exemplo do que ocorreu na quinta-feira da realização do Pré-Caju, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL), voltou a condenar o que considera de "feriado antecipado e desnecessário" em relação à decretação de ponto facultativo pelo governo do Estado e Prefeitura de Aracaju programado para esta quinta-feira, 28, véspera da Sexta-feira da Paixão.

Folga para os servidores
Conforme Gilson Figueiredo, presidente da FCDL/Sergipe, enquanto todos os segmentos produtivos da sociedade estarão em plena atividade na quinta, os servidores públicos em nível estadual e municipal e federal estarão em folga.    "Isso contribui para uma fuga e esvaziamento do comércio, sem maiores justificativas ou desculpas convincentes. A Sexta-feira da Paixão já contempla nossa fé e profecia religiosa, sendo não necessário o prolongamento do feriado para quinta e sexta-feira", diz Gilson.

Criação de feriados  
"Tem sido uma constante quando essas decretações de pontos facultativos começam a ocorrer em vésperas de feriados, esvaziando o comércio, trazendo até prejuízos à arrecadação dos governos. Já temos muitos feriados e não precisamos criar outros que inexistem no calendário oficial do Brasil", conclui o presidente da FCDL.

Horário especial
Hoje, 28, as igrejas e museus de São Cristóvão funcionarão em horário especial: das 9h às 13h. A informação é da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), órgão responsável pelo complexo histórico da quarta cidade mais antiga do Brasil.

Projeto sobre palma é destaque em publicação internacional
Mais uma vez os bons resultados obtidos com o cultivo intensivo da palma em Sergipe foram destaque em publicações científicas internacionais. A revista CactusNet, produzida pela Rede de Cooperação Técnica Internacional sobre Cactus (FAO Icarda),publicou em sua mais recente edição dois artigos sobre a técnica implementada na região semiárida do Estado.

Histórico
Desenvolvido pelo Sebrae Sergipe e executado pelo consultor Paulo Suassuna em 16 municípios, o projeto ‘Palma para Sergipe’ teve início no segundo semestre de 2007 e desde então já beneficiou mais de 500 produtores.  O modelo de produção já garantiu o plantio de mais de dois milhões de palmas em solo sergipano.

Ambulantes: Acese encaminha ofício ao Ministério Público
a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), encaminhou ao Ministério Público ofício pedindo providências no tocante à existência de ambulantes nas ruas, portas, e calçadas das lojas do centro de Aracaju. Nele são citados diversos problemas causados pela invasão dos vendedores, destacando-se a dificuldade de transito dos pedestres e portadores de necessidades especiais que são obrigados a saírem das calçadas, interferindo na circulação normal dos veículos e correndo risco de sofrerem acidentes.

Insegurança
Outra reclamação descrita no documento é a falta de segurança. Segundo os lojistas, muitos sofrem ameaças dos vendedores informais que insistem em permanecer à frente das lojas. O ofício relata ainda que apesar de algumas medidas serem tomadas pelos órgãos responsáveis a pedido da Acese e empresários da região, seus efeitos ainda não são significativos.

Namastê –  Programa de Desenvolvimento Humano
Uma oportunidade excelente. Nos dias 01 a 05 de maio na Fazenda Saint Germain  (17 km de Aracaju – Povoado Timbó – São Cristovão) será realizado o Namastê – Programa de Desenvolvimento Humano. É  um programa atitudinal, realizado a partir de atividades capazes de estimular mudanças de paradigmas, fortalecendo a iniciativa para a solução de problemas, a capacidade de administrar as mudanças e a atitude para enfrentar os desafios e colocar em pratica as soluções.

Desafios
No Treinamento Namastê, os participantes enfrentam desafios que permitem uma analogia com situações reais, dentro dos seus propósitos pessoais e profissionais. Por meio deles o participante vivenciará a capacidade de transformar padrões limitantes e expandir as próprias potencialidades.Durante o Treinamento acontecem filmagens, exercícios de transformação, técnicas ativas, meditações, trabalho corporal, desafios pessoais, interligados de uma forma que conduz a uma maior compreensão e expansão da nossa natureza criadora de felicidade, amor, realização e sucesso.

O que é?
Este treinamento é um programa que  tem por objetivo tornar cada participante capaz de autogerenciar a sua própria transformação pessoal e profissional, fortalecendo o foco no real poder que existe dentro de cada um para criar resultados e construir realidades.

Como é?
É realizado a partir de atividades capazes de estimular mudanças de paradigmas. No treinamento, os participantes enfrentam desafios que permitem realizar uma analogia com situações reais, dentro de seus próprios propósitos pessoais e profissionais. Por meio delas o participante vivenciará a capacidade de transformar padrões limitantes e expandir as próprias potencialidades.

O resultado
-Consciência de poder interior, concentrando-o e direcionando-o para a concretização dos próprios objetivos;Desenvolvimento de uma atitude positiva e a capacidade de desfazer os obstáculos para criar resultados eficientes;Expansão da autoconfiança, auto estima e entusiasmo;-Renovação do próprio vigor;-Utilização do foco, da atenção e da visão como instrumentos de realização;-Desenvolvimento da criatividade, flexibilidade e autonomia. Informações pelos telefones: 79- 9131 3819- 3043 2024

Livro
“OS ARGENTINOS”. Autor – Ariel Palácios. Editora Contextos, 368 páginas. O jornalista, correspondente da Globo News e do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em Buenos Aires, derruba certezas ao constatar que os “hermanos” não consideram o Brasil seu arquirrival. Nem mesmo no futebol, lugar ocupado pela Inglaterra, por causa das Ilhas Falkland (Malvinas). A obra mostra, em um texto livre e repleto de informações, as principais características do povo argentino, desde a história do país até suas crenças e sua forma de levar a vida.

VII Forró do Kafeta
Imperdível, dia 12 de Abril, abertura do Forró de Rua em Aracaju com o evento que mais cresce em Sergipe, “ O VII FORRÓ DO KAFETA” no Bairro Luzia, o metro quadrado de mulheres mais bonitas em uma festa junina. Esse ano contará com as presenças de Brasas do Forró, Danilzinho, Somos Loucos com seu Forró das Antigas, Tenda Eletrônica com DJ Matheus e a Gravação do DVD de LOBÃO e Banda PHO, o Puro Sangue do Forró. O Evento terá seu início às 20h, maiores informações pelo telefone 9946-8139.

Memória – Aconteceu há 76 anos – (1937)
Março     – Intervenção federal no Rio de Janeiro.
Maio       – PRESTES é condenado a 35 anos de prisão.
Junho      – Criada a UDN – União Democrática Nacional, frente de apoio à candidatura de ARMANDO DE SALES OLIVEIRA.
Agosto     – É fundada a UNE – União Nacional dos Estudantes.
Setembro – É divulgado o Plano Cohen por Vargas e pelo general DUTRA, de suposta trama comunista contra ele.
Novembro – O Congresso Nacional é cercado por tropas da Polícia Militar e fechado. GETÚLIO extingue os partidos políticos, anuncia uma nova CONSTITUIÇÃO (a Polaca) e decreta a ditadura do Estado Novo.

Em Sergipe
O período 1937/1945, correspondente à duração do Estado Novo, comportou três interventores no governo estadual. ERONIDES DE CARVALHO permaneceu no cargo até 1941. O capitão MILTON AZEVEDO substituiu ERONIDES, ficando no posto até março de 1942. Dessa data em diante, ocorre a volta de MAYNARD, que ocupou o poder Executivo até o fim do regime ditatorial então vigente, que durou 8 anos. Empossado como interventor em 27 de março de 1942, foi recebido com muitas festas, e sob enormes expectativas. Em 1945 dá-se a queda da ditadura. Verifica-se então um realinhamento partidário. Surgem três partidos: a UDN, o PSD e o PR (União Democrática Nacional, Partido Social Democrático e Partido Republicano). Em seguida, são fundados o PTB – Partido Trabalhista Brasileiro e o PCB – Partido Comunista Brasileiro, o “partidão”, volta à legalidade. Observação do BLOG: As informações sobre o Estado de Sergipe são extraídas de textos de autoria do cientista político IBARÊ DANTAS e de jornais da época.

Futebol
A interdição do Engenhão, estádio que custou 380 milhões de reais aos cofres públicos, afetou a imagem do Brasil. É, sem dúvida, um “arranhão”, comentam jornalistas internacionais. Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama farão, doravante, seus jogos apenas em São Januário, que, até a construção do Pacaembu, era o mais moderno e maior do país. Faltando menos de 90 dias para o início da Copa das Confederações, os problemas do João Havelange justificam preocupação. /// O Flamengo informou que prefere jogar suas partidas em cidades do interior do Rio de Janeiro, como Volta Redonda, Macaé e Friburgo. /// Dário Lourenço é o novo treinador do Itabaiana. /// Anotem este nome: Warlles, lateral direito do Estanciano, quatro gols, 23 anos. Está se tornando uma das revelações do campeonato sergipano deste ano ///Os candidatos ao projeto Bolsa-Atleta, do município, devem procurar, até 03 de abril, a sede da SEJESP – Secretaria da Juventude e do Esporte para o respectivo cadastramento. O endereço da secretaria é rua Arauá, 892. O atendimento é das 8 às 14 horas. Como, entretanto, hoje, quinta-feira santa, é ponto facultativo, a apresentação dos contemplados deverá ocorrer a partir da próxima segunda-feira. /// CBF muda para terça-feira a convocação dos atletas para o amistoso do próximo sábado, 06.04, contra a Bolívia. Serão chamados apenas jogadores que atuam no Brasil. /// Cruzeirenses terão que ressarcir Minas Arena por danos causados ao Mineirão. /// O senador Ricardo Ferraço, que esteve na Bolívia, voltou preocupado com os torcedores do Corinthians presos em Oruro. /// A renda integral da partida Bolívia X Brasil será revertida para a família do jovem torcedor morto recentemente.

Futebol II
CAMPEONATO SERGIPANO – Resultados de ontem (jogos realizados à noite): Batistão – Confiança 3 X 0 América; Paulo Barreto (Lagarto) – Lagarto 1 X 0 Sergipe; Brejeirão (Tobias Barreto) – Olímpico 2 X 2 Socorrense;  Augusto Franco (Estância) – Boca Junior 1 X 0 Itabaiana e Fernando França (Carmópolis) – River Plate 2 X 0 Estanciano. CLASSIFICAÇÃO: Após a rodada de número 10 – 1.Confiança – 21; 2. Sergipe – 18; 3 – River Plate – 17; 4. Socorrense – 17; 5. Olímpico – 15; 6 – América – 11; 7. Boca Junior – 11; 8. Lagarto – 10; 9. Itabaiana – 9 e 10. Estanciano – 8 pontos ganhos. Os quatro primeiros colocados disputarão as semifinais do campeonato da série A-1 (2013). A rodada de número 11 será disputada no próximo sábado e no domingo (30 e 31.03).

Curtas
HADDAD confirma: “Sem governo federal, plano de metas não pode ser cumprido.” /// Defensoria entra com ação coletiva de indenização a vítimas da boate KISS. /// RENAN CALHEIROS, presidente do Congresso, anuncia que a PEC das domésticas será promulgada na próxima terça-feira. /// “DEMOCRACIA É ISSO”, declara FELICIANO, após mandar prender manifestante. /// FHC confirma candidatura a vaga na Academia Brasileira de Letras, com o apoio do ex-presidente SARNEY. /// O sergipano CARLOS AYRES DE BRITTO ficou para uma próxima oportunidade. /// “DILMA não é mulher de mandar recado”, proclama EDUARDO CAMPOS. /// Após prejuízo astronômico de bilhões de reais, só a água será gratuita em voos da GOL. /// Interdição do ENGENHÃO tem origem na construtora DELTA. /// CID GOMES, governador do Ceará, processa o âncora do Jornal da Band, RICARDO BOECHAT. Motivo: críticas duras feitas pelo jornalista pelo fato de o governo cearense ter pago um cachê milionário a IVETE SANGALO para abrilhantar a inauguração de hospital em SOBRAL, a terra natal do governador. O valor pago foi 650 mil reais. /// PRESIDENTE DILMA, em Durban, África do Sul: “Crescimento do Brasil não é inflacionário.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/Jore_JCNB   "Somos todos partículas de um embrião chamado Brasil"

www.twitter.com/ojoaoaugusto   Lula, no Valor: eu fico com pena de ver uma figura de 82 anos como o Fernando Henrique Cardoso viajar falando que o Brasil não vai dar certo.

www.twitter.com/gildasio2002   Não tenho dúvida alguma, as redes sociais já representa o grande regulador da democracia brasileira e vai tb regular a mídia politiqueira.

www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco)Viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus: a lógica do amor e do dom de si mesmo.

www.twitter.com/ricardo_ras  Não tem um mês que a Oi nao tente me roubar, quem quiser que não analise sua conta detalhadamente. #OiVeloxladrona.

www.twitter.com/WiltonAraujoo  "Sempre ouvi dizer que para quem sonha alto, o tombo é grande. Só esqueceram de perguntar se eu tenho medo de cair". Boa noite!

www.twitter.com/StphanieMacedo   Que a chegada da Páscoa nos traga melhor comportamento humano, de amor e fraternidade. "Amai uns aos outros, como vos AMO", Deus. Bom dia!

www.twitter.com/sargentoedgard   Sei de uma coisa, a intolerância, está intolerante!

www.twitter.com/AlberthoJorge1   "Peguei" uma doença chamada "fascite plantar".Fidocabrunco pá duê!

www.twitter.com/riltonmorais   Crianças que pagam planos de saúde ocupando leitos de UTI no HUSE. Até quando PROCON?

www.twitter.com/ManuSanthiago  Facebook mudou a vida das pessoas que não tem coragem e vivem usando imagens de auto-ajuda. Compartilhar é fácil, quero ver ir à luta.

www.twitter.com/gmneylucio   A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.

DO LEITOR

PEC das Domésticas

Do engenheiro e vereador por Santo Amaro, João Bosco Rosa Cruz: “Causou-me estranheza a publicação do Jornalista e Secretario de Comunicação Carlos Batalha  em sua coluna Batalha no Correio no Jornal Correio de Sergipe do dia 25/03. Na referida coluna, já no primeiro texto intitulado Empregadas Domésticas, o nobre Secretário do Governo João Alves, ao falar sobre a PEC das Domésticas pergunta se "a PEC trará benefícios reais ou reduzirá o campo de trabalho dessas servidoras". Peca duas vezes nesta pergunta ao excluir Os Empregados Domésticos e ao Questionar se a reparação da injustiça do tratamento desigual que esta classe vinha tendo até então será benéfica. Claro que será! No segundo e terceiro textos intitulados Empregadas Domésticas I e II, tenta explicar seu, aí sim, EXDRÚXULO questionamento, afirmando ser esdrúxula a jornada de trabalho de 44 horas e adicional noturno inseridos nesta PEC para  a classe, e segue fazendo uma cronologia de atendimento a esta jornada e direito comum aos trabalhadores, que remete ao cômico se não fosse trágico diante do cargo que ocupa na administração João Alves! Ora, meu caro Secretário, a jornada de trabalho é de 44 horas semanais e PONTO! Do mesmo modo que é na minha casa, na minha empresa e várias outras pelo Brasil a fora. Se o empregador quiser ter sua FUNCIONÁRIA entrando no trabalho as 06h para que ele, sua esposa e seus filhos tenham o café feito pelas mãos desta, obedeça um horário de saída que resulte em uma carga horária compatível com a carga para horário normal ou PAGUE as horas extras necessárias para atender as seus interesses cômodos. Se quiser que ela trabalhe a noite, que PAGUE o adicional noturno. O fato dela dormir no trabalho (por economia), segundo consultores entrevistados na TV, não daria direito a adicional noturno DESDE QUE os serviços da profissional não sejam requisitados durante a noite. Está de parabéns a Presidenta Dilma, o Senado e o Congresso pelo reparo a esta injustiça com esta classe que compõe parte do pilar de muita família de Brasileiros. Lamentável a posição do nobre Secretário! Esperamos que os servidores daquela Secretaria tenham seus direitos trabalhistas preservados”.

ARTIGO

A Sociedade e seus mecanismos de defesa  por José Raimundo de Sousa*

“Nós não queremos a paz dos pântanos, a paz enganadora que esconde injustiças e podridão”. Dom Helder Câmara

A negação da violência pela sociedade.

A minoria dominante que se intitula de sociedade, para disfarçar a sua violência, aproveita alguns mecanismos já conhecidos pela psicologia moderna. Em outras palavras: usa maquinismos de mascaramento para esconder a verdadeira causa da criminalidade. Mister se faz denunciar a existência desses mecanismos que, por si só, já são “patogênicos”.

Neste sentido, como se sabe, todos os mecanismos de defesa travam a fluidez do conhecimento da realidade, alem de não resolverem as tensões existentes. Quando se trata do fenômeno da criminalidade, ficam prejudicadas as pessoas envolvidas, ou seja, a sociedade em geral. A primeira coisa que a minoria dominante faz para se esquivar da responsabilidade é atribuir á criminalidade a função “violencializadora”, ou seja, negar que a violência da mesma tenha produzido a criminalidade. Esta negação é o meio adequado e menos incômodo para se eximir de qualquer obrigação. Assim sendo, a sociedade tende a fantasiar a criminalidade imputando-lhe uma função que ela não tem (violencialização). Para realçar esse primeiro mecanismo, “estorizamos” o seguinte: o governo foi processado a pedido dum egresso do sistema carcerário, o qual se sentiu lesado. O ex-presidiário afirma ter se tornado pior do que quando entrou na prisão, por não ter sido reeducado como manda a lei e por ter tido a sua humanidade roubada num sistema incapaz de cumprir sua função ressocializadora. Porém, quando chegou a hora de o governo se defender, a sua defesa foi “trilógica”, ou seja, com três “orações”:

– Que, em primeiro lugar, nunca custodiou este egresso, pois contratava um serviço terceirizado para este fim (embora a custódia seja sua incumbência, o governo transferiu sua ”culpa”);
– Em segundo lugar, o egresso já era “bandido”, portanto continuará sendo;
– Que, finalmente, o devolveu a sociedade quando o egresso cumpriu a sua pena (?!?)

*Presidente  do CCEP/SE

ARTIGO

Eleições 2014 em Sergipe: a necessidade de uma alternativa ao conservadorismo  por Alexis Pedrão*

Passados apenas seis meses (180 dias) da última eleição para prefeito e vereadores o tabuleiro para 2014 está praticamente quase todo acertado. Com algumas definições importantes a restar, mas boa parte do caminho trilhado.

A proposta de reeleição de Dilma, a inconsistência crítica de Aécio Neves, uma possibilidade de ruptura da base aliada sem motivos apresentados a não ser autoconstrução, de Eduardo Campos e o PSB, além da repetição sem definições políticas claras de Marina Silva, que não se diz nem de esquerda nem de direita, mas na verdade pratica o jogo da institucionalidade e dos acordos de cúpula. Destes a presidenta Dilma tem muito mais chance e sua popularidade confirma esse favoritismo, mas ainda tem muita água para passar embaixo da ponte.

Em Sergipe estão lançados publicamente Jackson Barreto e Eduardo Amorim, ainda que desconversem ou digam o contrário. E uma incógnita acerca de João Alves que se pronuncia aberto a qualquer um dos lados. No caso sergipano, o meio campo está mais embolado e é difícil hoje arriscar quem venceria a eleição.

Em ambos os casos queremos chamar atenção para três aspectos. Em primeiro lugar, a pressa em se discutir a próxima eleição. Nem bem se terminou uma, está se amarrando a outra. Assim, prejudica o cotidiano da população com as questões mais urgentes que acabam na maioria das vezes deixadas para segundo plano.

O poder financeiro dos capitalistas (observado principalmente pelas quantias de doação de campanha) é o que prevalece nessa lógica de eleição um ano sim e outro não. Uma eleição na qual os candidatos gastam “rios de dinheiro”, provenientes do grande empresariado, do latifúndio e do sistema financeiro, para, se eleitos, facilitar a entrada dessas empresas doadoras, que funcionam neste caso muito mais como investidores que planejam ganhos futuros por meio do Estado, do que meros doadores de campanha que estão preocupados em contribuir com um projeto de transformação social. Assim o Estado funciona como um comitê de gestão dos negócios da burguesia.

Queremos chamar atenção, portanto, para o fato de que as eleições, apressadas dessa forma, cheias de conchavos e conversações, são para atender a interesses de grupos privados que detém forte poder econômico, não do conjunto da sociedade.

Em segundo lugar, é lamentável a ausência de discussões programáticas de fôlego. Não há posições divergentes que perpassem pelo debate estrutural da sociedade. PT, PSDB, PSB e a Rede protagonizam um debate sofrível que se limita a apresentar reformas pontuais, maquiagens e sutis diferenças na forma de gerir a coisa pública. Nada que questione o neoliberalismo enquanto política falida, como comprova mais uma brutal crise, que atinge Estados Unidos, Europa, o Brasil e até Sergipe, pois como sabemos, a justificativa da existência do PROINVEST é justamente a crise econômica mundial.

Não há nenhuma intervenção sobre a inversão de prioridades do orçamento, ao enfrentamento a criminalização dos movimentos sociais, a resistência ao agronegócio, critica a Belo Monte, solidariedade à Aldeia Maracanã e aos Guarani-Kayowá. Vão todos na mesma mão da privatização, do subemprego e da destruição do que restam dos direitos sociais, como moradia, saúde, transporte e educação. Não fossem os programas sociais e a política (limitadíssima) de incentivo ao crédito para elevar o consumo interno, já que o nível de endividamento das famílias brasileiras ainda é baixo, a situação já estaria pior. Todas são propostas gerenciais para a ordem. Não questionadoras da ordem.

Por último chamamos a atenção para o fato de que nessas análises do jogo político estabelecido, propositadamente, são “esquecidas” as candidaturas alternativas. Seja no plano nacional, como no local, o PSOL e a Frente de Esquerda não são colocados nas análises, ainda que saibam que temos acompanhado e estaremos firmes na disputa de 2014. A Frente, com uma campanha militante, nas ruas, fez pouco mais de 20 mil votos para a majoritária em Aracaju, significando quase 7% dos votos. E em importantes cidades do interior a Frente e a esquerda foi bem votada, como no caso de Estância onde fizemos mais que 7% dos votos válidos na disputa para prefeito.

Em âmbito nacional o PSOL proporcionalmente foi um dos partidos que mais cresceu, dobrando o número de vereadores eleitos e conquistando duas prefeituras. Nesse sentido, achamos uma pena que os políticos e a imprensa queiram ignorar, ou omitir forçosamente, o fato de que estamos crescendo politicamente, ocupando um espaço alternativo na política, que procura construir uma proposta da classe trabalhadora, de baixo para cima, com democracia e participação popular. E a perspectiva é que em 2014 possamos avançar na consolidação de um bloco de esquerda em todo o estado de Sergipe.

O PSOL apresentará, portanto, candidato próprio ao governo de Sergipe. Assim como apresentará sua candidatura para presidência da república. Vamos ainda disputar pra valer os mandatos legislativos de deputado e senador com companheiros e companheiras que estão nas lutas sociais e que fortalecerão a nossa bancada de esquerda no congresso nacional e abrirão chances de ocupar uma vaga na assembleia legislativa. Nomes, obviamente para serem discutidos na Frente de Esquerda, numa aliança classista com os movimentos, sindicatos, PCB e PSTU. Mas ainda é cedo para fazer essa discussão, principalmente porque o mais importante é o conteúdo. Interessa para nós qual o projeto que os nomes escolhidos estarão a defender.

Daqui para as eleições existem muitas lutas a serem tocadas. E acreditamos muito mais nas conquistas que adquirimos lutando do que na possibilidade de mudar as coisas pelo rumo eleitoral. O PT já demonstrou que os caminhos do poder institucional só nos levam para o caminho da burocracia e da adaptação ao sistema. Não há necessidade de repetir os erros históricos. O projeto da esquerda deverá trazer à tona o conjunto dos problemas enfrentados pelos sergipanos e apontar soluções imediatas, sem se perder do horizonte estratégico da transformação radical da sociedade. Discutir a seca, a expansão da universidade e do instituto federal, o pagamento do piso dos professores, a luta contra a fundação hospitalar e a privatização da saúde, a busca de mais verbas públicas para os direitos sociais, a regulamentação das áreas de RESEX e o respeito às comunidades tradicionais, a implantação do plano de carreira para as diversas categorias do funcionalismo público, o combate à ilegalidade das greves e perseguições aos militantes, a política de cultura, de segurança pública do estado, são alguns desses elementos que devemos ir aprofundando, combinados com a discussão do projeto histórico do socialismo, para construir um projeto alternativo de desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Somente a partir de estudo, de organização e de muita mobilização social, não ficaremos reféns do PMDB de Jackson e do PSC de Amorim, partidos da oligarquia e da elite conservadora sergipana. Partidos de José Sarney e Marco Feliciano. Ambos participam juntos da base aliada de Dilma, mas estão separados em Sergipe. Pura conveniência. Puro oportunismo eleitoral. E o povo já está farto disso.

O momento é de apostar na construção de uma alternativa de esquerda para Sergipe. Com projeto político claro, objetivo, ancorado nos anseios dos trabalhadores, com autonomia financeira e política. Que envolva artistas, intelectuais, profissionais liberais, mas principalmente os trabalhadores e a grande massa excluída. Sem dúvidas esse será o caminho mais coerente a seguir e poderemos mais à frente colher os frutos dessa opção política ousada, porém imprescindível.

*Alexis Pedrão é funcionário de escola pública estadual, do movimento “Sindicato é pra lutar” e presidente do PSOL em Aracaju.

HOMENAGEM

Edson Luís VIVE! Homenagem da USES ao estudante morto em 28 de março de 68

Em 28 de Março de 1968 a ditadura militar assassinava o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, paraense de 18 anos, no restaurante estudantil Calabouço, no Rio de Janeiro. O episódio marcou a resistência estudantil contra o regime militar que iria se aprofundar naquele ano até o decreto do AI-5, que endureceu ainda mais a repressão.

A palavra de ordem que se espalhou em faixas, cartazes e na boca dos manifestantes era "Mataram um estudante. Podia ser seu filho!".

A morte do estudante durante um período "Escuro" do nosso país poderia significar o fim da luta contra o Regime Militar. Porem o que aconteceu foi o contrário! A luta em defasa de direitos e da Democracia se intensificou e Edson se tornou referencia para uma geração de jovens que lutou diariamente contra um regime covarde que matou, torturou e desapareceu com muitos jovens em nosso país!

A USES não poderia deixar de presta sua Homenagem a um estudante que é vivo na Memória da Militância e que inspirou uma geração e a todos que Lutaram, foram torturados, desaparecidos, Mortos para que hoje pudéssemos estar vivendo em uma Democracia. Apurar tudo que aconteceu no período da Ditadura Militar no Brasil, a partir da Comissão da Verdade, para nós é Fundamental. Durante o Mês de Abril a entidade deverá ocupar as Ruas de Sergipe para, além de homenagear Edson Luís, defender a Educação Pública, Gratuita e de qualidade social Para Todos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“A incerteza é uma margarida cujas pétalas nunca acabam de desfolhar”.

“A política é uma forma de mal.  O maior erro que já fiz em minha vida”.

Mario Vargas Llosa, escritor e político peruano, nasceu em 28 de Março de 1936.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais