Da “pobre” estrutura do João Sem Terra

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na ânsia de agradar o candidato ao governo Jackson Barreto (PMDB) por conta dos problemas internos que vem causando, o deputado estadual e candidato a deputado federal de Rogério Carvalho, João Daniel (PT), em entrevista ao Jornal da Cidade disse que “parece que Eduardo Amorim desistiu da candidatura”.

João Daniel é aquele mesmo que comandou a invasão há pouco tempo da emissora de rádio Xodô. Ao invés de procurar a Justiça por ter sido ofendido pelo radialista resolveu cessar o direito a liberdade de expressão. Agora resolveu, através da vontade dele, cassar a candidatura do senador Eduardo Amorim.

Com certeza, o João Sem Terra, ou melhor, o líder do MST em Sergipe deu a declaração porque comparou com a campanha dele. Essa sim é uma campanha digna de majoritário. Com toda estrutura da assessoria de Rogério Carvalho e lideranças dadas por ele, João  Daniel deve ser um dos mais votados.

Dentro da coligação já tem candidatos a deputado federal fazendo campanha apenas para Jackson e não pedindo votos para o Senado por conta do apadrinhamento e aparelhamento da campanha de João Daniel.

A campanha está começando e aos poucos o blog vai desvendar os mistérios de algumas campanhas que no palanque “são pobres”, mas na prática são até mais fortes financeiramente dos que assumem que são capitalistas de carteirinha.

João Daniel será vitorioso na campanha aparelhada, mas levará de ladeira abaixo a candidatura de Rogério.

Candidaturas
Jackson Barreto (governo) e Maria do Carmo (Senado) já tiveram os registros deferidos. Eduardo Amorim (governo) e Rogério Carvalho (senado) aguardam Julgamento.

Senado
O professor Marques, candidato ao Senado pelo PCB, que já teve a candidatura deferida, vem realizando reuniões com diversos segmentos organizados.

Consideração
Consideração: no dicionário de alguns é uma palavra de mão única, porém ela significa Mão Dupla.

Malvadeza com pesquisa que será divulgada pela TV Atalaia
Ontem, 29, nas rodas políticas o comentário era que todos já sabem os percentuais da pesquisa encomendada pela TV Atalaia ao Instituto Vox Populi. Não é questionando a idoneidade do Instituto, mas no registro na Justiça Eleitoral a pesquisa foi realizada com 800 eleitores, mas não tem os municípios com os percentuais. Segundo as línguas felinas os municípios escolhidos, principalmente os grandes, tiveram a orientação do sistema. O blog não acredita.

Sukita consegue liminar na Justiça Federal e vai registrar candidatura
O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, conseguiu, através de recurso junto a Justiça Federal uma liminar suspendendo a decisão do TCU que rejeitou contas da gestão dele em decorrências de supostas irregularidades na aplicação de recursos federais.  Com a decisão, Manoel Sukita deve registrar a candidatura a deputado estadual ainda esta semana.

Subvenções da ALESE: PRE faz recomendação tarde demais
Ontem, 29, através de release a imprensa a  Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) informou que  recomendou à presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputada Angélica Guimarães, que suspenda os repasses de verbas de subvenção para doações assistencialistas da assembleia.

Fere legislação
De acordo com a recomendação, o repasse dessas vebas fere a legislação eleitoral, que proíbe distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública em ano de eleição.

Maioria já recebeu subvenções
Segundo o blog foi informado ontem, 29, por um deputado, as verbas, que passaram para R$ 1,5 milhão anualmente já foram distribuídas para a maioria dos que fazem parte da bancada de oposição ao governo. Ele não soube informar quantos receberam, mas garantiam que a subvenção dele ainda não foi liberada.

Angélica ao invés de renunciar vai tirar “licença”
E ontem, 29, o comentário na ALESE é que a presidente, Angélica Guimarães, ao invés de renunciar vai tirar uma “licença”. Assim Zé Franco assume, mas logo após a eleição ela retorna ao cargo. Será que tem algo com as “subvenções”?

Macambira: em sermão, padre critica reajuste dado aos servidores do município
Tem jeito não, o padre Américo, apronta mais uma na paróquia de Macambira. O padre é aquele que teve de pedir desculpas aos políticos depois de dizer que “é  melhor ser corno do que ser prefeito ou vereador, pois é só por quatro anos, e corno é para toda a vida''. No último serão, criticou o reajuste dado aos servidores da Prefeitura, pelo prefeito Ricardo Souza. Tudo porque não gosta do prefeito. Aliás, o blog soube que o juiz eleitoral está de olho no padre, pelo histórico de usar a Igreja para os interesses políticos dele.

Convite à Vale
Ontem, 29, no Hotel Aquários, aconteceu a reunião-almoço do mês de julho do Fórum Empresarial de Sergipe. O principal ponto de pauta foi a apresentação, seguida de discussão, do documento que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado. O próximo encontro entre os representantes das entidades filiadas ao Fórum Empresarial será no próximo dia 12, com a participação ainda não confirmada do diretor de Operações da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Francisco Cisne.

Lúcio Prado assumirá cadeira no Movimento Cultural Antônio Garcia Filho
No próximo dia 4 de Agosto (segunda-feira), às 16h, no auditório da Academia Sergipana de Letras, o médico Lúcio Antônio Prado Dias, assumirá a cadeira 20, do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, que tem como patrono o médico Augusto Cezar Leite.

CNI realiza debate com presidenciáveis
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza nessa quarta, 30, o ‘Diálogo da indústria com os candidatos à Presidência da República’ com a participação dos três principais: Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos. O evento terá transmissão simultânea na sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), no bairro Capucho, a partir das 10h da manhã.

Sergipe
O debate acontecerá em Brasília e tem como objetivo apresentar as questões da indústria aos presidenciáveis e contará ainda com a presença de empresários, jornalistas e autoridades do país.  Estarão presentes no local, representando o estado de Sergipe, os jornalistas Milton Alves Junior e Antônio Carlos Garcia.

Campanha de Áecio
Coordenador da campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB) em Sergipe, o candidato a vice-governador pela Coligação “Agora Sim”, encabeçada pelo senador Eduardo Amorim (PSC), Augusto Franco Neto (PSDB)  participou, em São Paulo, de reunião com o próprio Aécio Neves, e seu vice, Aloysio Nunes, candidatos da Coligação Muda Brasil à Presidência da República.

Produtiva
“Foi uma reunião bastante produtiva e serviu para que estreitássemos algumas estratégias da campanha”, contou Augusto Neto, ressaltando que no encontro ficou estabelecida a criação de um canal direto de comunicação entre estados e a coordenação geral, dentro da estratégia de unificação da campanha.

Juventude
O deputado federal Fábio Reis (PMDB), candidato à reeleição participou na última segunda-feira em Aracaju, do lançamento da candidatura do vereador Robson Viana (PMDB) para deputado estadual. Para Fábio Reis, a candidatura de Robson Viana representa a participação efetiva da juventude na política, trazendo uma nova opção para os que desejam renovar a Assembleia Legislativa.

Trabalho
"Acredito muito no trabalho de Robson Viana, em sua história de grandes conquistas e, principalmente, no seu caráter. Isso certamente o credencia a ser um grande deputado estadual para o nosso Estado. O projeto dele é de trabalho concreto, de trazer benefícios para a população, para fazer com que Sergipe cresça, não são apenas discursos e promessas que não representam nada”, frisou o federal. Viana não escondeu a sua felicidade em ter o apoio dos dois peemedebistas.

Itabaiana realiza na Próxima Sexta-feira, 1, o MAMAÇO
Itabaiana realizará a Hora do Mamaço em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O Mamaço acontecerá na Praça Fausto Cardoso na próxima sexta-feira, dia 1º às 9h da manhã. Todas as mães estão sendo convidadas para este momento de amor, bem como a imprensa e fotógrafos para registrarem esse momento sublime na vida da mãe e do bebê.

A Semana
A16ª Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece de 1º a 8 de agosto e em Itabaiana é realizada Pelo Hospital e Maternidade São José em Parceria com a Prefeitura de Itabaiana através das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social ,com uma vasta programação

CGE/SE: 31 anos de trabalho no Controle Interno Estadual
Através do Decreto nº 5.819, de 28 de julho de 1983, foi criada a Auditoria Geral do Estado (AGE), mais tarde denominada Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE). Em seu 31º aniversário, a CGE/SE comemora o firme trabalho de acompanhamento, orientação e proteção da gestão estadual.

Gestão
Ao longo de seus 31 anos, a Controladoria vem desempenhando um importante trabalho na gestão dos recursos públicos estaduais. Além disso, a CGE/SE tem como linha de atuação a articulação interinstitucional, a exemplo do diálogo constante com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), com o Ministério Público Estadual (MPE/SE),  com o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), dentre outras instituições.

Missão
Para o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, é uma grata alegria estar à frente de uma instituição que cumpre diariamente sua missão na defesa dos interesses da sociedade sergipana. "Nos seus 31 anos, a Controladoria vem atuando afirmativamente na orientação dos gestores e na prevenção da corrupção, pautada na transparência e eficiência de suas ações, na proteção dos interesses da população sergipana", destaca.Ainda segundo o secretário, a partir de 2008, esta Casa de Controle Interno passou a ter autonomia orçamentária, financeira, administrativa e, também, operacional. De acordo com Adinelson, essa conquista da CGE/SE deve-se à dedicação dos técnicos e gestores que compõem o órgão de Controle.

Equipe técnica
"A equipe de técnicos e gestores que atuam na Controladoria trabalham na realização do sonho de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, mas acima de tudo, na esperança da consolidação do Estado Democrático de Direito, em Sergipe e no Brasil. Sempre nos pautamos no trabalho, na dedicação e temos como foco o interesse público. Por isso, é motivo de alegria para nós participarmos desses 31 anos da CGE", declara Adinelson.

Novos profissionais na área de informática
Na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, mais 30 profissionais na área de informática básica, estarão chegando ao mercado de trabalho. Esse feito deve-se a parceria da Prefeitura de Pirambu, através da Secretaria Municipal de Educação e o Senar.Com duas turmas de 15 alunos, o curso vem sendo realizado no período da manhã de segunda a sexta-feira, no povoado Marimbondo, e é ministrado pelo professor Emanuel Azevedo.Ao termino do curso todos receberão o certificado com validade em todo o território nacional.

Qualidade de vida
“O que estamos fazendo é dando mais um passo em busca da melhoria da qualidade de vida da nossa população. Assim como esse curso onde estamos formando cerca de 30 novos profissionais, em 2013 em parceira com Pronatec, conseguimos formar mais de 800 profissionais”, disse o prefeito Élio Martins (PSC), que não tem medido esforços na busca da qualificação da mão de obra dos jovens e adultos do município de Pirambu.

Casa Curta-SE seleciona estagiários para festival I
A Casa Curta-SE começou a selecionar estagiários para trabalhar na 14º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Os interessados devem enviar currículo  até o dia 1º de agosto com foto para o endereço http://atendimento.casacurtase@gmail.com. Serão selecionados universitários das faculdades de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, Audiovisual ou Publicidade e Propaganda –, Administração, Letras Português/Espanhol e Informática com mais de 30% dos créditos cursados. Os selecionados trabalharão nas áreas de Produção, Transportes, Receptivo, e Assessorias de Comunicação.

Casa Curta-SE seleciona estagiários para festival II
A Casa Curta-SE fica localizada na Rua O dois, nº61, Conj. Augusto Franco, Bairro Farolândia. O telefone para contato é (79) 3023-7092/3041-8563.  O resultado da seleção sairá até o dia 15 de agosto. O festival tem o apoio da Infonet, Instituto Canadá, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, Revista Preview, Cia Rio, Secult, Oceanário, Mistika, Fórum dos Festivais, ABCA, Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Internacional de Cineclubes, Oceanário, com apoio cultural do Cinema Vitória e Realização da Casa Curta-SE.

IFS abre inscrições em seleção para cursos técnicos subsequentes e de graduação
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está com inscrições abertas em dois editais com 850 vagas para ingresso no segundo semestre de 2014. Estão disponíveis 660 vagas em cursos técnicos de nível médio subsequente para os campi Aracaju, Lagarto, São Cristóvão e Estância, e 190 em cursos de graduação, apenas para os três primeiros campi.O período de inscrições se estende até o dia 29 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 20 para os cursos técnicos e de R$ 30 para os cursos de nível superior. Confira edital completo em http://www.ifs.edu.br

Exposições na galeria Jenner Augusto
Duas exposições estão abertas ao público na Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear. Na sala principal estão 12 obras do artista Elias Santos, intitulada “O tempo das coisas”, uma coletânea de seus trabalhos das décadas de 80, 90 e 2000. A curadoria é de Silvane Azevedo. Já na sala 02 estão as duas instalações da exposição “Estudo para uma paisagem”, da artista Renata Voss. A exposição reflete um novo olhar sobre a cidade de Aracaju e a forma de apresentar as fotografias. Eriel Araújo é o curador desta mostra. As duas exposições contam com o patrocínio da Petrobras. As visitas podem ser feitas gratuitamente de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.

Agenda
30 de julho, quarta-feira. Dia Internacional da Amizade.
Hoje tem sabatina dos candidatos à presidência da República (Aécio Neves, Eduardo Campos e Dilma), das 10 às 16,30 horas, na CNI (Confederação Nacional da Indústria). A primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, participa de fórum de educação de meninas na África. Amanhã, em São Paulo, será inaugurado o Templo de Salomão da Igreja Universal, com a presença, dentre outras autoridades, da presidente Dilma. Também amanhã, o Bradesco, o Santander e a Vale divulgam seus balanços relativos ao primeiro semestre. E o Banco Central divulga o resultado do superávit primário em junho. Na sexta-feira, primeiro de agosto, o IBGE divulga números da produção industrial.  Também na sexta-feira, o governo federal anuncia resultado da balança comercial brasileira. No domingo, 3 de agosto, terminam a Flip e o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Curtas
ESTADOS UNIDOS E EUROPA DECIDEM AMPLIAR SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA. /// AJUDA A ELÉTRICAS TERÁ IMPACTO DE 8 PONTOS PERCENTUAIS NA TARIFA. /// FMI AFIRMA QUE FRACO CRESCIMENTO DO BRASIL PODERÁ AFETAR DESEMPENHO GLOBAL. /// DEPOIS DO BRASIL, CHILE E PERU CONVOCAM EMBAIXADORES EM ISRAEL. /// MERCOSUL ENDURECE POSIÇÃO CONTRA ISRAEL. /// PSOL SUSTENTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO DE ARRUDA. /// TEMER DIZ A SKAF QUE O PMDB PAULISTA VAI APOIAR DILMA. /// SABESP NEGA RACIONAR ÁGUA. /// MPF QUER RACIONAMENTO DE ÁGUA EM SÃO PAULO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Felipão no Grêmio
Apenas 16 dias após o encerramento da Copa do Mundo, competição na qual a seleção brasileira sofreu a maior goleada de sua história, perdendo por 7 a 1, da Alemanha, nas semifinais, o técnico Luiz Felipe Scolári, um dos maiores responsáveis pelo fiasco do time brasileiro, foi contratado pelo Grêmio e deverá assumir hoje o comando da equipe gaúcha pela terceira vez. É evidente que o Felipão, que teve o seu prestígio como treinador por causa da humilhante derrota diante dos alemães, poderia muito bem recusar a proposta do Grêmio e dar por encerrada sua carreira de técnico de futebol. Sua situação financeira é excepcional. Além dos super-salários que recebia da CBF para dirigir a seleção nacional, ele faturou uma nota bastante expressiva com sua atuação em peças publicitárias. Nunca um técnico fez tanto sucesso nessa área. Ocorre que o temperamento de Felipão, por todos conhecido, não deixaria escapar essa oportunidade de mostrar ao público que ele tem condições de recuperar-se da catástrofe recente na Copa 2014. Gaúcho, voltará a residir em Porto Alegre e terá condições, quem sabe, de realizar um bom trabalho. Como sempre, Scolári exige poderes plenipotenciários. E é justamente por isso que, quando fracassa, a responsabilidade é toda sua. Pessoalmente, achamos que o seu retorno está ocorrendo antes da hora. Pela série de erros que cometeu, o velho Felipão, que perdeu totalmente o comando da “família Scolári”, deveria, pelo menos, passar uma temporada fora do futebol. É esperar para ver. Afinal, aquela famosa frase cai, aqui, como uma luva: tudo pode acontecer. Inclusive, nada.

Confiança
Fará seu segundo jogo pelo grupo 4 da série D no próximo sábado, em Vitória da Conquista, contra a equipe local. Os comandados de Betinho precisam de uma vitória. Não poderia haver um melhor lugar para tentar a conquista de uma vitória: Vitória da Conquista.

Copa do Brasil
Neste meio de semana, não teremos jogos pelo Brasileirão da série A. Em seu lugar, temos partidas válidas pela Copa do Brasil.

Repeteco
Pelo bom trabalho que vem desenvolvendo no Corinthians, o técnico Mano Menezes sobe de cotação, e, quem sabe, poderá voltar à seleção brasileira.

Dinastia
Como também é gaúcho, preenche um importante requisito. Se o sistema de rodízio funcionar, até mesmo Felipão poderá voltar. Na sequência, temos: Dunga – Mano Menezes – Felipão – Dunga novamente e ainda, correndo por fora, para qualquer eventualidade, Tite, que também é gaúcho.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  Podia-se aproveitar o Caso Santander e lançar uma campanha anti-terrorista. O PT e o Governo pecam pela falta de comunicação.

www.twitter.com/WilliamFonseca Às vezes é preciso tirar algum momento da sua vida pra reavaliar tudo. Você mesmo e o mundo ao redor.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Para Shopenhauer, a verdade tem três estágios: primeiro é ridicularizada; depois é antagonizada e, por fim, acaba sendo aceita.

www.twitter.com/palmeriodoria  JN credita apenas a São Pedro a tragédia da água em São Paulo.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Ninguém mais lê jornais. Os últimos leitores são as redações das rádios e TVs, que os aproveitam para dar a pauta do seu trabalho.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“As pessoas orgulhosas forjam, elas mesmas, para si os mais tormentosos pesares.” Emily Brontë, poetisa e escritora inglesa, nasceu em 30 de Julho de 1818 e morreu em 1848.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários