Deso:muro escorado há meses.Retrato fiel atual governo:prestes a cair

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem passa diariamente pela Rua Desembargador José Sotero, no Bairro treze de Julho se depara com o muro do fundo da Deso (a frente é pela Rua Campo do Brito) escorado em vários pontos. O blog recebeu a denúncia há vários dias, mas esperou a empresa consertar e nada. Como parece que se não cobrar vão esperar o muro cair o blog resolveu tornar público. Pelo menos a calçada foi interdita e placas de proibido estacionar foram colocadas para que acidentes maiores não ocorram.

A demora para refazer um simples muro mostra o que os governos Belivaldo e Jackson conseguiram fazer com a Deso: o total sucateamento. Uma empresa de saneamento que não consegue recuperar um muro em sua própria sede imagine com os problemas que ocorrem sempre no interior.

A foto reflete a cara fiel do atual governo cassado: prestes a cair. No caso do muro basta um gaiato passar pelo local e dar aquele “empurrãozinho.” Já o governo não tem escora que dê jeito, nem chamando a padroeira de Simão Dias, Senhora Sant’Ana…

 

Turismo: quando será que Sergipe caminhará para um futuro promissor, tendo que enfrentar gestões com visões tão ultrapassadas? Só pode ser piada ou fake news o que circulou ontem em algumas redes sociais: Boa notícia investir R$ 300 mil em mídia compartilhada com uma grande operadora de turismo. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de noção nessa área, sabe que não se faz mídia de resultado para um “Estado” com “300 mil reais.” O blog acha que o valor foi publicado errado. Devem estar investindo cerca de 3 milhões de reais. Será que as “mídias de estimação” do gestor irão aplaudir? Pelo amor de Deus!

Nestor Piva: paciente passa  10 horas para ser atendida  Uma mulher entrou no Hospital Nestor Piva, na Zona Norte de Aracaju, às 9h30 de ontem, 25. Com fortes dores estomacais, chegando a desmaiar até às 19h40 não tinha sido atendida e a última justificativa foi a  espera pelo médico de plantão. Um absurdo! Cadê o MPE? Como sofre o pobre em Aracaju.

Novo presidente do MDB em Sergipe destaca convenção nacional E o deputado federal, Fábio Reis, eleito recentemente presidente do MDB em Sergipe usou ontem,25, as redes sociais deles para destacar a convenção nacional do partido que será realizada no dia 6 de outubro, um domingo, em Brasília. “Na ocasião, elegeremos os novos membros do Diretório Nacional e a Comissão Executiva Nacional,”’ explicou. Segundo Fábio O evento será aberto ao público e o militante ou simpatizante que desejar participar é só acessar o site https://mdb.org.br e preencher a ficha de inscrição. “Nossa união é fundamental para consolidar o partido”, reforçou.

Aracaju: servidores receberão segunda-feira, 30 O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou ontem, 25, o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de setembro. Através das suas redes sociais, o gestor informou que todos os trabalhadores ativos e inativos terão os vencimentos creditados, integralmente, em conta na noite de segunda-feira, 30. Na data também será paga a primeira parcela do décimo terceiro para quem aniversaria nos meses de novembro e dezembro.

Proibição obras em Aracaju em horário de rush Diante do caos instalado no trânsito de Aracaju nas últimas semanas devido às obras de recapeamento asfálticos das principais avenidas da cidade, realizadas pela Prefeitura de Aracaju, o vereador Elber Batalha (PSB) protocolou um Projeto de Lei (PL) que visa proibir este tipo de obras na capital durante os horários de maior trânsito e fluxo de carros.

Horários O Projeto de Lei 312/2919 dispõe sobre a não interrupção do tráfego nas vias públicas de Aracaju e das avenidas e ruas de grande fluxo, mesmo em caráter intermitente, para a realização de obras públicas ou privadas nos horários das 6h às 9h e 18h às 20h, durante os dias úteis.

Outras capitais O parlamentar disse ter se inspirado em PL’s que já existem em outras cidades do país e que o projeto se torna necessário pelo crescimento e para modernização de Aracaju. “Isso já existe em Recife, São Luiz, João Pessoa, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e nós estamos anexando em nosso PL as comprovações de que todas essas cidades adotaram essa prática e que deu certo”, explicou.

Obras Noturnas x Mentiras Além disso, Elber afirma que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, mente ao afirmar que realizar esse tipo de obra em horários alternativos aumentaria muito os cofres públicos. “Todo mundo sabe que a única coisa que acresce numa obra para ser realizada à noite é o adicional noturno que é pago ao trabalhador. Esse adicional é de 20% sobre o salário, e é bom lembrar que esses funcionários recebem o salário mínimo e que a rubrica mão-de-obra é apenas um ponto de uma planilha de qualquer obra e, com certeza, é um dos menores itens da composição da planilha de uma obra deste tamanho.”

Atividades do SPU em Sergipe são abordadas na reunião da ASEOPP Com a presença do coordenador de gestão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em Sergipe, Durvalino Xavier Nascimento filho os associados da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a atuação do órgão federal no Estado, principalmente do que diz respeito aos terrenos de marinha e afloramentos, entre outros.

Processos O coordenador da SPU explicou que as atribuições da secretaria e disse que em Sergipe existem hoje uma média de três mil processos em andamento de afloramento e transferência de média e pequena complexidade. Durvalino disse que a expectativa do ministério é ao final do atual mandato a alienação e venda de terrenos de propriedade da União com a arrecadação de 34 bilhões em todo o país. Ele disse que as superintendências regionais estão realizando o levantamento dos imóveis, a maioria terreno, que podem ser alienados.

20% para os municípios Questionado sobre a extinção dos terrenos de marinha, o coordenador do SPU explicou que dificilmente algum parlamentar abraçará esta causa por conta da antipatia que vai gerar já que os municípios recebem 20% do que é arrecadado. “E não é receita vinculada pode ser utilizada da forma que melhor convier”, explicou, afirmando que a lei que criou o terreno de marinha é do império, de 1831. Depois Durvalino respondeu uma série de perguntas dos associados. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente de Obras Públicas da ASEOPP, Francisco Costa.

ABECE Ainda na reunião-almoço da ASEOPP os dirigentes da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – ABECE, em Sergipe, apresentaram para os associados as ações da entidade. O diretor em Sergipe, engenheiro Adelson Rios, fez uma exposição sobre a necessidade de somação dos profissionais da área e disse que a ABECE tem como meta principal a valorização do engenheiro estrutural que é essencial em toda obra. Além dele, estiveram presentes os membros da ABECE, Carlos Henrique, Ricardo, Almeida, Ademar Tabosa, Roberto Santos e Daniel. A entidade agrega hoje 550 escritórios de projetos em todo país e cerca de 2,7 mil engenheiros estruturais.

Vida útil O membro da ABECE e professor, Carlos Henrique, aproveitou a ocasião para analisar o atual cenário jurídico e técnico por conta da evolução tecnológica e as mudanças como, por exemplo, a norma de desempenho, que segundo ele é superior a todas as outras normas no setor. Ele refletiu sobre o conceito de vida útil do projeto e a necessidade de se trabalhar com estruturas que tenham durabilidade, já que a vida útil passou de 10 anos para 50.

Feira Científica de Sergipe Estudantes e professores da rede estadual de ensino já estão prontos para a apresentação de trabalhos na IX Feira Científica de Sergipe (CIENART), que acontecerá amanhã, 27, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento tem como objetivo mobilizar os jovens em torno dos temas e atividades de ciência, tecnologia e artes, valorizando a criatividade e a atitude científica.

Trabalhos Nesta 9ª edição foram inscritos mais de 250 trabalhos, e 122 foram selecionados. De acordo com a coordenadora da Feira, professora Zélia Soares Macedo, ao todo participarão 1.130 alunos expositores, sendo 90% deles oriundos de escolas públicas, a maior parte da rede estadual de ensino. Entre os expositores, 840 são do ensino médio, e 300 são estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A Feira é aberta ao público e a expectativa é de que passem por lá cerca de quatro mil visitantes.

Parceria A Feira Científica de Sergipe (Cienart) é uma iniciativa conjunta da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para dar suporte aos participantes, são desenvolvidas atividades paralelas ao longo de todo ano, concentradas principalmente em minicursos e palestras, realizadas por pesquisadores e especialistas de todas as áreas do conhecimento.

Cinco mil pessoas A Cienart reúne, anualmente, cerca de cinco mil pessoas no espaço da Universidade Federal de Sergipe. São pesquisadores, professores, estudantes da Educação Básica e das Universidades, trocando experiências e popularizando a Ciência, a Tecnologia, as Artes e a Inovação produzidas no estado. Acesse aqui a lista dos trabalhos de Bancada pré-selecionados para a Cienart 2019. Acesse aqui a lista dos trabalhos de Palco.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

2º Congresso Nacional para Extensão Pública. Começa amanhã, 27, em Maceió Será realizado de amanhã, 27 até a segunda-feira, 30, no salão de convenções do Hotel Porto da Praia em Maceió (AL), o 2º Congresso Nacional para Extensão Pública numa realização da Ecos Consultoria, treinamentos e cursos. O tema do Congresso é “Uniformização dos recursos X Potencialidades locais” e ainda terá um mini curso que abordará a Formação legislativa: novo cenário político no âmbito da transparência legislativa, ministrado pelo advogado e procurador geral da Assembleia Legislativa de Alagoas, Diógenes Tenório Júnior. Com o tema “Reforma tributária: mudanças para o desenvolvimento e o crescimento de municípios e Estados”, terá a abordagem do deputado federal, bacharel em direito e PRF, Fábio Henrique. Já o deputado estadual (AL), agrônomo e historiador Inácio Loiola discorrerá sobre o tema “Políticas Públicas para o avanço e desenvolvimento de municípios e regiões.”

Conecta Imobi 2019 Durante os dias 24 e 25 de setembro, na cidade de São Paulo, o empresário Evislan Souza, Diretor de Negócios da Construtora JFilhos, participou do maior e mais completo evento de tecnologia, marketing e vendas do mercado imobiliário na América Latina, o Conecta Imobi 2019. O evento que reuniu diversos empresários e profissionais do mercado imobiliário tem por objetivo compartilhar experiências bem como apresentar as tendências do mercado.

 Conecta Imobi 2019 II Realizado pelo grupo Zap, o evento está de volta em sua 6ª edição, e trouxe um apanhado geral sobre o futuro do mercado imobiliário, com cases de inovação, ferramentas de tecnologia e tendências de mercado que estão fazendo a diferença para as incorporadoras.“Foram dois dias de completa imersão de conteúdo e nós, da Construtora JFilhos, não poderíamos ficar de fora desse evento tão importante. Sabemos que esse é um mercado que não para de crescer, por isso para dar um “up” na produtividade e qualidade que o setor exige temos que buscar o que há de melhor no mercado”, afirmou Evislan, ressaltando sobre sua satisfação em participar do Conecta Imobi 2019.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO –

Turismo: é preciso avançar juntos Por Carlos Nascimento*

Há algum tempo vem sendo anunciado que a Paraíba ultrapassou Sergipe na produção de mangaba, isto se deveu muito mais à queda da produção de Sergipe (em 2006 produzíamos cerca de 450 ton de mangaba e hoje algo em torno de 200 ton) que ao aumento da produção paraibana.

E qual a relação da queda da produção de mangaba em Sergipe com a atividade turística? A primeira relação mais direta é que estamos ameaçados de perder um ícone, um símbolo oficial, que é a mangabeira. A segunda é que por ser a mangaba em Sergipe uma produção eminentemente extrativista, enquanto eu em outros estados já se avança nos cultivos, a queda da produção indica uma degradação ambiental, especialmente de faixa litorânea, com a ocupação de áreas de mangabeiras nativas, especialmente com condomínios e nenhum empreendimento turístico de vulto, o qual, ao contrário dos condomínios, iria se preocupar com a sustentabilidade,

Este fato, a queda da produção de mangaba em Sergipe, aparentemente isolado mostra que a politica de turismo não pode ser construídas de maneira isolada, focada unicamente em um ou dois aspectos, normalmente se fala em promoção e capacitação, descuidando-se do produto que oferecemos, dos nossos atrativos e principalmente da sustentabilidade da atividade, enfim da experiência turística ofertada.

Hoje, mais do que nunca a sustentabilidade está na agenda de todos. Não só a sustentabilidade ambiental, mas a cultural, social e econômica; cuja síntese está nas atividades das catadoras de mangaba que reflete na preservação das plantas nativas, da geração de renda, nos vínculos da comunidade e na preservação da sua cultura, principalmente através dos cantos e da culinária.

Temos diante de nós um desafio, que é o desenvolvimento de uma atividade turística competitiva sustentável. Para isto, é preciso criar sinergias, o turismo é uma atividade transversal e catalizadora, porém nem sempre isto é posto em prática. Usando-se o caso das catadoras de mangaba como exemplo se faz necessário a interação dos municípios com criação de leis de ocupação de solo, dos diversos órgãos ambientais, das secretarias de agricultura, etc.

Se faz necessário construir uma agenda, ideal seria se pudéssemos construir a Agenda 21 para o Turismo, em que se ponha em evidencia esta capacidade de interação, e dependência, do turismo com o seu entorno , e com os vários agentes, públicos, privados e da sociedade em geral, que interagem direta ou indiretamente coma atividade turística.

O futuro do nosso turismo depende da qualidade da experiência que ofertamos aos turistas, e estas experiência será tanto melhor quanto mais efetiva for a cooperação entre os agentes, especialmente dos agentes públicos através de políticas que seja de estado, e não de governo.

*Mestre em Gestão de Políticas Culturais ênfase em turismo cultural, Universitat de Girona; consultor de cultura e turismo.

 

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 APÓS REALIZAR BLITZ E COBRAR O QUE DETERMINA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, O MAJOR MÁRCIO, QUE ERA COMANDANTE DA 5ª CIPM, “ESTRANHAMENTE” É RETIRADO DO COMANDO DA CITADA UNIDADE, REVOLTANDO POLICIAIS MILITARES. FALA-SE EM INGERÊNCIA POLÍTICA. OUÇAM O ÁUDIO E TIREM SUAS CONCLUSÕES.

 Nesta  quarta, dia 25, uma notícia revoltou os policiais militares da 5ª CIPM, sediada em Neópolis, bem como, policiais militares de outras unidades.

Segundo o blog Espaço Militar tomou conhecimento, os policiais militares da citada unidade estavam realizando uma blitz, sob o comando do Major Márcio, até então comandante da 5ª CIPM, o qual vinha fazendo um excelente trabalho na região, como é costume por onde sempre passou.

Durante a blitz, um condutor foi pego em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, estava conduzindo um veículo sem placa. Segundo informações, seria parente de um político da região.

Ocorre que, “estranhamente”, após a blitz realizada, o Major Márcio foi retirado do comando da 5ª CIPM e um áudio começou a circular nas redes sociais de um morador da região, dando a entender que a saída do oficial teria sido por ingerência política.

Cliquem no link abaixo, ouçam o áudio e tirem suas conclusões:

https://soundcloud.com/user-956810940/audio-que-circula-nas-redes-sociais-comemorando-a-saida-do-major-marcio

O blog Espaço Militar hipoteca sua solidariedade ao Major Márcio, um homem sério e correto, que só procurou e procura cumprir a lei. Tenha a certeza que terá sempre o reconhecimento da tropa e de quem gosta de andar dentro da lei. Ou será que a lei não vale para o município de Neópolis? Quem perde com a saída do Major Márcio será a comunidade de Neópolis. Aguardem e confiram.

Do blog: Este blog também presta solidariedade ao Major Márcio e tem a certeza que toda tropa está revoltada.

PELO TWITTER

www.twitter.com/GDimenstein Se seguirem os conselhos de Edir Macedo sobre educação – estudar até o ensino médio para ter um bom casamento e respeitar a Deus- as mulheres só iam ter duas coisas: os piores empregos e os piores maridos. Será que Deus quer mesmo isso para as mulheres?

www.twitter.com/andretrig É um privilégio estar num mundo onde acreditar na vida é um exercício diário de persistência e saudável teimosia. As nuvens pesadas passam. A luz por trás delas fica!

www.twitter.com/VladimirAras O tempo nos envelhece mas não nos deve quebrantar.

www.twitter.com/edivar_b Como a idade a sabedoria e a fé também aumentam. Melhora a percepção, temos mais acertos do que erros. Ensinamos e aprendemos mais. Somos mais prudentes, distinguimos o bom e o ruim num segundo. Não temos tanto apego. Crentes que sabemos tudo, fazemos qualquer coisa e bem feito.

www.twitter.com/valadaotv PGM 269 – É Coisa Nossa – 26 de setembro de 2019.Nesta quinta -feira, dia 26 de setembro de 2019, às 14 horas, mais uma edição ( PGM 269 ) “Ao Vivo” do Programa É COISA NOSSA. Entretenimento e Cultura da TV. aqui.

www.twitter.com/FabioHenriqueSE Participei hj da sessão especial que comemorou os 66 anos da Rede Record de TV. Cumprimentei a TV Atalaia, afiliada da Record em Sergipe, ressaltei o trabalho de Dr Walter Franco e parabenizei a sergipana Renata Alves que brilha na Record nacional com seu sotaque nordestino.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.” Thomas Henry Huxley.

www.twitter.com/AntonioSamarone  Aracaju Sustentável – Manguezal bem cuidado.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais