Deu a lógica no PED PT/SE p/ 2º turno

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No último dia 13 deste mês, com o artigo “A lógica do 2º turno do PED PT/SE” o blog antecipou que a oposição a atual direção do partido, votou em Rogério Carvalho e Ana Lúcia, que ficaram respectivamente em primeiro e terceiro lugar no 1º turno eleitoral em todo o Estado. O eleitorado dos dois votou pela mudança no PT/SE, contra o nítido abandono do partido no interior, deixando as lideranças ao relento e  contra com o exclusivismo na direção estadual.

O segundo colocado, Márcio Macedo não só é o candidato do continuísmo, mas teve dois mandatos como presidente do partido para implementar as mudanças que hoje prega em campanha. Mesmo com o apoio de duas máquinas importantes – a governamental e a partidária – Márcio não conseguiu sequer  o primeiro lugar no 1º turno. E o uso demasiado do nome do governador licenciado Marcelo Déda teve o efeito contrário. Muitos militantes ficaram contrariados com a exposição desta forma.

E dentro desta lógica racional a deputada Ana Lúcia anunciará hoje, 18, às 9h, em entrevista coletiva na sede da CUT/SE, o apoio a candidatura de Rogério Carvalho. O segundo turno será no próximo domingo, 24.

Espera-se agora que alguns militantes mais afoitos desarmem os espíritos e lembrem que o PED serve para fortalecer o partido e não dividi-lo.

E que passem a respeitar as análises dos profissionais da imprensa. Afinal, do que adianta defender liberdade de imprensa só quando seus interesses não são contrariados?

E a opinião deste espaço opinativo continuará sendo dada. É uma das funções do jornalista, fazer a leitura de um fato e expor sua análise. Cabe ao leitor refletir e formar ou não sua opinião. Simples demais!

13 de julho: da Banalização de uma tragédia anunciada
Desde o ano passado que este espaço é favorável a obra da 13 de Julho. Depois da Adema, Iphan e tudo mais o TJ/SE deu parecer favorável ao início da obra. Agora a informação é que o MPE e o MPF vão pedir a suspensão da obra.

Restará ao prefeito João Alves lavar as mãos. E que os “técnicos”  fiquem responsáveis pela tragédia
Sinceramente. Se vierem barrar a obra novamente, no lugar do prefeito João Alves abriria a via novamente e deixaria claro para a sociedade aracajuana que a tragédia anunciada no local terá como responsáveis os “técnicos” que hoje querem barrar a obra.

Proteção do meio ambiente da “boca para fora”
Agora, a todo momento, aparece um “técnico” dizendo-se “salvador” do meio ambiente na 13 de Julho. Então mostre que é “salvador” mesmo. Interdite todas as casas e apartamentos que despejam seus esgotos no rio naquele local. Vamos lá! Ou é mais fácil hoje aderir ao “modismo” da defesa do meio ambiente a 13 de Julho. Querem proteger o rio, então interditem o que realmente está matando: os esgotos de muitos, inclusive autoridades, que são despejados diariamente no local sem nenhum tratamento.

Posse
Será empossado nesta terça-feira,19, o novo Delegado da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, o auditor-fiscal Marlton Caldas de Souza. A solenidade acontecerá às 16h30, no auditório da sede da Delegacia.  A entrega do termo de posse será realizada pela Superintendente-Adjunta da 5ª Região Fiscal da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Drª. Marileide de Faro Valverde.

Mochileiros nos anos de Chumbo – Uma história real
Os jornalistas Sérgio Aspahan e Márcio Godinho lançam, no dia 19 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria Escariz, no shopping Riomar, o livro “Mochileiros nos anos de chumbo – Diário de viagem de dois estudantes de jornalismo no Brasil da ditadura militar”. Haverá debate com os autores.

Reeleitura
O livro, baseado em uma história real, faz uma releitura do diário de uma viagem de quatro meses que os autores, então calouros dos cursos de jornalismo da PUC e UFMG, fizeram ao Norte-Nordeste do Brasil em 1976, divulgando o jornal de esquerda Movimento, um dos raros veículos de oposição à ditadura militar.

Realidade
Nesta jornada em busca de conhecer a si mesmos e a realidade brasileira, os dois estudantes ajudam a aglutinar, em torno do semanário, os opositores ao regime militar, apoiando o jornal, que vivia sob censura prévia e sofria constante ameaça dos militares.

Festival
O livro, publicado pela Duplo Ofício Editora, com patrocínio da Lei Rouanet e da  Caixa, foi lançado no II Festival de História, em Diamantina, no dia 21 de setembro, com debate entre autores e público e em Belo Horizonte, no dia 30 de setembro, com grande presença de público e repercussão na imprensa.  Veja no facebook Mochileiros nos anos de chumbo.

Técnica vem inovar no tratamento contra a Dor
O Núcleo de Dor e Reabilitação sempre inovando no tratamento da dor, trouxe para Aracaju através dos Fisioterapeutas Dr. Emilson  Maia e Dra. Daniela Maia o Método McKENZIE de Diagnóstico e Terapia Mecânica. O Método conhecido mundialmente, tem grandes resultados no tratamento da dor em coluna e articulações. Para mais informações entrar em contato com o Núcleo de Dor, pelo telefone (79) 3217 9537.

Workshop sobre documentário
A Secretaria Especial de Cultura/Funcaju, através do Departamento de Arte e Cultura traz a Aracaju, Yves Goulart, produtor e cineasta brasileiro, radicado em Nova Iorque. Ele estará na capital sergipana de 27 a 29 deste mês, para realização de um workshop com o tema "Documentário Independente no Brasil". Na oportunidade, o filme "Além da Luz", que relata o universo dos deficientes visuais, será exibido. Poderão participar do workshop estudantes e profissionais da área de áudio visual. Os interessados devem realizar suas inscrições de 18 a 22 de novembro, na rua Estância, 39, Centro, no Departamento de Arte e Cultura. Informações 3179-3695. As inscrições são gratuitas.

Ernesto Nazareth
O Espaço Mirante da Praia Formosa será palco de uma noite dedicada à cultura e à música, em homenagem aos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth. O evento acontecerá no dia 22 deste mês, a partir das 18h e contará com apresentação de alunos e professores da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju).  A ideia de comemorar a data foi da vice-presidente da Fundação Cultural cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes. ?Ernesto foi um dos compositores mais importantes para a música urbana. Ele foi o criador do tango brasileiro e influenciou o chorinho. Foi uma pessoa de importância muito grande para a música brasileira?, explica.

Agenda
18 de novembro – DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO e DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO.
Em 1325, os astecas fundam Tenochtitlán, no local da atual Cidade do México. Possuem sociedade hierarquizada, baseada na servidão voluntária, e fazem comércio intenso em mercados urbanos. Realizam obras de drenagem e constroem ilhas artificiais (chinampas) para ampliar as áreas de cultivo. Usam a escrita pictórica e a hieroglífica. Estudam a astronomia, a astrologia e a matemática. O império asteca dura até o século XVI, quando é destruído pelos espanhóis.
No Brasil, em 1798, estoura a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, em Salvador. Participam representantes das camadas populares: negros e mulatos, escravos e libertos. Intelectuais, estudantes, comerciantes, artesãos, funcionários e soldados, inspirados nos ideais da Revolução Francesa, lançam folhetos e proclamam a República Baiense. Além da independência, eles desejam uma sociedade baseada na igualdade dos cidadãos, com o fim da escravidão. Os preparativos para o levante armado fracassam, e muitos acabam presos. No início de 1799, quatro envolvidos são enforcados: dois soldados, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens, e dois alfaiates, João de Deus Nascimento e Manuel Faustino, todos mulatos.
Para o filósofo inglês Thomas Hobbes, o homem é uma máquina. Observem esta sequência de frases de sua autoria: “Nada sem substância pode existir.” – “Então tudo no universo é físico.” – “Um ser humano é, portanto, inteiramente físico.” – “O homem é uma máquina.” Hobbes (1588/1679), além de filósofo, era, também, muito conceituado como tradutor e matemático. Suas principais obras são “Do cidadão”, “Leviatã”, “Do corpo” e “Do homem”.
Feriadão em Sergipe tem como destaque a prisão de 8 pessoas por desrespeito à lei seca. A TV Sergipe comemora 42 anos inaugurando retransmissora em Itabaiana. Albano Franco vai lançar seu livro na CNI, em Brasília. Ana Lúcia anuncia apoio a Rogério Carvalho no segundo turno do PED do PT. Os comerciantes estão reclamando da falta de iluminação especial alusiva ao Natal. Prefeitos marcam para 10 de dezembro nova mobilização em Brasília. O objetivo é pressionar o governo federal no tocante ao aumento dos repasses destinados às prefeituras. Nordestinos pedem inserção do canal ESPORTE INTERATIVO na grade das televisões fechadas. Veto de Dilma à criação de novos municípios aumenta as movimentações visando a definir o problema da zona de expansão.

Curtas
SUL-AFRICANAS JÁ LIDERAM CASOS DE PRISÕES DE ESTRANGEIRAS EM SÃO PAULO. /// NASA PESQUISA COMO O PLANETA MARTE PERDEU SUA ÁGUA. /// CRESCIMENTO DE EMPRESAS IMPLICA PERDER O CONTROLE ACIONÁRIO. /// GOVERNO REVÊ CONCESSÃO DE FERROVIAS PARA PRIVILEGIAR TRECHOS COBIÇADOS. /// REDE GLOBAL DE ADVOGADOS INVESTIGA 20 CASOS BRASILIROS DE FALÊNCIA COM SUSPEITAS DE FRAUDE. /// OPERAÇÃO BUSCA BENS NO EXTERIOR PARA RESSARCIR CREDORES. /// SEMANA SERÁ DECISIVA PARA DEFINIR VOTAÇÃO DE PROJETO QUE EXTINGUE O VOTO SECRETO EM TODAS AS SITUAÇÕES. /// EMPRESÁRIOS PRESSIONAM GOVERNO E PEDEM A CABEÇA DO MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA. /// AVIANCA PODERÁ REGISTRAR CRESCIMENTO DE 40 POR CENTO EM UM ANO. /// PRESIDENTE DA EMPRESA AÉREA AFIRMA QUE TAXA DE CRESCIMENTO SERIA MAIOR SE NÃO PAGASSE TANTO POR COMBUSTÍVEL. /// BRASIL QUER GERAR ENERGIA COM AS ONDAS DO MAR.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Goleada em Miami
Depois de um primeiro tempo em que os hondurenhos abusaram da violência, principalmente contra Neymar, a seleção brasileira, dirigida por Felipe Scolári, fez uma apresentação convincente, na etapa complementar. O placar final do amistoso disputado sábado em Miami foi Brasil 5 X 0 Honduras. Amanhã, 19, a equipe brasileira terá pela frente a forte seleção chilena, que vem de excelente vitória sobre a Inglaterra, por 2 X 0.  O jogo será disputado em Toronto, no Canadá.

24 Classificadas
Já são 24 as seleções que têm participação confirmada na Copa do Mundo de 2014. A França, derrotada pela Ucrânia, está ameaçada. Terá que vencer o segundo jogo por 3 X 0.

Aniversário
Pessoas ou entidades costumam festejar o seu aniversário. Isso não acontece com a FSF, que completou 87 anos no último dia 10. O setor de comunicação social não emitiu uma palavra sobre a efeméride.

Acabou a novela
Felizmente, com final feliz no último capítulo. O governador em exercício, Jackson Barreto, assinou a ordem de serviço para a execução das obras de iluminação nos estádios João Hora e Sabino Ribeiro. De igual forma, autorizou a total renovação do gramado do estádio que pertence ao Sergipe. A situação comprovou, mais uma vez, que os dirigentes do nosso futebol, a começar pelos que comandam a Federação, alimentam uma relação de extrema dependência do governo estadual. Ressalte-se que o Sergipe tomou a iniciativa de gramar um campo para servir de treinamento para sua equipe, com o apoio de seus torcedores.  Parabéns ao líder Jackson Barreto pela medida benéfica ao nosso futebol. Outra relação de absoluta dependência é a que é mantida entre a FSF e a CBF. Esse relacionamento já ocorre há décadas. Com o domínio total da entidade “mater” sobre a grande maioria das federações estaduais.

Contribuição mensal
A imprensa nacional destacou, nos dias do feriadão da República, o aumento da contribuição da CBF às federações estaduais. A eleição para o sucessor de José Maria Marin será em abril do próximo ano. O candidato oficial é Marco Polo Del Nero, atual presidente da Federação Paulista de Futebol.

Colégio eleitoral 
Da CBF é formado por 47 membros. 20 são dos principais clubes do país. E 27 representam as federações estaduais (26) e mais a do Distrito Federal.

Khedira
O craque alemão, que é volante, rompe ligamento e poderá não ir à Copa. Ou melhor, vir, pois ela será disputada no Brasil.

Dívida
Organizadores de grandes eventos de promoção do esporte têm pressionado o governo do Rio de Janeiro a saldar as dívidas que se acumulam.

Centenário
O XV de Piracicaba completou 100 anos de existência, no último sábado.

Memória esportiva
18 de novembro – Em 1895, é fundado o Flamengo, inicialmente apenas como clube de regatas. Apenas em 1912 o clube passou a ter um departamento de futebol.  Apesar de ter nascido no dia 18, o Flamengo comemora seu aniversário no dia 15 de novembro.
17 de novembro – Em 1935, o Santos conquista seu primeiro campeonato paulista, ao derrotar o Corinthians, no Parque São Jorge, por 2 X 0, com gols marcados por Araken e Raul.

Jogo rápido
Brasileirão – Resultados do fim-de-semana
Botafogo 4 X 0 Atlético PR – Goiás 3 X 1 Inter – Corinthians 0 X 0 Vasco – Fluminense 2 X 1 São Paulo – Vitória 2 X 0 Santos – Bahia 1 X 0 Náutico – Criciúma 2 X 1 Coritiba – Cruzeiro 2 X 2 Ponte Preta – Grêmio 2 X 1 Flamengo – Portuguesa 2 X 0 Atlético Mineiro.
Classificação
Cruzeiro – 75 – Grêmio – 60 – Goiás -59 – Atlético PR – 58
Coritiba – 41 – Vasco – 38 – Ponte Preta – 35 – Náutico – 17

PELO TWITTER

www.twitter.com/braynerr O linchamento em razão de uma expressão é uma agressão à liberdade de imprensa.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  BOM DIA para aqueles que querem a grandeza de SERGIPE, trabalhando, estudando ou ,simplesmente, não atrapalhando!!!

www.twitter.com/thiagodhatt  Deve ser muito difícil encarar o militante olho no olho e prometer de novo o que não pode e não vai cumprir.

www.twitter.com/mutiraodochico  "Irmão, respeito é a base. Não há confiança, não há amor, não há amizade se não houver respeito."

www.twitter.com/Gilbertotv  Conheci em Parnaíba uma aldeia de pescadores só de caranguejos. Nunca havia visto isso. Quando eles chegam no fim do dia é bonito de ver.

www.twitter.com/Mmauriciolobo  Se o discurso é de mudança porque sugerem um nome do passado, experimentado e usado. Anacronismo puro e demagogicamente incorreto.

DO LEITOR
  
PED/SE: Desabado do vereador do PT em Santo Amaro das Brotas

Do Vereador do Partido dos Trabalhadores de Santo Amaro das Brotas, João Bosco (Bobô Cruz): Ainda sobre a nota de esclarecimento da Comissão Eleitoral do PED do PT/SE, eu, como Vereador, Presidente do Partido e militante petista do município de Santo Amaro das Brotas, contribuinte para o partido através do desconto em conta corrente Banese agencia 027, não tive o prazer de votar nas eleições do PED 2013 por não ter meu nome incluído na lista dos aptos a votar, emitida pela administração atual do Partido sob a batuta do grupo do companheiro candidato Marcio Macedo! No nosso Município, não fui o único, mais 5 companheiros não puderam fazer por não ter sido identificado como militante na época do recolhimento e, consequentemente, sem possibilidade de gerar boleto! Seria cômico se antes disso não fosse trágico!
É contra esta desorganização e para fazer coro com a militância e as ruas que exigem mudanças “dos mesmos” para alternância no comando de nosso partido, que reafirmo o apoio a candidatura do deputado federal Rogério Carvalho, para presidir o diretório estadual do PT/SE, e, contrariando o que a Deputada Estadual Conceição Vieira disse, acredito que o grupo da deputada Ana Lúcia apoiará Rogerio por saber que este sim tem o perfil mais adequado para este momento do PT.
Marcio demonstrou não ter a paciência e o compromisso partidário necessários e nem a disponibilidade para ouvir a diversidade de forças que compõem o partido, como afirmou a companheira,  sou prova testemunhal disto, e demonstrou isso nas ultimas eleições com a militância do interior. Este perfil de proximidade com as varias correntes e militantes do interior, foi claramente demonstrado pelo companheiro Rogério Carvalho, nãom  só na época da campanha 2012, mas na campanha do PED onde oxigenou e fez renascer a onda vermelha da militância em Sergipe.
De todo modo, o Partido dos Trabalhadores sairá mais fortalecido e mais com a sua “cara” pós-disputa do PED 2013, e sei que o valoroso companheiro Marcio Macedo aceitará compor o Diretório na gestão do companheiro Rogério Carvalho, já que tem uma historia e experiência partidária e quer tanto trabalhar em prol do crescimento do PT.

Elefante Branco da nossa Aracaju
Do leitor Yuri Silveira: “Fico bastante preocupado e angustiado de vê nosso maior centro turístico e com maior

Uma das fotos enviadas pelo leitor.

concentração hoteleira ficar a mercê das irregularidades, seja ela na área da saúde, segurança ou infra-estrutura… As fotos anexas são de um prédio localizado na rua Cap. Ten. Edvaldo Lima Santos, rua no fundo do Farol da Coroa do Meio. É facilmente constatado o perigo de acidente devido à deterioração do prédio, é normal vê peças e mais peças caírem e com passar dos dias vejo um desastre maior acontecer e nenhum órgão tomar a devida providencia para implosão deste Elefante Branco que anos empobrece a imagem da nossa orla, servindo de moradia para pragas urbanas e maus elementos (no consumo da droga e esconderijo para pequenos roubos). Em uma das fotos da para perceber uma grande peça de concreto segura apenas por um vergalhão e a qualquer momento possa cair e danificar a estrutura do prédio ao lado, qual nós pagamos todos os impostos em dia e qual investimos nosso dinheiro para assim poder ter uma melhor qualidade de vida, porém temos esse lindo vizinho a nos incomodar. Já entramos em contato com a Emurb, porém creio ser necessária uma ação do Ministério Público.”

ARTIGO

Legislação que só beneficia coronéis                                          por  Edgard Menezes*

Estamos com uma tropa diminuta e envelhecida, pior que isso, desmotivada, apesar do governo plantar através da mídia que somos o 2º melhor salário do país e na realidade somos o 7º, não é só de pão que vive o homem.

Será justo um soldado permanecer 19 anos na corporação como soldado, sendo que nossa instituição tem carreira, a qual a lei diz que com 8 anos de soldado o policial militar tem que ser promovido a cabo?

São grandes os prejuízos que essa situação gera ao policial, Financeiro, psicológico, social, profissional e outros. Ficamos estacionados durante anos no mesmo posto ou graduação, tal situação está afetando de soldado a capitão, porém é menos prejudicial estacionar como capitão do que como soldado, em todos os sentidos.

O mesmo não acontece com os coronéis, quando um tenente -coronel completa o interstício começa também a busca pela sua promoção a coronel, último posto previsto na carreira policial militar, e quando esse chega ainda pode permanecer 5 anos além do limite previsto segurando a promoção dos outros.

Mas para garantir que nenhum do coronelato seja prejudicado, alteram as leis diminuindo em 5 anos o tempo serviço, e ainda premiando os que aceitam o presente dado, afastam outros usando o termo na forma da lei, alegando que estão em cargos não militares abrindo assim as vagas desejadas, depois que acontecem as promoções os afastados voltam a fazer parte da caserna, foi assim que chegamos a 32 coronéis, numa polícia que só tem vaga para 8 apenas.

Agora criaram mais uma modalidade, quando um coronel mais moderno assume o cargo de Comandante Geral ou Subcomandante, os coronéis mais antigos são reformados imediatamente, e ai já surge vagas para novos coronéis. Enquanto isso soldados, cabos, sargentos, subtenentes, 2º tenentes, 1º tenentes e capitães, continuam estacionados durante anos no mesmo posto ou graduação, isso não é justo, principalmente com os soldados, cabos e sargentos, que estão diretamente na linha de frente no combate ao crime.

Atualmente tem um movimento dos tenentes quanto a essa situação, estão exigindo as vagas deixadas e que serão deixadas pelos R2 (oficiais oriundos do Exército) porém essa exigência tem que atingir todos os quadros de oficiais da PM, afinal todos nós vestimos a mesma farda.

É preciso entender que o policial que passa 30 anos combatendo o crime merece uma aposentadoria com melhor qualidade vida, e isso não acontece se o policial passar anos a fio na mesma graduação, acabam de aposentando no máximo como 3º sargento, enquanto que o coronel se aposenta no último posto e com 20% a mais nos seus vencimentos, é preciso zelo pela tropa.

Fiquem com Deus, abraço.

*cidadão brasileiro

Polêmica: Zona de Expansão . Bandeira: Criação do Município de “SANTA MARIA”   por José de Carvalho*

         A População da chamada Zona de Expansão, deveria nesse momento, concentrar o foco de luta com objetivo único para criar o Município de “SANTA MARIA”; uma nova e real alternativa para por fim ao interminável conflito de interesses políticos; e principalmente financeiros por parte de Aracaju e de São Cristovão.
          Com a emancipação, o novo Município se tornaria independente  e seria dotado de uma nova estrutura política e administrativa; com uma população estimada em 120 mil habitantes o novo Município passaria a compor um novo espaço geográfico, mais um ente Federativo que ganharia uma nova sede administrativa; ou seja, uma Prefeitura, uma Câmara Municipal composta por 19 Vereadores, tendo como parâmetro a População; Fórum da Justiça, Cartórios; Civil, Eleitoral, e de Registro de imóveis,  e o surgimento de  novos empreendimentos empresariais dos setores do comercio, da industria, da construção civil, do turismo e do setor de serviços em geral, um novo pólo de desenvolvimento para a geração de oportunidades, de emprego e renda. É oportuna a criação do novo município, a partir da pro falada área de expansão, que envolve a disputa entre Aracaju e São Cristovão; podendo agregar outros limites como o bairro Rosa Elze e o conjunto Eduardo Gomes, redimensionando os Limites entre São Cristovão e Aracaju; essa seria a grande alternativa para por fim ao conflito entre os municípios envolvidos.
          O novo ente Federativo passaria a receber Recursos das transferências Constitucionais, da União, que compõe o FPM – Fundo de participação dos Municípios, com índice coeficiente em torno de ( 3.4 );a ser confirmado pelo TCU, com base o numero de habitantes; uma significativa cota parte de ICMS a ser definido pelo TCE;  transferências do FUNDEB, do FUS – fundo saúde, de Royalties do Petróleo, importando aproximadamente em R$8,5 milhões; e com as estimativas de arrecadação do próprio município; IPTU, ISS, e demais Taxas municipais, em torno de R$5 a R$6 milhões; uma expectativas de receitas mensal em torno de R$15 milhões / mês; uma excelente arrecadação de recursos que seriam investidos no desenvolvimento da região; além do aporte de recursos de Emendas do Orçamento da União, que serão destinados pelos parlamentares Federal, devido ao  grande interesse no espólio de votos da nova Zona Eleitoral. Fatores que elevarão ao patamar de segundo maior município de Sergipe, em termos populacionais, ficaria apenas atrás do Município de N. S. do Socorro.
          Convidemos, pois, toda à população da área de interesse, e toda a sociedade aracajuana, e de São Cristovão; a incluir urgentemente, essa oportuna sugestão na pauta dos debates; a partir do entendimento e do Plebiscito, construir essa alternativa que certamente contemplara os interesses maiores da população, em detrimento do interesse pessoal de alguns.
         Porque discutir a Criação do Município de “Santa Maria” a partir da incorporação, fusão e ou desmembramento da área que envolve a chamada ZONA DE EXPANSÃO territorialmente disputada pelos Municípios de Aracaju e São Cristovão. 
          Do ponto de vista da oportunidade, o tema é recorrente, e esta no centro das discussões de momento, tanto por parte das lideranças políticas, comunitárias e da população; quanto aos dispositivos Constitucionais, a regulamentação que dispõe sobre a criação de novos municípios, já foi aprovada pelo Congresso Nacional, para dar eficácia ao § 4º do art. 18, da Constituição Federal; aguardando sanção da Presidente da Republica.
          Quanto ao período, é o mais apropriado, tendo em vista que a legislação prever a apresentação e a publicação dos estudos de viabilidade municipal, entre a posse dos prefeitos e o ultimo dia do ano anterior ao da realização de novas eleições municipais, no caso em tela, o período compreendido entre 01 de Janeiro de 2013 a 31 de Dezembro de 2016; ao meu vê, um lapso de tempo suficiente à realização das audiências públicas, do plebiscito, dos estudos com vistas ao exame e comprovação da existência das condições necessárias a consolidação do desenvolvimento dos municípios envolvidos. E quanto aos estudos de viabilidade municipal, em razão do município a ser criado; e principalmente, em face do município pré-existente, quanto à observação de perda dos requisitos estabelecidos para a criação do novo município.                   
         Os principais requisitos a ser demonstrado, em relação ao município a ser criado, devem ser observados; os limites mínimos estabelecidos na norma constitucional; numero de habitantes, de eleitores, existência de núcleo urbano já constituído dotado de infra-estrutura, numero de imóveis na sede do aglomerado urbano que sediará o novo município, arrecadação estimada, e despesas, área de reserva ambiental, ou área pertencente à União, e continuidade territorial; necessários ao prosseguimento, de viabilidade econômico-financeira, político-administrativa, e viabilidade sócio-ambiental e urbana.
          Indiferente a polemica se a pro falada área pertencerá a Aracaju, ou São Cristovão, a população é quem deve decidir o que é melhor para o seu futuro; observem atualmente, se o alvo de cada município interessado não é o econômico-financeiro, as riquezas e potencialidades da região; o chamado primo rico? Nas últimas décadas, os gestores do Estado; de são Cristovão, e da Capital Aracaju, que disputam o aglomerado territorial com São Cristovão, apenas deslocou favelas, famílias de ocupações irregulares, do centro e bairros da capital, para conjuntos sem qualquer infra-estrutura urbana e condições dignas de habitação, concentrando ali as desigualdades; o primo pobre!.  Que não desperta tanto interesse das autoridades; e estão desassistidos pelo poder público, tanto de São Cristovão, quanto de Aracaju; e uma região para ser desenvolvida precisa ser vista e cuidada com igualdade; onde os benefícios, devem ser direcionados preferencialmente a população.
         É, portanto, de fundamental importância que a população desperte o interesse maior, pela emancipação político-administrativa da Zona de Expansão, aprofundando os debates e os estudos focados no tema Criação e fundação do novo município, independente do nome que venha ser aprovado, o mais importante, sem dúvida, são os benefícios que a população ali existente venha lograr com a transferência de recursos federais, e aplicação da arrecadação dos impostos estaduais e municipais gerados pelos contribuintes residentes na localidade, exclusivamente em favor da nova municipalidade.

Professor/Graduado em Gestão Pública – UNIT*  carvalhokiria@yahoo.com.br

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa”

“A silhueta da verdade só se assenta em vestidos transparentes.”

Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, sergipano, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, comemora hoje, 18, 71 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais