Do conselho de JB, do pijama e a hora de parar

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Pelo jeito o governador eleito Jackson Barreto está disposto mesmo a largar a vida pública. Se mudar de ideia o primeiro a criticar será este espaço, mas pelas declarações incisivas e repetitivas, parece que é pra valer.

Ontem, 14, ao conceder entrevista na rádio Jornal AM, Jackson repetiu que não disputará mais nenhum cargo e aproveitou para aconselhar os mais velhos como ele que também vão para casa.

A verdade é que a política de Sergipe tem sim políticos de longas datas, inclusive o próprio Jackson. E a culpa não é só deles não. Muitos que surgem “derrapam” no caminho da história e se perdem na credibilidade com os eleitores. O blog poderia citar uma dúzia, mas ficará em três: Almeida Lima, João Fontes e Samarone. Os três, para o titular deste espaço, quando iniciaram suas carreiras tinham tudo para serem grandes lideres, mas, por conta própria, perderam o bonde da história.

O conselho de Jackson (70 anos) serve para muitos da mesma faixa etária dele: Maria do Carmo (73 anos), recém-eleita, será o último mandato; Albano Franco (74 anos), nem se cogita mais qualquer chance; João Alves (73 anos) e o senador Valadares (71 anos). João, prefeito de Aracaju, deve ser candidato à reeleição. E Valadares, há 24 anos no Senado, tentará o quarto mandato em 2018?

Das diretas para cá, toda eleição nunca deixou de ter um ou outro (ou todos) Albano, João, Maria, Jackson e Valadares.

Está chegando a hora de fazer como Jackson daqui a quatro anos: colocar o pijama e ir para Casa pela porta da Frente, enquanto é tempo.

Com liberdade, 96% do PSB/SE apoia Dilma
Quando foi anunciado o apoio do PSB/SE a candidatura de Aécio Neves, seguindo a decisão Nacional, foi decidido também que seria respeitadas as particularidades de cada município. Não deu outra. Nove prefeitos do PSB, vice-prefeitos e vereadores apoiam a candidatura de Dilma em Sergipe.

Belivaldo e prefeitos continuam com Dilma
E  o candidato eleito a vice-governador Belivaldo Chagas, PSB, não só apoia, mas esteve presente na reunião realizada ontem, 14, pela manhã, com Jackson Barreto e dezenas de prefeitos.

Jackson diz que relação com PSB não mudará
Ao conceder entrevista o governador Jackson Barreto deixou claro que a relação com o PSB não mudará, mas não poderia deixar de expressar o que não gostou. Deu como exemplo o presidente nacional do PSB que deixou a sigla porque seguiu Dilma. “Não sei porquê esta dubiedade aqui em Sergipe. Eu não gostei e expresso o que senti e sinto”, disse.

Maturidade
Num momento delicado as atitudes devem ser pensadas e repensadas. E as palavras não podem ser jogadas apenas para agradar alguns. A flecha lançada deixa marcas.

TCE/SE e a política partidária. Posição do deputado capitão Samuel
Ontem, 14, o deputado capitão Samuel, através do twitter se posicionou sobre as notas publicadas neste espaço de que quatro deputados foram eleitos com apoio de quatro membros do TCE/SE. “Da forma que estamos observando vamos ter para cada conselheiro do TCE um deputado”, escreveu. Hoje apenas os conselheiros Carlos Pinna, Carlos Alberto Sobral e Clóvis Barbosa não têm “afilhados” deputados.

Projeto de lei para proibir membros do TCE com parentes candidatos
Ainda pelo twitter, o deputado capitão Samuel escreveu que está estudando com a assessoria dele a apresentação de um projeto de lei  que proíba membros do TCE ter parentes candidatos a cargos eletivos. “não votarei em deputado ou político para as próximas vagas do TCE. Não ajudarei fortalecer futuros concorrentes. Farei campanha contra, candidato ao TCE tem que ser um Técnico que não tenha interesse Político eleitoral”, disse o deputado.

Delegados. Observações do deputado capitão Samuel
Sobre a nota questionando se é verdade que dos 144 delegados, 90 estão na capital, também pelo twitter, o deputado capitão Samuel disse que pela carga horária de 40 horas semanais, daria para funcionar quatro delegacias plantonistas com 24 delegados. “E ainda sobrariam 44 que ocupariam com folha as coordenadorias e departamentos”, escreveu acrescentando que não precisaria de hora extra.

Horários ocorrências
Outro dado levantado pelo parlamentar foi que o número de ocorrências atendidas pela PM, das 6 as 17h é de 30%. Já das 17h as 6h  chega a 70%. Ou seja, a escala da PM tem que feita de acordo com esses índices.

Povoado Cuiabá recebe calçamento em Canindé
A população do povoado Cuiabá, em Canindé do São Francisco, já não acreditava mais nas promessas de calçamento no local. Foram várias, mas o antigo desejo virou realidade através da parceria da Prefeitura com o governo do Estado.  O prefeito Heleno Silva comemora que as ruas já estão sendo pavimentadas melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Sky arma tenda em ciclovia no Augusto Franco. Cadê a Emsurb?
Lamentável: uma empresa como a Sky precisa orientar seus representantes para respeitarem os espaços públicos. A foto ao lado

Tenda da Sky na ciclovia do conj. Augusto Franco.

mostra uma tenda armada em plena ciclovia do canal 4 no conjunto Augusto Franco (quase em frente ao restaurante Renatão). A foto mostra os banquinhos com as vendedoras de assinatura como se fosse algo normal. A Emsurb deveria não só retirar a tenda, mas aplicar uma multa a empresa.

Uso da ciclovia e calçadão
É preciso também que os pedestres utilize o calçadão existente dos dois lados. Muitos insistem em utilizar a ciclovia atrapalhando os ciclistas. E os ciclistas precisam respeitar a mão e a contramão. É difícil assim? Cada um respeitar o espaço do outro?

Festa Paróquia Santa Teresa D`Ávila. Procissão dos motoristas dia 18
Foi iniciada ontem, 14, a festa da Paróquia Santa Teresa D'Avila, no conjunto Santa Tereza no bairro aeroporto em Aracaju.  Hoje, 15, às 19h30 Santa Missa Vativa de Santa Teresa, no seminário Maior. Amanhã, 16, às 17h, adoração e confissões, 19, vésperas e 19h30 Santa Missa com padre Anderlan Robson; Na sexta-feira, às 19h, Santa Missa com padre Carlos Alberto; no sábado, 18, visita aos enfermos às 16h e procissão dos motoristas às 18h e Santa Missa com padre Edgar, às 19h; No domingo, 19, festivo com adoração com meditação de escritos de Santa Teresa, às 16h30, procissão solene às 18h15 e Santa Missa Solene às 19h. O pároco é o padre Anderson Pina e o vigário paroquial, padre Anderlan Robson.

Corretor de Seguros
O Dia do Corretor de Seguros foi comemorado na Câmara de Aracaju (CMA), ontem, 14, através de uma Tribuna Livre, de autoria do vereador Max prejuízo (PSB). Para falar sobre o assunto, o presidente da Associação de Corretores de Seguros de Sergipe (Ascorseg/SE), Thiago Dósia dos Santos fez uma explanação sobre a profissão e agradeceu aos parlamentares, em particular a Max Prejuízo (PSB), pela autoria do projeto que instituiu no âmbito do município de Aracaju, o Dia do Corretor de Seguros.  O vereador Max Prejuízo colocou-se à disposição da classe e disse estar feliz em poder contribuir, através do seu projeto, com o reconhecimento da categoria.

Importância
“É com grande satisfação, enquanto representante dessa importante entidade, vir a Tribuna dessa Casa para falar e celebrar o dia do corretor de seguros, que foi festejado solenemente no último dia 12 de outubro. Inclusive, no próximo dia 29 de dezembro deste ano, a profissão do corretor de seguros comemorará cinquenta anos da sua regulamentação profissional e isso faz mais calorosa essa comemoração”, falou Thiago.

Espaço
O presidente do Legislativo de Aracaju, Vinícius Porto (DEM) parabenizou a todos que fazem a Ascorseg de Sergipe.  “Abrimos esse espaço todas as terças-feiras, para que os cidadãos possam falar sobre ações desenvolvidas em benefício de toda sociedade Aracajuana. E hoje, quero, em nome de todos que fazem esse Poder Legislativo, parabenizar a todos que fazem parte dessa importante associação e que tem seus relevantes serviços prestados a toda sociedade aracajuana e sergipana”, declarou o parlamentar.

Ação contra ex-prefeito de Lagarto Valmir Monteiro
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação contra o ex-prefeito do município de Lagarto José Valmir Monteiro e os membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL à época de sua gestão. De acordo com a ação, eles participaram de procedimento irregular de contratação do Instituto Laurear de Inclusão Social (Elis) e da empresa MH Consultoria e Representações Ltda. As contratações custaram R$ 309,9 mil aos cofres públicos.

Instituto
Em 2009, a Prefeitura de Lagarto contratou o Instituto Laurear para realizar a capacitação de trabalhadores da construção civil. Porém, no processo de seleção, não foram justificadas as razões da escolha da instituição. Não são apontados os profissionais que atuariam na capacitação, nem a comprovação de experiência e qualificação do Instituto Laurear. No ano da escolha, o Instituto tinha apenas três anos de criação.

Pesquisa
Além dessa irregularidade, ao realizar a contratação, não houve pesquisa para comprovar se o valor pedido pela empresa era compatível com o mercado. Assim, o município não pôde provar que o gasto de R$ 160 mil foi vantajoso ao Poder Público. Segundo a procuradora da República Eunice Dantas, a conduta viola o princípio da economicidade administrativa, além dos princípios que regem a Administração, “em especial os da impessoalidade, isonomia e motivação”.

Obras do projeto Carnalita serão apresentadas a ASEOPP
A Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, recebeu na reunião-almoço desta semana o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, acompanhado do secretário-adjunto Carlos Augusto Franco Guimarães e do empresário e inventor sergipano, Railton Lima, do Núcleo Tecno-Ambiental “Railton Faz”, localizado no município de Lagarto.

Projeto Carnalita
Dentro da parceria existente entre o governo estadual e a ASEOPP, para que as empresas que se instalarem em Sergipe com incentivos do estado, priorizem suas obras com construtoras locais, Saumíneo explicou alguns novos empreendimentos em andamento e disse que um grupo técnico da CVRD, responsável pelo projeto Carnalita participará de uma reunião da ASEOPP para detalhar todo o cronograma do projeto, que envolve pequenas, médias e grandes obras.  A diretoria da ASEOPP voltou a defender que o governo estadual “amarre” o escalonamento dos incentivos as empresas de acordo com a utilização de empresas locais.

Resíduos da construção civil
O engenheiro Railton Lima fez uma exposição do trabalho do Núcleo Tecno-Ambiental que existe há 25 anos e tem diversas patentes que são utilizadas  em todo o mundo. Na área da biomassa o Núcleo recebeu recentemente o Prêmio de Inovação e Tecnologia no Congresso Internacional de Bioenergia. O Núcleo tem licença e atende toda a lei federal no que se refere a carbonização de resíduos urbanos.

Biomassa
Railton falou da geração de energia através da biomassa, beneficiando não só a natureza, mas as empresas com a redução de custos e disse que o Núcleo tem tecnologias de ponta utilizada em todo o mundo para o aproveitamento de resíduos urbanos e resíduos da construção civil. No caso da construção civil a tecnologia só é rentável a partir de 50 toneladas/horas. Os associados ficaram interessados e receberão mais informações detalhadas sobre a tecnologia.

Agenda
15 de outubro, quarta-feira. Faltam 11 dias para o segundo turno das eleições. Hoje é o dia do PROFESSOR. Dia nacional de combate à sífilis, do educador ambiental e dia internacional das MULHERES do campo.
O STF deve retomar, hoje, o julgamento da reaposentadoria, enquanto o IBGE divulga os resultados das vendas do comércio em agosto. Amanhã, quinta-feira, SBT, UOL e Jovem Pan promovem debate entre Aécio e Dilma, às 18 horas. Também amanhã (16.10), começa a Mostra de Cinema de São Paulo. E o Banco Central divulga o IBC-Br (indicador de atividade econômica) relativo ao mês de agosto. No domingo, 19.10, vai acontecer a beatificação do Papa Paulo VI. O horário de verão terá mais uma semana de duração. Mobilidade urbana é o assunto da vez na área tecnológica.

Curtas
ZUCKERBERG, PRESIDENTE DO FACEBOOK, DOA 25 MILHÕES DE DÓLARES PARA AJUDAR NO COMBATE AO EBOLA. /// PROPOSTA DA ANEEL PODE REDUZIR ALTA NA CONTA DE ENERGIA. /// NÍVEL DO CANTAREIRA CAI A 4,5 POR CENTO EM SÃO PAULO. /// OPERAÇÃO CONTRA QUADRILHA DE ABORTO PRENDE MÉDICOS E PMs. /// ANS LANÇA PROPOSTAS PARA ESTIMULAR PARTOS NORMAIS EM PLANOS DE SAÚDE. /// INADIMPLÊNCIA DOS CONSUMIDORES SOBE 19,6 POR CENTO EM SETEMBRO, APONTA A SERASA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Correção
Ao tempo em que agradecemos a observação feita por nosso assíduo leitor Anselmo Aragão (Piquet)sobre informação equivocada em nossa coluna de ontem, pedimos desculpas a todos pelo ocorrido. Valemo-nos da oportunidade para esclarecer que nos baseamos no caderno de esportes da Folha de São Paulo que, em sua edição de segunda-feira (13.10), registra: EUROCOPA – Diego Costa enfim quebra jejum, e Espanha vence pelas eliminatórias. – No texto, está contida a informação de que a seleção espanhola teria derrotado a equipe de Liechtenstein (e não a de Luxemburgo). Na mesma matéria, há o seguinte comentário sobre o craque sergipano naturalizado espanhol: “O atacante nascido no Brasil e naturalizado espanhol, Diego Costa, fez o primeiro gol com a camisa da seleção. Ele enfrentava críticas por não conseguir repetir pela Espanha o mesmo futebol que mostra pelo Chelsea (ING).” A coluna enfatiza agradecimentos por mais esta colaboração do atento leitor.

Brasil goleia o Japão
Em amistoso internacional realizado no Estádio Nacional de Cingapura, a seleção brasileira venceu, com extrema facilidade, a equipe do Japão que, muito fraca, não ofereceu a mínima resistência. Neymar foi o grande nome do jogo, tendo assinalado todos os gols na vitória por 4 X 0 diante do quadro nipônico.

Campanha de Dunga
4 partidas disputadas e 4 vitórias. 8 gols marcados e nenhum recebido. Saldo de 8 gols. Dos 8 tentos assinalados, 6 foram através de Neymar.

Mais dois amistosos
Para encerrar a temporada 2014, a seleção da CBF ainda fará duas exibições. Contra a Turquia e a Áustria.

Série A – G/4
Cruzeiro – 56; Internacional – 50; São Paulo – 49 e Atlético Mineiro – 47 pontos.

Venda de ingressos
2.000 ingressos foram vendidos, de forma antecipada, para o jogo de domingo, no Presidente Médici, no qual o Confiança poderá sacramentar sua subida para a Série C.

Primeiro show
Já está confirmado. Paul McCartney fará o primeiro grande show na Arena Palestra Itália, no dia 25 de novembro. A inauguração oficial acontecerá no dia 9 de novembro, com o jogo entre Palmeiras e Atlético Mineiro, válido pela rodada de número 33 do campeonato brasileiro da Série A.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Na política sergipana, continua valendo a máxima do "SALVE-SE QUEM PUDER"!!!

www.twitter.com/netodograccho  Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.[Nelson Rodrigues]

www.twitter.com/italomarcos__  Mora em ap de luxo na Beira Mar, mas almoça quentinha.

www.twitter.com/glauco_vinicius  Três coisas que envergonham a humanidade: a escravidão, o nazismo e a calça saruel.

ARTIGO

Pouca mudança na AL por Gilson Sousa, jornalista

Pouca coisa vai mudar no cenário político da Assembleia Legislativa a partir de 2015. Dos atuais 24 deputados da Casa, apenas nove não voltarão na próxima legislatura. E esse número não é expressivo, levando em consideração que seis deles (Angélica Guimarães, Arnaldo Bispo, Zeca da Silva, Zé Franco, Adelson Barreto e João Daniel) não concorreram à reeleição por motivos variados. Apenas três (Raimundo Vieira, Gilmar Carvalho e Conceição Vieira) não conseguiram reeleição nas urnas.

As nove cadeiras citadas serão ocupadas a partir de 2015 por Dr. Vanderbal (esposo de Angélica), Luciano Pimentel (ex-superintendente da Caixa), Silvia Fontes (esposa de Fábio Henrique), Padre Inaldo, Jairo de Glória, Georgeo Passos (filho de Antônio Passos) e Robson Viana (candidato de Jackson Barreto), além dos veteranos Luciano Bispo e Valmir Monteiro. Ou seja, pouca coisa vai mudar no cenário político da Assembleia Legislativa a partir de 2015.

Com esse quadro exposto, fala-se que a base governista retomará o poder na Casa, já que conta oficialmente com 13 dos 24 parlamentares. Nesse grupo entram os reeleitos Ana Lucia, Francisco Gualberto, Garibalde Mendonça, Zezinho Guimarães, Jefferson Andrade, Gustinho Ribeiro e Luiz Mitidieri. Só que existe a clara possibilidade de Goretti Reis, reeleita pela oposição, compor o grupo de apoio a Jackson Barreto, o preferido do restante da família Reis, de Lagarto.

Os dez deputados de oposição, por enquanto, serão Gilson Andrade, Augusto Bezerra, Maria Mendonça, Venâncio Fonseca, Antônio dos Santos, Samuel Barreto e Paulinho da Varzinhas. Esses, os reeleitos. Mas nessa lista entram Dr. Vanderbal, Georgeo Passos e Valmir Monteiro. Ou seja, pouca coisa vai mudar no cenário político da Assembleia Legislativa a partir de 2015.

Os grandes embates ideológicos continuarão sendo protagonizados por Francisco Gualberto e Venâncio Fonseca, independente de serem nomeados líderes de situação e oposição. São os dois únicos que gostam e sabem defender causas mais amplas. Alguns dos demais, com bom conteúdo político e boa influência no parlamento, costumam defender somente interesses de suas bases.

Talvez o acento agudo da legislatura seja direcionado ao teor odiento que parte da bancada de oposição lançará sobre o governo de Jackson Barreto. Podem anotar. Deputados como Gilson Andrade, Maria Mendonça, Samuel Barreto e Antônio dos Santos colocarão ódio ao governo como ingrediente de suas atuações no parlamento. Esses são fieis escudeiros do projeto dos Amorim, e naturalmente serão escalados para alimentar e propagar a política do ‘quanto pior, melhor’.

Fora isso, a tendência natural é que o comando da Mesa Diretora recaia nas mãos de Garibalde Mendonça, político que reúne todas as condições para o cargo. E possivelmente com uma eleição por aclamação, como tem sido nos últimos anos na Casa, quando conduziu e reconduziu de forma pouco inteligente Angélica à posição de presidente do parlamento estadual.

Quanto ao peso de cada partido político, nenhuma grande novidade a ser destacada. Nota-se apenas que o PMDB agora ocupa o lugar de destaque que tinha o PT, trocando de posição no número de eleitos (4 a 2); o PSD manteve seus três representantes na Casa, todos com votações expressivas; o PDT, PSB, PSL, PTdoB, PRB e PCdoB elegeram um deputado, cada um deles. Pela oposição, registra-se ainda o crescimento do PTC, que passou de um para três deputados na bancada; o PSC contará com dois deputados; o PP também terá dois; o DEM conseguiu eleger dois, sendo que uma delas (Goretti), como já foi dito, poderá migrar para a base governista. No mais, pouca coisa vai mudar no cenário político da Assembleia Legislativa a partir de 2015. Ou melhor, como diria o general Jean Androche Junot, no século 19, “está tudo como dantes, no quartel d’Abrantes”.

DO LEITOR

Falta de guarda municipal na Praça Tobias Barreto
Maria, moradora da praça Tobias Barreto: “Sou moradora da praça Tobias Barreto, e venho tristemente, advertir do descaso da Prefeitura Municipal de Aracaju, para com esta praça. Até o dia da eleição estadual a guarda se manteve presente, mas agora, findo este período estamos entregues a barata e já começaram os atos de vandalismo e destruição da praça. Este domingo (12) a praça estava completamente lotada pelo dia das crianças e não tinha um guarda se quer, o container fica presente apenas de enfeite.”

Plenária de Mobilização PCdoB com Dilma 13
Palmiro Fontes, micro-empresário, cidadão Itaporanguense e Presidente Municipal do PCdoB: “Ocorreu nesta terça feira dia 14 as 19:00h no Sindicato dos Bancários uma plenário do Partido Comunista do Brasil – PCdoB – com o mote de mobilizar sua militância em prol da candidatura da Presidenta Dilma Rousseff. Participaram da mesa o Governador eleito Jackson Barreto, o Presidente estadual da legenda Hallison, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, o deputado estadual eleito Pe. Inaldo,  Adinaldo de Indiaroba, a ex-deputada federal Tânia Soares,  o presidente da CTB-SE Edival Goes, o Secretário de Estado dos Direitos Hunanos Antônio Bittencourt,  a ex-vereadora Karla Trindade e a atual Lucimara Passos, e a ex-primeira dama Eliane Aquino.
O ex-prefeito  Edvaldo Nogueira conclamou a militância a derrotar o discurso do ódio e os grandes veículos de imprensa capitaneados pela candidatura de Aecio Neves do PSDB, e que os corruptos denunciados estão presos aonde é o lugar deles, mas que a Presidenta tem as mãos limpas. Já o Governador Jackson Barreto enfatizou que existem dois modelos de política e que o dos tucanos representa as elites e os setores mais conservadores da sociedade. Enfatizou também que o candidato Aecio foi defenestrado no seu Estado,,em Minas, porque o povo de lá é quem bem conhece o candidato tucano. Ainda parabenizou o PCdoB na pessoa de Karla Trindade por terem derrotado o PMDB dele próprio no Estado do Maranhão e que aquele PMDB de lá representa a parte atrasasada do partido e encerrou pontuando os pontos positivos da gestão atual do País e pedindo votos para o 13 no próximo dia 26.
Outros membros da mesa participaram também e agradeceram ao Presidente do Sindicato, José Souza  e a dirigente sindical e da UBM Ivania pela cessão do espaço, e foi franqueada a palavra. No encerrar dos trabalhos ficou acertada duas atividades do Partido ainda essa semana. Uma panfletagem na rótula do Cimenteira sexta as 17:30h e uma carreata domingo 9:00h partindo da Colina do Santo Antônio, além de atividades em Socorro e demais cidades do interior.  Aos gritos de ordem pelas mais de duzentas vozes presentes entoou-se o nome de Dilma bem como de vivas ao Partido Comunista do Brasil. A reunião cessou depois de 2:30h de trabalhos aonde a militância presente conprometeu-se em ampliar a vitória de Dilma aqui no estado no 2º turno.”

Porque votar em Dilma e não votar em Aécio
Do leitor Anselmo: “Recebi um vídeo do qual não sei a origem, muito bem elaborado onde o autor relatava o porquê deveria votar em Dilma e não votar no Aécio. Abaixo, farei um pequeno relato do que o autor disse. Segundo ele, o que o levaria a votar em Dilma e não no Aécio, ainda que os dois partidos tenham a mesma linha de pensamento social-democrata, portanto sendo quase que a mesma coisa, o PT de Dilma tem uma linha de atuação mais social e o PSDB de Aécio é mais neoliberal, que é a linha de pensamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ainda segundo o autor, esse neoliberalismo que imperou durante o período de 1994 a 2002, cultivou a ausência total do Estado, e que essa cultura, essa política e essa forma de pensamento impõe que o Estado tem que agir o mínimo possível na economia e em outros setores da sociedade. Define Fernando Henrique como o Rei da Privataria, uma vez que foi o PSDB quem vendeu naquele período quase 200 empresas para o capital estrangeiro, fazendo o Brasil perder empresas do quilate da CSN que está nas mãos praticamente de um capital especulativo que leva para fora os seus lucros. Essa é a ideia do PSDB, o mínimo Estado possível. Já a linha de pensamento do PT é assegurar uma participação mais forte do Estado, tendo como exemplo a PETROBRÁS, que permanece sobre o controle majoritário do Estado. Aliás, relembra o autor que foi o ex-presidente FHC quem tentou privatizar a PETROBRAS, mudando inclusive o seu nome para PETROBRAX, recuando depois por pressão da sociedade. Na época da quebradeira dos Bancos, o governo do PSDB, através do Programa PROER,  liberou R$ 15 bilhões para socorrer os Bancos. Hoje, o governo da presidenta Dilma, dando continuidade ao projeto iniciado por Lula, libera R$ 30 bilhões para o Programa Bolsa Família, sendo por isso duramente criticada. Daí se pergunta: quando o governo doa R$ 70,00 para o cidadão que está passando fome no Nordeste ou em qualquer outra região do País, todo mundo chama de esmola, mas repassar R$ 15 bilhões para socorrer os Bancos é uma decisão de Estado, para salvar a economia? Era essa política neoliberal do PSDB. Prossegue o autor, afirmando que o voto de protesto contra o PT é um equívoco, porque o rico que já tem dinheiro, já tem opinião formada, vota em Aécio e acabou. Agora para uma pessoa que é pobre, que pega ônibus todos os dias, que come de marmita, votar no Aécio chega a ser um absurdo. E imaginar que ele irá fazer alguma coisa pelos pobres é puro engano. O candidato Aécio está tentando colocar como ministro da Fazenda, caso seja eleito, um sujeito que já declarou que o salário mínimo subiu demais e é por isso que o Brasil não cresce. Imaginem a linha de raciocínio dos caras. Quero dizer que o Brasil não cresce porque o mundo está em crise e ter um crescimento de números também não interessa. Nós temos empregos mantidos, temos um salário mínimo subindo acima da inflação já faz 12 anos. Crescimento em números só serve para inglês ver, para o pobre não interessa. Então vamos separar o neoliberalismo das políticas de Estado. Mesmo os dois partidos apresentando semelhanças, devemos apostar e votar naquele que tem como foco os mais pobres, e não o capital especulativo, os banqueiros. O povo rico não precisa de Bolsa Família, Mais Médicos e demais programas sociais. Não recebo bolsa família, minha filha estuda em colégio particular, mas quero pensar naqueles que precisam. É por esse povo que vou votar no PT e quero que todos reflitam e se sensibilizem, votando na candidata que continuará resgatando a dignidade que foi conseguida nestes 12 anos em que o PT esteve à frente do comando do País.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“A única salvação para os vencidos é não esperarem nenhuma salvação.”Virgílio, poeta e filósofo latino, nasceu em 70 a.C. e morreu em  19 a.C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais