Do entrosamento: Déda e João

0

João Alves é um nome para a disputa ao governo estadual em 2014? A pergunta do jornalista Chico Freire, do Jornal do Dia, foi respondida direta e objetivamente pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado: “Você tem dúvidas? O grande vitorioso nesse processo eleitoral foi João Alves Filho, que ganhou as eleições em 2010 em Aracaju e ganhou a eleição de 2012 em Aracaju”.

Será João Alves será candidato ao governo em 2014 ninguém pode confirmar. Nem ele, nem Jackson ou o senador Amorim. Porém uma certeza concreta: o entendimento político-administrativo entre o governador Marcelo Déda e o prefeito João Alves Filho vem assustando muita gente. Não só da oposição, mas também da situação. Se este entendimento será estendido para o campo eleitoral só o tempo dirá. E ninguém duvide, já que alguns dos interessados, Jackson e Valadares, já estiveram com João no mesmo palanque.

Ontem, numa conversa animada num dos shoppings da Capital, algumas pessoas comentavam uma mudança de atitude do Prefeito João Alves Filho em relação ao seu histórico costume de longo nos primeiros dias de administração anunciar diversas obras, realizações e projetos. Desta feita, observa-se um João Alves mais contido, mais taciturno. Disseram, ainda, que a única notícia proveniente da PMA que causou certo reboliço nas redes sociais foi a história da Logomarca, que alguns acharam ser plágio. E só. Nem mesmo os projetos enviados à Câmara, fizeram João Alves aparecer na mídia. O tom da defesa foi dado por alguns secretários.

Bem verdade que o blog está falando de apenas trinta dias de governo, sendo muito cedo, muito cedo mesmo, para fazer qualquer avaliação do governo municipal, valendo o comentário não em relação à administração, o que seria até leviano, mas sim em relação ao seu Comandante.

Então, tá. Mas, fiquem de olho no entendimento administrativo de Déda e João. Ele pode se estender eleitoralmente para 2014…

Avenida Frei Miguel
O prefeito João Alves Filho anunciou o projeto para construir uma avenida cortando da Zona de Expansão até a ponte do rio do Sal, chegando em Socorro, com a extensão de 28 quilômetros e passando por vários bairros. O projeto está sendo chamado de rodovial perimetral oeste. Uma boa oportunidade para homenegear o frei Miguel que morreu recentemente aos 104 anos. Um homem que viveu para os pobres.

Quem lembra da “Linha Vermelha”
Quem lembra que no primeiro governo, Marcelo Déda anunciou o projeto da “Linha Vermelha”, que seria construida em parceria com a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal ligando a Zona de Expansão ao viaduto da BR-235? Só ficou no papel.

Estadualizar a gestão? Alerta a João I
Um prefeito derrotado na região do Vale do Cotinguiba procurou um deputado federal ligado ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), para que ele intermediasse um pedido. Funcionário efetivo da Secretaria de Educação, ele quer que o prefeito adicione uma gratificação ao seu salário e ainda o deixe à disposição, sem trabalhar.

Estadualizar a gestão? Alerta a João II
Pelo que parece, esse ex-prefeito (que nem é aliado dos Democratas) acha que João Alves irá estadualizar a gestão municipal, atraindo para a máquina municipal lideranças derrotadas. É preciso que o prefeito, bastante experiente, não ceda a esse tipo de pressão, sob risco de inviabilizar sua gestão e não conseguir realizar todas as promessas de campanha. A população está de olho.

Maria do Carmo pode ter votado em Renan
O conceituado jornalista Josias de Souza que tem um dos blogs políticos mais acessados no portal UOL, fez uma análise dos votos recebidos para a presidência do Senado pelo candidato da oposição, Pedro taques e afirmou que ele sofreu pelo menos dez traições. E disse que dos quatro votos do DEM, ele recebeu apenas o de Agripino Maia e os outros optaram por Renan, inclusive a senadora Maria do Carmo. Será que foi um pedido do senador Sarney a João Alves?

Maria do Carmo pode ter votado em Renan II
Confira o que escreveu Josias de Souza: Dos quatro votos do DEM, suspeita-se que tenha descido ao cesto de Taques apenas o de José Agripino Maia (RN), líder e presidente da legenda. Optaram por Renan: Maria do Carmo Alves (SE), Jayme Campos (MT) e Wilder Morais (GO), o suplente que virou titular após a cassação de Demóstenes Torres. Para ler todo o artigo: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

Vistorias não apenas nas casas de shows, mas também nos hospitais e clinicas
As autoridades deveriam aproveitar este período (que infelizmente será curto) de fiscalização das casas de shows para também estender a preocupação com a segurança para os hospitais e clínicas, públicos e privados. Por exemplo, tem servidor da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes garantindo que as saídas de emergência existem, mas são fechadas com cadeados.

Operação Navalha será analisada pelo STJ em março
Do site Bahia Noticias:   O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para os dias 14 e 15 de março as sessões extraordinárias para os ministros analisarem o recebimento da denúncia da Operação Navalha, da Polícia Federal. A relatora do caso é a ministra Eliana Calmon. Através da operação, o Ministério Público Federal denunciou 17 pessoas. A operação da PF revelou a existência de uma suposta quadrilha para desviar recursos da União e dos Estados de Alagoas, Maranhão, Piauí e Sergipe.

Operação Navalha será analisada pelo STJ em março II
A operação aponta o envolvimento de servidores públicos e agentes políticos. A quadrilha aliciava servidores públicos para obter vantagens ilícitas e fraudar contratos e licitações. Em março de 2010, o STJ determinou o desmembramento da ação penal, e que a corte julgasse apenas o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe Flávio Conceição de Oliveira Neto, que detém prerrogativa de foro, além das pessoas relacionadas aos fatos imputados a ele no tópico da denúncia denominado "Evento Sergipe”, como o empresário Zuleido Soares Veras, presidente da Construtora Gautama. Confira toda matéria:
http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/45556-operacao-navalha-sera-analisada-pelo-stj-em-marco.html

Angélica e o Proinveste
Repercutiu positivamente as notas publicadas neste espaço no final de semana de que a  presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), está mediando as conversações em torno do Proinveste (empréstimo de R$ 727 milhões que o governo do Estado busca junto ao governo federal), junto aos demais parlamentares.  “Ninguém aqui vai trabalhar contra o povo sergipano. Fomos procurados pelo governador e demos nossas sugestões, que ele acatou prontamente”, disse a parlamentar.

MPF-SE vai investigar prisões da Operação Cajueiro
O procurador Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida, do Ministério Público Federal de Sergipe (MPF-SE), iniciou o levantamento de informações para a abertura de um inquérito sobre os atos violentos de militares durante a Operação Cajueiro, criada para prender militantes políticos de esquerda no Estado em fevereiro de 1976. Acobertados pela operação, que completa 37 anos no próximo dia 20, militares também torturaram e as vítimas desejam ver tudo apurado.
Ramiro de Almeida é procurador Regional dos Direitos do Cidadão.

Os presos
Prêsos políticos na chamada "operação Cajueiro" detidos no quartel do vigésimo oitavo batalhão de caçadores, em Aracaju, processados na auditoria da sexta região militar, em Salvador.         Relação dos indiciados no inquérito policial militar, por ordem alfabética: 01   Antônio Bitencourt – ferroviário; 02  Asclepíades José dos Santos – comerciário  ; 03   Antônio José de Gois bancário/Banese ( economista e advogado ); 04   Carivaldo Lima dos Santos – ferroviário – faleceu; 05   Delmo Naziazeno – engenheiro agrônomo; 06   Edgar Francisco Odilon dos Santos – advogado e livreiro; 07   Edson Sales – pedreiro – faleceu; 08   Faustino Alves de Menezes – trabalhador autônomo; 09  Francisco Gomes Filho    – mestre de obra
Rio de Janeiro;

Os presos II
10   João Francisco Océa – ourives – faleceu; 11   José Soares  – trabalhador rural e comerciante;12   Jackson Barreto de Lima – advogado e deputado estadual, na época;13   Jackson de Sá Figueiredo – advogado – faleceu;14   Luis Mário Santos Silva – engenheiro agrônomo;15   Marcélio Bonfim Rocha – funcionário público estadual;16   Milton Coelho de Carvalho – trabalhador na Petrobrás, sindicalista; 17  Pedro Hilário dos Santos – ferroviário – faleceu; 18  Rosalvo Alexandre Lima Filho – engenheiro agrônomo e 19   Virgílio de Oliveira – ferroviário – faleceu.

Audiência com ministro
Amanhã (05), prefeitos sergipanos do alto sertão vão participar de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em seu gabinete em Brasília. O objetivo é discutir soluções a curto e médio prazo para as dificuldades que muitos municípios vêm enfrentando em virtude da seca.

Iniciativa
A iniciativa da reunião surgiu durante o I Encontro dos Prefeitos do Semi-Árido Sergipano, ocorrido no início do mês em Canindé do São Francisco. A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) irá acompanhar a reunião, representada pelo prefeito de Monte Alegre e presidente da entidade, Antônio Fernandes Rodrigues (“Tonhão”) e pelo vice-presidente Heleno Silva, prefeito de Canindé.

Galo do Augusto Franco: exemplo de organização e segurança
O titular deste espaço esteve no último sábado à noite acompanhando o bloco Galo do Augusto Franco, em Aracaju. Mesmo reunindo cerca de 5 mil foliões, o bloco chamou a atenção pela organização, pela segurança e pelo número enorme de famílias com crianças participando ativamente a festa. Um verdadeiro resgate dos antigos carnavais com muita paz e organização. Parabéns a todos organizadores, na pessoa do vereador Max Prejuízo.

Em março, funcionários da Banese vão escolher representante para diretoria
Os funcionários do Banco do Estado de Sergipe (Banese) vão escolher no próximo dia 8 de março, em eleição direta, um dos seus representantes para a Diretoria do Instituto de Seguridade Social do Banco, o Sergus. A data da eleição foi anunciada na última sexta-feira, dia 1º, pela Diretoria do Banese em reunião com o Sindicato dos Bancários do Estado.

Processo
Durante a reunião, a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, anunciou o cronograma do processo eleitoral para a escolha do representante dos baneseanos na Diretoria do Sergus. De acordo com o cronograma, nesta segunda-feira, 4, será criada a Comissão Eleitoral, que contará com a participação de um representante indicado pelo Sindicato.

Casse
Na atual administração do Banese, os funcionários já indicaram um representante para compor a Diretoria da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco (Casse) e, recentemente, os funcionários aposentados do Banese também passaram a votar e a ser votados na eleição para a escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, o Conad.

Aumento de tarifa SOCICAN
O blog recebeu e-mail de alguns usuários dos terminais rodoviários de Sergipe informando que a SOCICAN, administradora destes locais, aumentou a tarifa em 40%. Será que o governo estadual autorizou mesmo este aumento. E logo nos terminais que não oferecem  segurança e conforto para os usuários.

Caderno especial Ponte
O jornal Correio de Sergipe do último domingo, 03, circulou com um caderno especial sobre a inauguração da Ponte Gilberto Amado, com fotos e excelente matérias, inclusive com depoimentos dos moradores da região.

Erro foi divulgar em uma página rodovia inaugurada em junho de 2012
O único erro do caderno, ficou por conta da última página. Nela aparece a inauguração da rodovia SE-285, no povoado Pontal em Indiaroba e a pavimentação de algumas ruas. Acontece que a inauguração foi em junho de 2012. Aliás, na matéria tem até foto de José Eduardo Viegas, como prefeito de Indiaroba. Ele é ex-prefeito. O atual prefeito é José Leal Bitencourt, que foi citado na página dois do mesmo caderno.

Tocando em frente
Dois jovens jornalistas mostram seu talento na mídia impressa. Milton Alves Jr. e Abraão Crispim Filho. Como se observa, são filhos de Milton Alves e Abraão Crispim, veteranos militantes da imprensa sergipana. Milton presidiu o SINDIJOR e hoje é diretor de operações da SEGRASE. Abraão, ex-líder sindical e vereador de Aracaju, atualmente é assessor parlamentar. Ambos, Milton e Abraão, acompanham, com satisfação, o desempenho de seus filhos, que são uma extensão da luta encetada por eles, através da imprensa de Sergipe.

Ricardo Lacerda
Com grande êxito, ocorreu, no último dia 31, o lançamento do livro de autoria do professor Ricardo Lacerda, assessor econômico do governo estadual. A obra é uma análise meticulosa da economia sergipana no período compreendido entre 1970 e 2010. O seu autor é, também, colaborador especial do Jornal da Cidade.

Museu Arqueológico de Xingó
Notícia surpreendente dá conta da extinção do Museu Arqueológico de Xingó, justamente quando acontece a nomeação de seu novo diretor-presidente, que vem a ser o ex-reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho. Aguardam-se detalhes a respeito.

Comenda
Por iniciativa do presidente Roberto Silva, da ACDS, está sendo criada uma comenda que leva o nome de JOEL BATALHA, recentemente falecido. Uma justa homenagem a um dos grandes colaboradores da entidade que congrega os cronistas desportivos de Sergipe. BATALHA foi atleta, dirigente e assessor jurídico da referida entidade. E esteve, sempre, engajado na luta pelo esporte sergipano, merecendo destaque, também, sua atuação na LIFUMEN – (Liga de Futebol Menor), ao lado de abnegados como José Carlos de Andrade e outros desportistas.

Memória – Aconteceu há 40 anos (1973)
Abril – É assinado o acordo com o Paraguai para a construção da usina hidrelétrica de Itaipu.
Julho – É concluído o acordo com a Bolívia para a construção de um gasoduto entre Santa Cruz de La Sierra e Paulínia.
Setembro – 46 revistas estrangeiras e 14 revistas nacionais são proibidas. Ulysses Guimarães é lançado pelo MDB como anticandidato à presidência da República.
Também em 1973, o crescimento do PIB ultrapassa 14 por cento. É o auge do chamado “milagre econômico”. Mas o choque do petróleo e a alta internacional dos juros freiam a expansão econômica a partir do ano seguinte.

Academia Passo a Passo Curso de preparação
As alunas do corpo de baile da Academia Passo a Passo não ficaram paradas durante as férias. Elas começaram o ano

Elzinha Batalha com a professora Carla Cesnik e as alunas Carol Teles, Amanda Viana, Yasmin Toledo, Sofia Menezes, Rafaella Gama e Anne Evellyn.

fazendo um curso de preparação para o Exame da Royal Academy com a professora Carla Cesnik/SP. Apostando sempre em suas pupilas, Elzinha não mede esforços para proporcionar o melhor para as suas alunas. Já nesta primeira semana de fevereiro, elas terão um curso de Pas de Deux com o bailarino Fernando Pulzi/SP. São 25 anos de Academia e Elzinha não para, haja fôlego! Informações: 3246-1500.

Futebol
Principais resultados deste domingo: Copa do Nordeste – No Batistão, Confiança 0 X 0 Sport do Recife. Campeonato sergipano – No Vavazão, em Maruim – Sergipe 3 X 0 América; no Brejeirão, em Tobias Barreto – Boca Júnior 2 X 1 Olímpico; No Augusto Franco, em Estância – River Plate 1 X 0 Estanciano e no Paulo Barreto, em Lagarto – Lagarto 1 X 1 Socorrense. /// Com esses resultados, estão classificadas para o cruzamento olímpico do primeiro turno as seguintes equipes: Sergipe, Olímpico, River Plate e Lagarto. /// Campeonato carioca – Flamengo 1 X 0 Nova Iguaçu, gol marcado por Hernane. /// Campeonato paulista – Santos 3 X 1 São Paulo – Corinthians 5 X 0 Oeste. Alexandre Pato estreou e marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. /// Campeonato mineiro – Cruzeiro 2 X 1 Atlético. /// Campeonato gaúcho – Internacional 2 X 1 Grêmio. O Grêmio jogou com sua equipe reserva. /// Na Copa do Nordeste, o Sport já está classificado para a segunda fase da competição. /// O Confiança jogará pelo empate, quarta-feira, contra o Fortaleza, na capital cearense. /// Romário escreve artigo em cujo texto afirma: “Um país só é bom para os turistas se antes for bom para seu próprio povo.” – Título do artigo: “Copa pra inglês ver”. /// Já Ronaldo, o Fenômeno, defende a tese segundo a qual “já temos o legado da Copa”. Romário é deputado federal pelo PSB. Ronaldo integra o Comitê Organizador da Copa 2014. /// Andrés Sanches apresenta-se como candidato de oposição para disputar a presidência da CBF, em 2014.

Futebol II
No outro jogo dos clubes sergipanos pela Copa do Nordeste neste final de semana, o Itabaiana foi derrotado pelo Ceará, por 3 X 0  /// Os jogos da última rodada, na próxima quarta-feira, são os seguintes: Fortaleza X Confiança, na capital alencarina, e  Itabaiana X Bahia, no presidente Médici, em Itabaiana. /// A FSF resolveu marcar para as datas de 14 e 17 de fevereiro (após o carnaval), os jogos que abrirão o cruzamento olímpico em disputa da Taça Governo de Sergipe (primeiro turno da competição)/// A seleção brasileira faz seu primeiro amistoso do ano no dia 6, quarta-feira, no histórico  estádio de Wembley, em Londres, contra o “English Team”. /// O amistoso desta quarta-feira será o primeiro teste da seleção comandada por Felipe Scolári visando à Copa das Confederações.

Curtas
Edvaldo Nogueira afirma que projetos de João Alves Filho sepultam a tese sustentada por secretários de que ele deixou uma dívida enorme na PMA para seus sucessores. /// Câmara Municipal volta a reunir-se hoje, no plenário da Assembleia Legislativa. /// Projetos encaminhados pelo executivo serão analisados e votados pelos vereadores de Aracaju. /// Lucas Aribé (PSB), reclama da falta de condições para exercer seu trabalho na Câmara e também endossa críticas sobre o tempo exíguo para a análise das mensagens. /// Senador Valadares vai deixar a presidência da Comissão de Ética do Senado Federal. /// Estado enfrenta dificuldades para atender usuários de crack. /// JAF quer acabar com a gestão democrática nas escolas da rede municipal de Aracaju. /// Professores, apreensivos, iniciam mobilização para tentar impedir a medida, que é considerada um grande retrocesso. /// Novos preços da gasolina forçam proprietários de veículos a buscar postos que praticam política de preços mais acessível ao consumidor. /// Preço de um litro do combustível varia de R$ 2,92 a R$ 2,99. /// Economista Luiz Moura, do DIEESE, afirma que o diálogo é o único caminho para solucionar problemas relativos à política salarial do governo. /// Em São Paulo, 26 locais irregulares são interditados pela Prefeitura. /// Em Aracaju, esse número é de seis (boates e casas de show). /// FMI adverte a Argentina, através de moção de censura, e cobra reformas no sistema de estatísticas econômicas do governo. /// Frase de Valadares, senador por Sergipe (PSB): “O mesmo partido domina o Congresso, tanto na Câmara como no Senado, o que desequilibra a democracia interna do Congresso.” /// Parte do PSDB apoiou Renan Calheiros. /// Dilma garantiu a Michel Temer que ele será seu candidato a vice-presidente, em 2014. /// Lula trabalha para que o vice de Dilma seja Eduardo Campos, governador de Pernambuco. /// Denúncias de Roberto Gurgel serão analisadas pelo presidente Joaquim Barbosa, do STF.

PELO TWITTER 

www.twitter.com/FalaSergipe  Foi o PT que se apaixonou por João ou foi João que se apaixonou pelo PT?

www.twitter.com/sergioalves1  Um grupo político aí, está transformando o TT numa espécie de Elifoot: Negociando usuários para pautar suas defesas e blindar o intocável.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Pobre, eu, quem disse? Eu tenho todos os dias ao meu lado o sol, o mar, o luar. Existem maiores riquezas?

www.twitter.com/SouLucasOliver  As pessoas só transam no Carnaval,né? (As campanhas para o uso da camisinha tem que ser durante todo ano!) #Melhorem

www.twitter.com/Adalberto_Prof  Bom dia! Há uma banalizaçâo do cinismo, da mentira da bandalheira política e alguns agem como se natural fosse.#vergonha

www.twitter.com/Emidio_Costa  Nada é mais asqueroso q um político jovem com um discurso conservador-puritano. São os piores. Não existem homens puros. Todos tem defeitos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada".
Zeca Pagodinho, músico brasileiro, nasceu em 04 de Fevereiro de 1959, portanto completa hoje, 54 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários