Do populismo ao afilhado de Bené

 

 

Todo mundo sabe que se tem um prefeito em Sergipe que não faz questão de ser aliado do atual governo, mesmo sendo filiado ao PMDB, partido que apoiou Marcelo Déda desde a candidatura chama-se Luciano Bispo, de Itabaiana. Ultimamente ele tem criticado duramente o governador, principalmente no programa que tem semanalmente em uma rádio em Itabaiana. E o pior: faz questão de dizer que não sai do PMDB e que é afilhado de Benedito Figueiredo, hoje secretário da Justiça. Ou seja, joga a responsabilidade de sua permanência no partido para um auxiliar direto do governador que ele tanto critica.

 

Liderança antiga, Luciano Bispo, fez sucesso no passado recente em Itabaiana por ser oposição ao então líder político Chico de Miguel. Com o discurso de modernidade contra o coronelismo, Luciano ganhou várias eleições. Mas a última, onde disputou com Maria Mendonça, a vitória foi conquistada, mas pela falta de competência do lado da prefeita, do que pelo populismo de Luciano. Aliás, o populismo de Luciano é o mesmo que a história mostra que não existe ideologia nenhuma, que é feito pelos “chefes” e heróis”, que as massas seguem cegamente.

 

Luciano Bispo agora aparece na mídia como um membro do PMDB que coordena a campanha de João Alves na região. E as lideranças do PMDB o que acham de tudo isso? Não têm coragem de pedir sua saída do partido por qual motivo? Ou desejam que ele vote em João Alves, mas de quebra arranje votos para o lado de cá também? E essa história de dizer que Benedito é seu amigo e padrinho? Será que Benedito sente-se bem ao ouvir as criticas duras do afilhado a Marcelo Déda e não faz nada?

 

Para quem pensa que Luciano Bispo é alvista de verdade, uma lembrança: em 1998, na campanha de Albano contra João ao governo do estado sabe onde Luciano estava? No palanque de Albano. Mas em Itabaiana todo mundo sabe que o motivo principal não foi o famoso cheque elétrico (venda da Energipe) na época. Foi por ideologia. A história está cheia de lideres que percorreram o caminho do populismo e acabaram como inimigo do povo.

 

Recados

Até quando o governador Marcelo Déda continuará recebendo os recados daquela neo-liderança pela imprensa e ficará calado. Estão tentando colocar uma faca na jugular dele. É mais um caso onde os interesses pessoais e empresariais estão acima de tudo.

 

PM e o nível universitário I

Mal o ano começou e os representantes dos servidores militares já começam a tecer fortes críticas ao Governo do Estado, talvez tentando antecipar o debate e desgastar o Governador Marcelo Déda perante a opinião pública no período que antecede as eleições vindouras. Uma das reivindicações diz respeito à exigência de nível superior para ingresso na carreira.

 

PM e o nível universitário II

 Bem verdade que a qualificação do servidor público é sempre muito bem-vinda, ainda mais quando se trata de um setor tão importante como é a segurança pública, onde os Agentes do Estado devem saber com precisão os limites da lei, para não incorrerem no risco de confundirem autoridade com arbitrariedade.

 

PM e o nível universitário III

 

O que pouca gente sabe é que por traz desse justo pleito, existe um viés econômico, qual seja: o pagamento da Gratificação de Nível Universitário, incidente sobre o soldo do Policial Militar na ordem de 20% (vinte por cento). Noutras palavras, além de um aumento de mais de 100% ao longo de quatro anos, os militares agora querem mais 20%.

 

Categorias defasadas

Enquanto os policiais militares fizeram um acordo para o reajuste de 100% até o final deste ano, alguns servidores de nível superior, que não tem força sindical, como por exemplo, administradores, engenheiros e contabilistas, estão com o salário bastante defasado. Estas categorias não tem poder de pressão com o magistério, os auditores e a própria polícia e merecem uma atenção nos próximos reajustes.

 

Mendonça Prado e a Pec 300

Perguntar não ofende: o que o deputado Mendonça Prado fez enquanto Secretário de Estado da Administração para melhorar os soldos dos Policiais Militares? Ao que parece muito pouco ou quase nada. Porém, não é que como deputado federal, longe de ser ordenador de despesa e das responsabilidades que lhe são inerentes, resolveu patrocinar a causa dos militares no que diz respeito à aprovação da PEC 300, que elevará consideravelmente os soldos dos militares.

 

Descoberta tardia

Pois é, enquanto estava no executivo nada dizia sobre o assunto, depois que voltou a ser parlamentar “descobriu” que os militares deveriam ganhar melhor. Bem que ele poderia ter “descoberto” isso antes, pois do contrário fica parecendo que ele quer fazer festa com o dinheiro dos outros.

 

Empacotadores: lei descumprida

A lei municipal, de autoria do então vereador Vinicius Porto (DEM) que obriga que todos os supermercados tenham em seus caixas empacotadores não vem sendo respeitada em Aracaju. Em quase todos os supermercados os caixas continuam fazendo o trabalho duplo, somente nos momentos de maior movimento é que aparecem os empacotadores que na verdade são funcionários desviados de outros setores. A quem cobrar? E o pior: agora as esteiras dos caixas só vivem quebradas. Será para economizar energia?

 

2009 Produtivo

Para o deputado federal Valadares Filho (PSB), que está em seu primeiro mandato como deputado federal, 2009 foi o ano que os parlamentares puderam aprovar mais projetos de autoria deles, já que nos anos anteriores isso não ocorreu por conta do número excessivo de Medidas Provisórias. “Não tem duvida que 2009 foi o ano mais produtivo da atual legislatura”, reforçou.

 

PEC do esporte

Entre os projetos apresentados Valadares Filho destacou a Proposta de Emenda Constitucional – PEC, que coloca o esporte no rol dos direitos sociais. “É imprescindível considerar o esporte como direito social para que ele, efetivamente, se torne parte de políticas públicas no processo de transformação e desenvolvimento social”. Ele lembrou que o projeto tem parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça.

 

Jovens aprendizes

Outra proposta de autoria dele, já aprovada na Comissão de Turismo e Desporto dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais do IRPJ para as empresas de turismo que empreguem jovens oriundos dos programas sociais do governo federal. “A medida deve beneficiar cerca 43 mil jovens aprendizes em todo país, alem de incentiva um dos setores mais importantes da economia que é o do turismo”, explicou.

 

Banpará conhece sistema do Banese

A diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese) recebeu ontem, 7, a visita de uma equipe de funcionários do Banco do Estado do Pará (Banpará), que veio a Aracaju conhecer alguns aspectos do sistema integrado de gestão empresarial denominado de SAP, software multimodular adotado nas maiores corporações do mundo para auxiliar os gestores das empresas nos processos de negócio.

 

Referência nacional

O Banese, que adotou o sistema no ano passado, tornou-se um caso de referência nacional por ter sido o primeiro banco público do país e um dos cinco primeiros bancos do Brasil a implantar a contabilidade bancária e a folha de pagamento do SAP. “O objetivo da nossa visita é conhecer o módulo do sistema SAP relativo à área de Gestão de Pessoas, que pretendemos implantar no nosso banco”, disse a superintendente de Recursos Humanos (RH) do Banpará, Rosângela Maria Rodrigues Brandão.

 

Agroamigo: vagas para Sergipe I

O Instituto Nordeste Cidadania que trabalha em parceria com o Banco do Nordeste, realizará processo seletivo interno/externo para preenchimento de duas vagas para o cargo de Assessor Técnico em Monitoração do Agroamigo/SE (Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste). Os candidatos selecionados serão contratados pelo Instituto Nordeste Cidadania e trabalharão na área de microcrédito rural do BNB, junto às equipes do Agroamigo para identificar focos de riscos e propor melhoramentos.

 

Agroamigo: vagas para Sergipe II

Através do acompanhamento por meio de visitas as unidades do programa, os selecionados irão checar a amostra de propostas de crédito prestes a serem contratadas e/ou recém-contratadas; verificar a aplicação da metodologia, política de crédito, procedimentos internos (sistemas, controles e gestão); realizar visita a clientes e analisar a conduta dos Assessores de Microcrédito Rural; encaminhar relatórios de monitoração ao Assessor Coordenador de Monitoração do Agroamigo.

 

Requisitos

Os candidatos devem ter nível médio completo; domínio da língua portuguesa e habilidade em comunicação oral e escrita; domínio em informática básica (Windows, Word e Excel); desejável conhecimento em microcrédito; desejável habilitação “A” e disponibilidade para viagens interestaduais e/ou intermunicipais – (Sergipe e Alagoas).

 

Benefícios

Serão disponibilizados remuneração fixa (R$ 1.456,05) e benefícios (plano de saúde médico/odontológico, auxílio alimentação, auxílio cesta básica, seguro de vida, previdência privada, auxilio creche, treinamentos e capacitação na área de atuação). Para participar da seleção, os interessados devem enviar currículos até o dia 11 de janeiro para o e-mail michelle.costa@inec.org.br. Outras informações (79) 2107-5628.

 

Apoio ao esporte

Sempre engajada em ações que promovem o esporte, a saúde e o bem estar da população, a Rede Primavera  é uma das empresas que apóiam a Aracaju Summer Run, corrida realizada pela TV Atalaia e Zona Alvo. O evento acontece no próximo domingo, dia 10/01, às 7h, na Rodovia José Sarney. A Rede Primavera estará presente com um stand com médicos, enfermeiros e técnicos, além de estrutura necessária para dar suporte aos atletas e visitantes.

 

DO LEITOR

 

Computadores Positivo: uma vergonha

Do leitor Francisco: “Quem tiver computador da marca Positivo que se cuide, se der problema vai ficar na  mão. Comprei no dia 19/05/2009 um computador positivo em uma rede de supermercado aqui em Aracaju. A verdade é que fiquei decepcionado com essa empresa que tinha pra mim um conceito bom, mas o descaso que tenho recebido é por demais exagerado. Enviei uma CPU na  garantia para reparo na assistência técnica aqui no dia 10/11/2009 e não foi reparado conforme declaração da própria de que falta peça. Tomei o cuidado de ligar para o 0800 da empresa e esta me diz que enviou a peça no dia 23/12/2009(observe que já passados 30 dias da data de entrega do equipamento). No dia 29/12/2009 liguei novamente para o 0800 e pedi para que fosse me enviado uma nova máquina(seguindo o que diz o código de direito do consumidor) e para minha indignação eles abriram a reclamação(que foi de nº 1000140533) e que o setor responsável manteria contato. Pura enganação, pois hoje dia 07/01/20010, pela  manhã retornei a ligação e como resposta recebi a informação de que eles não tinham ainda uma solução. Volto a ligar para assistência técnica e esta ainda insiste em dizer que a peça não chegou. Fica aqui minha revolta e como forma de chamar a atenção de todos colocarei no ar um site explicando todos os passos que tomei com as ligações e declarações emitidas e ainda irei procurar os órgãos de defesa do consumidor para que possam me auxiliar nesse pleito”.

 

 

Pergunta que não quer calar

De um policial militar: “Uma pergunta que não quer calar: Quem está ganhando com o policiamento Apolo, realizado na orla de Atalaia? Saliento que referido policiamento tão somente atende ao Traide Turístico, uma vez que a viatura e seus Policiais não devem, por ordem, sair do local aonde estão, não devem atender a nenhum tipo de ocorrência e se houver que os militares liguem para o funcional da CPTur e estes providenciam com que a viatura da área atenda a referida ocorrência. Sem falar que água não disponibilizam, banheiro os milicos tem que se virar por onde estão. Serviço estátua na frente de estabelecimentos comerciais como o Cariri, estabelecimento este que o proprietário é quem dá o suporte necessário para os militares ali postados, com a viatura exclusiva que faz o policiamento do seu estabelecimento. Dá lanche, água, cede o banheiro etc, uma vergonha, esmola dada para quem recebe da sociedade em geral para fazer a segurança de todos e não de uns apenas.Será que o Traide Turístico da Orla de Atalaia não está pagando por este policiamento? Mas quem está recebendo? que saibamos os Policiais escalados não recebem uma moeda sequer. Será que ninguém fará nada para averiguar isso? Estão todos cegos ou fazendo vista grossa?”

 

Nota do Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) informa que a diretoria do Banese firmou no último dia 4 uma ação de remanejamento de pessoal em seu quadro de funcionários. De acordo com o comunicado enviado por e-mail para os bancários do Banese, tais alterações só se destinam aos funcionários que estão lotados há no mínimo 2 anos e 9 meses na mesma unidade.Além disso, o SEEB/SE tomou conhecimento que o Banese está convocando seus funcionários para trabalharem mais duas horas por dia, além de seu expediente normal, e também aos sábados. Essa ação supera uma jornada de trabalho de dez horas. A direção do SEEB/SE avalia está ação como um ato de retaliação aos bancários que participaram da greve e acrescenta que isso fere o acordo firmado no ‘Acordo Coletivo Complementar de trabalho – condições específicas’. “A diretoria se aproveitou das festas de fim de ano e lançou um pacote de maldade contra os baneseanos, seja da capital como do interior”, destaca o presidente do SEEB/SE José Souza.Souza chama atenção para os pré-requisitos colocados pela diretoria para realizar o remanejamento. Ele indaga o porquê do critério de tempo mínimo de permanência de 2 anos e 9 meses para executar a transferência. “Sabemos que esta ação sai de um núcleo bem peculiar que compõe a diretoria do Banese. Eles nem levam em consideração o ano eleitoral e a política trabalhada neste Governo”, enfatiza Souza.

A direção do SEEB/SE informa que está aguardando o retorno do recesso do judiciário para realizar a ações necessárias e garantir os direitos coletivos da categoria.SEEB/SE

 

É preciso que a Lei seja cumprida

Do leitor Abrahão Crispim de Souza Filho: “Ônibus velhos com mais de dez (10) anos circulam em São Cristóvão e o Prefeito Municipal Alex Rocha não fiscaliza que é função do executivo municipal. Cabe ao Ministério Publico, legislativo e a população cobrar judicialmente”. Abrahão Crispim de Souza Filho, é jornalista, Pós Graduado em MBA Assessoria de Comunicação e Estudante de Direito.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre”. Oscar Wilde.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais