Dormindo com o inimigo

   Dentro dos políticos que fazem parte do bloco de aliança do governador Marcelo Déda e do prefeito Edvaldo Nogueira tem gente jogando boatos na rua na tentativa de desestabilizar a candidatura à reeleição do atual prefeito. Por trás está um empresário que se considera o maior estrategista do Estado, mas na verdade embarcou numa canoa furada deste o início do ano e quer levar para o naufrágio com ele alguns outros “inocentes”. Ontem a determinação foi espalhar que o PSDB foi convidado a indicar o candidato a vice-prefeito na possível candidatura à reeleição de Edvaldo Nogueira. O boato foi para provocar os petistas e tentar desestabilizar de uma vez a candidatura do prefeito comunista.

 O correto – como o próprio Albano Franco – disse em entrevista ao programa Liberdade Sem Censura, é que foi convidado por Edvaldo Nogueira e Marcelo Déda para uma aliança política em 2008, sem colocar na mesa a candidatura à vice-prefeito.  Segundo Albano, Déda, lembrou que o PSDB esteve no mesmo palanque para elegê-lo em 2004. Albano ressaltou que o PSDB está aberto a acordos e que conversará com todos, do PT ao Democratas.

 As especulações em torno das eleições municipais vão começar pra valer. Além de Aracaju, os principais municípios como Socorro, Lagarto, Estância, Tobias Barreto e Itabaiana serão focos das atenções da imprensa. Algumas lideranças que fazem parte do conselho político do atual governo estadual já estão manifestando preocupações com algumas “armadilhas”  colocadas no caminho por “donos” de partidos que estavam no poder no governo passado e agora querem eleger, no mínimo 30 prefeitos no próximo ano. Nestes trinta estes “donos” de partidos estão incluindo alguns que estão mudando de camisa para partidos da base governista, mas devem não só a cabeça, mas o tronco e os membros a estas “lideranças”.

 Um exemplo claro, que vem comentando nas rodas políticas, mas esta coluna não acredita até ter prova significativa. Que o deputado Walmir Monteiro, deve ir para um partido da base aliada, possível para o PSB, para garantir o fortalecimento da candidatura dele a prefeito de Lagarto. Porém, numa reunião realizada na semana passada com a participação dos principais “cabeças” do PSC, ficou decidido que Valmir Monteiro vai pelas circunstâncias do fato, mas não deixará o grupo, já que tem uma divida de gratidão pela viabilização financeira de sua reeleição para a Assembléia Legislativa com o principal cacique do PSC o empresário Edvan Amorim.

  O conselho político do atual governo já está em alerta para alguns casos de filiações que começam a ocorrer em vários municípios importantes. A idéia  de alguns “donos” de partidos é levar seus “liderados” para o PSB, o PMDB e outras siglas que apóiam o governo para que garantam apoio. Mas depois da eleição estas lideranças continuarão “rezando” na cartilha deles.

Por isso contabilizam que farão 30 prefeitos, dos 75. É uma meta ousada, principalmente sabendo que tem dois outros grupos fortes: o comandado por Déda e liderado pelo PT e o DEM, comandado pelo ex-governador João Alves Filho. A frase citada pelos “donos” de partido é que está na hora de ficar calado e mergulhar no silêncio, ou seja, para que os governistas pensem que estão no comando da situação, mas na verdade estão dormindo com o inimigo.

 

Mirian com o apoio de Fabiano, Albano e Flávio

As lideranças do PSDB em Sergipe, mas precisamente o deputado Albano Franco tentam passar para imprensa um cacique político que o partido tucano não tem, principalmente em Aracaju. O ex-deputado Fabiano Oliveira saiu da eleição do ano passado bastante desgastado por conta das carreatas que fazia pelos bairros com criticas pesadas contra Lula e Déda (ele chegava a imitar a voz de Lula). Agora querem jogar para os leões a competente secretaria Mirian Ribeiro, como candidata a vereadora em Aracaju. E o pior: além do apoio de Albano e Fabiano ela terá o apoio de Flávio Conceição cujo gabinete ela trabalha no Tribunal de Contas. Acho que isso não vai dar certo…

 

Almeida Lima diz que revista Veja desestabiliza o país

O senador Almeida Lima (PMDB), em discurso pronunciado da tribuna do plenário, nesta terça-feira (7), lamentou que uma revista, a exemplo da Veja, tenha a capacidade de desestabilizar a vida político-institucional do país. – Há 60 dias não tem sido outra a postura dessa revista – afirmou. O parlamentar disse que Veja não está procedendo a um jornalismo de qualidade neste episódio. Também criticou a “má vontade que outros veículos de comunicação têm demonstrado” com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan foi acusado pela revista de ter as despesas com a pensão alimentícia de uma filha que tem fora do casamento pagas por terceiros e de ser sócio-oculto de uma rádio em Alagoas.

 

Vozeirão de Almeida: Uma idéia, pelo amor de Deus!

Do blog do Noblat, no Globo On Line:O senador Almeida Lima (PMDB-SE) é de fato um vozeirão à procura de uma idéia – de qualquer uma. (Certa vez, nos idos dos anos 70, quando me preparava para conhecer um cardeal, ouvi de dom Hélder Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, que o pior tipo de burro é aquele que se julga inteligente.OK, foi uma observação, digamos assim, pouco cristã – ainda mais porque partiu de um religioso. Mas quando vejo Almeida Lima discursar no Senado, lembro do que ouvi de dom Hélder. E sou obrigado a dar razão a ele)”.

 

Sigilo fiscal e bancário

O Ministério Público Estadual decidiu pedir a quebra do sigilo bancário e fiscal do prefeito de Pirambu, Juarez Costa, do deputado André Moura e mais cinco pessoas. Tem gente preocupada com o alto gasto com cartões de créditos que não consegue acompanhar o que é declarado na receita federal. Vem chumbo grosso por ai…

 

Furtada câmera da reportagem da TV Sergipe

Na semana passada um furto curioso: uma câmera da TV Sergipe avaliada em cerca de R$ 35 mil foi furtada de dentro do veiculo quando a equipe (motorista, cinegrafista e repórter) saíram do carro para ver um local onde teria uma filmagem nas proximidades da Avenida Edézio Vieira de Melo (conhecida como Explosão). O Cope está investigando o furto, já que a câmera foi retirada da caixa dela, dentro do veiculo. Outro detalhe: nos bastidores ficam especulando sem nenhuma veracidade (pelo menos até o momento) por conta de uma coincidência, já que a repórter é a mesma de um caso que culminou há quinze dias com o afastamento de uma autoridade policial. Toda equipe foi demitida da emissora.

 

Isenção do ICMS repercute nacionalmente

O projeto assinado pelo governador Marcelo Déda, isentando ICMS para micro e pequenas empresas teve repercussão nacional. Colunistas como Miriam Leitão e Tereza Cruvinel, do sistema Globo, repercutiram positivamente a ação. Leia o que escreveu Miriam Leitão: “A reboque do Supersimples, o estado de Sergipe decidiu adotar também a isenção de ICMS para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 360 mil. Não é o primeiro estado a fazer isso, mas é o que estipulou o maior teto. Com isso, eles dizem que vão atingir 92% das micro e pequenas e a idéia é que trazer para o sistema formal 10 mil empresas já nos próximos meses. É aquela coisa: cada estado vai encontrando soluções caseiras enquanto a reforma tributária maior não vem”.

 

 

Atenção: Ibama e Adema: lixeira contamina rio Sergipe

De um leitor: “Como leitor assíduo de sua coluna, recorro à mesma para relatar um grave fato que está ocorrendo no interior sergipano. Trata-se da lixeira da cidade de Riachuelo. A mesma está

se formando às margens do Rio Sergipe como também da rodovia que liga Malhador a

Riachuelo. O lixo já está invadindo a pista, fato que tem causado transtornos a quem transita pela região, sem falar do grave impacto ambiental, contaminado as águas do Rio Sergipe”.

 

 

SMTT faz vistas grossas para policias militares

Todos os dias é o mesmo caos no transito na rua de Boquim, entre Santa Luzia e Itabaianinha, ao lado do quartel central da Polícia Militar, no horário de saída do colégio militar. Os pais de alunos param em fila dupla e até tripla, empatando completamente o trânsito. E o pior: grande parte destes pais são policiais militares, que acham tudo normal e ainda fazem cara feia para os motoristas que se atreverem a reclamar. Na esquina um policial de trânsito da PM fecha os olhos. Já a SMTT ou por medo, ou por omissão, não tem coragem de enviar seus guardas para o local. E o motorista que passa diariamente no local que se dane! Mude o itinerário porque a rua é dos policiais e seus filhos. A coluna vai publicar fotos do caos para comprovar a veracidade.

 

 

Paulo Brito escuta moradores em Propriá

O prefeito de Propriá, Paulo Britto (PTB) que assumiu há poucos meses depois da cassação de Luciano de Menininha está dando um exemplo que deveria ser seguido por todos os prefeitos de Sergipe. Um dia da semana – tem uma interação em um programa de rádio na Ilha FM de Propriá, direto com os moradores. Lá ele escuta as reclamações dos moradores e anuncia algumas ações da Prefeitura.

 

Hábeas Corpus preventivo

Em buscas de defesa para evitar a perda do mandato alguns analistas pregam que o deputado Armando Batalha não corre o risco de ser atingido pela decisão do TSE, em razão de não ter ingressado em outro partido. Ocorre que a decisão do TSE define como passível de perda do mandato os parlamentares que depois de eleitos deixaram a legenda por onde conquistaram a vaga, esta decisão atinge aos que deixaram a sigla, já que o mandato pertence ao partido e se Armando não está mais no partido?…..

 

 

Oposição unida em Socorro

Em Nossa Senhora do Socorro, lideranças de nove partidos de oposição ao prefeito José Franco já fizeram duas reuniões em busca do consenso para a eleição do próximo ano. O grupo quer definir os candidatos a prefeito e vice. Fazem parte os seguintes partidos: PSC,  PT, PSDC, PHC, PTdoB, PCB,PDT, PRB e PSDB.

 

Leitores cobram convocação de escrivão e PM

De um leitor: “É triste ver a situação por que passam os aprovados no concurso de escrivão de policia de Sergipe. O governador sequer menciona no assunto “nomeação” e todos os concursados ficam sem saber como programar suas vidas e muitos já começam infelizmente a desistir do sonho de ser policial e os que vão assumir talvez não tenham a mesma vontade de servir ao estado pois, além de nao receber a ajuda de custo prevista em lei, foram tratados com indiferença pelo governo do estado que parece nao respeitar seus servidores tratando-os de maneira desigual e injusta. Outro leitor alerta que a data limite do concurso da PM é 26 de agosto, que cai num domingo.

Nós excedentes não estamos mais segurando com tanta ansiedade e apreensão diante da demora do governador pra convocação”.

 

 

Combustível oficial X Adesivo Imantado

É quase impossível conseguir implantar controle na área pública, sempre que alguém tenta adotar tal medida, os servidores viciados tratam de criar os chamados “jeitinhos” para burlar o controle pretendido. Numa atitude acertada o governador determinou que somente seriam abastecidos os veículos plotados com a logomarca do governo e do órgão, a medida parecia funcionar até que alguns motoristas conseguiram convencer a alguns gestores que no lugar de “adesivo plotado”, fosse colocado “adesivo imantado”, ou seja, um adesivo tipo imã, que pode ser colocado e retirado a qualquer momento, dessa forma o motorista de um órgão da administração estadual está conseguindo abastecer vários veículos usando o tal do adesivo imantado. Se a moda pega o descontrole será total.

 

 

Inauguração de escola da Coroa do Meio

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realizará hoje, às 10 horas, a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Nunes Mendonça. A obra fica situada na rua Fernando Sampaio, esquina com a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góes.Com uma estrutura de 1.510 m² de área construída, a Escola conta com 10 salas de aula, sete banheiros, brinquedoteca, parque infantil, mini-teatro, anfiteatro, refeitório e fraldário, além de outros ambientes destinados ao lazer. O público-alvo será crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.A iniciativa faz parte do projeto de revitalização do bairro Coroa do Meio, que envolve obras de contenção, educação ambiental, intenso trabalho social e de geração de renda.

 

 

Prado volta a pedir exoneração de Rogério

Diferente do que tem dito em defesa própria o secretário de Estado da Saúde Rogério Carvalho ao rebater as denúncias do deputado federal, Mendonça Prado (Democratas/SE), de que o auxiliar de Déda em apenas seis meses de gestão estadual já realizou cerca de R$ 50 milhões por dispensa de licitação e/ou por inexigibilidade alegando urgência na aquisição de medicamentos, uma única edição do Diário Oficial do Estado registra contratação de serviços terceirizados que superam R$ 21 milhões. “Existe um excesso, suponho intencional e suspeito, nestas contratações sem licitação. Somente um contrato envolve mais de R$ 11 milhões com vigência de apenas seis meses”, adverte o deputado.  Prado “considera estranho que, embora alegue urgência na aquisição de medicamentos, somente no sétimo mês do atual governo, o secretário se preocupou em agilizar as tais compras e, inexplicavelmente, passado um semestre inteiro ainda sem a devida licitação”, condena, lembrando que “há cerca de um mês advertiu ao governador do Estado, Marcelo Deda (PT), da necessidade premente da exoneração do senhor Rogério Carvalho, da secretaria da Saúde”, reafirma Prado.

 

Cobrança para resolver endividamento agrícola

Ao avaliar o Plano Agrícola e Pecuário e o Plano Safra da Agricultura Familiar de 2007/2008, lançado recentemente pelo governo federal, o senador Valadares (PSB) disse hoje esperar que a eles seja incluída  uma solução efetiva para o endividamento do setor rural  e não apenas a suspensão das parcelas das dívidas por 12 meses após o vencimento dos contratos. “O endividamento rural é uma bomba relógio e exige uma solução urgente”, disse o senador, que defende uma maior popularização do seguro rural, através de uma real disponibilidade de recursos.  Valadares disse que os planos apresentados para o setor agropecuário contém uma série de medidas, entre elas  a redução dos juros  e o aumento do crédito para investimento,  que indicam o compromisso do governo federal com a agricultura brasileira, mas não tocam no “ponto nevrálgico do setor, que é o seu endividamento”.

 

Casa-grande e senzala I

Texto de Carlos Heitor Cony publicado na FSP de ontem, 07: “Para quem já nasceu cansado, como o cronista, participar do movimento daqueles que se declaram cansados é, além de um esforço suplementar, um esforço inútil. Durante os oitos anos do governo de FHC, quase diariamente eu me declarava cansado -e não adiantou. Antes mesmo da posse de Lula, eu já estava exausto de saber que nada iria mudar, o que acaso mudasse, mudaria para pior.Há espanto entre os entendidos sobre a taxa de aprovação do atual governo, apesar dos escândalos, da corrupção, da inércia, da embromação oficial. Aos poucos, estão brandindo a dicotomia de pobres e miseráveis contra ricos e remediados. A luta de classes é explorada agora pelo próprio presidente, que não entende como os ricos que ele beneficiou estão contra ele. Para os pobres, prometeu o Fome Zero, que fracassou, e o Bolsa Família, que alguns receberam e a maioria ainda espera.

 

Casa-grande e senzala II

Prossegue o texto de Cony:Mas não é por aí que se explica a charada. Quem ganha menos de R$ 1.500, acredito que a maioria dos brasileiros, se identifica com Lula de uma forma que transcende a realidade e o raciocínio. É uma química de vísceras, de tripa, “ele é um dos nossos”. Atribui os problemas que todos sofremos à maquinação dos patrões, dos bem nascidos que não deixam Lula fazer o que prometeu e continua prometendo. Também eles estão cansados das maquinações das elites, das classes dominantes que não assinam carteiras de trabalho, demitem para enxugar a folha, exploram o suor escravo, a clássica divisão entre a casa-grande e a senzala. Acontece que estou realmente cansado de tudo isso. Já citei aqui uma estrofe genial do Orestes Barbosa num velho samba que nunca esqueci: “Meu avô morreu na luta, o meu pai, pobre coitado, fatigou-se na labuta, por isso nasci cansado”.

 

 

 

Candidatura do PT em Graccho Cardoso

Petista analisa candidatura de petista em Graccho: “1 -O PT  lançou a candidatura de Pipio para não ter que votar no candidato de João das Graças (PT DO B) e em Moises dos Santos (DEM), dois aliados históricos de João Alves; 2 – Segundo o Instituto Opinião, que realizou pesquisas para Pipio (Pesquisa não divulgada/consumo interno) dia 08/07, Pipio tinha 6,5 das intenções de voto, no dia 14/07 já estava com 12% daí por diante a campanha dele parou por falta de estrutura. A  estrutura de Pipio era menor que a de um candidato a vereador, onde o PT só deu apoio  político; 3 – O período de campanha de apenas 26 dias foi também um dos adversários da candidatura do PT; 4 – Quando Pipio começou a crescer, Moíses/Crizabete começou a atacar PIPIO e o PT, lançou panfleto apócrifo com inverdades sobre a esposa de Pipio que é irmã de Liro, o  candidato do PSC; fez acusações contra os apoiadores de Pipio mais precisamente Rogério Carvalho e pastor Heleno e espalhou na cidade que Pipio estava a serviço da candidatura de Liro; O voto de Moíses/Crizabete foi o voto útil de quem não queria a vitória do candidato de  João das Graças, ou seja, o eleitor migrou de Pipio para Moises/Crisabete quando viu que ele não derrotaria o candidato de João das Graças; 5 – Pipio continua na câmara de vereadores e vai liderar a bancada de oposição que tem 5 vereadores, a maioria”.

 

 

Glória: Salários diferenciados para nível superior

De um glorense: “Gostaria que o prefeito de glória viesse a público e explicasse os salários oferecidos no edital do concurso. Gostaria que ele explicasse a discrepância de salários entre os cargos de nível superior.-, enquanto um médico “irá ganhar” r$ 7.000,00 um professor, que também tem nível superior, tem um salário anunciado no edital de r$ 591,36. alguém poderia dizer ” mas os professores são mal remunerados”. e como explicar que um procurador municIpal ganhe metade do médico (r$ 3.500,00), um engenheiro civil r$ 1896,00 e que um enfermeiro ganhe mais que um fonoaudiólogo. sem falar que um bibliotecário, pelo que consta no edital, irá receber menos que um técnico em contabilidade ( r$ 591,36 a r$ 900,00). Com a palavra o prefeito de Glória”.

 

 

Leitor denuncia abandono das estradas

De um leitor:Precisei fazer uma viajem para o município de Nossa Senhora de Lourdes/SE a 155km da capital Aracaju pela seguinte rota: Aracaju-Cedro de São João – Telha – Canhoba e em fim Nossa Senhora de Lourdes o destino. Nunca vi tanto buraco na minha vida como presenciei ontem (sábado) durante o percurso mencionado. As nossas estradas do município estão abandonadas. Será possível que nenhuma autoridade tomará providência referente essa situação? Só indo você, Cláudio Nunes, para presenciar os estragos nesses trechos. Um absurdo.

Espero que as autoridades tomem providencia o mais breve. Absurdo mesmo”.

 

Crediamigo para setor cultural

O Banco do Nordeste acaba de lançar o Crediamigo para o Setor Cultural, um programa de microcrédito produtivo orientado que oferece pequenos empréstimos para a fabricação e comercialização de artesanato (couro, palha, bordado etc), venda de comidas típicas, gravação, edição e comercialização de CDs e DVDs, serviços fotográficos, livrarias, bancas de revista, venda de livros usados, bandas de música, instrumentos musicais, entre outros itens. As vantagens na obtenção de empréstimos do Crediamigo Cultural são a liberação do crédito em até sete dias, de uma só vez, sem burocracia. Os clientes podem pegar o empréstimo para compra de mercadorias, máquinas e equipamentos, e também para reforma das instalações do local do empreendimento e da residência. O valor do crédito é liberado de acordo com a necessidade do negócio e a capacidade de pagamento, sendo inicialmente liberado de R$ 100 até R$ 2 mil, podendo ser renovado com valor até R$ 10 mil por cliente.

 

 

Frase do Dia

“Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama. A inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la”. Câ

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais