Dos jetons e da ineficiência de um governo amorfo e perdido

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A explicação do secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, deixou uma quase certeza para os sergipanos de que alguns gestores descumpriram a legislação em vigor, no tocante ao pagamento de Jetons.

Ninguém em sã consciência entende que tipo de trabalho o secretário leva para casa, porque salvo engano, há restrições legais para que documentos públicos sejam manipulados fora do ambiente do órgão a que pertence.

Por outro lado, a revelação do secretário Sales Neto pode servir de alerta, para que o governador promova um treinamento de gestão eficiente. Em países desenvolvidos, ao final do expediente, o birô deve estar limpo, sem papel algum sobre ele. E um auxiliar levar serviço pra casa, é considerado como fator de ineficiência.

Já no Brasil, isso aparenta comprometimento com a função, mas pode depois gerar indenização porque o governador já está sendo avisado de que há uma carga horária abusiva para o servidor.

Por outro lado, o governador poderia nomear para os conselhos alguém com mais tempo para se dedicar ao “aconselhamento.”

A não ser que o Estado esteja usando os jetons para inflar os salários de auxiliares influentes politicamente.

Aí já são outros 500, ou melhor, vários outros 500…

 

Operação Indenizar-se: MPSE desistiu de ouvir delegada E ontem, 30, o jornalista Ricardo Marques postou nas redes sociais: “Conversei com a delegada Daniele Garcia sobre a desistência do MP de ouvi-la na audiência da justiça sobre a operação Indenizar-se. Daniele, que está em Brasília, lamenta que o MP tenha desistido, pois, segundo ela, teria muita coisa interessante para dizer na audiência.”

Vai cobrar e vai comparar… E pelo que se comenta nos bastidores, o MPSE está em um novo ritmo. O blog está fazendo um levantamento de vários processos e denúncias.

“Dilema” Àluz da transparência, o governador SE tem obrigação legal de continuar cobrando impostos sonegados não só dos pequenos, mas de grandes grupos empresariais. As notícias são que esses grupos têm ameaçado governos, prefeitos e câmaras vereadores por todo estado. Já tá passado da hora da justiça ser para todos.

Papel constitucional O blog vai acompanhar se as ameaças de algum grupo empresarial teve êxito ou se o governador vai cumprir seu papel constitucional.

Calçadão do Bairro Treze de Julho: ao invés de ordenar mobilidade, Prefeitura de Aracaju estimula a privatização Lamentável, com tantas reclamações dos frequentadores do calçadão do Bairro Treze de Julho, com a falta de ordenação e os ciclistas, skatistas e até personais trainners que estão ocupando o espaço público (os gramados estão sendo ocupados por treinos particulares e o cidadão normal não pode passar) deixando pouco espaço para os que fazem caminhadas e corridas, agora a Prefeitura de Aracaju liberou o estacionamento para um veículo de publicidade que ocupou o local para divulgar com telão de LED (foto), negócio que deve ter autorização da prefeitura/Emsurb.

Crise não é motivo para infringir normas urbanísticas Já não basta os espaços públicos tomados por ambulantes sem organização por parte da Emsurb agora a Prefeitura resolveu privatizar. Só um lembrete: a crise não é motivo para infringir normas urbanísticas. Pelo jeito qualquer dia o cidadão normal vai ter que pagar para caminhar no calçadão da Treze…

Do juiz de direito Sérgio Lucas nas redes sociais: “Sob qualquer aspecto a fala de Bolsonaro é indefensável. Não é preciso ser simpatizante do presidente da OAB (Definitivamente, não sou) para ser solidário a dor de um filho que teve o pai sequestrado e desaparecido por agentes que diziam agir em nome do estado e que foram acobertados pelo regime de exceção. Tripudiar esse sofrimento é uma ignomínia; maior ainda quando parte do mandatário maior do país. Não adianta dizer que é choro de carpideiras ou mimimi de derrotados. Essa fala, para quem tem o mínimo de dignidade e respeito ao ser humano, é motivo de vergonha e indignação. Torço para que o presidente se retrate de forma incondicional. Indo mais além, gostaria que ele ouvisse e seguisse o conselho/pergunta do rei Juan Carlos da Espanha a um outro boquirroto: “porque no te callas?”

Cada um dá o que tem Quem analisa a política sergipana nos últimos anos se depara com muitas tramóias de bastidores. Todo mundo quer chegar ao poder, mesmo sem medir as consequências. E quando se avalia a atuação de quem ocupa o cargo de vice, aí é que as jogadas se intensificam, pois muita gente trama ou já tramou pra detonar o titular no anseio de chegar ao cargo máximo. Mas vem de Estância um bom exemplo, pois a vice-prefeita, Adriana Leite, do PRB, assumiu a titularidade por um tempo curto, apenas 15 dias, no lugar de Gilson Andrade, sem partido, e manteve uma convivência harmônica, sem esquecer a postura de grupo, de união, acima de tudo.

Exemplo vem de casa Quando se analisa o desempenho de Adriana nesse período, é preciso lembrar um fato histórico, porque o marido dela, o ex-prefeito Ivan Leite, teve como vice no seu primeiro mandato o próprio Gilson Andrade. E também se ausentou por um pequeno espaço de tempo. Naquela oportunidade ele recebeu de Gilson o mesmo tratamento e cordialidade que Adriana exibiu nesses dias em que esteve no comando da administração de Estância. O saudoso Marcelo Déda usava sempre uma expressão que resume bem essa situação: atitude republicana.

Do turismo em Sergipe O nosso Turismo está desacreditado pela própria máquina pública responsável em promovê-lo. E os governos Jackson e Belivaldo são os principais responsáveis.

PlanificaSUS O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, participou da solenidade de abertura oficial do PlanificaSUS na região de Itabaiana. O objetivo do projeto é promover a organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária.
Implantação Os workshops já começaram ontem, no auditório do Colégio Estadual Murilo Braga. O projeto será implantado até o fim de 2020, quando será apresentado um panorama das unidades no Hospital Israelita Albert Einstein, executor do projeto.

De uma fonte segura: O Detran/SE saiu do Shopping Jardins por falta de pagamentos. Será? Procurada a superintendência do shopping não respondeu nada.

BNB lança edital de credenciamento para empresas prestadoras de serviços O Banco do Nordeste divulga edital para credenciamento prévio de empresas interessadas em prestar serviços de engenharia, arquitetura, veterinária, agronomia ou zootecnia na área de abrangência da instituição (Estados do Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo).As empresas interessadas podem realizar cadastro no portal da instituição na internet (www.bnb.gov.br ), no caminho Licitações e Contratos – Licitações Agendadas – Edital nº 2019/073.

Caráter temporário Estão aptas a realizar inscrição pessoas jurídicas registradas nos respectivos conselhos profissionais. Os serviços serão prestados em caráter temporário e incluem avaliação de bens, crítica de orçamento de obras de engenharia, vistoria de empreendimentos e emissão de pareceres técnicos, entre outras atividades. O edital de credenciamento vigora por 60 meses contados a partir da data de sua homologação. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail comissaoespecialdelicitacao@bnb.gov.br.

17ª Jalagipe Com a mesa redonda sobre “Cuidados perioperatórios em Pacientes cardiopatas, neonato e crianças menores, e em idoso frágil”, foi iniciado o segundo dia da 17ª Jalagipe, coordenada por Ivani Rodrigues Glass. O assunto foi exposto aos participantes pelos anestesiologistas José Roquennedy Sousa Cruz, de Sergipe, e por Camila Lucena Carneiro de Albuquerque, de Pernambuco. Ainda na parte da manhã, Fabricio Antunes coordenou o painel sobre “Manejo perioperatório de terapia antitrombótica”, e Vera Azevedo sobre “O papel do anestesista no tratamento da dor”.

Gestão financeira Também foi realizada a miniconferência “Gestão financeira: planejando a minha aposentadoria”, que teve como expositor Carlos Maciel, sócio da Real Invest. “Trouxemos para os anestesiologistas a importância e preocupação em se planejar financeiramente, que é possível construir um patrimônio, para que mais na frente, tenha tranquilidade para que possa reduzir sua carga de trabalho, sem comprometer o orçamento, porque precisa sustentar a família e manter o padrão de vida. O nosso objetivo foi trazer conhecimento para que os médicos entendam que com planejamento, é possível se organizar financeiramente e ter uma aposentadoria digna”, explicou.

Presidente da SBA O presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Erick Freitas Curi também proferiu a palestra “Trabalho para viver ou vivo para trabalhar? Estou cuidando da minha saúde?”, mais voltada para a condição de trabalho dos anestesiologistas. “O alerta principal para os colegas é que a vida é finita e precisa ser vivida da melhor forma possível. Se vivermos só para trabalhar, vamos perder as melhores coisas das nossas vidas, que é a convivência com a família, com os amigos e cuidar da saúde, que é necessária para que possamos fazer as coisas. A mensagem é essa, temos que fazer o que está ao nosso alcance para garantir esse bem-estar”, relatou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Sergipe Antigo. (Ciri-gy-pe – rio dos siris). Capítulo III Por Antônio Samarone: “Sergipe foi descoberto por Américo Vespúcio, em 04 de outubro de 1501. A comitiva de Pedro Alvares Cabral, composta de dez caravelas e três navios redondos, partiu de Lisboa em 09 de março de 1500, chegando a Porto Seguro em 22 de abril. Ficaram na terra descoberta por oito dias. Em primeiro de maio, zarparam para o seu destino inicial, de estabelecer uma feitoria em Calecut. Portugal tinha uma população em torno de 1,8 milhões de habitantes. Na verdade, eles descobriram Porto Seguro, e seguiram viagem. Havia um cientista na Esquadra de Cabral, Mestre João (João Faras), considerado o primeiro cientista a estudar o Brasil. Era astrônomo, astrólogo, cosmógrafo e o médico da equipe. Cristão novo.” Leia toda matéria aqui.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

PELO TWITTER

www.twitter.com/braynerr Bolsona deveria ficar calado. Quando abre a boca gera confusão, desilução, polêmica, crime e mostra a cara de um torturador sangrento. Por que não te calas Bolsonaro?

www.twitter.com/willgomes Desculpem, amigos, o que falta a Bolsonaro não é empatia. Ele demonstra enorme empatia com os da sua laia, como torturadores e milicianos. O que lhe falta é um padrão moral compatível com o humanismo e a democracia. Se você é um humanista, Bolsonaro é uma aberração moral. Ponto.

www.twitter.com/JacksonBarreto Viva a vida.

www.twitter.com/delucca Jornalista: qual é o crime que o jornalista cometeu?
Porta-voz: um crime
Jornalista: tá, mas qual crime?
Porta-voz: mas alguém tem dúvida que teve crime?
Jornalista: mas qual?
Porta-voz: qual o que?
Jornalista: crime
Porta-voz: teve sim
Jornalista: mas
Porta-voz: próxima pergunta.

www.twitter.com/anterogreco Ou seja: será condenado por um “crime”. Qual?

www.twitter.com/frednavarro Bolsonaro junta as mentiras de Collor, o provincianismo de Itamar, a arrogância de FHC, o populismo de Lula, o besteirol de Dilma e as relações suspeitas de Temer. Um presidente 6 em 1.

www.twitter.com/rogeraju “Às vezes não compreendemos o motivo de certas coisas darem errado, e esquecemos que na vida nada é em vão. Talvez não seja hoje ou amanhã, mas coisas boas virão!!!

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Se queres vencer o mundo inteiro, vence-te a ti mesmo.” Fiodor Dostoiévski.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais