Acidentes domésticos: como evitá-los

 Os Bons Amigos são como as Estrelas…Você nem sempre as VÊ, mas sabe que sempre estão lá. (Anônimo).

Ferimentos cutâneos, escorregões, choques elétricos, pequenas fraturas podem se constituir em eventos previsíveis e facilmente evitáveis que acontecem com frequência dentro de nossas casas e o pior com nossas crianças e nossos idosos, e em sua grande maioria por um descuido ou uma desatenção, que com certeza seriam certamente previsíveis.

As estatísticas nos prontos socorros revelam que os acidentes domésticos ocupam uma das primeiras colocações no número de casos que por ali passam, no dia a dia das urgências nesse campeonato de infortúnios.

As fraturas são as campeãs e os locais em que elas mais são produzidas continuam sendo a cozinha e o banheiro.

Em geral, os casos ocorrem em finais de semana, quando as famílias costumam se unir para arrumarem melhor suas casas, trocando móveis e enfeites de lugar; Subindo em mesas (muitas vezes até de vidro), cadeiras, pias, caixas de madeira e até em vasos sanitários, ‘esquecendo’ de usar o mais simples, e óbvio, para essas ações o uso de uma simples e modesta escada.

O que devemos ter sempre em mente é que devemos associar atitudes preventivas a um adequado atendimento aos vitimados, possibilitando-lhes que um pequeno escorregão nunca passe de um simples susto.

Atitudes Preventivas:

• Usar antiderrapante nos tapetes

• Colocar um tapete antiderrapante no box e no banheiro

• Evitar o uso de banheiras por idosos

• Instalar barras de segurança ao lado dos vasos sanitários e nos boxes

• Nunca deixar pisos molhados ou encerá-los demais

• Escolher de preferência móveis com quinas arredondadas e sem vidro

• Colocar redes de proteção nas janelas, nas varandas e principalmente nas piscinas.

Atendimento correto em alguns acidentes domésticos

Fratura

Uma dor forte em algum osso ou articulação, aliada a incapacidade de movimentar a área afetada pode ser sinal de uma fratura no local. Alguns sugerem que o aparecimento rápido de um hematoma (mancha roxa sob a pele), logo após um trauma em um osso ou articulação também pode indicar a presença de uma fratura no local (há controvérsias!).

O que fazer?

Não movimente o indivíduo até que se consiga imobilizar a área atingida com uma tala (pedaço de papelão rígido ou de madeira).

Mantenha-o sempre calmo, aquecido e procure levá-lo o mais rápido possível a um serviço de pronto socorro. Se o caso é mais grave e a vítima está impossibilitada de se mover, chame de imediato o Samu Municipal.

Choque Elétrico

Leve o indivíduo imediatamente a um pronto socorro, movimentando seus braços e pernas, no sentido de manter o mais normal que for possível a sua circulação sanguínea.

Sangramento Nasal

Procure colocar uma compressa de gelo na região, no sentido de fazer a contração dos vasos que certamente poderá estancar o sangramento, ou então faça uma compressão manual nas laterais do nariz por 5 a 10 minutos.

Hematoma (mancha roxa sob a pele, geralmente fruto de pancada na área afetada)

Deve-se colocar gelo ou compressas frias se a intervenção for feita em um período de até 12 horas da ocorrência do trauma.

Após essa conduta, deve-se usar compressas aquecidas, ou a frieza do gelo irá contrair os vasos que se romperam causando o hematoma, e subsequentemente o calor irá ajudar a dissolver os coágulos, aliviar a dor e reduzir as dimensões da mancha roxa.

Engasgo

É fundamental conseguir que o indivíduo tussa, espontaneamente ou com alguns “tapas” com as mãos em “concha” em suas costas.

Nas crianças de pouca idade, coloque-a de bruços em seu colo, sempre com a cabeça mais baixa que o corpo, com uma mão segure a criança e com a outra, faça o procedimento já sugerido acima, ou seja, com ela em concha” dê cinco a seis “tapas” firmes, em suas costas para auxiliá-la a colocar para fora o que ocasionou o engasgo.

Trauma na cabeça sem ferimento

Perda de consciência, vômitos (principalmente em “jatos”),tontura, perda de memória ou desorientação são sinais da necessidade imediata do atendimento médico de urgência.

Nos demais casos, utiliza-se compressas de gelo para reduzir o

aparecimento dos “galos”na região afetada.

Corte com sangramento

Procure comprimir a área sangrenta com um pano limpo e seco, porém se o corte for muito extenso, aproxime as bordas da ferida aberta com os dedos e as mantenha unidas até chegar ao pronto socorro.

Nos casos de grandes sangramentos em pernas e braços, além de manter a compressa com um pano, é fundamental elevar o local atingido.

Intoxicação Exógena

Ocorre principalmente em crianças na faixa etária dos 4 aos 6 anos idade, ingestão de medicamentos, produtos de limpeza ou de higiene pessoal.

Deve-se evitar forçar o vômito, pois algumas substâncias, como os solventes, podem queimar o trato digestivo não só ao serem ingeridas, mas principalmente ao serem expelidas.

Procure identificar o produto ingerido, verificar na embalagem os procedimentos imediatos a serem tomados e em seguida remover a vítima ao pronto socorro.

Trauma nas costas

É muito comum a queda nas escadas fixas (alvenaria ou madeira) ou portáteis (alumínio ou ferros), em geral de alturas superiores a altura do indivíduo.

É um acidente grave e que se o socorro for inadequado, irá produzir sequelas com invalidez motora total ou parcial, e transitória ou definitiva.

Conduta: Mantenha a vitima imóvel, não a remova do local da queda e chame de imediato o Samu para a remoção qualificada e o tratamento adequado.

Em resumo:

Os cidadãos no nosso dia a dia evitam o aparecimento dos acidentes domésticos, mas quando eles ocorrem uma conduta  afoita/intempestiva pode ser mais prejudicial ao indivíduo do que a própria ocorrência desse acidente.

Um boa Semana, com muita tranquilidade e paz.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais