E os outros Tibetes?

 

 

O leitor fique atento. Analise friamente quanto espaço toda a mídia nacional vem dedicando aos protestos favoráveis a independência do Tibete – que este espaço também é favorável – mas com o intuito subliminar de atingir o alvo principal: a China, país que cresceu assustadoramente nos últimos anos a ponto de concorrer com o todo poderoso Estados Unidos.

 

Para ficar claro. Este jornalista é contra qualquer forma de opressão e por isso defende a independência do Tibete e não apenas a autonomia, como deseja o Dalai-Lama, ou seja, a restauração dos privilégios. O governo da China vem oprimindo os tibetanos há muito tempo e favorecendo algumas minorias de chineses que foram enviados para lá desde a ocupação. Está clara a posição deste espaço, mas o alerta é para mostrar como a mídia, de forma global, à serviço dos interesses das grandes potencias, coloca na cabeça de todos, de maneira subliminar um conceito bem mais profundo do que o que está exposto.

 

Para deixar mais clara a indignação: este espaço está cheio de tanta palhaçada desses falsos “democratas” burguesinhos ocidentais: ninguém protesta contra os Estados Unidos que continuam matando milhares no Afeganistão e no Iraque e em outras partes do mundo. Inclusive usando torturas contra presos, a exemplo de Guantánamo e em outras partes.

 

Tudo isso porque a China hoje é um país que surpreende os chamados países desenvolvidos porque cresceu economicamente e tem como objetivo principal agora comprar comida  em qualquer parte do mundo. Reparem nisso, a China não vende alimentos, somente compra para alimentar o seu povo, que ainda vive em grande parte na pobreza. Ela vende mais tecnologia. Agora querem malhar a China com líderes quase todos financiados pelos Estados Unidos. Querem melar uma festa olímpica onde partidarismo não deveria entrar e sim os ideais de Paz!

 

O mundo deve prestigiar as Olimpíadas e os chineses, quer tenham esse ou aquele governo. Cadê os protestos a favor dos palestinos que sofrem verdadeiro holocausto provocado pelo governo de Israel? Tudo isso é dirigido, não tem nada sincero a favor do Tibete coisa nenhuma! E Guantánamo? E a Palestina? E tantas partes do mundo que vivem oprimidas e aterrorizadas? Façam essa reflexão profunda e lembre que nem tudo que a mídia globalizada veicula é real. Ela é manipulada pelos interesses dos mais fortes. Neste caso os países que acham, e na verdade mandam, no mundo.

 

 

MPF e a sonegação fiscal

De parabéns o MPF de Sergipe em recomendar a Receita Federal que encaminhe ao órgão todos os processos administrativos em que os contribuintes apresentaram movimentação financeira incompatível com a declaração de Imposto de Renda, nos últimos cinco anos, e que não tenham sido alvo de representação fiscal para fins penais. Pede também que novas ações fiscais semelhantes sejam imediatamente comunicadas à Procuradoria da República. De posse destes dados os procuradores podem fazer um belo trabalho. Aliás este espaço sempre cobrou que muitas autoridades e políticos, têm um padrão de vida acima do que recebem. Basta analisar os cartões de crédito, as viagens quinzenais para o exterior e tudo mais.

 

Política de planejamento familiar

Este jornalista gostou de assistir nas redes de televisão propaganda do Governo Federal, com uma jovem falando da quantidade de filhos que tem, desde os 13 anos. A propaganda, da Política Nacional de Planejamento Família, já devia ter sido implementada há muito tempo. Os governos federal e estaduais, precisam ter coragem de enfrentar de frente este problema, mesmo a contra gosto da Igreja Católica. Aliás, a Igreja Católica hoje tem sérios problemas internos para enfrentar e qualquer reação contra a Política Nacional de Planejamento Familiar, será um golpe fatal.

 

Ouro ao bandido

 O Prefeito de Rosário do Catete Laércio Passos (PMDB) não sabe o que fazer diante da sucessão municipal em sua cidade. O candidato de sua preferência, o Vereador e Secretário de Ação Social Etelvino Barreto, sofre fortes resistências da base aliada e não decola junto à opinião pública. O líder municipal do PT, Professor Alex, por exemplo, ameaça apoiar o adversário Wagner Quintela (PSB) – disparado nas pesquisas – se Laércio insistir com o Vereador Etelvino, um declarado e histórico eleitor do ex-governador João Alves. “Não vou entregar o ouro ao bandido” – diz o petista em nome dos aliados de Laércio que votaram em Marcelo Deda.

 

Competitivo

Em recente reunião do PT de Rosário do Catete, à qual esteve presente o presidente estadual Márcio Macedo, o Professor Alex declarou que o seu partido só acompanhará o PMDB se o candidato indicado pelo prefeito Laércio Passos der evidentes sinais de competividade. Para ele uma boa saída será a indicação do engenheiro e ex-vereador Alfredo Eliseo (PMDB) reconhecido na sua cidade por sua fidelidade ao atual Prefeito e sua grande capacidade de luta política.

 

Solução para Flávio é pedir para sair do TC

A desembargadora Marilza Maynard negou pedido de liminar feito pelo conselheiro afastado Flávio Conceição de Oliveira Neto, ao analisar o Mandado de Segurança número 052/2008, onde o autor, através de seus advogados, alegava que o denunciante, ex-deputado Nelson Araújo, não é parte legitima e ainda pedia a suspensão do processo 25/2007 aberto pelo Tribunal de Contas do Estado que culminou em seu afastamento da função por estar respondendo ao inquérito 544/BA no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob a alegação de ter favorecido a empresa Gautama. Não tem jeito. Flávio Conceição não pode retornar ao trabalho no TC. A solução é uma só: peça para sair, antes que aconteça o afastamento definitivo.

 

Ganha um doce

Ganha um doce quem descobrir porque uma determinada coluna da imprensa de Sergipe publica diariamente uma candidatura que não vai existir em Aracaju. Tudo orquestrado, não com o suposto candidato, mas para barganhar política. O pior: o partido não tem voto nem coragem de lançar candidatura. O motivo é barganhar alguns apoios no interior. Depois o espaço conta toda a historinha…

 

Senador Valadares participará de chat

O próximo participante do bate-papo com os internautas no Portal Infonet será o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Nesta sexta, 11 de abril, às 15h, ele responderá as perguntas sobre a política no Senado, mandato, coligações e o processo eleitoral municipal. O chat dá continuidade ao projeto do Portal de levar aos seus internautas informações sobre senadores e deputados federais por Sergipe. Uma série de entrevistas com os deputados está sendo publicada desde fevereiro (Confira). O último participante do chat foi o senador Almeida Lima (PMDB). As perguntas já podem ser encaminhadas por e-mail. Para sugerir outras pessoas que possam ser convidadas a participarem de chat, basta clicar no link abaixo ‘Comentar matéria’ e enviar a sugestão.

 

Agentes de saúde em greve em Umbaúba

Desde março que o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) vem realizando na cidade de Umbaúba, mobilizações com Agentes de Saúde. Na pauta, aumento digno nos salários, melhores condições de trabalho, INSS e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).  “Os trabalhadores foram abandonados pela gestão municipal. Os salários são baixos e as condições de trabalho precárias. O que atinge também a população da cidade”, explica Augusto Couto, presidente do Sintasa. Na última terça-feira, dia 08, o Sintasa realizou uma assembléia geral com os trabalhadores e a categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado.  A greve acontece hoje, 11, com concentração em frente à prefeitura da cidade.  Para Lourdes Nunes, diretora da entidade, “a mobilização que foi realizada anteriormente serviu como um aviso ao prefeito de Umbaúba, José Guimarães, conhecido como Zé de Francisquinho. Como ele não se sensibilizou com a situação e não conversou com a categoria, a assembléia decidiu pela greve”, finaliza.

 

 Política de alto nível

De um leitor: “Faz bem o governador Marcelo Déda em sair da mesmice provinciana praticada pelos governadores e por grande parte dos nossos políticos que ficam girando como baratas tontas em torno dos interesses paroquiais, para dizer pessoais, com divisão de cargos, candidaturas de parentes e aderentes e por aí vão…Com a visão de político dos nossos tempos, eis que ele não teve preconceitos em dialogar com o governador José Serra, ainda mais que -pensa-se que ele será um dos possíveis candidatos tucanos à presidência do Brasil contra o PT. E daí? Política com P maiúsculo é isso aí, Déda mantém diálogos com Serra, Aécio, Sérgio Cabral, sejam de que partido for…Isso o engrandece. Retira-o da planície ,medíocre e o eleva para se entrosar com os que praticam a política em plano maior. Sergipe faz muito bem em trocar as antigas gerações da politicagem e prestigiar Déda, Edvaldo Nogueira e outros. Sergipe e  o Brasil precisam mudar, inclusive a vergonheira que se passa no Congresso Nacional, onde os partidos, sem exceções, mantêm representantes que se afundam em intrigas e se esquecem da política com P maiúsculo”.

 

 

Um encontro de duas crises I

Trecho de uma matéria publicado ontem, 10, no jornal Valor Econômico,do jornalista César Felício ainda repercutindo a reunião entre os governadores Marcelo Déda e José Serra: “O encontro durou quase duas horas, no gabinete do Palácio dos Bandeirantes, e apenas em sua reta final contou com a participação do secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, e da Comunicação Social, Bruno Caetano. A conversa do governador de São Paulo, José Serra, com o de Sergipe, Marcelo Déda foi um raro diálogo público do tucano com um petista com pauta estritamente política, desde sua posse. Serra já encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Previdência Social, Luiz Marinho, e até com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, mas tratavam-se de encontros institucionais, entre o governador e uma autoridade do governo federal, para tratar de temas específicos, em que as questões políticas estão presentes, mas não vão para o primeiro plano.  Serra procura a interlocução petista em um momento delicado para si mesmo e para o partido que polariza com os tucanos. O PT se angustia com o emparedamento da sua maior aposta presidencial para 2010, a ministra Dilma Rousseff e o relançamento da tese do terceiro mandato demonstra mais a falta de alternativas do que a existência de uma. A ofensiva sobre Dilma não só a atinge como opção futura como compromete o presente. “Esta tática de desgaste, este denuncismo, termina por pautar o Congresso; e lidar com ela virou a agenda do governo. Reprime a ação administrativa e inviabiliza o PAC”, queixa-se Déda. Dentro do PSDB, a crise se alastra”.

 

Um encontro de duas crises Ii

Enquanto Serra trocava idéias com Déda na tarde de terça-feira, Alckmin procurava sacramentar sua candidatura à Prefeitura de São Paulo com a direção nacional da sigla, à revelia do governador. É a primeira vez na história do PSDB que um líder regional é atropelado deste modo na escolha do candidato a prefeito da capital de seu Estado.  Também dilacerado por brigas internas, o PT há muito tempo já procurou mapear o território inimigo: é corrente na direção do partido o diagnóstico de que Serra e o rival Aécio Neves, governador de Minas, jogam juntos na moderação, enquanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comanda a radicalização contra Lula.  Sob o pretexto destes acordos, Serra já esteve com governadores perfeitamente ajustados com o Planalto, como o do Ceará, Cid Gomes (PSB), a do Rio Grande do Norte, Wilma Maia (PSB), e do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). A celebração da Semana Santa de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus (PE), foi a ocasião para uma conversa reservada com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). E a abertura de uma exposição de artistas plásticos nordestinos no Palácio dos Bandeirantes lastreou o encontro já em abril com o governador de Alagoas, o também tucano Teotônio Vilella Filho.  É uma agenda para tentar dividir com o governador mineiro Aécio Neves a condição de aglutinador político, uma área onde Serra está em clara desvantagem em relação ao rival: Déda já esteve quatro vezes com Aécio de maneira pública, em audiências individuais. Com Serra, debutou na terça-feira”. 

 

Oficinas do Curta-SE

Durante a oitava edição do Curta-SE, serão promovidas duas oficinas, uma de Co-Produção para TV, destinada a realizadores e prevista para os dias 19 e 20 de abril, e outra de Filmes de Animação para Celular, a ser realizada nos dias 20 e 21 e direcionada para alunos do ensino médio da rede pública de ensino. As inscrições poderão ser realizadas de 14 a 16 de abril na sede da Casa Curta-SE, localizada à rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho no horário das 9h às 17h. Outra oficina também voltada para jovens da rede pública de ensino é a de Edição em Linux, que está sendo realizada de 9 a 11 de abril, com a participação de 18 jovens entre 15 e 24 anos. Mais informações pelo telefone 3246-6265.

 

Déda vai a Itabaiana amanhã, 12

Amanhã, 12, a prefeita Maria Mendonça recebe o Governador Marcelo Deda, em Itabaiana, para uma tarde de intensa programação envolvendo mobilização popular e da imprensa. Deda, chega a Itabaiana às 17 horas e permanece na cidade até a noite. No período, inaugura importantes obras como: a pavimentação do loteamento São João e dos Conjuntos Gilton Garcia e Wellington Campos; o calçadão Francisco Teles de Mendonça, na Avenida Nivalda Lima e a Praça General João Pereira, onde haverá concentração popular.Ao lado do Governador, Maria Mendonça dirá ao povo que as obras que estão sendo realizadas em Itabaiana, contaram com o apoio decisivo de parlamentares sergipanos em Brasília, principalmente do Deputado Federal Eduardo Amorim. A prefeita agradecerá ao chefe do executivo sergipano pelo apoio à sua gestão e pelo empenho em servir ao povo itabaianense. O sábado será festivo em Itabaiana. 

 

Cerca de 100 mil pessoas disputam 989 vagas

Neste domingo, dia 13, às 14h, 109.323 candidatos disputam, em 18 cidades, as 989 vagas do processo seletivo público da Petrobras para dois cargos de nível médio: Técnico de Operação Júnior (936 vagas) e Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior (53 vagas). A remuneração é de R$ 2.019,01. As vagas abrangem 13 estados e são para admissão imediata.Os locais e horários de provas estão disponíveis no site da Petrobras www.petrobras.com.br e no site do Cespe: www.cespe.unb.br. 

 

Dívida rural

Apresentando dados sobre a divida rural no país, Valadares Filho, fez um apelo para que a repactuação da dívida rural leve em conta a desigualdade do país e que os produtores do Nordeste e do Norte tenham uma atenção especial. Ele entende que é de fundamental importância, paralelo ao debate sobre as dívidas rurais, que o Congresso Nacional e o Governo Federal avancem para temas como a preservação do meio ambiente, a produção de energia renovável, o manejo sustentável das reservas naturais e a demanda por alimentos saudáveis.

 

Honra ao mérito

Raimundo Cezar Britto Aragão, atual presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e sócio-idealizador da Sociedade Semear, estará recebendo no próximo dia 15 de abril, às 15h30, no auditório do Fórum de Justiça de Propriá, o Título de Honra ao Mérito, conferido pela Câmara Municipal de Propriá.

 

Indignação de estudante com ônibus I

Do estudante da UNIT, Edson Junior: “Na quarta-feira, 09/04, peguei ônibus em frente a UNIT de onde saía de uma prova e ao entregar o vale-transporte (e não passe-escolar), fui informado de que os meus vales, de séries 79 e 80, só valeriam até meia-noite daquele dia, posto que eles representavam a tarifa antiga. Não discuti com o cobrador, que foi muito cordato, inclusive. Mas agora, minha indignação. Desde fevereiro dei entrada no DCE da UNIT para confecção da carteira do Passe Escolar. Até hoje, 10/04, nada, nada e nada. Acho que estão esperando pelo natal, em dezembro. Aí, uma odisséia por informação. No DCE – UNIT, a culpa é da SMTT. Na SMTT a culpa é do DCE. Já, já, a culpa é do estudante. Chega a parecer orquestração para empurrar os alunos para a tarifa cheia.  Pois bem, além de não poder usufruir de um direito que me é facultado – o passe escolar –  agora, também, sou obrigado a gastar meu vale transporte no momento em que o Setransp determinar. Veja: Comprei o vale-transporte e o uso quando bem entender. É meu! Ou não? Se houve majoração da tarifa, que seja preservada a série já comercializada. No dia, não comprei fiado. Paguei o estabelecido.

 

Indignação de estudante com ônibus II

Continua o estudante:  “Em que lei estabelece a validade do Vale-Transporte? Então, agora, o cidadão vai pagar expectativa inflacionária pelos produtos que adquire, com possibilidade de arresto? Eu compro um televisor e no outro dia o dono da loja vai a minha casa tomá-la, pois houve aumento? Meu Deus ! Sabe o que é o pior? É que esses senhores que mandam no transporte público metropolitano e mangam diariamente dos cidadãos, dando verdadeiros bofetes, não estão nem aí. Isso sem contar a péssima prestação de serviços e os minguados ônibus que são destinados para a área da UNIT. Todo mundo sabe que no início e no fim das aulas, o aluno é porcamente servido por ônibus. São empresas sem compromisso social. Não adianta colocar comercial aqui e ali, tentando passar uma imagem sacralizada. Nós, a população, sabemos quem são eles. Não confiamos neles, apenas somos condenados a usar as carroças que eles nos impõem. Pelo amor de Deus, Cláudio Nunes, HELP! Investigue o que ocorre nos porões da emissão de carteiras de passe-escolar e essa história de vale-transporte com validade. A questão da oferta de ônibus, esqueça. Você vai terminar se aborrecendo com os enfadonhos e insinceros esclarecimentos. Poupe-se”.

 

Carroças jogando lixo diariamente

De uma leitora: “Moro na Rua Prof. Francisco Portugal ,319 lado da GEAP vejo todos os dias na esquina dessa entidade um monte de lixo, vem um carro de um órgão da prefeitura tira, mais não tem outra chega  carroças e carroças despejando tudo que imagina só tirando fotos para ver melhor”. Outra reclamação da leitora é a falta de professores no colégio João Alves Filho. Até mesmo os livros não foram distribuídos.

 

Paralisação do magistério

Na sexta a partir das 8h acontece ato público no Calçadão da João Pessoa em frente a Caixa Econômica Federal onde os professores vão mostrar a sociedade a falta de interesse do governo em tratar das reivindicações da categoria. Na segunda, dia 14, às 9h no Instituto Histórico os educadores realizam nova assembléia para avaliar a paralisação, à tarde eles ocupam as galerias da Assembléia Legislativa. De acordo com a direção do SINTESE se o governo Marcelo Déda através da Secretaria de Educação não apresentar algo concreto e que atenda as solicitações da categoria há a possibilidade de greve por tempo indeterminado. O estopim para a decisão de paralisar as atividades aconteceu depois que o sindicato apresentou aos professores o resultado da audiência com o secretário de Educação, José Fernandes Lima.

 

Frase do Dia

“Não há idéia nem fato que não possam ser vulgarizados e apresentados a uma luz ridícula”. Fedor Dostoievski. 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais