Eleições: gesto do PSB deve ser seguido

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Está claro que o governador Jackson Barreto há bateu o martelo em relação as eleições em Aracaju e terá como candidato Zezinho Sobral, também do PMDB. Uma candidatura legitima.

Cabe agora aos aliados, principalmente os que têm pré-candidaturas consolidadas e já definidas deixarem o governador à vontade. Foi isso que fez na sexta-feira, 06, o PSB, através do presidente estadual Valadares Filho. O gesto foi mais que correto e deveria ser seguido pelos outros partidos que também desejam disputar a prefeitura com candidatos diferentes do governador.

O teor da carta (publicada no fim do blog de hoje) foi respeitosa e antes de tudo uma atitude republicana, deixando o governador tranquilo para proceder da maneira que lhe convier politicamente.

Lamentavelmente hoje, o governador Jackson Barreto está ouvindo poucas pessoas e duas delas, que não “se bicam” tem

 posições contraditórias que vêm prejudicando em muito o governo, tanto na parte administrativa como no relacionamento político. Aliás, os dois disputam internamente quem tem mais poder. São chamados dos “cardeais de Richelieu” numa alusão ao rei francês Luis XIII que dependia do cardeal para governar. Porém, Richelieu era um conspirador de primeira.

O PSB fez certo ao se antecipar para não deixar duvidas da posição do partido. Espera-se que os outros também tenham posições claras para não acontecer como o PMDB de Sergipe, onde o voto do único parlamentar favorável ao impeachment é hoje motivo de divisão do PT e no próprio PMDB, onde alguns criticam Fábio Reis, e outros, como o presidente estadual, Gama, achou normal. E ainda disse que se o PT quiser que “venha”.  A sorte é que de olho em 2018, podem criticar à vontade porque Rogério não vai brigar com Jackson.

O que se espera é que alguns partidos da base de Jackson sigam caminhos diferentes no 1º turno em Aracaju e que o radicalismo não prejudique estarem no mesmo palanque no 2º turno.

Autonomia
“O deputado federal Valadares Filho é de maior, emancipado, inteligente, sabedor do que quer e do que pensa. E mais: age pela sua própria cabeça e não pela de nenhuma outra pessoa”. Esta opinião é do deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, para considerar “equivocada a leitura” que o govenador Jackson Barreto teria feito do gesto de Valadares Filho de lhe entregar nesta sexta-feira os cargos que o PSB ocupa no Governo do Estado.

Declarações
Segundo publicações nas mídias eletrônicas desta sexta-feira, Jackson Barreto teria dito que Valadares Filho “pensa pela cabeça do pai, o senador Antônio Carlos Valadares”, por ter supostamente voltado atrás na ideia de permanecer aliado do Governo, tendo uma pré-candidatura posta à Prefeitura de Aracaju enquanto que o PMDB do governador Jackson Barreto optou por outra, na pessoa do peemedebista Zezinho Sobral.

Opção correta
“A opção de oficializar, posteriormente, por carta, a entrega dos cargos é correta e acertada, e não enseja contradição alguma do deputado federal Valadares Filho, que preside a Executiva Estadual do PSB. Na verdade, Valadares Filho quis foi deixar patente a preferência dele e do PSB de ficar de fora do Governo para seguir seu rumo na sucessão da Capital e garantir que o governador possa, pelo seu lado, fazer livremente as suas articulações políticas. Não creio que seja uma visão das mais recomendáveis misturar a autonomia de pai e filho nesta questão. Ainda mais porque, neste caso em particular, o deputado federal e o senador têm, desde sempre, o mesmo pensamento”, diz Luciano.

Sem agressões
“O que devemos levar em conta, sem divergências e nem ilações de nenhum dos lados, é que neste momento nós temos uma candidatura própria à Prefeitura de Aracaju, na pessoa de Valadares Filho. Não vamos fazer disso um cavalo de batalha e nem agredir ninguém. E pelo que conheço do pré-candidato do PSB, não posso deixar de considerar equivocada qualquer leitura que tente embotar as qualidades e a autonomia política de Valadares Filho nesta hora de decidir, e muito menos na futura, de gerir Aracaju”, diz o deputado.

Trânsito caótico na rotula do Caju e nas Avenidas Anisio Azevedo e Acrisio Cruz
A sexta-feira, 06, foi de caos no trânsito de Aracaju, nos trechos da rotula do Caju (acesso ponte Coroa do Meio) e nas Avenidas

 Anisio Azevedo e Acrisio Cruz, no bairro 13 de Julho. Na rotula do Caju, o caos foi provocado pela SMTT que parece barata tonta na obra que realiza no local com os novos acessos. Um dia fecha um lado, depois abre, fecha outro e assim vai. Já na 13 de Julho o caos está sendo provocado toda semana pelas águas. Quando a maré está cheia ela retorna pelos bueiros. Até quando?

Socorro: Cloro demais na água dos alunos da escola Municipal Manuel de Jesus Silva
Na terça-feira passada limparam a caixa de água da Escola Municipal Manuel de Jesus Silva,situada no Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro. Não tomaram providências e ainda na terça-feira os alunos tomaram da água que estava impregnada de cloro.  Só na quarta-feira que perceberam e a diretora mandou suspende as aulas. Na quinta-feira as aulas foram normais, mas os alunos proibidos de beberem água. A diretora foi até o corredor e falou que quem quisesse tomar água que comprasse água mineral, pois ela já tinha comprando a dela.E não ia suspender as aulas por causa disso não. Será que o prefeito Fábio Henrique tomou conhecimento?

Felizola assume presidência da Cohidro
Ato de posse do novo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) aconteceu em cerimônia na quinta-feira, 05, reunindo o Conselho de Administração, diretores da Empresa e convidados. O Advogado José Carlos Felizola Filho substitui Mardoqueu Bodano da Silva por indicação do Governador Jackson Barreto, na intenção de promover uma etapa de transição da Empresa, tornando-a mais preparada para uma realidade de restrição de receitas no setor público, priorizando uma maior autonomia financeira.

Maria do Carmo deixa Secretaria de Assistência Social
A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Nascimento Alves, foi exonerada do cargo nesta sexta-feira, 6. Maria do Carmo retorna ao mandato no Senado na segunda-feira, 9, para participar da votação pelo pedido de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff.  A decisão foi em comum acordo com Ricardo Franco, senador suplente. Quem assume a pasta municipal é Selma Mesquita, que já foi titular da pasta.

Governo em Ação será realizado em Japaratuba neste sábado, 7
O Governo do Estado realizará, neste sábado, 7, uma nova edição do Governo em Ação, desta vez no município de Japaratuba. O governador Jackson Barreto participa das atividades que acontecerão, das 8h às 16h, na Escola Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, Praça Padre Caio Tavares, no Centro do município.

Serviços gratuitos
Esta será a sétima edição do Programa. A população local contará com mais de 30 serviços gratuitos, como a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e entrada no seguro desemprego; carteira de identidade; cadastro e encaminhamento da intermediação de mão de obra, por meio do Núcleo do Trabalho e Emprego (NAT) e dicas sobre elaboração de currículo; triagem para diabéticos e hipertensos; avaliação nutricional; atendimento sobre Cadastro Único e Bolsa Família; palestras sobre educação, alimentar infantil e rodas de conversa; massagens; orientações às famílias de crianças e adolescentes com deficiência; vistorias em áreas de risco e orientações da equipe da Defesa Civil; testes rápidos de HIV e Sífilis, por meio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde; avaliação física e orientações sobre obesidade e hipertensão, e problemas articulares, entre outros.Serão disponibilizados também serviços oftalmológicos, odontológicos e ginecológicos ofertados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Essa é a terceira vez que o Sesi participa do evento.

Coordenação
A Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), coordenará as atividades em parceria com outras secretarias e órgãos. As coordenadorias de Inclusão e Assistência Social, da Mulher, da Juventude, dos Direitos Humanos, do Trabalho e Emprego e da Defesa Civil da Seidh; as Secretarias de Estado da Segurança Pública, Saúde, Educação, Turismo e Esportes; Banese; Deso e a Prefeitura de Japaratuba participarão da ação.

Academia de Letras de Aracaju recepciona novos membros
Na última quarta-feira, 4, foi realizada reunião ordinária da Academia de Letras de Aracaju (ALA), quando foram recepcionados os novos membros eleitos na última Assembleia Eleitoral. Os membros foram saudados pelo presidente, acadêmico Gustavo Aragão Cardoso, e pelo vice-presidente, acadêmico Francisco Diemerson, e cada um dos novos acadêmicos ressaltou a importância e a alegria do ingresso na Casa de Santo Souza.

Eleição
A eleição para definição dos novos membros aconteceu no dia 6 de abril, após ampla análise dos acadêmicos fundadores e já efetivos da Casa. De acordo com Gustavo Aragão, presidente da ALA, é uma alegria imensa recepcionar os novos acadêmicos que se integram ao projeto que objetiva valorizar e promover a cultura aracajuana. “Desde já estamos felizes com a chegada dos ilustres membros, que, com certeza, serão peças fundamentais nas ações da instituição”, afirmou.

Nomes
Entre os novos membros estão: Geraldo Dantas Bezerra – médico, memorialista e escritor; Pascoal Maynard – jornalista e poeta; Sônia Maria Azevedo Viana – professora, poetisa e pesquisadora da História da Educação; Rangel Alves da Costa – jornalista, escritor e advogado; Paulo Sérgio da Silva Santos – professor universitário e pesquisador de Linguística; Ana Maria Leal Cardoso – doutora em Literatura e professora universitária; Sandra Maria Natividade – jornalista, escritora e memorialista; João Paulo Gama de Oliveira – doutor em Educação, professor e escritor; Carolina Angélica Dantas Naturesa – mestre em Dança, professora e pesquisadora; Manoel Messias Rodrigues Santos – doutor em Literatura, professor e pesquisador; Antonia Amorosa – radialista, jornalista, poetisa e escritora; Waldefranklin Rolim de Almeida Silva – doutor em História e professor universitário; Antônio Bittencourt Júnior – mestre em Comunicação, historiador e professor universitário; Antonio Porfírio de Matos Neto – escritor, poeta e memorialista.

NOTA PÚBLICA

PSB/SE reconhece direito de livre escolha de Jackson Barreto

O  presidente do Diretório Regional do PSB/SE, deputado federal Valadares Filho,  reafirmou ao governador do Estado,  Jackson Barreto,  sobre o projeto da militância socialista de lançar candidatura própria à Prefeitura Municipal de Aracaju no próximo pleito eleitoral, dando-lhe ciência da entrega de todos os cargos na administração, com o fito de lhe assegurar  liberdade de escolha política durante o processo eleitoral.

A decisão do PSB evita embaraço quanto à preferência  natural do governador e do PMDB por uma candidatura própria, além de possibilitar aos socialistas uma maior autonomia nas articulações políticas.

Destaca-se o relacionamento político cortês compartilhado sob a coordenação do governador, registrando  que o PSB, a partir da composição do governo, recebeu gestos de cordialidade e reconhecimento ao apoio à candidatura dele em 2014.

Registre-se o voto de confiança do governador ao conceder  participação a quadros do partido na administração estadual, tendo oferecido ao PSB/SE  a pasta da Cultura, para qual foi indicado um dos mais preparados e experientes administradores da atual geração de políticos sergipanos, – o Dr Elber Batalha Filho – , que  exerceu com raro brilho e devotamento as funções, tendo pedido exoneração do cargo para participar das eleições municipais como candidato a vereador.

Evidencia-se a importância da coparticipação do PSB na composição do Governo de Jackson Barreto, enaltecendo-se, embora não tenha sido um indicação partidária,  a escolha pessoal que fez o governador,  indicando para Chefe da Casa Civil o Vice-Governador Belivaldo Chagas, integrante do partido há vinte anos, cuja participação em seu governo tem sido da maior importância para ajudar a vencer a grave crise que se abateu sobre o Estado e o país.

Ressalte-se ainda que o gesto de desapego a posições de mando manifestada pelo PSB/SE traduz, acima de tudo, uma postura ética e respeitosa  em função de uma realidade que os atores políticos têm a obrigação de interpretar em benefício de projeto político legítimo na busca de mudança tão sonhada para Aracaju.

Imbuído de espírito republicano, o PSB/SE reafirma o compromisso de todos os seus integrantes para com os interesses do estado de Sergipe, no âmbito da Assembleia Legislativa de Sergipe e  do Congresso Nacional.

Diretório Regional do PSB/SE

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os.” Alexandre Herculano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais