Eles indicam vice

Não tem qualquer cabimento essa conversa sobre a possibilidade de o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), ou o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) desistirem da disputa de uma vaga no Senado para ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo governador Marcelo Déda (PT). Antes de este ser um debate produtivo, é um desrespeito a líderes políticos vitoriosos nas urnas. Ademais, é uma afronta a quem conhece a história política de Sergipe. Ora, não cabe na cabeça de ninguém que lideranças políticas como Valadares e Jackson sejam candidatos a vice-governador. Eles, assim como os ex-governadores Albano Franco (PSDB) e João Alves Filho (DEM), indicam vices. Todos conquistaram a condição de candidatos majoritários e, portanto, não se encaixam no figurino de vice seja lá de quem for.

Contra o 3º mandato

A jornalista Rita Oliveira publica hoje em sua coluna no Jornal do Dia a seguinte nota: “Ontem, num café localizado em um shopping da cidade, um grupo de cinco pessoas decidiu lançar um movimento contra o terceiro mandato para o presidente Lula, como prevê a PEC do deputado federal Jackson Barreto (PMDB), que continua batalhando por novas assinaturas para reapresentá-la na Câmara. Entre os integrantes, os advogados Emanoel Caccho e Jussara Jacinto, e o presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas, o ex-deputado estadual Nelson Araújo”. Então ta!

Crédito fácil

O governador Marcelo Déda lança nesta terça-feira uma nova linha de crédito para as micro e pequenas Empresas (MPEs) sergipanas vencedoras de licitações públicas como fornecedoras do Estado: o Credi-Compras Governamentais Banese. Idealizada pela Secretaria de Estado da Administração e produzida pelo Banese, a linha de financiamento oferece crédito para capital de giro e investimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Iniciativa louvável

Louvável a decisão da Secretaria de Educação de Aracaju de organizar debates nas escolas sobre o perigo dos anabolizantes. Recentemente, seis jovens morreram após terem usado a droga indicada para cavalos. O objetivo deles era aumentar os músculos, mas terminaram no cemitério. A idéia de fazer as oficinas sobre o tema foi da promotora de Justiça, Miriam Tereza Cardoso, tendo a Secretaria de Educação acatado de pronto. Que o exemplo seja seguido!

Presente à vista

A maioria dos consumidores pagará o presente do Dia dos Namorados à vista. Segundo
pesquisa realizada pela Serasa, 52% das vendas serão à vista, enquanto 48% serão a prazo. Ainda segundo a Serasa, nas compras à vista, o dinheiro será usado por 42% dos
consumidores, enquanto o cartão de crédito será usado por 21%; o cheque será opção de
18%; o cartão de débito é o preferido de 17% dos compradores, seguido do cartão da
própria loja (2%).

Varejo pessimista

O comércio varejista está pessimista sobre as vendas para o Dia dos Namorados. Segundo pesquisa da Serasa, 28% dos executivos do setor apostam em queda nas vendas, enquanto 42% esperam estabilidade em relação ao ano passado. Apenas 30% dos entrevistados esperam alta nas vendas. Os presentes apontados pelos varejistas como os favoritos para o Dia dos Namorados são celulares (25%); roupas, cintos, sapatos, tênis e acessórios (24%); flores (18%); e perfumes e cosméticos (13%).

Campo à venda

Caso a assessoria jurídica do Clube Sportivo Sergipe não consiga convencer a Justiça Federal, o Estádio João Hora de Oliveira, avaliado em R$ 12 milhões, vai a leilão na próxima quinta-feira. O pregão visa pagar uma dívida previdenciária de pouco mais de R$ 80 mil. De fato, será uma lástima que o time mais querido do Estado perca seu principal patrimônio porque a sua direção não conseguiu honrar dívidas com o INSS. Tomara que isso não aconteça.

Mais combustível

O consumo total de Combustíveis em Sergipe (álcool hidratado, gasolina tipo C, óleo
combustível, e GLP) teve um aumento de 8,84% em março passado, comparado com fevereiro deste ano, com um consumo mensal de 29,5 mil metros cúbicos. Em relação ao mesmo mês do ano passado,  se consumiu no Estado 16,88% a mais. A informação é do Dieese. Em março o consumo de GLP teve o maior crescimento do ano, alcançando 12,85%, seguido pelo álcool hidratado, com crescimento de 11,48%, e gasolina comum, que cresceu 7,31%. O óleo combustível foi o único que apresentou queda de consumo no mês de março: -55,99%.

Mandioca nova

Os brasileiros poderão contar na sua dieta alimentar, com mais um produto, cujo valor
nutricional foi enriquecido por pesquisadores da Embrapa. Trata-se da mandioca Jari, que está sendo lançada nesta semana durante a 3ª Reunião Anual da Biofortificação no Brasil, que ocorre até sexta-feira próxima em Aracaju. Foram cruzadas variedades de
mandioca, também conhecida como aipim e macaxeira, até obter mais pró-vitamina A, que é o betacaroteno. Esse antioxidante ativo é um precursor da vitamina A e está presente em diversas frutas e legumes, como a cenoura.

Acordos à vista

Parece que o governo vai finalmente fechar o acordo salarial com os professores estaduais. Ontem, o governador se reuniu com alguns secretários e sinalizou em atender parte das reivindicações dos educadores, que se reúnem hoje para avaliar a contraproposta governamental. Por sua vez, uma comissão de deputados está intermediando os entendimentos com o governo e a Polícia Militar. Quanto aos demais servidores, o reajuste será linear e não deverá ultrapassar os 6%.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais