Eliane: concessões e a responsabilidade com o legado de Déda

0

 

 

Eliane: concessões e a responsabilidade com o legado de Déda (Fotos: Portal Infonet)

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Está nítido que o objetivo de Jackson Barreto e Belivaldo Chagas em desejarem Eliane Aquino, como candidata à vice-governadora é, indiretamente, colocar Déda novamente na campanha eleitoral. O nome de Déda, principalmente no interior, ainda significa potencial eleitoral, mesmo com o uso indiscriminado, como foi em 2014.

Com a ardilosidade e a perspicácia que o diferencia de seus adversários, Jackson quer se utilizar de todas as formas das lembranças que os sergipanos têm de Déda e fazer de sua memória o fio da meada para facilitar a vida do Galeguinho. Não é que Jackson acredite no capital político de Eliane nem valorizar seu trabalho. À mineira, o velho emedebista pretende criar em Eliane um espelho em que o eleitor olhe para Eliane e enxergue Marcelo Déda.

E um pouco de história faz bem para reflexão neste momento:

Em 2006 foi Belivaldo, à época filiado ao PSB, o escolhido para compor a majoritária com a histórica vitória de Marcelo Déda. A bem da verdade, a dupla Belivaldo/Déda tinha afinidades e fizeram um governo republicano.

Mas em 2010 para não dividir o grupo e para atender aos caprichos de Jackson que lutava para ser candidato a senador ou a vice, como de fato veio a se confirmar, Deda negociou com o PSB que abriu mão da reeleição de Belivaldo.

Voltando um pouquinho mais. Em 2000, quando venceu já no primeiro turno a disputa pela prefeitura de Aracaju com partidos pequenos a alinhados à esquerda, Déda não teve o apoio de Jackson, que naquele pleito acompanhou João Alves e Maria do Carmo ao apoiar Valadares.

Em 1998, enquanto o PT e Déda estavam no palanque da esquerda (na coligação PDT / PT / PSB / PC do B / PCB), Jackson fez a aliança mais contestada de sua vida ao se aliar com Albano Franco e ser derrotado fragorosamente por Maria do Carmo para o Senado.

E no passado mais recente alguns episódios envolvendo o PT em que Jackson se mostrou dúbio. No impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Jackson afirmava categoricamente que era contra, mas na hora do voto de Fábio Reis, único deputado do MDB em Brasília, veio a surpresa: o parlamentar que teve o voto declarado de Jackson votou a favor do afastamento da petista. Os votos dos deputados aliados aqui em Sergipe de Jackson, majoritariamente, votaram nas reformas de Temer.

O presente e algumas interrogações.

Como é público, Déda é o símbolo da era petista em Sergipe. Ao lado de Zé Eduardo e alguns outros nomes de expressão se tornaram a vanguarda da politica contra “a mesmice, o continuísmo a as velhas oligarquias”, nos dizeres do saudoso Déda. Foi pela sua firmeza de posições e não  não fazer concessões que, muitas vezes, foi questionado e até pressionado.

Nesta inteligente amarração pretendia por Jackson existem tantas contradições que não condiz com a caminhada e a história de Déda, e é nisto que Eliane precisa se atentar.

Por exemplo: quantas vezes Luciano Bispo, um dos mais entusiasmado, votou em Déda, Lula, Dilma ou alguém do PT nos últimos pleitos? Hoje luta para que a composição Belivaldo/Eliane se materialize. Será que o MDB dará apoio a Rogério Carvalho na segunda vaga para o senado?

Quantos parlamentares se manifestaram a favor do ex-presidente Lula e os pontos obscuros de sua prisão? Justiça seja feita a Fábio Mitidieri que vem sendo o fiel da balança, mas por opinião própria do que influência de Jackson.

Quem votará em Lula ou nos candidatos da esquerda? O próprio Belivaldo condicionará às lideranças do interior apoio simultâneo à sua candidatura, à de Jackson e a de Rogério?

Por estas, e tantas outras questões, Eliane precisa ponderar se é possível fazer tantas concessões. Ela precisa entender que é filiada ao PT, traz consigo todos os valores políticos de Déda e não pode se deixar seduzir, em nome de uma suposta unidade, ser usada para a manutenção de um grupo heterogêneo e que entre seus membros há quem tenha várias restrições a petistas e ao PT.

Alguns amigos mais próximos de Eliane – que sabem que ela tem um mandato certo na Câmara dos Deputados – já fizeram o alerta para essa intenção de Jackson e a cautela que ela deve ter é para não fazer concessões que nem o próprio Déda faria.

Que Eliane não se submeta a caprichos que a maior estrela petista sergipana jamais se permitiria se subjugar.

 

Piada pronta sobre Sukita Sobre a gravação de uma conversa do ex-prefeito de Capela Sukita com o radialista Zé do Povo  divulgada na FAN FM por George Magalhães, uma piada pronta: Na gravação, a voz é mesmo de Sukita? Alguns ficaram na dúvida, já que num passado recente ele assinou um documento e disse que a assinatura não era dele. Acham que a voz dele poderia não ser dele. Entendeu?

Depressão curada E um deputado estadual da base aliada passou 15 dias trancando na sua residência com uma espécie de depressão por conta da indiferença do chefe maior. Nos últimos dias retornou à ativa e parece que os problemas foram superados. 

Inserções políticas de genro vem prejudicando empresário E um amigo de um empresário do ramo hoteleiro confidenciou que ele (o empresário) não aguenta mais o genro que resolveu agora fazer inserções políticas andando com uma liderança política de um grupo e prejudicando o negócio dele. A última foi se oferecer para ser suplente de senador. 

PT dividido E um membro histórico do PT em Sergipe conversando com o titular deste espaço ontem,22, disse que a decisão da Executiva Estadual do partido vai contra o próprio PT e que o racha em Sergipe é forte porque muitos não querem marchar com Belivaldo e Jackson. Vai parar na Nacional.

Homologação Rede em Sergipe No próximo domingo, 29, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, será realizado o ato da Rede Sustentabilidade de homologação das candidaturas majoritárias e proporcionais do partido.

Será mais uma prova de que o Governo Belivaldo Chagas trilha o mesmo caminho do de Jackson Barreto? Lembram da delegada Danielle Garcia, que foi perseguida no governo de Jackson porque executava um excelente trabalho à frente do Deotap no combate a corrupção? Pois, segundo o blog ficou sabendo continua sendo perseguida, pelo que se fala nos corredores da SSP. Depois de ser jogada na delegacia da Barra dos Coqueiros sem a menor estrutura, agora foi avisada pela cúpula da SSP que sairá da Barra e nem sabe para onde será enviada. A informação que o blog teve é que a delegada está em férias, mas quando voltar seu endereço não será mais a Barra. O blog prefere esperar para comprovar. Mas se for verdade será comprovada a  vocação de perseguição deste Governo que aí está.

SSP, através da PC, não esclarece veículo transportando jet ski em Aracaju E na sexta-feira, 20, o blog publicou no espaço pelo zap, fotos e  texto enviado por um leitor que flagrou um veículo da PC transportando um jet ski na mesma sexta-feira pela manhã na Avenida Melício Machado em Aracaju. A SSP não respondeu se o jet ski pertence a PC. E mais como a placa do reboque que levava o jet ski foi divulgada também o blog foi informado que estão investigando o nome do proprietário. Pelo jeito o caso vai cair não apenas na corregedoria, mas também na fiscalização de um órgão importante.  Uma bomba!

Manuela d’Ávila concederá entrevista à imprensa nesta segunda em Aracaju A pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela d’Ávila, estará em Aracaju, hoje , 23, para participar de um ato político do partido. Pela manhã, entre 7h30 e 9h, ela estará à disposição dos jornalistas para entrevistas, no DelMar Hotel. O ato do PCdoB ocorrerá às 19h, na Assembleia Legislativa. 

“Sempre há um caminho” “Dos diversos caminhos que, se apresentam ao longo da vida, quase sempre, muitos não são escolhidos por quem os seguem. Pois é… Até certo ponto, por conta da idade ou outro motivo qualquer, ‘o animal humano’ é plenamente guiado e portanto – qualquer caminho é um caminho. Mais tarde, à medida que o ‘ser’ se sacode se sente, se conhece, etc. Tem opção de procurar seguir o ‘caminho’… O seu caminho e, se possível o melhor ‘caminho ‘… Assim, mesmo que a dúvida reine em seu coração, lembre-se e acredite, que sempre há um caminho.” Odino -psicologia clínica e motivacional.

Ab initio: Aurélio Belém lança blog no Portal Infonet O advogado Aurélio Belém lançou nessa sexta-feira, 20, um blog no Portal Infonet. A coluna será alimentada semanalmente com artigos sobre advocacia, questões sociais, políticas, econômicas e análises de fatos relevantes para a sociedade.

R$ 16 milhões para a educação O deputado federal Fábio Reis (MDB) garantiu, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a liberação financeira de R$ 16 milhões para a educação sergipana. O recurso está sendo utilizado na compra de ônibus escolares, instrumentos musicais e mobiliário que vão atender a 16 municípios. 

Municípios beneficiados Serão adquiridos 32 ônibus escolares que vão atender aos municípios de Aquidabã, Frei Paulo, Itabaianinha, Indiaroba, Malhador, Maruim, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Pedrinhas, Pinhão, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, Simão Dias, Telha, Tobias Barreto e Umbaúba. Os instrumentos musicais e o mobiliário vão beneficiar as escolas estaduais.

Pré-candidato a deputado estadual Hugo Franca tem como principal objetivo lutar pelo fortalecimento do serviço público em Sergipe A realidade do Estado para o funcionalismo é de “maus tratos” ao trabalhador. Servidores há cinco anos sem reajuste e precisando lidar com atrasos e parcelamentos salariais. E o que pensa o pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Hugo Franca que já vem elaborando projetos de lei para apresentar como proposta de campanha. O eleitor interessado nos projetos pode interagir enviando mensagens e dialogando através das redes sociais. No Facebook e Instagram basta digitar hugofranca.se para ter acesso às suas páginas nas Redes Sociais.

Pelas redes sociais viralizou vídeo com crime ambiental na Barra dos Coqueiros. Um SOS as autoridades do meio ambiente Recebido em vários grupos de zap: “Crime ambiental na Barra dos Coqueiros e ninguém vê. Cadê a Adema, o Ibama é a polícia ambiental. Se fosse um pequeno aterrando o mangue já estaria na cadeia, como é uma termoelétrica, vamos fechar os olhos.  O vídeo:

Em nota, CELSE diz que tem licenças ambientais expedidas pela Adema

Barra dos Coqueiros, 21 de julho de 2018- A CELSE-Centrais Elétricas de Sergipe S.A. esclarece que a obra de construção da Linha de Transmissão segue o traçado estabelecido pela Licença de Instalação da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), órgão estadual responsável pela emissão de parte das licenças ambientais necessárias para a implantação do Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I. Para acompanhamento, o Processo referente a essa autorização é o 2017/TEC/LI-0064, a Licença de Instalação (LI) ADEMA 97/2017 e a Autorização de Supressão de Vegetação e Uso Alternativo do Solo é a de Número AD-23132/2017-0161.

Todas as medidas de mitigação de impactos previstas nas licenças recebidas estão sendo executadas. Durante as atividades de limpeza de terreno e supressão de vegetação, existe uma atenção especial com o deslocamento dos animais das áreas de construção e, quando necessário, são afugentados ou resgatados e depois soltos em locais seguros. Para acompanhar a distribuição de animais é realizado o monitoramento periódico da fauna da região.

A mesma atenção é dada à flora local. Dentro dos Programas Ambientais da empresa existe o cuidado com o resgate de germoplasma (sementes, frutos e pólen), que é efetuado por especialistas antes das intervenções na área. Além de utilização de viveiro de mudas para armazenamento e posterior plantio, a empresa está desenvolvendo um Plano de Plantio Compensatório, que mitigará possíveis retiradas de vegetações durante as obras.

A empresa reafirma seu compromisso com o atendimento à legislação vigente e aos requisitos previstos no processo de licenciamento ambiental que antecederam às atividades de construção.

Sucesso 9ª Grande Festa Amigos do Leite Leilão E os organizadores da 9ª Grande Festa Amigos do Leite, realizada no povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo no fim de semana  agradecem a todos os investidores e colaboradores que fizeram o evento superar todas as expecativas. O torneio leiteiro foi bastante competitivo e o Leilão Amigos do Leite teve um faturamento de quase R$ 300 mil, com 31 bovinos leiteiros numa médica de R$ 9,5 mil. A organização agradece a presença dos três principais candidatos ao governo, Amorim, Belivaldo e Valadares Filho e torce para que no futuro próximo seja construído um parque de exposiçãoes para o evento que já é referencia não só em Sergipe, mas em diversos outros estados.

Pacientes renais relatam dificuldades em realizar tratamento em Sergipe. Jornal do Estado, da TV Atalaia:

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018   

                                                               

 Feira continua avançando pela Avenida São João Batista, no Ponto Novo Pelo jeito a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, está esperando um atropelamento ou algo mais grave para resolver disciplinar e organizar a feira livre do Bairro Ponto Novo realizada todas as sextas-feira. A foto mostra como os carros estão tendo que dividir a avenida com os feirantes e os frequentadores da feira.

Moradores do Pau Ferro 02 continuam abandonados pela Prefeitura de Aracaju Pelo zap: “Nós moradores do Pau Fero 02 não aguentamos mais o abandono da Prefeitura de Aracaju. São ruas esburacadas e uma escuridão total à noite. Esgoto a céu aberto, não tem drenagem, nem pavimentação. Agora estamos há mais de uma semana sem a coleta do lixo. Chegamos a conclusão que a gestão atual da Prefeitura, está pior que a anterior. Sem condições, lixo para todos os lados.”

Ainda sobre o Taja Mahal   Pelo zap, de um petista: “Com o intuito de “blindar” o pré-candidato a governador, os seus defensores não estão nem aí para o que recair, sendo verdade ou não, em cima das costas de Jackson Barreto. Enquanto isso… na sala da justiça… os Valadaristas e os Andrecistas estão assistindo de camarote a queimação que estão fazendo em cima de Jackson.”                                           

Shopping São Braz: um lugar aconchegante, familiar e moderno Dotado de segurança 24h, o Shopping São Braz, localizado na região do mesmo nome no município de Nossa Senhora do Socorro vem conquistando os sergipanos pelo aconchego, modernidade e um espaço para a família. O estacionamento é gratuito e está localizado numa área com mais de 25 mil residências e pouco explorada pelo comércio. O seja o local perfeito para quem deseja inaugurar um negócio. Vale a pena conferir o local. Mais detalhes pelo celular 99900 – 0607.

PELO E-MAIL E FACEBOOK                                                                                                                      

Superintendente da Caixa destaca parceria de sucesso.

 Poço Verde: mais um residencial entregue pela J.Filhos E a JFilhos Construtora entregou no fim de semana mais um residencial com a qualidade de sempre. Desta vez foi no município de Poço Verde a 1ª etapa, com 56 casas do residencial “Recanto Verde – Ramalho Barreto Conceição”, através do programa “Minha Casa, Minha Vida” numa parceria vitoriosa com a Caixa. Na oportunidade o superintendente regional Marco Antônio Queiroz destacou o papel da Caixa na realização do sonho da casa própria e parabenizou a JFilhos pelo padrão de qualidade de todos empreendimentos que entrega.

Avanço da JFilhos De acordo com o diretor de Negócios da JFilhos, Evislan Souza, o Recanto Verde é o primeiro empreendimento de mercado, que faz parte da Faixa 2 do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, entregue pela empresa. Segundo ele, a JFilhos avança mais um passo na sua história entregando este novo residencial na cidade onde a empresa nasceu. “A JFilhos iniciou em 2005 aqui em Poço Verde e para nós é uma honra poder entregar esse novo empreendimento na cidade onde eu também nasci e cresci. Quero destacar a importância da nossa parceria com a Caixa Econômica Federal, que faz com que nosso cliente tenha uma casa de qualidade com custo reduzido”.

Lançamento do livro Palco de Disputas e Disputas pelo Palco no “País do Forró” No próximo dia 26 de julho a cultura junina ocupará mais um espaço de discussão. É o lançamento do livro Palco de Disputas e Disputas pelo Palco no “País do Forró” que acontecerá a partir das 17h no Museu da Gente Sergipana. O livro é resultado da pesquisa de doutoramento em sociologia do jornalista e professor Thiago Paulino e trata da história e dos caminhos de forrozeiros sergipanos na conquista dos espaços para circular a música. Trata das principais transformações que envolvem o forró e os festejos juninos, situados entre a tradição e o consumo.  

Mesa de debates Durante o lançamento está propaganda uma mesa de debates para depois haver a sessão de autógrafos do livro. Na publicação de 270 páginas também são abordados temas como identidades, consumo da música e a história dos dois principais eventos juninos de Aracaju “Arraiá do Povo” e “Forró Caju”. A apresentação do livro é do doutor em sociologia Marcelo Ennes e o prefácio do músico e pesquisador Silvério Pessoa. 

Trechos do livro “Este é um livro sobre o forró. Entendemos o forró aqui como dança, ritmos (xote, baião, arrasta-pé) e estilos (forró eletrônico, forró pé de serra, universitário). Uma bela colcha de retalhos costuradas por muitas mãos ao longo do tempo. Mãos de compositores, músicos, produtores, empresários, comunicadores. A musicalidade do forró também ajudou a atribuir sentidos para o nordeste e enriquecer o patrimônio cultural brasileiro. Mas até que ponto o forró tradicional com suas histórias consegue espaço para subir aos palcos finaciados pelo dinheiro público e se mostrar ao povo nas festas juninas?”

Trecho do prefácio  “Um trabalho de fôlego, sempre atual e esclarecedor. O conteúdo aqui exposto, vai colaborar intensivamente para que possamos juntos construir um novo ciclo no qual as práticas que geram herança de nosso passado, não sejam entendidas como algo “antigo”, mas como elemento fundamental para o cultivo de um povo e de um país que não esquece sua tradição.”

 

 

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/gestor_robson  Se não tiver desafios…fica fácil, sem graça!

www.twitter.com/braynerr Até o momento nenhum candidato apresentou propostas reais de mudança na estruturas administrativa do País e reformas no judiciário para que se cumpra a lei e não se faça política. 

www.twitter.com/SubtenenteEdgar Não vamos deixar que os vendedores e compradores de votos dominem as eleições 2018. Vamos às urnas! 

www.twitter.com/heldersalomao Desemprego, recessão, crise, fome, miséria, mortalidade infantil, medo… Retrocedemos aos anos terríveis dos governos PSDB, quem sem lembra? Não é mero acaso o apoio total dos tucanos ao desgoverno temer. 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia”

“Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.” Lya Luft!

Adesivo para veículos (Tamanho 10 por 35) É só pedir pelo zap 99890 2018 ou email: claudionunes@infonet.com.br
Comentários