Por unanimidade de votos, o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe afastou o juiz de Direito Pedro Nilson Oliveira Martins, da 1ª Vara Civil e Criminal da Comarca de Tobias Barreto. Ele é acusado de comportamento e decisões incompatíveis com a dignidade, honra e decoro das funções judicantes. E o que fez o magistrado para ser punido? Segundo a empresa Terminal Químico de Aratu S/A, ele acatou ação ordinária de cobrança no valor de R$ 1,502 milhão em favor da empresa Segmax Assessoria de Segurança do Trabalho e Engenharia, embora não tivesse autoridade para tal, pois ao firmarem o contrato, as duas empresas estabeleceram a cidade de Salvador como foro. Também aceitou como caução oferecida pela Segmax um imóvel localizado em outro Estado, sem avaliação e comprovação de propriedade e, apesar do volume de recursos em questão, deferiu o benefício da justiça gratuita em favor da Segmax. Em seu voto, o relator e corregedor geral de Justiça, desembargador Netônio Bezerra Machado, escreveu que o acervo documental colhido nos autos constitui material suficiente para viabilizar a instauração do processo administrativo disciplinar. Vale elogiar a rapidez como o Tribunal de Justiça agiu neste rumoroso caso.
Crea de luto
Será sepultado logo mais às 10h, no cemitério Colina da Saudade, o ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura, Etelvino Freitas. Ele morreu ontem vítima de câncer no Hospital São Lucas.
De volta
Após mais de uma semana afastado para cuidar de assuntos pessoais, o governador Marcelo Déda (PT) reassume daqui a pouco o comando político e administrativo de Sergipe. A transmissão de cargo está marcada para as 10h, no Palácio dos Despachos. Enquanto esteve fora do Estado, o governo ficou sob os cuidados da presidente da Assembléia Legislativa, deputada Angélica Guimarães (PSC), porque o vice-governador Jackson Barreto (MDB) se encontra no exterior.
Fim da trégua
A bancada oposicionista na Assembléia encerra nesta segunda-feira a trégua dada ao governo do Estado. Desde que a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães, assumiu interinamente o governo que a oposição parou de bater no Executivo. O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) chegou a sugerir ao líder do governo, Francisco Gualberto (PT), que tirasse uns dias de férias. Com o retorno do governador Marcelo Déda (PT), a oposição suspende a trégua.
Panificação
Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar da palestra "NR-12 – Procedimentos de Segurança na Utilização de Máquinas e Equipamentos para o Segmento da Panificação". Será na próxima quarta-feira pela manhã no auditório do Sebrae. Para proferir a palestra, foi convidado o consultor Armando Taddei Junior, da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para a Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias.
De olho em 2012
E quem visitou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), foi o deputado federal Rogério Carvalho (PT). Os dois discutiram sobre saúde pública e a administração da capital. “Também tratamos sobre a apresentação de emendas parlamentares que tragam benefícios para nossa cidade”, disse Nogueira. Rogério é um dos nomes mais citados dentro do PT para disputar a Prefeitura em 2012.
Gotinhas de vida
Começa no próximo sábado a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil. Nesta segunda etapa, a meta é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos. Além das duas gotinhas contra a pólio, crianças de 1 ano a 7 anos também serão vacinadas contra o sarampo em Sergipe, no Distrito Federal e em outros 17 estados. A recomendação é não vacinar crianças imunodepressivas, que tenham câncer ou aids, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior.
Agoniados
Alguns prefeitos do interior estão agoniados com a pressão que têm recebido de uma rádio interiorana. Segundo eles, quem não aceita pagar determinada quantia mensalmente apanha mais do que pandeiro em samba. A emissora possui uma equipe de reportagem somente para atacar os prefeitos que não aceitam a coação. O nome disso é imprensa marrom.
Varejo otimista
Setores como eletroeletrônico, confecções e vinhos estão entre os que mais devem faturar com o Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo domingo. Segundo o presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), Gilson Figueiredo, as vendas do comércio devem crescer entre 6% a 8% por causa da data, considerada a quarta mais importante para o varejo.
Do baú político
Quando era Presidente da República, Juscelino Kubitschek pisou em solo aracajuano, mas não entrou na cidade propriamente dita. Veio a convite do então governador Leandro Maciel para inaugurar a ponte sobre o rio Poxim. A obra foi fundamental para melhorar o acesso entre a cidade, o balneário de Atalaia e o Aeroporto Santa Maria. Leandro batizou a ponte de Jucelino Kubitschek e o convidou para inaugurá-la, assim como o Edifício Walter Franco, também construído pelo governo do Estado no centro de Aracaju. O presidente desembarcou, cumprimentou as autoridades e seguiu para descerrar a fita simbólica da primeira obra. No caminho, segundo contam os udenistas, foi aconselhado pela turma do PSD a não prosseguir com a programação festiva para não encher a ‘bola’ de Leandro. Para decepção do governador e de seus aliados, Kubitschek atendeu ao apelo e, alegando necessidade de embarcar às pressas para Minas Gerais, retornou ao aeroporto. Só depois que deixou a Presidência, Jucelino veio, de fato, a Aracaju para batizar o hoje deputado federal Otávio Leite (PSDB/RJ), filho de Fernando Leite.
Resumo dos jornais