Feira Sergipe na Sementeira.Ao tirar evento Orla,turismo afunda mais

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No período que o turismo em Sergipe está em baixa, depois do caos instalado pela inoperância da pasta do turismo, aliado a tragédia das manchas de petróleo que inibiu o fluxo de turistas, agora a tradicional Feira de Sergipe, promovida pelo Sebrae na praça de eventos da Orla, será realizada de 14 a 26 de janeiro no Parque da Sementeira.

Um absurdo! A Orla é o principal cartão postal de Sergipe e fica num ponto estratégico onde a maioria esmagadora dos turistas se encontra, não só nos hotéis, mas nas dezenas de pousadas e casas que são alugadas por semana situadas na Atalaia. Levar para a Sementeira é segregar a Feira de Sergipe apenas para alguns aracajuanos.

O blog foi informado que toda cadeia produtiva está insatisfeita, desde os artesãos, passando pelas agências de viagem, os guias e a ABIH/SE. E uma Justiça: nos últimos meses a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE) vem atuando forte, não só cobrando do governo estadual, mas fazendo a parte dela com ações de fomento ao turismo de Sergipe em vários estados através de parcerias.

Enquanto o caos se instala, o secretário de comunicação, Sales Neto, e interino (ou definitivo?) do turismo continua pousando para fotos com o sorriso aberto. “Risadinha”, como vem chamando pelos servidores do turismo e dirigentes do setor, precisa bater à mesa. Qual o motivo da Feira de Sergipe não ser na Orla administrada pela Emsetur? E se foi a SPU, qual o motivo? Cobraram caro o espaço?

Enquanto Setur negou 20 toldos para o Jeep Show, governador de SP leva Rally dos Sertões para largar em SP A diferença é nítida. Em Sergipe, o coordenador do Jeep Show, realizado no início do mês na orla e que atraiu centenas de turistas teve negado o pedido de 20 toldos pelo secretário de turismo para o evento. Enquanto isso, o governador de São Paulo, João Dória, fez festa para anunciar que o Rally dos Sertões dará a largada este ano em São Paulo. E pelo que foi postado nas redes a Setur de Sergipe também negou os toldos para o Encontro Nordestino de Veículos Antigos, que ocorrerá de 1º a 3 de novembro em Aracaju.

Renomados advogados de Sergipe têm pendenga na Justiça. Ação criminal de injúria e difamação E dois renomados advogados de Sergipe, que já foram representantes em entidade importante da categoria estão com uma pendenga judicial. O processo corre em segredo de justiça o blog não sabe por qual motivo, mas teve acesso ao número. É uma ação criminal de injúria e difamação que está em fase de instrução. Mais detalhes em breve se o blog conseguir acesso a todo o processo.

Sábias palavras do ex-deputado João Fontes “Ou Bolsonaro cala a boca desses filhos aloprados ou vou-me embora pra Pasárgada. Saudades de Manuel Bandeira! Senhor, vem derramar bênçãos na nossa Pátria!”

IPAESE pede socorro Existem momentos de fazer criticas, mas existem momentos de somar esforços e enfrentar os problemas. O Instituto Pedagógico de Apoio ao Surdo em Sergipe enfrenta um sério problema financeiro, resultado da falta de repasse dos termos de fomento celebrados com o poder público e, em decorrência da falta de dinheiro, corre o risco de fechar. O IPAESE é a única escola bilíngue do estado e é responsável pela formação no ensino básico e médio de mais de 100 alunos surdos.

Professores em greve Como resultado dos problemas financeiros os professores estão sem receber seus salários há dois meses e, após uma paralisação de advertência na semana passada, cruzaram os braços aguardando uma resolução definitiva do problema. A direção informa que não tem como efetuar o pagamento, pois, apesar do Governador Belivaldo Chagas ser um grande parceiro da instituição, das doze parcelas do termo de fomento que venceu em julho, o estado só pagou três.

Ultima instituição O IPAESE é a ultima instituição dedicada à educação do Surdo no Estado, nos últimos anos a APADA fechou suas portas por não ter recursos financeiros para funcionar. O Instituto foi responsável pela formação de muitos surdos que hoje se destacam na sociedade, como Geraldo que é professor do Colégio Salvador e Breno que é proprietário da Gelateria Il Sordo e faz palestras em diversas cidades do Brasil.

Educação bilíngue é um direito A educação bilíngüe não é só colocar um interprete, é ensinar LIBRAS aos surdos e garantir a comunicação em LIBRAS como primeira opção. É direito garantido aos surdos, nos termos do artigo 27, inciso IV, da Lei 13.146/2018. O Estado e os municípios estão preparados para garantir esse direito sem o IPAESE? O que é mais barato e o que é melhor e mais efetivo para educação dessas crianças?

Iniciativa Louvável Enquanto a Secretaria de Educação negligencia os compromissos firmados com a Instituição, a Secretária de Estado da Saúde, através do Secretário Valberto de Oliveira, dá um grande passo e demonstra interesse em capacitar os profissionais dos da rede estadual de saúde para se comunicar com os surdos, um louvável espírito público e uma incentiva que total apoio de toda a sociedade e que devia ser copiada por outras secretarias. A Prefeitura do Município de Socorro também é uma grande parceira e cumpre seu papel, fazendo os repasses de forma pontual e ajudando a sustentar a manter a instituição funcionando.

MPE informa à Justiça que não vê impedimento para Sukita conceder entrevista Desde agosto a rádio FAN FM de Carmópolis, pediu autorização a Justiça para entrevistar o ex-prefeito de Capela, Sukita, que está preso no presídio de Glória. Na última semana, o promotor de Justiça do MPE, questionado pela Justiça se manifestou informando que “as restrições decorrentes do regime fechado não previstas na LEP, não englobam, necessariamente, a liberdade de expressão, devendo a entrevista ser realizada em respeito às normas de segurança da unidade prisional na qual o executado encontra—se custodiado e que este consinta em ser entrevistado.” Agora é esperar a manifestação do juiz para que a entrevista seja concedida ou não.

Patriota realiza encontro estadual e evento de filiação No último sábado, 19, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe o Patriota realizou o encontro estadual do partido e um evento de filiação.A vereadora Emília Corrêa Corrêa, durante seu pronunciamento agradeceu a presença de todos, em pleno sábado, e ressaltou que um dos intuitos do Patriota além do fortalecimento, é dar novas opções para o povo aracajuano.

Presenças O senador Alessandro Vieira (Cidadania) esteve prestigiando a solenidade, enfatizou a importância do evento de filiação por uma nova política. “É importante que tenhamos pessoas novas, lutando com o mesmo objetivo e, o mais importante, combatendo essa corrupção que existe na política. Fico feliz em participar deste momento, e desejo sucesso a todos”, concluiu. Também participaram do evento os deputados estaduais Georgeo Passos (Cidadania), Gilmar Carvalho (PSC), Dr. Emerson (Cidadania) e o vereador Américo de Deus (Rede).

Itabaiana: antecipação salário já virou rotina Enquanto a maioria dos municípios pena para pagar os salários geralmente no início do outro mês, em Itabaiana, o prefeito Valmir de Francisquinho, quase sempre antecipa o pagamento. Na sexta-feira, 18, pagou os salários dos professores. A data limite para o pagamento da categoria é o quinto dia útil de cada mês, que em agosto cairia no dia 7, mas, desde o primeiro mês de gestão do prefeito Valmir de Francisquinho, a folha salarial dos professores do município é paga geralmente no dia 22 de cada mês.

Laranjeiras: outro município que valoriza o magistério Na gestão passada a população já estava acostumada com manifestações e greve dos professores do município, na luta pelos seus direitos. Na atual administração, comandada pelo prefeito Paulão da Varzinhas as manifestações acabaram porque a classe do magistério está cada vez mais valorizada. Todos os compromissos assumidos na campanha vêm sendo assumidos, como o fim do salarial de 17,22%, o chamado “quebra de carreira” da categoria, que só foi recuperado nessa gestão, restabelecendo a retomada da carreira. Além disso, o prefeito está pagando o salário, sexto e terço de férias e décimo terceiro salário em dias, mostrando que a educação é prioridade em Laranjeiras.

Canteiro de obras Outra ação que também assemelha Laranjeiras e Itabaiana é o numero de obras enorme. Agora, em Laranjeiras, o prefeito Paulo da Varzinhas deu início a execução de mais de 10 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo em ruas dos bairros e da sede do município. Começando com o Bairro Pastora e agora dando continuidade no Bairro Mussuca e Cedro onde serão pavimentadas a Rua da Academia, Rua Marizete, Rua da caixa D ‘água, Rua Antônio dos Santos e Rua de Edinho.

 

Fórum sobre Políticas Públicas do Idoso acontecerá nesta quarta-feira em Aracaju ‘Políticas Públicas: Atualidades e Perspectivas’ este é o tema do I Fórum da Pessoa Idosa que acontece na quarta-feira (23), na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), em Aracaju, com o objetivo de discutir a atenção integrada à saúde e bem estar do idoso, focado na legislação das esferas Federal, Estadual e Municipal.

Discussão ampla “Queremos nessa discussão os representantes de associações, instituições, acadêmicos e toda a comunidade interessada no assunto. O envelhecimento é um processo natural de todo ser humano e, por isso mesmo, precisamos garantir a assistência legal. Se hoje é alguém próximo que atingiu esta etapa, mais cedo ou mais tarde seremos nós”, observa a presidente da CAASE, Hermosa França.

Preocupação A presidente da Comissão Sênior, Lenieverson Santana Menezes, lembra que o assunto deve ser uma preocupação de todos. “Isso possibilita a efetivação das políticas públicas e o cumprimento do Estatuto da Pessoa idosa. É uma oportunidade de ampliarmos a discussão e fazer a cobrança para que os direitos do idoso sejam respeitados”, pontua.

Palestras O Fórum inicia a partir das 14 horas com a palestra “Glaucoma na Terceira Idade: Prevenção e Tratamento” do médico oftalmologista Diego Torres, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica Brasileira (AMB). A segunda palestra é com a médica Juliana Silva Santana Pereira, geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), que abordará o tema “Cuidados com o idoso restrito ao leito”.

Mesa redonda A tarde continua com a mesa redonda “A Política da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe” com a participação de Durval Andrade, presidente do Conselho da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe, e de Maria José Silva Matos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Local O evento, realizado pela da Comissão Sênior da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe (OAB/SE), acontecerá no auditório da CAASE, localizado na Travessa Martinho Garcez n° 71, Centro de Aracaju.

Inscrição Solidária Para participar é necessário fazer a inscrição solidária através do site da Escola Superior de Advocacia (ESA) aqui. A organização pede que os participantes tragam um pacote de fraldas geriátricas para se somar a campanha em prol da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) de Aracaju. Mais informações pelo número (79)3211-8718.

NOTA DE FALECIMENTO – Adroaldo Campos, ex-presidente da Federação de Tênis de Mesa de Sergipe

Aracaju (SE), 19 de outubro de 2019.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, com muito pesar, informa o falecimento de Adroaldo Campos, um dos fundadores da Federação de Tênis de Mesa de Sergipe (FTM-SE). Ele sofreu um enfarto fulminante quando jogava neste sábado (19), na Academia Sergipana de Tênis de Mesa, em Aracaju.

Adroaldo Campos tinha 54 anos e jogava tênis de mesa desde os 17. Era um dos grandes incentivadores da modalidade no estado. Quando presidente da Federação, ele organizou um Campeonato Brasileiro em Aracaju, no ano de 1986.

O presidente da CBTM, Alaor Azevedo, lamentou a morte do grande desportista: “Ele era uma pessoa boa, sempre acreditou no nosso trabalho. Juntamente com seu pai, Lises Campos, criou o movimento de apoio à minha candidatura para a presidência da CBTM, em 1986. Queria deixar meus sentimentos à família e aos amigos de Sergipe, em especial ao presidente Guido Borges, que estava presente na hora em que ele foi acometido do enfarto”.

O corpo de Adroaldo Campos foi sepultado neste domingo, às 15h, no cemitério Santa Isabel, na capital sergipana.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                             

Vai esperar um acidente fatal? De um leitor: “Na esquina da Avenida Nova Saneamento com a Avenida Dr. Francisco Moreira tinha alguns obstáculos para evitar o retorno criminoso que alguns motoristas irresponsáveis insistem em fazer. Depois do recapeamento a Emurb não recolocou as barreiras de cimento e a situação está desesperadora. Vai esperar um acidente fatal?”

 

Sinpol/SE. Audiência pública quarta, 23 na Alese O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) convida todos os policiais civis, demais profissionais de Segurança de Pública e interessados no tema para uma Audiência Pública que tratará da “Reestruturação e Modernização da Segurança Pública no Brasil: a Busca da Eficiência na Prevenção e Controle da Criminalidade”. A temática será abordada pelo professor Roberto Darós (@roberto.daros), advogado criminalista, consultor jurídico e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública (OAB-ES). A diretoria do sindicato estará presente no evento. A Audiência Pública acontece na próxima quarta-feira, 23, às 14h, na Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), resultado de uma solicitação oficial feita pelo Sinpol/SE à Alese no mês de setembro. O professor Roberto Darós também é doutorando, mestre em Direito Processual Penal, especialista em Direito Constitucional, especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal. Além disso, é oficial da reserva do Exército Brasileiro. O evento é gratuito e aberto ao público. Seguimos na luta

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 

Gente Sergipana – Seu João… Por Antônio Samarone.

João Quintino de Moura (93 anos), nasceu no Tauá, em Siriri. Filho do Seu Cícero e Dona Maria Lali. Trabalhou duro na enxada, para ajudar o pai, depois foi carreiro, puxador de boi.

Em 1945, Seu João veio para Aracaju com a família. Foi operário na Fábrica de Tecidos Confiança, e ajudante de pedreiro, na construção da Rodoviária Velha. Serviu ao Exército Brasileiro.

Penou na vida até os 25 anos, até arrumar um emprego federal, virou o motorista da Estação Experimental de Aracaju, um órgão do Ministério da Agricultura. Aí viveu, trabalhou, fez amizades e criou os seus filhos. Nas horas vagas, era taxista em Aracaju.
A Estação Experimental era um belo coqueiral de 100 hectares, onde se fazia pesquisas sobre o coco. Depois de muita gente tirar um pedaço, a Estação Experimental foi reduzida aos atuais 40 hectares do Parque da Sementeira (por enquanto).

Seu João se casou com Dona Maria Barreto e tiveram oito filhos. Moravam numa casinha na Estação Experimental. Sempre prestativo, sorridente, Seu João a todos cativava.

Em 1973, o Governo Federal extinguiu o DNPEA, onde o Parque da Sementeira estava vinculado, e criou a EMBRAPA.

Conheci hoje o Seu João, na feira do Sinhazinha. Simpático, memória afiada. Um homem simples, educado, honrado e admirado por todos.

Um grande homem!

Mais textos de Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

FALTA DE VIATURAS RESERVAS É UM GRAVE PROBLEMA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE, VISTO QUE OS PROBLEMAS TEM SIDO CONSTANTES NAS VIATURAS OPERACIONAIS, FACE A VIDA ÚTIL ULTRAPASSADA. OUTRO PROBLEMA GRAVE SÃO AS VIATURAS OPERACIONAIS, NA SUA GRANDE MAIORIA, ESTÃO TRABALHANDO COM PNEUS VENCIDOS CAUSANDO RISCOS DE ACIDENTES. ASPRA/SE JÁ OFICIOU O MPE.

A falta de viaturas reservas no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) é um grave problema, que o blog Espaço Militar vem denunciando há muito tempo, pois as viaturas operacionais quando vão para a manutenção, não existem outras para substituir, prova é a cópia do livro, obtido com exclusividade por este blog, que mostra claramente tal extrapolamento da vida útil.

A viatura ABS-09 (auto busca e salvamento), que estava em manutenção, retornou ao serviço no dia 18 do corrente mês, mas, infelizmente, a bomba não funcionou e, novamente, foi baixada, ficando sem poder operar.

A APA (alta plataforma aérea) saiu ontem (19) para mais uma manutenção.

Agora o fato mais grave e que o blog Espaço Militar obteve a informação com exclusividade, é que a grande maioria das viaturas operacionais estão com seus pneus vencidos, o que tem causado muita preocupação aos bombeiros militares, visto que, como estas viaturas utilizadas pelo CBMSE são adaptadas para o serviço da corporação e que estão constantemente com suas cargas máximas, há o risco de um pneu estourar nestas condições e causar acidentes, necessitando que providências sejam urgentemente tomadas para sanar tal problema, fato que já foi denunciado pela ASPRA/SE (Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) ao Promotor de Justiça Dr. Eduardo Matos, responsável pela Promotoria do Meio Ambiente e Relevância Pública.

Esperamos que o Governo do Estado tome providência acerca destes fatos, dando condições de trabalho aos bravos soldados do fogo.

A ASPRA/SE afirma continuará vigilante em defesa da classe militar.

Matéria e imagem do blog Espaço Militar

PELO TWITTER

www.twitter.com/MarcelioCouto Se no inferno não tiver evangélico conservador e fundamentalista, guarde a minha vaga. Então vai aí a minha gargalhada infernal: kkkkkkkkkkkk

www.twiitter.com/frednavarro O Twitter adotou a política de entupir a TL com propaganda. Silencio todas à medida que aparecem. Lixo eletrônico.

www.twiitter.com/DiariodoPoder Governadores do Nordeste pouco falam ou fazem sobre o desastre nas praias. #DiariodoPoder #ColunaCH

 

www.twiitter.com/brunojsilva_as Vinte toneladas de óleo já foram recolhidas em PE, fizemos sem a sua ajuda governo Bozo incompetente, Eu sou de uma terra que o povo padece. Mas não esmorece e procura vencer. Unido valente e lutador sou brasileiro, filho do Nordeste.#OleoNoNordeste

www.twiitter.com/costa_rui Já foram removidos mais de 155 toneladas deste material,   entretanto precisamos de um posicionamento e de resoluções do Governo Federal, através da Marinha e do IBAMA, que são os responsáveis pelo cuidado com o oceano, mas continuam em silêncio.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 

Frase do Dia
“O homem é mais duro que o ferro, mais forte que a pedra e mais frágil que uma rosa!” Provérbio turco.

Aracaju – Transporte Coletivo. Texto e foto Antônio Samarone: “’Esta senhora para se proteger do sol, usa a sombra que lhe resta… Abrigo de ônibus, na Av. Heráclito Rollemberg.”
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais