BC e a taxa de juros

Previsão de alta do PIB

O FMI elevou a previsão de alta do PIB brasileiro para o ano de 2023. Segundo o órgão, a estimativa é que o Produto Interno Bruto brasileiro feche o ano na casa dos 3,1%, o que é uma boa notícia para uma economia que vem patinando tanto por fatores internos quanto externos. Como principais fatores para a expansão do PIB está o agro que vem contribuindo bastante, bem como a expansão dos gastos públicos.

SELIC

O BC baixou mais uma vez a taxa Selic em 0,5% caindo para 12,25%, gerando assim uma boa expectativa para o mercado. Contudo, ainda assim temos uma das maiores taxas de juros do mundo encarecendo o crédito e dificultando a expansão dos investimentos no setor produtivo do país. O BC vem se utilizando do argumento que vem mantendo a taxa de juros num patamar elevado para conter a alta da inflação, contudo, alguns especialistas afirmam que nossa inflação não é de consumo, ou seja, não faria sentido manter uma taxa básica de juros alta com o intuito de manter a inflação controlada.

STF e a retomada extrajudicial de imóveis

O STF validou recentemente um entendimento da Lei 9.154/1997 que estabelece a retomada extrajudicial de imóveis com contratos estabelecidos pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Isso deixou muita gente apreensiva como também levantou um debate acerca do direito de defesa do proprietário do imóvel. O argumento vencido no STF, e que de certo modo é bastante razoável, é que a medida caracteriza poder desproporcional numa disputa entre credor e devedor, sem os devidos trâmites legais e prazos para contestações.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais