Nobel de Economia 2023 vai para as mulheres!

PROTAGONISMO FEMININO NA ECONOMIA

Terceira mulher a ganhar o Nobel de Economia e a primeira a ganhar sozinha, a americana Claudia Godin se ateve em seus estudos a analisar os degraus de gênero no mercado de trabalho. Com uma pesquisa robusta que colhe dados que datam desde 1800, a cientista aponta fatores como casamento, histórico familiar e maternidade como preponderantes para as diferenças impostas no mercado de trabalho. Em média, aponta seus estudos, as mulheres ganham cerca de 30% a menos pelas mesmas funções desempenhadas por homens, mesmo quando elas ainda detém um nível de formação maior tornando assim ainda mais desigual a sociedade.

EMENDAS PARLAMENTARES

Em 2023 o governo Lula já liberou mais de R$ 12 bilhões dos mais de R$ 25 bilhões de reais empenhados para este fim em emendas parlamentares somente este ano. Se comparado com a média do governo Jair Bolsonaro que era de 27 bilhões liberados, ainda há uma diferença significativa. Porém, espera-se que até o final do exercício esse número cresça bastante e se aproxime da média do mandatário anterior. Muita gente confunde a mudança na regra do famoso e famigerado “orçamento secreto”. Nada mudou a não ser a inclusão dos nomes dos parlamentares nas chamadas emendas do relator, o que de algum modo trouxe transparência na destinação destes recursos e abre caminho para uma fiscalização mais efetiva por parte da sociedade.

 

PRODUÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL

Espera-se que a produção de veículos em 2023 cresça algo em torno dos 3%. Uma boa notícia para o setor que durante um período viu-se sufocado pela pandemia e a escassez global de suprimentos bem como a queda nas vendas.

                                        Fonte: CEICDATA

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor são os financiamento para a produção e os juros altos para o crédito na vendas destes veículos. Como principal vilã o setor aponta para a SELIC, que mesmo após duas quedas consecutivas a ANFAVEA aposta que essa mudança só será sentida pelo setor em 2024.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais