Redução da previsão da inflação em 2023
Cai a previsão da inflação para o ano de 2023 e cai também a previsão de alta do PIB. Segundo o BC, fecharemos o ano de 2023 com uma inflação por volta dos 4,53% e o PIB com um crescimento de 2,84% se comparado com o ano de 2022. A péssima notícia está no PIB que tinha uma estimativa de crescimento acima dos 3%. A economia brasileira está patinando e o governo já apresentou que terá um déficit nas contas públicas esse ano, muito em parte pela frustação na arrecadação de receitas. Com esse cenário, nada mais justo que repensar a taxa SELIC num patamar bem abaixo do que se encontra hoje.
PAC e as emendas parlamentares
O governo busca ter mais controle sobre o orçamento da união e para isso tenta atrair as emendas parlamentares para o PAC. Uma das medidas apresentadas pelo governo é a justificativa de que não contingenciará o recurso da emenda que for aplicado em obras do PAC e há também o chamado “pague 2, leve 3”, que nada mais é que o governo construir um empreendimento a mais para cada emenda empenhada.
Indicações ao STF e PGR
O presidente Lula sinalizou que indicará ao STF o Ministro da Justiça Flávio Dino e Paulo Gonet para PGR. Demorou mais de 50 dias para que saísse os nomes do indicados e espera-se que sejam sabatinados em breve pelo Senado Federal. O que isso tem haver com economia? Bom… talvez negociações dentro do orçamento e emendas para passar com facilidade os dois nomes indicados pelo presidente. Não deveria ser assim, visto os currículos dos dois indicados… mas a política não deixa nada fora do lugar e vai cobrar sua fatura.