TAXAÇÃO DOS SUPER RICOS
Este é um dilema que o Brasil enfrenta a anos… taxar ou não os super ricos. A maior parte das vozes contrárias, por incrível que pareça, não são super ricos mas se dizem preocupados com esse novo imposto. É bom lembrar que economias como as do EUA e Reino Unido já o fazem, principalmente no que diz respeito à heranças. Obviamente este deve ser um assunto melhor explicado à sociedade até pra evitar a fuga de capitais, sendo este o principal problema apontado por muitos.
É notório que há um jugo desigual no sistema tributário do país e sendo penalizado o contribuinte que tem a menor renda. Contudo, não estamos aqui defendendo um aumento de carga tributária, mas tão somente um aperfeiçoamento do atual sistema e um mecanismo que melhor administre o recolhimento de impostos no país.
TAXA SELIC E INFLAÇÃO
No último dia 20/09 o COPOM (Comitê de Política Monetária) reuniu-se e decidiu por baixar 0,5p.p. a taxa SELIC. É algum avanço e o próprio Comité já sinalizou que a tendência é que na próxima reunião a taxa caia mais 0,5p.p. Dá pra baixar mais? Dá! Porém, o comitê avalia que enquanto o IPCA estiver acima da meta estabelecida é necessário ter cautela na hora de baixar a taxa de juros.
OSCILAÇÕES NO PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO
O preço do barril de petróleo vem oscilando bastante esse ano e com o preço próximo dos $94 dólares. Há previsões que em 2024 ultrapasse novamente a barreira dos $100 dólares, e isto terá um impacto diretos nos preços dos combustíveis e demais produtos no mercado interno, causando assim a inflação. Ao longo do tempo o preço do Barril variou dos 28 aos 111 dólares.
Fonte: IBP
Nas previões para 2024, os analistas colocam como possíveis cenários o conflito no leste europeu, a diminuição na oferta do commoditie e o aumento da demanda pela mesma. Tudo isso elevaria ainda mais o preço do Barril do petróleo.