A UFS e o Papel da Pós-Graduação na Conquista da Nota Máxima

 

Lucindo José Quintans Júnior

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS

Gladston Rafael de Arruda Santos

Coordenador Geral de Pós-Graduação da UFS

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS.

 

Com a recente conquista, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) atingiu um patamar de excelência que não apenas a destaca, mas também eleva o padrão de todo o sistema educacional brasileiro. Ao alcançar a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), a UFS alcança um marco histórico ao seu currículo e, ainda, celebra o poder transformador da educação, destacando-se pelo ensino, pesquisa e inovação.

Em um país onde a educação enfrenta inúmeros desafios, especialmente em Sergipe, a UFS, apesar de todas as dificuldades impostas por sucessivos governos que não acreditavam na educação (anticiência e negacionista) e que massacraram o orçamento das universidades públicas, é um norte de esperança, guiando o caminho da educação em nosso estado rumo a um futuro mais promissor e mais preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade moderna e que precisa ser mais inclusiva.

Destaca-se que a nota máxima na avaliação do MEC contou com a liderança de uma gestão comprometida e que com resiliência conduziu a universidade a indicadores dignos da nota, mesmo em um cenário desafiador. A UFS tem igualmente se destacado não apenas pela qualidade de seus programas de pós-graduação (PPGs), mas também por sua capacidade de inovação e impacto social em suas pesquisas. Portanto, um conjunto de fatores que corroboram com a nota máxima alcançada.

De fato, o avanço da pós-graduação na universidade é o resultado de um trabalho árduo e dedicado por parte de toda a comunidade acadêmica. Professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos, terceirizados e estudantes têm se empenhado incansavelmente na busca de entregar seus melhores resultados mesmo com baixo investimento, com infraestrutura que sofreu muito com governos sucessivos que adotaram posturas contrárias à educação, mas buscando conhecimento e na promoção da pesquisa científica como base para a transformação social. Esse compromisso com a excelência acadêmica tem sido fundamental para elevar o prestígio da UFS e consolidar sua posição como uma das principais instituições de ensino do nordeste, quiçá do país.

Um exemplo irrefutável da busca pela excelência é o recente resultado da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com dois programas de pós-graduação alcançando o conceito 6, considerado de excelência, e um expressivo avanço de 45% na melhoria das notas dos programas avaliados, a Pós-graduação da UFS demonstrou sua capacidade de se destacar em meio a uma conjuntura desafiadora, e contribuiu de forma marcante para que nossa instituição  alcançasse a nota máxima junto ao MEC. Outra iniciativa foi a criação da Política de Inovação, aprovada pelo Conselho Universitário da UFS, que também tem sido um fator determinante para o avanço da pós-graduação na instituição. Essa política incentiva a colaboração entre a universidade e os setores econômico, social e cultural, estimulando o empreendedorismo e a criatividade entre os membros da comunidade acadêmica.

Diante desse cenário, não é de surpreender que a UFS tenha recebido a nota máxima na avaliação do MEC. Essa conquista é o resultado de anos de trabalho árduo, de sucessivas gestões envolvidas com o sucesso da instituição, com compromisso e a dedicação por parte de todos aqueles que fazem a comunidade acadêmica da UFS. Portanto, o resultado é um testemunho do poder transformador da educação e da pesquisa, e um exemplo inspirador para todas as instituições de ensino do país, especialmente do nordeste brasileiro.

A nota máxima conquistada pela UFS é motivo de celebração, sem dúvida alguma. Mas, além do que apenas erguermos as taças em comemoração, devemos olhar mais adiante, para os desafios que ainda se apresentam. A infraestrutura precisa de melhorias, o orçamento merece ser revisto pelo MEC para atender às necessidades da universidade, o quadro de docentes e servidores deve ser expandido, e as condições de trabalho precisam ser aprimoradas. Enquanto celebramos essa vitória histórica da UFS, é fundamental refletir sobre seu significado para o futuro da educação em Sergipe. É um lembrete de que, com determinação e compromisso, somos capazes de superar os obstáculos mais desafiadores e alcançar novos patamares de excelência. É, igualmente, um convite para que continuemos a investir na educação e na pesquisa, trilhando o caminho do comprometimento da UFS como uma instituição plural, inclusiva, socialmente referenciada e de qualidade indiscutível.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais