Não, não bastam os boletos chegando por debaixo da porta e telas, ou mesmo as cobranças insuportáveis dos serviços de telemarketing querendo a qualquer custo a liquidação de uma dívida gerada pelo atraso de dois dias apenas. Não, esses infortúnios não se gastam na vida adulta. O que, de fato, exaure a paciência, desgasta a energia e esgota qualquer bom humor é a autocobrança. Numa pressão silenciosa, a gente se cobra por não ter seguido a dieta corretamente; pelo não treino na ‘gym’; por não ter alcançado a meta de vendas; por não ter dispensado dois minutinhos de atenção à amiga que celebrou uma conquista ou festejou aniversário.
Sem data de vencimento, essa autocobrança acumula mais multas e juros do que qualquer instituição bancária. E vai virando uma bola gigantesca de neve sufocante que te faz rolar montanha-russa abaixo, com aquela expectativa de inadimplência infinita, que não permite um feirão de ‘Limpa Mente’. Por vezes, a materialização do boleto com código de barras – e tudo – é até reconfortante, pois a gente não precisa lidar com a invisibilidade dessa dívida ativa na mente rotineiramente.
A gente se cobra por não ter sido a melhor na turma de inglês; pelo ócio no sofá da sala enquanto toda a casa está revirada; por não ter reduzido o ‘pace’ nos 5Km; por não ter pensado numa ideia criativa para um ‘reels’ institucional; por não ter esgotado o edital de concurso; por não ter ido assistir ao espetáculo da filha, afilhado ou sobrinho; por não ter dado orgulho ao professor de dança de salão; por não ter sido ‘a escolhida’ do Jason Momoa (é surreal, mas a gente se cobra. rá!); por não ter parado para ajudar a senhorinha cheia de compras atravessar a avenida movimentada.
Se duvidar, a gente registra um protesto em cartório pelo fato de não ter alcançado a perfeição numa atividade terapêutica. E assim, a autocobrança segue o fluxo, tornando exaustivo um processo de busca, de aprendizado. E mais, impossibilita o enxergar dos dividendos quando a gente erra uma questão de simulado; quando deixa de ‘magazinar’ no box em favor de uma tarde própria em frente ao mar; quando falta a aula do cursinho para dar ouvidos ao desabafo de uma amiga; quando se perde num enlace de braços ao invés de cumprir um prazo processual.
#amenidades
Rosa
Outubro Rosa é um mês bonito de ver e viver. Portanto, previnam-se contra o câncer de mama! Ah e usem rosa durante os 30 dias. Rá!
Primavera
É possível se dar conta da primavera ao perceber os ypês lindamente coloridos pela cidade.
Cheiro
Vocês têm aquele cheirinho especial que fazem uso quando desejam marcar um momento? E quando quer se transportar até lá, você usa? Não me deixem só nessa.
Perdida
Tem dia que a gente dá o perdido nos próprios desejos e vontades por mera preguiça de dar o primeiro passo.
Etiqueta
Faz parte da etiqueta virtual ter de reagir a uma ruma de vídeos enviados pelo amigo?
Dolo-Delicinha
Agir com dolo é você se deixar levar pela gula, enfiar três pães doces para dentro mesmo sabendo que passará as próximas horas empanzinada.
#poraqui
Orsse – O Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) iniciará em outubro o ciclo “Coro Sinfônico nas Igrejas”, em comemoração ao jubileu de 18 anos de sua fundação. O primeiro concerto será realizado na paróquia São Pio X, no bairro 18 do Forte, no próximo sábado, 7, às 19h30. Sob a regência do maestro e pianista Leonardo de Rezende, preparação vocal do soprano Veronica Santos, o grupo, composto por 70 coralistas, apresentará um repertório com peças de diversos períodos da história da música, com ênfase na música sacra. Serão apresentadas peças solo de Haendel, Schubert e Franck, com solos da integrante do Coro, Dioneth Iara Barreto. A programação conta ainda com o programa de obras corais de Palestrina, Victoria, Rameau e Mozart.
Feira – A tradicional Feira da Gestante, Bebê e Criança – que acontece há 37 anos no mercado – desembarca hoje, 4, no RioMar Shopping Aracaju, com entrada gratuita. No espaço climatizado, que facilita a realização de grandes compras com tranquilidade, as mamães poderão montar o enxoval do bebê, com itens como mamadeiras, roupas, kit berço, produtos de higiene, artigos de decoração e puericultura. Também poderão encontrar diversas marcas de roupas para mamães e moda infantil de marcas importadas. Outro destaque são os itens personalizados e peças que podem ser bordadas na hora da compra. A feira acontece até o próximo dia 8.
CASACOR Sergipe 2023
De superlativos generosos, a CASACOR Sergipe 2023 abre as portas do Castelinho hoje, 4, para o público. Considerada o maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil e das Américas, ela acontece até o dia 26 de novembro, no icônico prédio construído em estilo eclético, no Bairro Industrial, às margens do Rio Sergipe. Com o tema “Corpo&Morada”, o público poderá apreciar 34 ambientes que foram projetados por um elenco composto por 41 arquitetos, paisagistas e designers de interiores de Sergipe e da Bahia.
Em Aracaju
Para (re)viver os sucessos da banda histórica da música brasiliense e uma das lideranças da geração do rock dos anos 1980, Legião Urbana, a dupla Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá montou o show “As V Estações”, que será apresentado em Aracaju na noite do próximo sábado, 7 de outubro, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, às 21h. O projeto celebra os álbuns ‘As quatro estações’ e ‘V’ com apresentações em todo o Brasil. Assim, o show traz canções que se tornaram clássicos do rock brasileiro, como “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto”, “O Teatro dos Vampiros” , entre outras. Só pelas duas últimas músicas já vale o ingresso (pra mim!). Iu.
Aulão Solidário
Ainda reverbera aos quatro cantos do estado o ‘Aulão OAB Solidário’, promovido pelo curso de Direito da Fanese, em Aracaju. A ação contou com universitários que se preparam para fazer o exame da Ordem. Os participantes fizeram doação de brinquedos para serem doados a crianças carentes no Dia das Crianças. Os professores da Fanese abordaram os temas da prova para exame da Ordem dos Advogados do Brasil para que os alunos possam estar muito bem preparados e o resultado foi muito positivo.
Ôô, bença!
Baladeiros de plantão, está aberta a temporada de festas no Staleiro Beach Club, unindo música e natureza! E quem vai comandar essa vibe, no feriado do próximo dia 12, a partir das 16h, será o grupo Filhos da Bahia, que promete um pôr do sol incrível com clássicos do axé music. Formado por Miguel Freitas, Zaia, João Lucas e Raysson, o grupo carrega a musicalidade de seus respectivos pais, Carlinhos Brown, Reinaldo Nascimento (Terra Samba), Saulo Fernandes e Tonho Matéria (Olodum). No palco, o repertório do show da banda promete uma série de sucessos do axé music, além de composições autorais. ‘Não Espero o Sol’, ‘Pé na Areia’, ‘Sem Moderação’ e ‘Eu Também Quero Beijar’ são algumas das canções que prometem agitar o público.
Alimentação Saudável
Apaixonada pela alimentação saudável e descomplicada, a nutricionista Jamile Xavier acaba de lançar um projeto para abordar e tornar acessível o Guia Alimentar para a População Brasileira. O curso será realizado de maneira remota e busca difundir informação sobre educação alimentar nutricional, ajudando as pessoas a ter uma relação mais saudável e consciente com a comida, para que elas entendam que comida vai muito além de calorias e nutrientes. Com duração de dois meses, a partir deste, Jamile irá disponibilizar explicações sobre o Guia, receitas e outros conteúdos como indicação de livros, séries e playlists. Ao final deste período os integrantes da comunidade receberão um e-book com todas as receitas. Mais informações através do @relicario.
Cidadã Sergipana
A vereadora de Aracaju Sheyla Galba (Cidadania) recebeu o título de Cidadã Sergipana, concedido pela Assembleia Legislativa de Sergipe, por autoria do deputado estadual Samuel Carvalho. A solenidade, no plenário da Alese, reuniu parlamentares, familiares e amigos da vereadora. Natural de Maceió (AL), Sheyla mora em Aracaju desde criança. Arrasou!