Governo golpista, mas não larga “o osso”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Este espaço que é informativo e muito mais opinativo tem uma posição clara sobre a saída da presidente Dilma: foi golpe. Aliás, o blog defende que seja realizada eleição este ano para presidente da República. Como já se viu se Dilma está suja, Temer está atolado na lama. Sem falar em Cunha e Renan. Ou seja, eles não podem conduzir o país e o caminho é a eleição este ano.Porém, o blog não entende que alguns que estão indo às ruas e nas redes sociais condenando todo o processo e chamado Temer de golpista, ainda continuarem em cargos comissionados do Governo Federal em vários Estados, inclusive em Sergipe.

Cadê a ética?

E vejam: o governo golpista completou 20 dias e, por exemplo, em Sergipe os cargos federais em sua esmagadora maioria

 continuam com os mesmos dirigentes.

Cadê a ética, por exemplo, dos indicados por João Daniel para o SPU, Incra, entre outros? Dos indicados por Márcio Macedo, como por exemplo, o Ibama? Os Correios, cuja indicação é do governador Jackson Barreto, que se posicionou contra o golpe. Até Fábio Mitidieri que teve uma posição digna contra a saída de Dilma. Se não quis Temer deveria pedido aos indicados na Funasa e na Superintendência Regional do Trabalho que saíssem.  E muitos outros cargos ocupados por petistas no governo federal.

E não venham com a história que estão “esperando” o sucessor para passar os trabalhos. Se é golpe é golpe. Vai esperar para atestar a imoralidade?

É preciso coerência. Se o governo é golpista, não tem legitimidade. Então que história é essa de continuar nos cargos comissionados?

É fácil criticar, mas não largar “o osso”.

Neste caso parece que a ética, a moral e a consciência foram trocadas por algo mais…

Laranjal
Nascido em Laranjeiras, diz-se empresário na terra da laranja, onde a metáfora se aflora, com a linha tênue da extorsão e mau caráter. O "laranjal" continua. Só que agora é dentro de casa. Em breve, pode transformar em ré uma pessoa de bem. E haja viagens. Pra que pagar a quem deve?

Comemoram PCCV e agora fazem greve? Defasagem?
Algo errado na direção do Sintrase. Só pode ser briga interna e disputa partidária. Só porque o governador cumpriu a promessa anunciado o PCCV em maio, agora dizem que está defasado e querem reposição de 25%. Sabem que o governo não tem condições. Ou seja, essa greve agora é uma radicalização que cheira a politicagem. “Um passo atrás para dar dois à frente", já dizia Lenin.

Joaquim Barbosa fala de corrupção ao lado de Luciano Bispo. Constrangimento geral
“…a corrupção cria situações de concorrência desleal, não prevalece o empreendedor que tem virtudes gerenciais. Segundo ele, a

Joaquim Barbosa ao lado de Luciano Bispo. Precisa comentar…

corrupção subtrai a virtude de quem sabe se mexer no cenário econômico.”. Fala do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa no Congresso da Unale em Sergipe. Na foto ao lado Joaquim Barbosa está ao lado do deputado Luciano Bispo, presidente da Alese e cassado recentemente pelo TSE por improbidade administrativa. Precisa escrever mais?

Em ano eleitoral candidatos aparecem nas redes sociais
E o blog cantou a pedra na semana passada. Pois bem, os prefeitos e candidatos sumidos da rede social começam a aparecer. Um deles, foi o atual prefeito de Laranjeiras Juca Bala, anunciando um  “blog” e também no twitter. Ainda bem que a Justiça Eleitoral, mas de perto a procuradoria, sabe que é pura coincidência no ano eleitoral.

Goretti, Paulinho e Gilson Andrade respondem por improbidade. Nova ação MP
O Ministério Público Estadual moveu mais uma ação judicial contra três deputados estaduais e um ex-parlamentar por improbidade administrativa, denúncia que envolve um suposto esquema para desviar verbas de subvenções destinadas pela Assembleia Legislativa para a Associação Ala Jovem, no município de Lagarto, no ano de 2013. Leia matéria completa da Infonet: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=187124&pagina=1

Complexo Viário das Palmeiras? Menos SMTT. Faz intervenção e quer mudar o nome do local?
Parece que tem muita gente na SMTT sem fazer nada e procurando mudar o que está feito. Fizeram uma intervenção na rotatória do Caju e agora querem mudar o nome para “Complexo Viário das Palmeiras” . Só para lembrar as palmeiras sempre tiveram lá. Vão dizer que não existe mais rotatória… e a Ponte do Imperador? É ponte? É rotatória do Caju…assim como Av. Rio de Janeiro, Av. José Sarney..

Nova sede do Parque Tecnológico
O governador do Estado, Jackson Barreto, inaugura hoje, 03, às 10h, o Parque Tecnológico Engenheiro Agrônomo Rosalvo Alexandre, nova sede do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Situado ao lado do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, a localização da nova sede condiz com a missão do SergipeTec, de promover a sinergia entre academia e empresas com foco no desenvolvimento estadual, envolvendo empreendedorismo, inovação, competitividade, geração de conhecimento, trabalho e renda, a partir da criação de redes de relacionamento, que promovam a inclusão digital.

Investimento
Para a construção do Parque foram investidos R$ 40 milhões, recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Governo de Sergipe.

TCE deverá exigir ordem cronológica nos pagamentos de contratos da administração pública
Os gestores sergipanos devem obedecer a ordem cronológica de pagamentos nos contratos firmados pelos entes e órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional do estado. Assim disciplina a nova resolução proposta ao colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

Resolução
O texto foi repassado aos demais conselheiros na sessão plenária desta quinta-feira, 2, para que analisem seu conteúdo e encaminhem eventuais sugestões. A perspectiva é que a nova resolução seja debatida e aprovada já nas próximas sessões do Pleno.

Ordem cronológica
Conforme o dispositivo, os jurisdicionados devem obedecer ao que exige o artigo 5º da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, segundo o qual cada unidade da administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, deve observar a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, conforme a fonte de recursos.

Legitima expectativa
"O recebimento do pagamento na sequencia cronológica de sua exigibilidade constitui legítima expectativa daqueles que firmam relação jurídica contratual com a administração", considera a proposta de resolução.

Novidade
A novidade institui procedimentos, rotinas, deveres e responsabilidades para a adequada observância da ordem cronológica de pagamentos nos contratos. Ela enfatiza ainda que a quebra dessa ordem constitui ato ilícito, salvo quando existirem relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente.Entre as propostas está a manutenção, por parte dos jurisdicionados, de listas consolidadas de credores, classificados por fonte diferenciada de recursos e organizadas pela ordem cronológica de antiguidade dos referidos créditos.

Catedral
Ontem, 2, o senador Eduardo Amorim participou de audiência com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa. O parlamentar foi ver com o secretário a situação da reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju. Neste encontro, discutiu-se a necessidade da entrega de projetos e licenças para a licitação. Na próxima semana, foi agendada reunião com integrantes da Arquidiocese, do Iphan e do Governo do Estado.

Viaduto do  Detran será interditado no próximo sábado
Para assegurar melhor mobilidade e segurança aos condutores de veículos, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), fará a interdição do Viaduto do Detran no próximo sábado, 04 de junho.

Reparos
Segundo o Secretário Estadual de Infraestrutura, Valmor Barbosa, a suspensão do tráfego será para a execução de reparos. “Por ser um dos principais acessos a diversos bairros da capital, a manutenção da pavimentação asfáltica necessita ser constante, sendo assim, das 14h às 22h deste sábado, o tráfego no sentido Detran/DIA (Oeste/Leste) se dará apenas em meia pista”, explica.

Fórum de RH
“Quando a arte favorece o desenvolvimento das pessoas nas organizações”. Este é om tema central da 9ª edição do Fórum de RH – Setor Público e Privado, que será promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Sergipe (ABRH/SE). Durante os dias 9 e 10 próximos, gestores públicos, líderes empresariais, empreendedores e representantes de vários outros segmentos interessados, poderão compartilhar experiências e acompanhar abordagens de questões e cases envolvendo o desenvolvimento e o engajamento das pessoas com os propósitos das organizações.

Organizações
O Fórum de RH acontecerá a partir das 8h, no auditório da Faculdade Tiradentes (unit). “Será um espaço de discussão, reflexão e partilha de experiências vivenciadas no ambiente das organizações”, afirmou a presidente da ABRH/SE, Cláudia Soledade, adiantando ser, ainda, um momento especial para ampliar o networking e conhecer novas práticas adotadas por gestões e por pessoas em Sergipe, no Brasil e no mundo.

Palestras
Entre os palestrantes estarão o consultor, coach e mentor de executivos, Marcos Wunderlich que abordará “A arte de conviver: a magia das relações humanas”; o empresário Jorge Santana, que tratar sobre “A arte de empreender: transformando sonhos em realidade”; o defensor público geral de Sergipe, Jesus Jairo, que fará uma abordagem acerca da “Arte de servir: o servidor público como agente de transformação”.

Painel
Caberá ao maestro Guilherme Mannis expor sobre “A arte de engajar e encantar as pessoas”. Logo após a palestra haverá um painel enfocando a “Arte de gerir pessoas e organizações em tempo de crise”. Entre as exposições ocorrerão com ações artísticas e culturais, como a apresentação do coral dos Correios.Interessados devem se inscrever ou obter mais informações através do site: https://.abrhse.com.br ou pelo telefone 79. 3211.7010.

Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta, 3
A Secretaria de Estado da Educação realizará nesta sexta-feira, 3, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, a partir das 7h, no estacionamento do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, situado na rua Gutemberg Chagas, nº 169, Distrito Industrial de Aracaju.A feira acontece na primeira semana de cada mês e é uma oportunidade de a comunidade e dos servidores da Seed adquirirem frutas, verduras e granjeiros sem agrotóxicos e comercializados diretamente do produtor.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilmarcarvalho  Vereador de João Alves pergunta: 'Quero saber em qual bolso está o dinheiro do Forró Caju?'

www.twitter.com/flavaofraga  O desafio é meu estímulo, o objetivo é o combustível. Quanto mais lançam dúvidas, mais insisto. O que Deus determina ninguém detém!

www.twitter.com/FlavioDino  Política está se desmanchando. Instituições da democracia representativa inviabilizadas. Quem ganha com isso ? As corporações e os fascistas.

www.twitter.com/guilherme_1972  Aqueles que, de boa fé, embarcaram nessa falácia de que a Dilma era a causa dos nossos problemas devem estar numa ressaca moral sem tamanho!

NOTA PÚBLICA SERGIPEPREVIDÊNCIA

O Sergipeprevidência traz à público a relação dos beneficiários que irão receber o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Esta vantagem foi incluída na composição dos benefícios com paridade em virtude do enquadramento no plano  instituído pelas Leis Estaduais nº 7.820/2014, nº 7.821/2014, nº 7822/2014 e anunciada pelo governador Jackson Barreto na última terça-feira, 31.
Os 6.018 servidores que têm um ajuste até R$ 500,00 receberão o valor integralmente na folha de maio. Os 1.800 que têm o Ajuste Provisório superior a R$ 500,00, receberão o valor de R$ 500,00 nos vencimentos de maio e o restante de acordo com o cronograma que o Governo vai anunciar até 11 de junho.Confira aqui a lista dos beneficiários do PCCV: https://.sergipeprevidencia.se.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/lista-dos-beneficiarios-pccv.pdf

Nota da JPT de Aracaju sobre conjuntura eleitoral 2016

No conturbado momento político instalado em todas as esferas, exige-se daqueles que têm compromisso com o país e com seu projeto político, tomar um posicionamento acerca do que defende. A ameaça à democracia que vivemos, exige de nossa geração, com sua forma própria de ler e viver a política, postura e coragem de mostrar o que e como pensa. Inclusive eleitoralmente.
Reconhecemos no Governador Jackson Barreto, figura de histórico compromisso com as pautas e conquistas democráticas, não só em Sergipe como em todo o Brasil. Seu comportamento durante o golpe em curso contra a Presidenta Dilma Rousseff e a legitimidade do voto do povo brasileiro, reafirma suas raízes e a sua identidade enquanto militante progressista. O que não pode deixar de ser observado é a íntima ligação entre os interesses e projetos políticos sórdidos para o nosso país aos quais está ligada a grande maioria do PMDB. Torna-se inviável a qualquer força política verdadeiramente comprometida com os princípios democráticos um apoio, composição ou aliança de qualquer natureza com o referido partido.
Momentos como esse revelam não apenas o lado sombrio dos conspiradores, felizmente toda história tem dois lados e os recentes acontecimentos da política brasileira também pôde nos mostrar que partidos como o PC do B e o PDT respeitam a sua história e mantiveram posicionamento coerente com a sua própria história, com a democracia e com o povo brasileiro.
Aracaju, por sua vez, nunca presenciou tamanho descompromisso e incompetência provenientes de sua gestão municipal. Todos os setores de nossa cidade e de nossos serviços públicos, que outrora foram referência, desmantelam-se frente aos olhos da população enquanto o prefeito não sabe o que faz, o que fala ou a quem recorrer. As escolas não contam mais com o modelo de gestão democrática, em contrapartida a GMA faz o papel totalmente contrário ao que foi dito como um dos principais pontos da campanha, sendo um braço de repressão mostrando total desorganização como espelho embaçado de uma força militar; os dois hospitais inaugurados na gestão Marcelo Déda (Nestor Piva e Fernando Franco) hoje, sucateados, funcionam precariamente revezando-se entre as sucessivas greves de todas categorias profissionais que prestam serviços relacionados à saúde e usando o pró mulher pró família como uma tentativa sórdida de campanha antecipada.
O que era dito como rodando no macio, hoje encontra-se em estado de total abandono e precariedade, carecendo dos mais básicos serviços de recapeamento e manutenção; nosso serviço de transporte público sofre com a implantação de uma tentativa atabalhoada de BRT e um aumento abusivo do valor da passagem, trata-se com desdém a juventude e os demais segmentos da sociedade que clamavam por um recuo, indo as ruas com o “Veto Popular”, onde a JPT teve grande participação numa luta ferrenha contra o aumento da passagem e até nosso sistema de coleta de lixo, que sempre deu a Aracaju a fama de uma cidade limpa e organizada, não funciona mais a contento, tanto que num curto período de 6 meses, incontáveis paralisações do serviço deixaram nossa cidade literalmente entregue às baratas. Para justificar toda essa “competência” enquanto gestão, tivemos aumento abusivo e progressivo do IPTU e criação da taxa de iluminação pública.
E justamente nesse momento em que Aracaju vive um dos maiores retrocessos administrativos de sua história, saber a quem se aliar é mais do que simplesmente estratégia, é uma demonstração de compromisso com um modelo de cidade muito mais moderno e humano, como já tivemos nas gestões Déda/Edvaldo.
Pelos fatores já elencados nós, da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Aracaju, declaramos uma preferência eleitoral pela composição da chapa Edvaldo/Eliane. Além da certeza de ser o melhor projeto posto para Aracaju no momento, o nome de Edvaldo contempla um projeto histórico iniciado por ele, Marcelo Déda, e a companheira Eliane Aquino, que já teve seu nome referendado e aprovado pelas forças componentes de nosso partido, conhece como poucos esse projeto.
Reiteramos que temos pleno respeito às instâncias decisórias internas do PT e seguiremos aquilo que por elas for decidido, desde que democraticamente. Convidamos também todos que formam o bloco progressista, que disseram e dizem NÃO ao Golpe em curso em nosso país, inclusive ao Governador Jackson Barreto para engrossar o nosso coro para que, através do voto, façamos de Aracaju uma cidade mais justa.

Fabiano Sant’Anna Santos
Secretário Municipal da Juventude do Partido dos Trabalhadores – Aracaju

Aracaju, 02 de Junho de 2016

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.”
Franz Kafka, escritor tcheco,morreu em 03 de Junho de 1924 (n. 1883).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais