Governo já era perdido,agora moribundo está com caixão “encomendado”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O clima que já era ruim no atual governo amorfo e perdido de Sergipe ficou pior com a cassação confirmada pelo TRE/SE do mandato do governador Belivaldo e da vice, Eliane Aquino.

Aquele que demonstrava empáfia e cantava que nem “galinho de terreiro” está com a crista baixa, abatido e com a certeza que a decisão, mesmo tendo recurso é uma questão de tempo. E mais do que isso, os próprios aliados ficaram desmotivados, constrangidos e alguns, não pela frente, já conversam sobre possíveis candidaturas com a concretização da cassação e uma possível eleição.

O PT se anima para alavancar o nome de Rogério Carvalho e correndo por fora Eliane Aquino (que ao contrário de Belivaldo não ficará inelegível). Já a oposição conta com os nomes do senador Alessandro Vieira e Valadares Filho.

Porém, Jackson volta a ter Belivaldo nas mãos com um trunfo: se a cassação for concretizada

O artigo 79 da Constituição de Sergipe que estabelece a hipótese de eleição direta, em caso do TSE confirmar a decisão do TRE/SE.

a máquina estará nas mãos de, pasme caro leitor, Luciano Bispo, do MDB, e que sustenta seu mandato em uma liminar. Ou seja, Jackson moverá uma palha em Brasília para ajudar o aliado a se manter no cargo? Quem aposta?

De todo episódio, o lamento maior é que Sergipe que já estava no caos ficará sem perspectivas de investimentos. Ninguém investe num estado onde o governador pode cair a qualquer momento. Insegurança de gestão é o que ninguém quer na atual situação econômica do país.

Como se diz no interior “o caixão já está “encomendado” e só falta saber quando a extrema-unção será dada para um governo que nunca “chegou” para os sergipanos.

Belivaldo disse uma verdade ontem: “eu não estou abalado”. Verdade, o governo está moribundo como um paciente terminal esperando a extrema-unção…

 

Piada no calçadão de Aracaju “Nenhum religioso quer realizar a extrema-unção do governo. De tanto apelar ao Bispo, o Governador cassado Belivaldo Chagas irá recorrer ao Papa, pois não conseguiu a proteção divina necessária.”

Achando pouco, Belivaldo insiste em desagradar Bolsonaro O governador do Estado de Sergipe Belivaldo Chagas (PSD), está utilizando a emissora educativa (TV APERIPÊ), para retransmissão da entrevista concedida por Lula ao jornalista Bob Fernandes. Detalhe: Lula está preso por ter sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sem julgar o mérito, usar a TV pública não é o melhor caminho. Essa programação não servirá muito para os que acessam o canal em busca de formação educativa?

Do ex-deputado federal João Fontes; “Sergipe quebrado e a Aperipê TV fazendo propaganda de entrevista com o presidiário Lula. Sergipe do fundo do poço. Tem que privatizar esses patos mancos!!!”’

“Construção civil na lona”. Não repasse dos recursos do Minha Casa, Minha Vida fecha construtoras e 44 lojas de materiais de construção somente em Aracaju Os construtores que procuram a superintendência da Caixa em Sergipe para saber dos atrasados do programa Minha Casa, Minha Vida são informados que não existe expectativa de pagamento. Em todo Nordeste são 500 milhões de dívidas que estão ocasionando fechamento de pequenas e médias construtoras e lojas de materiais de construção. Um comerciante informou ao blog que de janeiro a junho 44 lojas de materiais de construção foram fechadas somente em Aracaju.

Construção civil sem crédito Um responsável por uma filial em Sergipe de uma grande financeira nacional disse que a ordem desde maio é não trocar cheques de construtoras e de lojas de materiais de construção. Bolsonaro está acabando com um setor importante propositadamente.

Sem recursos para as rescisões “A Construção civil está na lona”, foi que um pequeno empresário ouviu de um fiscal do trabalho que está trabalhando dobrado por conta dos problemas trabalhistas na área com o desemprego e a falta de recursos para pagar as rescisões. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, já cogita uma greve geral na próxima segunda-feira por conta deste problema.

Será que tem alguma autoridade para mandar o Governo do Estado (responsável pela manutenção da orla de Aracaju) retirar uma publicidade da empresa Torre ao lado do principal cartão postal de Aracaju e num espaço público? A orla tem cerca de 3,5 km do farol da Coroa do Meio até o estacionamento grande da passarela do caranguejo, mas o governo deixou a Torre colocar uma lixeira para produtos recicláveis bem ao lado do nome “Aracaju” e dos arcos da Orla. É ou não é publicidade num espaço público? Não deveria punir a autoridade que liberou esta aberração da natureza, para não escrever a palavra correta?

Revestimento de Fachada do Banese em péssimas condições Enquanto a Prefeitura de Aracaju está numa pendenga com os comerciantes, principalmente os pequenos, com a tal taxa de fachada, o revestimento da fachada do Banese em pleno centro de Aracaju (Edifício Estado de Sergipe), está em péssimas condições colocando a vida dos pedestres em risco.

Letreiros em Nova Iorque e Las Vegas Enquanto o prefeito Edvaldo Nogueira briga com os pequenos comerciantes por conta de suas fachadas parece que quando vai à Nova Iorque e Las Vegas nas suas viagens internacionais, ele coloca óculos escuro e não vê os enormes letreiros das duas cidades.

Nova proposta sobre Taxa de Publicidade será elaborada A cobrança da taxa de publicidade, alvo de intensas discussões durante toda esta semana voltará a ser assunto em pauta na próxima segunda-feira (26). O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, os vereadores que formam a base aliada do prefeito e uma equipe de técnicos vão se reunir para alinhar medidas e buscar um meio termo que atenda as demandas do município e as necessidades do empresariado aracajuano.

Diálogo “Vamos estudar e elaborar um novo texto e trazer a proposta para votação na Câmara de Vereadores”, afirma o líder do prefeito, vereador Vinícius Porto (DEM) ao frisar que a gestão do prefeito, Edvaldo Nogueira prima sempre pelo diálogo e pela transparência. “ Vamos sentar com os empresários para chegarmos a um consenso e avaliar o que é possível fazer”, garante o parlamentar destacando que o prefeito está sensível à situação.

Tempos difíceis, mas Secretaria de Estado da Inclusão trabalha para excluir O blog foi informado que um deputado estadual está uma “arara” com o comando da Secretaria de Estado da Inclusão Social. Tudo porque um caminhão da Coopernordestina, do município de Poço Redondo,estava precisando de uma liberação junto ao Detran para circular. A secretária “que nada faz” tirou o caminhão do Detran e colocou no pátio da SEIT para ficar tomando sol e chuva sem cumprir sua finalidade importantíssima que é distribuir alimentos para as escolas do Estado. A turma continua fazendo gol contra o governador. Desta vez mexeu com um deputado responsável pela aquisição do caminhão.

Pontos de drogas nas “barbas” da SSP Um morador da região da Praça Tobias Barreto contou: na área, compreendendo ao redor do Hospital São Lucas tem oito pontos de venda de crack e outras drogas. Bem nas barbas da SSP. É difícil realizar uma operação surpresa na área? E o pior: todos sabem quem são os traficantes.

AJU: Beneficiários do Plano Especial do Ipesaúde devem atualizar cadastro até o 30 Diante da vigência das novas regras do convênio com o Ipesaúde, a partir do novo contrato estabelecido, os servidores da Prefeitura de Aracaju, ativos ou inativos, que eram beneficiários do Plano Especial (que previa internação em apartamento), devem procurar a sede da autarquia estadual para realizar a atualização cadastral até o dia 30 de agosto, visto que esta modalidade foi extinta. O procedimento também pode ser realizado pelo portal do Ipesaúde (www.ipesaude.se.gov.br/recadastramento ).

 Documentos Para saber quais os documentos necessários, basta acessar www.ipesaude.se.gov.br/espaço beneficiário/documentação.  De posse dos documentos, aqueles que desejarem realizar o procedimento de forma presencial devem se dirigir à sede do Ipesaúde, situada à rua Campos, 177, bairro São José, e buscar o Centro de Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Prorrogação Conforme a coordenadora do Núcleo de Cadastro e Cobrança do Ipesaúde, Jaiane Oliveira, a prorrogação do prazo para recadastramento ocorreu em decorrência da identificação de que muitos beneficiários atingidos pela medida são inativos. “Por esta razão, prorrogamos o prazo e informamos que qualquer parente do beneficiário, devidamente munido da documentação, pode realizar a atualização cadastral”, explica. Os demais beneficiários, não inclusos no Plano Especial, serão recadastrados paulatinamente, à medida que realizem procedimentos ou as respectivas carteiras cheguem ao vencimento. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3226-2828.

24 de agosto: Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar As ações de capacitação e distribuição de material informativo vão marcar o dia 24 de agosto, Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. O movimento que acontece em todo Brasil é coordenado em Sergipe pelo Projeto Salve que desenvolve, continuamente, orientação e capacitação em Suporte Básico de Vida, voltado para leigos, com o apoio de voluntários e acadêmicos de várias ligas.

Sem fins lucrativos O Salve é um projeto sem fins lucrativos que tem como principal objetivo estimular, e encorajar, a população para o reconhecimento precoce da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e a realização, imediata, dos procedimentos iniciais da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Atividades em Aracaju Dados apontam que, aproximadamente 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. E é justamente para mudar essa triste realidade que o Projeto Salve investe em atividades de conscientização. Em Aracaju(SE), as atividades acontecem no Praça Central de Eventos do Shopping Jardins, das 10h às 22h. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição. Na edição de 2018 do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, 9900 pessoas foram capacitadas em 41 cidades de 22 Estados brasileiros.

Saúde e bem estar da mulher depois dos 40 anos: palestra online No dia 29 de agosto, às 20h, acontecerá a primeira edição do webinário “Mente e corpo: uma reprogramação necessária”, sob o comando dos profissionais da área da saúde, a biomédica especialista em estética Camila Oliva, a psicóloga Patrícia Pinatti e o personal trainer Felipe Farias. O trio esclarecerá algumas dúvidas sobre o tema: “Saúde e bem-estar da mulher depois dos 40”. A palestra será online e transmitida no perfil oficial do Instagram do SPA Quarto de Menina @clubspaquartodemenina.

Objetivo Com o objetivo do promover a reprogramação da saúde metal e do corpo da mulher, os profissionais da área da saúde estarão reunidos em um ciclo de palestras que trará uma programação diversificada fomentando a qualidade de vida, além de possibilitar abordagens que envolvem beleza e estética, massagem, relaxamento e terapias complementares.

Fácil acesso “Nosso maior desafio hoje é reprogramar e desmistificar alguns “padrões” impostos pela sociedade. Então, nada mais justo que o webinário para falar diretamente com mulheres em um espaço de fácil acesso para um número grande de pessoas, como a internet. A proposta do webinário é ser um seminário não presencial e que fosse transmitido ao vivo pelas redes sociais com especialistas da área para ser um momento de reflexão e de quebra de paradigmas. Afinal, estamos em uma era que muito se fala nessa tal “modernização”, mas ainda há preconceito e tabus com mulheres depois dos 40 anos”, pontua a biomédica especialista em estética e proprietária do Club SPA Quarto de Meninas, Camila Oliva.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Sobre exoneração de vereador pelo governador De um leitor atento:
“O governo do estado, no mínimo, mentiu sobre a exoneração do vereador Hugo Lima. A nota informa que: “O governo do estado providenciou a exoneração imediata no momento que tomou conhecimento e constatou o fato”. Fácil derrubar a mentira! O governo também informa que a exoneração foi publicada no Diário Oficial do dia 15 de agosto. Verificando o DO desta data verifica-se que a exoneração foi publicada com data de 14 de agosto. O pronunciamento do deputado denunciando o fato ocorreu no dia 20 último, portanto 6 dias após a exoneração. O vereador foi exonerado por outros motivos não por esse denunciado pelo deputado.”

Este é o caminho… Do deputado capitão Samuel nas redes sociais: “Residentes do Batalhão da Restauração participam de curso de formação profissional realizado pelo Ferreira Costa. Atividade de qualificação profissional faz parte do tratamento e processo de reinserção social da instituição. A luta contra as Drogas continua …” Parabéns! O caminho é por aí, inclusão social.

Estância: sobre sindicatos atrelados a siglas partidárias De Silvânia, Guarda Municipal, em um grupo de Whatsapp chamado Democracia Estanciana: “SINDICATOS que estão atrelados a políticos e siglas partidárias pra mim nem é SINDICATO. Diante de algumas atitudes recentes deste Sindicato, o que percebo é uma encenação de força contrária aos interesses dos trabalhadores, gestos de propaganda política, ficando refém do que deveria ser o oposto da sua cultura e que ficou óbvio para todos. Assim, que percebi os reais interesse dos dirigentes do SINDSEME pedi minha desfiliação. Já passou da hora dos filiados pedir a expulsão desses oportunistas de plantão!”

Você sabia que manter os triglicerídeos em dia também contribui para atingir uma maior longevidade? Dicas de saúde da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idoso – COBAP. No artigo desta semana, o médico geriatra, Antônio Cláudio Neves, fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto e dá o alerta: “Os triglicerídeos elevados podem estar relacionados ao menor tempo de vida, além de serem fortes fatores de risco vascular e elevar a gordura no fígado.” Toda matéria aqui.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 

ARTIGO
Belivaldo torna-se um pato manco

Paulo Roberto Dantas Brandão Jornalista e Advogado, pelo Facebook

No período republicano Sergipe já teve dois governadores que morreram no cargo, Franklin Azevedo, ainda na década de 1920, e Marcelo Déda, em 2013. Teve também dois governadores depostos por revoluções ou golpes (como queiram chamar): Manoel Dantas, em 1930, no finalzinho do seu mandato, faltando somente dois ou três meses para passar o cargo ao seu sucessor que já estava eleito; e Seixas Dorea, em 1964, quando assumiu o vice, Celso de Carvalho. Mas ao que consta jamais teve um governador cassado. Pois bem, Belivaldo Chagas periga ser o primeiro.

Não sei se Belivado fez algo mais do que outros já fizeram, mas o TRE achou que sim, e por 6 votos a 1, cassou seu mandato. Como cabe recurso com efeito suspensivo, fica no cargo até o Tribunal Superior Eleitoral julgar. De qualquer modo é uma derrota acachapante para o governador.

Não lembro de um governador no cargo sofrer um revés por 6 a 1. Qualquer que venha a ser o resultado do julgamento do recurso, a força política do governador está minada. Se tinha pouca força, agora é que será um pato manco no cargo. Ainda mais quando se mostra oposição ao Presidente da República.

Para ter alguma chance de sucesso no julgamento em Brasília, o governador terá que firmar compromissos, e talvez romper com a unidade oposicionista do Nordeste. Bolsonaro poderá vir a ter um dos governadores. Tanto Belivaldo pode vir a dever sua cabeça ao presidente, quanto pode resistir, continuar sendo oposição, e ter grande chance de ter a cassação do seu mandato confirmada. Como a vice, Eliane Aquino também está no bolo, aí teremos novas eleições. Diretas, se o governador perder o cargo até o próximo ano, ou indiretas se depois. Com o ambiente político em Sergipe paupérrimo, é grande a chance do presidente influenciar para eleger alguém do seu lado, seja num pleito direto, seja num indireto.

As últimas eleições consolidaram uma mudança geracional na política sergipana. A nova geração, que ainda não se firmou, tem se mostrado pior do que a anterior (com raras exceções), que já era muito ruim. Mas como os acontecimentos são muito recentes, só nos resta esperar.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

UNIÃO PODE BLOQUEAR REPASSES VOLUNTÁRIOS A ESTADOS, DECIDE STF. O ESTADO DE SERGIPE ESPERAVA RECEBER REPASSES BLOQUEADOS CASO A UNIÃO PERDESSE A AÇÃO, PORÉM NÃO FOI O QUE OCORREU.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (21), por unanimidade, que é constitucional a União bloquear repasses voluntários a estados e municípios caso eles não cumpram seu dever de instituir e arrecadar tributos locais.

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Ao todo, são analisadas sete ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e uma de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), nas quais são contestados mais de vinte dispositivos da LRF. O julgamento foi suspenso para o almoço e deve ser retomado à tarde. Ainda resta mais de uma dezena de artigos da LRF a serem analisados.

O relator das ações, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou o argumento de que o bloqueio dos repasses feriria a independência fiscal dos entes federativos, uma vez que os repasses obrigatórios não são abrangidos pela norma.

“O que se quer é evitar que aqueles municípios e estados que ignoram a responsabilidade fiscal recebam um bônus, que seriam as transferências voluntárias. É evitar que se faça cortesia com chapéu alheio”, disse Moraes, que foi acompanhado por todos os demais ministros, sem qualquer ressalva.

Artigos

Além do artigo 11, foi julgado constitucional também o artigo 4, que disciplina o cálculo e a apresentação de metas orçamentárias anuais, e o artigo 14, que prevê condições para a concessão de benefícios tributários que resultem em renúncia fiscal.

Nesta manhã, os ministros do Supremo também aprovaram, por unanimidade, a rejeição de diversos outros pontos contestados, por entender que não haveria mais eficácia em julgá-los. Isso porque as ações contra a LRF tramitam há 19 anos na Corte, e alguns dispositivos contestados tinham prazo definido, não sendo mais válidos. É o caso, por exemplo, do artigo que impunha por três anos, a partir da sanção da lei, um limite para a despesa com serviços terceirizados.

Entre os dispositivos que devem suscitar maior discussão, está a possibilidade de redução de jornada e de salários dos servidores públicos por parte de estados em crise fiscal. Outro tema é a permissão para o Poder Executivo segurar repasses a outros Poderes e também travar gastos em casos de frustração nas receitas do orçamento.

Ambos os dispositivos estão suspensos por força de liminares (decisões provisórias) concedidas ainda na década passada pelo plenário do Supremo. Fonte: Agência Brasil.

PELO TWITTER

www.twitter.com/brupaese Muita coisa pra fazer, dias difíceis? Acordo mais cedo e durmo mais tarde, trabalhando. Tenho poucas regras, mas essa é uma delas pra continuar bem e dar a volta por cima.

www.twitter.com/samiabomfim Recebemos hoje na Câmara 1,1 milhão de assinaturas de brasileiros exigindo que o governo cesse imediatamente sua política de destruição da Amazônia. Nossa floresta está sendo destruída. Precisamos parar com essa barbárie imediatamente. Chega de Bolsonaro!

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram
Facebook
Twitter

Frase do Dia
“Morrer, só se morre só. O moribundo se isola numa redoma de vidro, ele e a sua agonia. Nada ajuda nem acompanha.” Rachel de Queiroz.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais