Gramado (RS) – Roteiro de charme e frio na Serra Gaúcha

Gramado é uma mistura do estilo europeu com a hospitalidade brasileira, além de um roteiro tradicionalmente charmoso. Conhecida nacionalmente pelas suas tradicionais casas em estilo enxaimel, bons chocolate e o colorido das hortênsias, nesta temporada do ano, não se engane. A região é uma das mais frias do país e a temperatura chega abaixo de zero. O roteiro é bom para àqueles que querem curtir o frio europeu sem sair do país.

As ruas são arborizadas e no inverno sobressaem os Plátanos – tipo de árvore que as folhas  avermelham no outono e caem no inverno. As hortênsias também não florescem nessa temporada do ano, porém, não se preocupe… Gramado é muito mais!!! Coloque o casaco de inverno e procure as diversas atrações turísticas da cidade, situada a 115 km da capital, Porto Alegre, e a cerca de 3.500 km distante de Aracaju.

Os visitantes podem concentrar o início do passeio nas imediações da Avenida Borges de Medeiros, mais precisamente na Praça Major Nicoletti. O local é amplo e verde e recebeu o nome do 1º sub-intendente de Gramado, responsável pela localização atual da cidade. Faz parte da arquitetura da praça a Igreja Matriz São Pedro, o Palácio dos Festivais e inúmeras lojas de souvenir e áreas verdes, desenhando um dos cenários mais característicos da cidade, por apresentar signos expressivos da Região das Hortênsias, como pinheiros de Araucária, casas enxaimel e flores.

 

O Palácio dos Festivais é uma atração e tanto e resume um pouco do estilo arquitetônico da região. É lá onde todos os anos acontece o Festival de Cinema de Gramado. Vizinho a ele fica a Praça de São Pedro e a imponente igreja do mesmo nome. Inaugurada em 1942, a Matriz da cidade é uma das maiores demonstrações de religiosidade do povo de Gramado. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre tem 46 m de altura e inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro da cidade.

 

Ainda na Avenida Borges de Medeiros, vizinho a rodoviária, fica a Praça das Comunicações, um local charmoso e arborizado onde a Casa do Colono chama a atenção por ser uma loja de produtos típicos produzidos no interior da região, como diversos tipos de queijos, chocolates, ervas, nozes e souvenires. Entre as ruas Borges de Medeiros e a Garibaldi fica a Rua Coberta – cenário de eventos e apresentações e ótima alternativa para o visitante que quer cair nas compras e gastronomia, principalmente em dias de chuva.

 

As cantinas, bistrôs e restaurantes fazem parte das atrações turísticas dessa região por apresentarem diversificada gastronomia internacional, construindo uma miscelânea de sabores que vai desde a tradicional polenta aos pratos alemães a base de marrecos. Casas italianas, alemãs, ucranianas, francesas, açorianas, suíças e até japonês são encontrados com facilidade em cada esquina. O difícil é encontrar um tradicional restaurante brasileiro, pois mais da metade da população estimada em 31.655 habitantes é constituida de imigrante, principalmente alemães e italianos.

 

Em Gramado também há diversos parques, áreas arborizadas e museus, como o Parque Knorr, chamado também de Aldeia do Papai Noel. Este parque fica bem no centro da cidade, num local repleto de encanto e magia onde o turista encontra a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos, onde hoje mora o Papai Noel. Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo.

 

O Lago Joaquina Rita Bier é outra área verde da cidade, que foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Há também o Lago Negro, inicialmente chamado de Vale do Bom Retiro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos em forma de cisne, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.

 

Se preferir e for acompanhado de crianças, o Mini-mundo irá agradar. Uma cidade em miniatura chama atenção pela perfeição e ousadia. Os museus do Piano, do Chocolate, do Perfume, além do Medieval e o Mundo Encantado, também são atrações da cidade e contribuem para que Gramado receba mais de dois milhões de turistas por ano.

 

Há uma fábrica de cristais artesanais e diversas fabriquetas de chocolates caseiros na região. A Rótula das Bandeiras, situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

 

Como se percebe, são inúmeras as atrações de Gramado, sem contar com uma boa infra-estrura de hospedagem e o tradicional café colonial. Gramado reúne o friozinho europeu e festivais por todo o ano. E lá onde se realizado o “Natal Luz” e o “Festival das Hortênsias” e de “Turismo”. Também é na cidade serrana onde fica o Kurotel – uma referência mundial em saúde desde 1982 – e o Kur Estação das Águas e SPA, onde se pode passar o dia ou apenas algumas horas desfrutando das águas térmicas, do bistrô com alimentação saudável e das diversas terapias, em um ambiente descontraído. O que está esperando? Gramado lhe espera.

Dias de viagem

Festival de Inverno de Gramado acontecerá nos finais de semana de 4 a 19 de julho de 2009, trazendo uma programação especial, onde a cada momento, em diversos locais, acontecerá uma atração cultural.

Fica na cidade, o Gramado Golf Club, considerado um dos mais belos campos de golf do Brasil, com araucárias e vegetação abundante.

No inverno de Gramado a temperatura chega abaixo de zero e a sensação térmica é sempre bem mais baixa. Leve bastante agasalho e roupas pesadas.

Há pacotes especiais partindo de Aracaju para a temporada de final de ano. Gramado compete com a cidade de Canela como melhor decoração e programação de Natal.

Nos arredores de Gramado existem fazendas tradicionais italianas e alemãs. Contrate um passeio.

Para curtir bem a cidade, a dica é percorrer as ruas a pé. Com um mapa em mãos, não tem como errar.

Curiosidade

A cidade de Gramado registra mais de 200 grandes eventos anuais, o que faz movimentar seus parques, museus, hotéis, SPA’s e centros de turismo. Só o “Natal Luz” a cidade recebe mais de 700 mil pessoas ao longo dos 60 dias da festa. Os Festivais do Cinema (09 a 15 de agosto), da Colônia (19 de março a 05 de abril), de Gastronomia (03 a 13 de setembro), de Publicidade e de Turismo (19 a 22 de novembro) agitam a cidade e juntos com suas atrações naturais, atraem mais de dois milhões de turistas por ano. Sergipe sempre participa do Festival de Turismo e é atração da Noite de Sergipe .

Fotos: Leonid Streliaev – Secretaria Municipal de Turismo

Na Bagagem

Pontos de informações turísticas em Aracaju (SE) continuam sem funcionar a contento. A orla de Atalaia deveria ganhar um espaço bem aconchegante para informações que funcionasse em horários estratégicos.

Bar do Leite, no Recife (PE), é o empreendimento gastronômico mais antigo em funcionamento da capital pernambucana. Desde 1882 oferece aos clientes bons pratos e serviços.

Agências de Viagem de Aracaju sugerem aos clientes que confirmem o horário de vôo com 48 horas de antecedência, pois as companhias aéreas têm alterando com freqüência esses horários.

Irma Karla, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe chega feliz da vida do Congresso Mercosul de Guias de Turismo, na cidade de Huaraz, no Peru. Aracaju sediará o Congresso Nacional de Guias de Turismo, em 2011.

West Paces Hotels Grops, empresa do ramo de turismo famosa por seus hotéis de luxo seis estrelas e que detém as bandeiras Solís e Capella, poderá aportar no Brasil e a porta de entrada é o Nordeste. O grupo participou do Nordest Invest, em Maceió (AL).

 

Passaporte

Em homenagem ao Ano da França no Brasil, um registro da placa alusiva a casa de Santos Dumont, em plena Champs Elysee – Paris. O Ano da França no Brasil iniciou em 22 de abril e em mais de 200 cidades no país, haverá apresentações culturais, exposições, debates, entre várias outras atividades. 

O roteiro mais procurado para quem quer conhecer Roma, na Itália, é o percurso do filme “Anjos e Demônios”. O Vaticano, a Basílica de São Pedro, a Piazza del Popolo, a Piazza Navona (foto) são alguns dos pontos turísticos que passam na película.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais