Grande Aracaju: maturidade dos gestores

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Todo mundo já sabe que nunca foi realizada uma licitação para o transporte urbano em Aracaju e todo o Estado. Não adianta neste momento crucial onde o transporte público, principalmente em Aracaju, passa por uma crise enorme procurar remover o passado e colocar a culpa em todos os gestores.

A verdade é que todos que estão aí, já passaram pelo governo e pela prefeitura de Aracaju e, quando tiveram oportunidade, empurraram com a barriga a questão da licitação. Nos últimos anos, a administração municipal tentou, mas foi barrada por diversos processos judiciais.

Hoje muita gente fala em planilha, mas esquece um detalhe: como cobrar preços de empresas que estão no sistema sem uma licitação legal?  Como cobrar qualidade nos serviços prestados se não existe um contrato real? Como as empresas podem cobrar direitos se não existe uma licitação? Ou seja direitos e deveres são cobrados apenas de “boca”, porque para a Justiça tudo é ilegal.

Consórcio – Ontem, 30, numa demonstração de maturidade política, o governador em exercício, Jackson Barreto e os prefeitos João Alves (Aracaju), Fábio Henrique (Socorro), Rivanda Farias (São Cristovão) e Airton Martins (Barra) selaram a criação de um consórcio intermunicipal para resolver o problema. O governo do Estado é o ente jurídico responsável pela Grande Aracaju.

Se foi a melhor opção, só o tempo dirá. Mas ninguém poderá criticar os gestores por omissão. Estão tentando uma saída. E que ela seja célere e viável. Para o bem dos moradores da Grande Aracaju.

MP e o estádio de Carmópolis
Como nenhuma autoridade competente, como o MP, por exemplo, não interdita o estádio de Carmópolis. Se só tem uma entrada que serve de saída está contra as normas técnicas. São necessárias no mínimo duas entradas. Independente da retirada dos jogos do Sergipe do estádio é preciso que o MP interdite o estádio e que a Prefeitura faça as devidas adequações, antes que uma tragédia ocorra no local.

Nota PGE sobre paralisação dos procuradores
Sobre a notícia de paralisação dos Procuradores do Estado no próximo dia primeiro, o Procurador-Geral do Estado, Márcio Rezende, ponderou que o direito de greve é assegurado constitucionalmente a todos os trabalhadores, privados e públicos, e pode ser exercido desde que observados os requisitos previstos na legislação pertinente.

Pauta de Reivindicação
Informou que, em contato com o Governador do Estado em exercício, foi intermediada reunião a ser realizada com a Associação dos Procuradores, nesta quarta-feira, para que aquela apresente a sua atual pauta de reivindicação e mantenha o processo de negociação. Registrou que a Direção da PGE acredita no diálogo entre o governo e a categoria e que, não obstante as limitações decorrentes da Lei de Responsabilidade Fiscal a que se encontra submetido o Estado, entende ser possível a composição entre os interesses estatais e corporativos.

Eficiência
Destacou a necessidade de se manter uma Procuradoria estruturada para representar eficientemente o Estado em juízo e fornecer-lhe consultoria de qualidade, dentro de sua competência constitucional. Assim, compreende que as reivindicações classistas, ainda que legítimas, devem ser postas e avaliadas com foco no interesse público, nos Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública e no dever do gestor de viabilizar as políticas públicas e oferecer resposta aos cidadãos e contribuintes.

Bom senso
Nesse contexto, Márcio Rezende diz confiar no bom senso e no equilíbrio que sempre pautou a atuação da categoria, de modo a possibilitar a negociação das reivindicações sem prejuízos à prestação dos serviços públicos e ao Erário defendido pelos Procuradores.

Cortes no orçamento
Tendo como objetivo reforçar sua “credibilidade” junto à população, o governo federal promove um corte de 10 bilhões de reais em seu orçamento. Entretanto, de olho no PIB, os ministros Guido Mantega e Miriam Belchior preservam o PAC e os demais programas de investimentos.

Aeroporto para os jatos
O governo deu aval a um projeto que consiste na construção de um aeroporto exclusivo para jatos executivos. O empreendimento, com custo de 1 bilhão de reais, deverá ser implementado em Parelheiros, bairro da zona sul de São Paulo.

Açúcar em Angola
A Odebrecht vai produzir açúcar em Angola, a partir do próximo ano, em uma fazenda de 42 mil hectares.

Legislativo Aracaju
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) retoma suas atividades legislativas amanhã, 01, a partir das 15h. A CMA retorna seus trabalhos com algumas novidades. Entre elas, a implantação da Escola do Legislativo que está prestes a entrar em prática, já que tem previsão para começar a funcionar em agosto.

Cursos
Outra inovação nessa legislatura é a parceria entre a Câmara e o Serviço nacional de aprendizagem comercial (Senac), que promoverá cursos, alguns com descontos outros gratuitos, para funcionários da Casa. O presidente da Casa com o objetivo de informatizar os processos legislativos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e reduzir o uso de papel na Casa, que o presidente da CMA, Vinícius Porto (DEM), visitou o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Cláudio Dinart Déda para colher informações sobre o serviço de informatização do TJ, que existe desde 2006, para implantar o “papel zero” na CMA.

Transporte
Durante o recesso os parlamentares se reuniram com a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles para debater a atual situação do transporte público em Aracaju e as medidas já adotadas para regularizar o serviço. O convite feito pelo presidente da CMA, Vinícius Porto (DEM) teve por objetivo colocar em pauta pontos importantes referentes à crise do sistema de transporte e, principalmente soluções para que o serviço seja normalizado.

Novos conselheiros do Sebrae tomam posse
O presidente Antônio Carlos de Araújo deu posse ontem, 30, aos novos integrantes do Conselho Deliberativo do Sebrae. Fernando Carvalho e Abel Gomes da Rocha passam a ocupar as cadeiras destinadas à Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado de Sergipe (Faciase) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), respectivamente.

Composição
O Conselho é composto por 15 entidades e tem a responsabilidade de decidir sobre políticas e diretrizes da instituição, além de promover ações de orientação e acompanhamento das atividades do Sebrae.

Lucas Aribé e Sejesp I
Na manhã desta terça-feira, dia 30, o vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), se reuniu com Milton Andrade, secretário adjunto da Secretaria de Juventude e Esporte de Aracaju, para ajustar a realização do projeto Ruas de Lazer no Bairro Coroa do Meio em setembro deste ano. Segundo o vereador Lucas Aribé, será um momento de entretenimento para os que vivem no bairro e na região. "Acho de extrema importância atividades como essa. Por isso, ao conversar com o secretário Carlos Eloy, manifestei a vontade de levar o projeto para a Coroa do Meio", disse Aribé.

Lucas Aribé e Sejesp II
Além do entretenimento e atividades que serão realizadas, Lucas Aribé destacou a inclusão de atividade para pessoas com deficiência. Já que no Ruas de Lazer, a Sejesp realiza apresentações culturais, esportivas e tem também ações da Fundat, a equipe do vereador vai providenciar incluir atividades para pessoas com deficiência, como a exibição do time de goabol e vôlei sentado, por exemplo. E, que isso se repita em outras edições do Ruas de Lazer.

Lucas Aribé e Sejesp III
O projeto é promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Sejesp, e realiza atividades esportivas e de lazer durante todo o dia. Para o bairro Coroa do Meio foi escolhido o segundo sábado de setembro. "A data definida no nosso calendário foi dia 14 de setembro. Faremos como já foi feito no Bairro Santo Antônio e contaremos com a parceria  do Sesc, da Fundat, da SMTT, Guarda Municipal, da Funcaju, entre outros", reforçou Milton Andrade. Nesta quarta-feira, uma comissão da Sejesp e membros da equipe do parlamentar irão ao local para ajustar os detalhes. Participaram da reunião, a coordenadora de Lazer da Sejesp, Patrícia Luciana dos Santos, a presidente do Iluminar – Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência -, Ana de Fátima Alves, e o assessor jurídico de Lucas Aribé, Marcel Cabral.

Dívida com facilitador na Fundat
O blog recebeu a informação que alguns facilitadores que prestaram serviço a Fundat, órgão da Prefeitura de Aracaju, estão sem receber os meses de abril e maio deste ano. Ligam para o órgão e não tem resposta alguma, repassando a responsabilidade para a Secretaria da Fazenda.

Tramitação mais eficiente de projetos para obras
Em reunião-almoço com os associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, o secretário do Planejamento e Orçamento de Aracaju, Luciano Paz, garantiu que a nova gestão de Aracaju está viabilizando meios para tornar mais rápido e eficiente a aprovação de novos projetos de obras na cidade.

Morosidade
O secretário Luciano Paz foi convidado porque uma das demandas mais cobradas pelos associados da ASEOPP é o fim da morosidade no andamento dos projetos para novas construções em Aracaju. O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, lembrou que a demora não prejudica apenas a empresa interessada, mas diversas áreas  da economia sergipana.

Operacionalização
Na área dos projetos privados, Luciano Paz disse que é uma preocupação da atual administração agilizar os novos projetos, mas tudo de acordo com as normas legais. “Ninguém deseja demora para os novos projetos, porque todo mundo perde, inclusive o município com a geração de receita”, explicou Luciano que pediu sugestões a ASEOPP para melhorar o sistema de operacionalização. “Já estamos trabalhando na gestão de um melhor sistema, reduzindo o fluxo para agilizar a aprovação”, disse, afirmando que a ideia é que tudo seja acompanhado via Internet.

Operação tapa buraco em Itabaiana
A Prefeitura de Itabaiana, através da secretaria de Obras, realiza desde ontem, 30, a segunda operação tapa buracos.As avenidas Manoel Francisco Teles e Dr. Luiz Magalhães serão revistadas e terão um recapeamento asfáltico nas áreas mais críticas. Ambas haviam passado pela primeira etapa da operação, visando a Feira do Caminhão, ocorrida em junho último, mas, devido as fortes chuvas, a ação foi interrompida temporariamente.

Transtornos
“Até pedimos desculpas a população pelo transtorno causado. Mas, a razão para a interrupção foi positiva, pois as chuvas são sempre bem vindas, ajudando aos nossos agricultores. E fazer uma operação desse porte com muitas chuvas, seria desperdiçar dinheiro. E, na nossa gestão, os recursos públicos são respeitados e gastos de maneira responsável”, destacou Valmir de Francisquinho ao informar a retomada dos serviços de recapeamento asfáltico nos locais necessários.

Japaratuba: Prefeitura  quer  programa “Brasil Transparente”
A Prefeitura de Japaratuba, através do Gabinete, levou servidores, secretários e vereadores do município a participarem na última terça-feira (30), na Câmara de Vereadores, de uma capacitação sobre o programa “Brasil Transparente”. Fruto de uma parceria entre gestão e Controladoria Geral da União, (CGU), o evento se estende até esta quarta-feira (31),  e tem como objetivo juntar esforços para o incremento da transparência pública, ao passo que conduz os principais integrantes da administração, para a adoção de medidas de governo aberto.

Programa
“O programa Brasil Transparente foi criado para auxiliar Estados e Municípios a implementarem suas respectivas leis de acesso à informação. Diante disso, nossa finalidade é levar conhecimentos sobre a Lei da Transparência, para as cidades que buscarem nosso auxílio”, destacou Flávia Santana Silva, analista de Finanças e Controle da CGU.

Palestra
Flávia, que foi responsável por ministrar a palestra central  do dia – cujo tema foi “Lei de Acesso à Informação” -, enfatizou que a capacitação, além de preparar servidores para atuarem como agentes de mudança na implementação de uma cultura de acesso, os conscientiza sobre a importância da disponibilização de dados à população.“A cobrança por mais transparência é algo crescente no país, e cristalizar as ações de governo fornecendo ao cidadão aquilo que é teu por direito, que é a informação, tornou-se uma obrigação para os gestores. O acesso é uma regra, ao contrário do sigilo que passou a ser somente uma exceção”, esclareceu a analista.

Aprendizagem
Para que os participantes possam assimilar com facilidade as informações fornecidas durante a capacitação, o organograma de atividades foi dividido por temas. Enquanto na terça os facilitadores trabalharam lei de acesso à informação e o programa “Brasil Transparente”, na quarta, os assuntos abordados serão: Transparência ativa, portal da transparência e regulamentação da LAI no município.

Inscrições
O 3º Salão de Fotografia acontece de 13 à 31 de agosto. Mas, as inscrições que são gratuitas, continuam abertas até o próximo sábado, dia 3, na Galeria de Artes Álvaro Santos,  localizada na Praça Olímpio Campos, s/n. Para participar,  o interessado deixará suas fotografias para análise, além de preencher o formulário.  As fotos podem ser coloridas ou em preto e branco, no tamanho 60 x 40.

Capela
A Prefeitura Municipal de Capela inicia processo de contratação de estagiários para determinados setores da administração. A iniciativa começa a acontecer após o prefeito Ezequiel Leite ter firmado convênio com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que possibilita a contratação de jovens e adultos que estejam matriculados e frequentando cursos universitário e/ou técnico, para a função de estagiário. A ação integra projeto de governo do atual prefeito e objetiva incentivar essa clientela a buscar maiores conhecimentos através da educação, e se preparar melhor para o mercado de trabalho. A prefeitura de Capela, também nessa administração, oferta cursos profissionalizantes através do PRONATEC/SENAI e a empresa Schneider.

PPS-SE deve pensar em ter candidato a governador
Após a decisão que não mais haverá a fusão do PPS – Partido Popular Socialista, dirigentes nacionais, a exemplo de Rubens Bueno (PPS-PR) defende o lançamento de uma candidatura própria para presidente do Brasil pelo Partido. “Estou acompanhando os fatos nacionais e quando vejo o líder do PPS na Câmara, dizer que um partido, para crescer e se firmar, tem que mostrar a cara e apresentar sua proposta para o país. Me pergunto por que não podemos fazer o mesmo aqui no Sergipe”, registrou Marcos Aurélio, dirigente do PPS em Sergipe.

PPS-SE deve pensar em ter candidato a governador II
Em 2010 o PPS ensaiou um projeto de candidatura própria para o Governo de Sergipe, tendo como nome o atual Secretário da Fazenda de Aracaju, Auditor Nilson Lima. “Naquele momento, compreendemos a importância de uma aliança com o DEM, pois todas as forças políticas estavam no mesmo palanque do PT. Hoje, o cenário é outro. A sociedade precisa ter opções para analisar o que for melhor para ela. Quanto mais projetos, melhor”, explica o dirigente.

PPS-SE deve pensar em ter candidato a governador III
Questionado sobre quem será o nome e se o Partido terá estrutura para apresentar um candidato a Governador de Sergipe, Marcos Aurélio foi enfático, “Não estamos a procura de um nome. Essa não é a nossa prioridade. O que precisamos e acho que é isso que a sociedade está querendo é de um projeto administrativo. Chega de votar em nomes!” e finaliza dizendo que, “sobre termos estrutura ou não, entendemos que foi por isso que a sociedade foi às ruas. O modelo político que está posto até aqui não terá muito tempo de vida. Essa estrutura que todos falam, geralmente é sinônimo de muito dinheiro para comprar votos, através de lideranças. É isso que precisamos discutir”.

Parceria Público-Privada fomenta investimentos em Aracaju
Turismo. Este foi um dos temas debatidos ontem (30) na reunião-almoço do Fórum Empresarial de Sergipe. Desta vez, o convidado Walker Carvalho falou sobre ´Projetos e Ações da nova Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo´. Aos representantes do empresariado local, o secretário da Prefeitura de Aracaju apresentou novos projetos e obras, dentre eles: Orlinha da Coroa do Meio, construção do estacionamento ao lado do Mercado Albano Franco e Revitalização da Orla Pôr do Sol, localizada no Mosqueiro.

Incentivo
Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, estas obras serão um grande incentivo ao turismo de Sergipe. “Viajo amanhã a Brasília para buscar recursos junto ao Ministério do Turismo. De todo modo, a PPP [Parceria Público-Privada] é o futuro do Brasil e muito importante ao município de Aracaju. Estas obras movimentarão o comércio na capital e também no Estado de Sergipe”, diz Carvalho.

Resultados
O representante do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe (Sindetur/SE), Ailton Júnior, garantiu que a PPP funciona, quando tratada com profissionalismo. “Esperamos que este modelo surta efeito e que, de fato, traga resultados positivos para a cidade de Aracaju. Quando se vai conversar com o poder público, infelizmente ainda falta unidade dentro das associações de classe do nosso setor. É importante que haja uma consciência de que isto vai favorecer a todos”, informa.

Setor produtivo
O coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros, saiu satisfeito do debate. Segundo ele, as reuniões-almoço costumavam ser mensais, mas estão acontecendo a cada 15 dias, dadas as demandas do setor produtivo. “O principal objetivo de nossa entidade vem sendo cumprido: trazer debates instigantes e resultados ao empresariado. Hoje, por exemplo, falamos das áreas de comércio e turismo, mas também apresentamos diversas sugestões ao secretário, inclusive projetos nos quais os empresários possam investir”, comenta Barros.

Conselho Municipal de Desenvolvimento
Outro ponto abordado durante o almoço foi o retorno do funcionamento do Conselho de Desenvolvimento de Aracaju que já tinha sido criado na gestão anterior. “Esta aproximação com o poder público é muito importante. Retomamos a proposta de criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento, no qual representantes de diversos setores terão reuniões frequentes com a Prefeitura para tratar de assuntos e temas de interesse”, informa o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe.

Concurso da Deso: 75 mil fazem prova objetiva neste domingo
Mais de 75 mil inscritos no concurso da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizam a prova objetiva, neste domingo, 04. Os candidatos concorrem ao provimento de 382 vagas do quadro efetivo da empresa em todo o estado. Sob responsabilidade da AOCP, as provas serão aplicadas em 15 cidades. Os cargos são para vários níveis de escolaridade, desde ensino fundamental completo até ensino superior.

Cartão
Os participantes do certame devem estar munidos de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, de documento oficial de identificação com foto e do Cartão de Informação do Candidato, impresso através do endereço eletrônico http://www.aocp.com.br. É através do Cartão de Informação do Candidato que os inscritos conferem o horário e o local da prova, a mesma será aplicada em 136 instituições de ensino distribuídas em 15 cidades sergipanas.

Segmento têxtil no GBarbosa
Com as temperaturas mais baixas e clima chuvoso, os consumidores aquecem as vendas no varejo em busca de mantas, edredons, lençóis e toalhas. Com linhas que se sofisticam cada dia mais e oferecem peças com bordados, estampas de bichos, poá (estampa de bolinhas), além de florais e temas étnicos, o design têxtil incorpora tendências lançadas nos desfiles dos grandes circuitos mundiais de moda e faz sucesso com os clientes que vão ao supermercado comprar em sua maioria alimentos, mas não resistem à aquisição destes produtos. Dados do Instituto de Estudo e Marketing Industrial (IEMI) atestam a crescente importância do setor têxtil para o auto serviço de alimentos nos últimos anos. Entre 2007 a 2011, o volume de vendas com cama, mesa e banho expandiu 16,7% no período, sendo o canal supermercadista, o segundo que mais cresceu.

Agenda
Governo de Israel promete libertar 104 palestinos às vésperas da reabertura das negociações de paz nos Estados Unidos. Estima-se a existência de 4.700 palestinos presos em Israel. Em Sergipe, o executivo estadual propõe reajuste de 7,9 por cento para os professores. Cursos pela internet ganham impulso, no Brasil. Fusão das empresas Omnicom,  americana, e Publicis, francesa, cria líder mundial na área da publicidade. A nova empresa será denominada PUBLICIS OMNICOM. Sinal vermelho: Rolar dívida no cartão de crédito custa até 654 por cento ao ano. Estudos da FIOCRUZ apontam: 73 por cento de erros hospitalares no Brasil são evitáveis. Carro usado pelo Papa Francisco no Rio de Janeiro será aposentado. A FIAT incorporará o veículo ao seu acervo, na fábrica localizada em Betim (MG).

Curtas
PROTESTO CONTRA ALCKMIN TEM CONFLITO ENTRE A PM E OS MANIFESTANTES. /// JUSTIÇA NEGA RECURSO E ATIVIDADES NA TELEXFREE SEGUEM SUSPENSAS. /// VENDAS DE CARROS CRESCEM 9,6 POR CENTO E BRASIL SEGUE COMO O QUARTO MAIOR MERCADO. /// TAM VAI DEMITIR 1.000 FUNCIONÁRIOS. DECISÃO SERÁ OFICIALIZADA ATÉ O PRÓXIMO DIA 8 DE AGOSTO. /// GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL ANUNCIA QUE CASAS DESTRUÍDAS POR ADUTORA SERÃO RECONSTRUÍDAS. /// CASO WIKILEAKS: MILITAR QUE VAZOU DADOS É CONDENADO POR ESPIONAGEM. /// MÉDICOS DE 22 ESTADOS UNEM-SE CONTRA PROGRAMA DE IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS DO GOVERNO FEDERAL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Péssimo exemplo
Mais um episódio que depõe contra o futebol sergipano. Lamentavelmente, a diretoria da APAFS – Associação Profissional dos Árbitros de Futebol de Sergipe – não permitiu a inscrição de uma chapa de oposição no processo eleitoral da entidade. Edmo Oliveira, árbitro em pleno gozo de seus direitos sociais foi impedido, de forma absurda, de participar do pleito. Afinal, estamos em pleno estado de direito. O candidato impedido de participar, Edmo Oliveira, afirmou que pretende adotar providências judiciais para rever a questão. A alegação do presidente Ivanei e de toda a sua diretoria é a de que Edmo Oliveira não é mais árbitro da FSF. Edmo ficou muito magoado com o tratamento de que foi alvo por parte dos dirigentes da APAFS.

Posição da Polícia Militar
O Comando da PM continua firme em sua posição de a corporação não mais realizar policiamento nos estádios quando dos jogos de futebol. O motivo apresentado é que os jogos de futebol são atividades privadas, não cabendo à Polícia Militar colocar policiamento dentro dos estádios. Mas apenas externamente. Vale lembrar, porém, que o futebol, integrante da cultura do povo brasileiro, pois é o esporte mais popular, é uma atividade de interesse público. O assunto deverá ser tratado com cuidado pelas autoridades. Vale salientar que o tenente-coronel Paiva, na qualidade de assessor de comunicação da PM, repetiu, por diversas vezes, nas entrevistas que concedeu, na segunda-feira, que “sem a PM não há futebol.” Há, então, a hipótese de que, no momento dessas aludidas entrevistas, já havia a cúpula da PM sergipana decidido a suspensão da participação daquela corporação em jogos de futebol, garantindo a segurança dentro das praças de esporte.

Estatuto do torcedor
Para análise da questão sobre policiamento nos estádios de futebol, transcrevemos, a seguir, o artigo 14 do Estatuto do Torcedor (caput e inciso I): Artigo 14 – Sem prejuízo do disposto nos artigos 12 a 14 da Lei número 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e deus DIRIGENTES, que deverão: I – Solicitar ao Poder Público competente a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados, responsáveis pela segurança dos torcedores DENTRO E FORA dos estádios e demais locais de realização de eventos esportivos.  – Como se vê, o referido Estatuto de Defesa do Torcedor – Lei número 10.671, de 15 de maio de 2003, em vigor há 10 anos, reconhece o aspecto de interesse público de que se revestem as competições esportivas, dentre as quais ressalta o futebol. Desconhecemos, sinceramente, que esse artigo da Lei citada tenha sido anulado. Portanto, as federações desportivas têm, sim, salvo melhor juízo, legitimidade para solicitar policiamento para os jogos, cumprindo o que determina o Estatuto de Defesa do Torcedor, que é uma Lei de abrangência nacional. Por isso é que este espaço afirma, de forma incontroversa, que a decisão do comando da PM de Sergipe foi bastante precipitada. O tema merece uma maior discussão. É o nosso ponto-de-vista.

A Alma do Maracanã
O jornalista Carlos Leonam escreveu uma matéria interessantíssima, intitulada “O novo corpinho do templo”, abordando o Maracanã. Em um trecho, ele escreve: “O padrão FIFA não mexeu muito no físico, mas vamos ver o que sobrou da alma do Maracanã, estádio do Pelé, Evaristo, Almir, Frank Sinatra.” Em seguida, descreve a primeira vez em que foi ao estádio depois batizado com o nome do cronista esportivo Mário Filho. E faz desfilar os principais jogos a que assistiu, com destaque para o gol de placa marcado por Pelé, a conquista do bimundial de clubes pelo Santos, o jogo das eliminatórias do mundial de 90, realizado em 1989, em que aconteceu o episódio da fogueteira, contra a seleção chilena, o gol de barriga de Renato. E ainda grandes estrelas do show business internacional: Frank Sinatra, Paul Mc Cartney, Guns N’Roses no rock in Rio, os vestibulares, as chegadas do Papai Noel. E encerra afirmando: “O Maracanã ganhou corpinho de moderníssima “arena” da FIFA. Mas não é mais o de outrora. Quem não conheceu sua alma, não poderá ter saudades do que ele foi.

Memória do esporte
31 DE JULHO – Em 1969, o Brasil vence o Paraguai, por 1 a zero, no jogo do maior público oficial da história do Maracanã: 183.341 pagantes. O total de público é estimado em 200 mil pessoas. Em 1994 – O São Paulo é derrotado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, jogando em casa, no Morumbi. No tempo normal, vitória do tricolor paulista por 1 X 0, gol marcado por Miller. Nos pênaltis, o Vélez, do goleiro Chilaverti, venceu por 5 X 3. E em 2002, Ronaldo, “o fenômeno”, é contratado pelo Real Madrid, da Espanha, por 52,7 milhões de dólares. O atacante brasileiro deixou a Internazionale da Itália, em razão de um desentendimento com o técnico argentino Héctor Cúper.

Mestre Barros
“Antonio Barros era um preto alto, magro e talentoso. Era o técnico do Paulistano. A maioria do povo, na Cidade de Aracaju, viveu a criticá-lo, a debochá-lo, sem dar valor às suas palavras, como se ele fosse, apenas, um sujeito meio “détraqué”, com a mania inofensiva de entender de futebol. Mestre Barros viveu cercado por um eterno sorriso de ironia e de descrença dos esportistas aracajuanos. Certo dia, porém, conversei com Mestre Barros, como o chamavam, por troça. … Era, todavia, a nossa maior autoridade em futebol. Tinha talento, tinha cultura esportiva e tinha uma visão pessoal dos mais complexos e intrincados problemas da prática do futebol. Assinava revistas estrangeiras. Era um técnico, na real acepção da palavra, perdido, irremediavelmente perdido, em meio de uma chusma de “entendidos” em futebol, de aplicadores de chaves improvisadas. Muita gente, ao ler estas palavras, terá, ainda, um sorriso de ironia. Não importa. Aqui ficam elas, como as homenagens a Mestre Barros. E como um preito de justiça, também.” Esta pequena crônica está inserida no excepcional livro “ROTEIRO DE ARACAJU”, de autoria de Mário Cabral, eminente escritor sergipano que no final da década de 40 do século passado mudou-se para Salvador, onde viveu até sua morte. Na expressão da professora Carmelita Fontes, também ela brilhante escritora, “Mário Cabral é um poeta, um pintor da palavra gratuita que se encena entre os sentidos e as formas que esplendem de sua escrita.” ROTEIRO DE ARACAJU é um retrato vivo da Aracaju da primeira metade do século XX. Carmelita Fontes deliciava os leitores do semanário católico “A CRUZADA” com suas inolvidáveis crônicas que assinava como GRATIA MONTAL. Tive o prazer de ser seu aluno na Faculdade de Filosofia, a famosa FAFI. Depois de Ofenísia Freire, a melhor professora de português que conheci.

Jogo rápido
Reunião do Comitê Gestor do Sergipe realizada ontem, no final da tarde, decidiu que os jogos pela Série D do Mais Querido serão disputados tendo como palco o Estádio Presidente Médici, em Itabaiana. /// O primeiro deles será no dia 18 de agosto, domingo, contra o Juazeirense. /// O Sergipe faz amistoso no próximo sábado, em Pirambu, contra uma seleção local. /// Felipão convoca 20 jogadores para o amistoso do dia 14, em Basel, na Suíça. /// Vanderley Luxemburgo é o novo técnico do Fluminense. Vai estrear hoje, contra o Cruzeiro, de BH. /// O tricolor vem de cinco derrotas consecutivas. /// CBF proíbe organizadas do Palmeiras de entrar nos estádios. /// Chicão, zagueiro do Corinthians, está na mira do Fluminense. /// Ministério Público confirma que o jogo Grêmio X Internacional terá torcida única. /// Edmo Oliveira vai entrar na Justiça Comum para tentar anular a eleição para a nova diretoria da Associação dos Árbitros de Sergipe. /// Comissão Eleitoral e Ouvidoria tiveram seus componentes aprovados de última hora. /// Neymar jogou cerca de 15 minutos pelo Barcelona no amistoso contra o Lechia Gdansk. Sofreu 5 faltas, uma média de 3 por minuto. A partida teve o placar final de 2 X 2. /// Sexta-feira, o Barcelona enfrentará o Santos, no Camp Nou.

PELO TWITTER

www.twitter.com/chicoandradef  Toda Religião que busca a dignidade do ser humano deve ser respeitada.Qualquer uma que se julgue religião para fazer o mal deve ser alijada.

www.twitter.com/revinhogama É natural que você faça invejosos, mas não inimigos.

www.twitter.com/clovis_silveira  A falsa modéstia, é a mais decente de todas as mentiras!

www.twitter.com/esmeraldoleal  Aos que vivem na empáfia do poder, ponha as "barbas de molho", pois seu dia está chegando!

www.twitter.com/acarlosmota  Fui a um Oftalmologista. Sem me examinar, foi logo dizendo:"vç tem perda de visão de 60% no olho direito. É o que enxergo mais. R$ 200.KKK

DO LEITOR

Ocupação de estacionamento na Orla
Do leitor Max Alberto:”A Orla da Praia de Atalaia é famosa no Brasil inteiro por ser dotada de uma infraestrutura diferente

das demais praias do país, com diversos equipamentos disponíveis para a população, é possível encontrar uma grandiosa praça de eventos. É fato ainda, que a Passarela do Caranguejo é um dos setores da orla de maior atração da noite aracajuana e que para se  estacionar veículos nos finais de semana é um pouco complicado. Entretanto, achando muito as vagas disponíveis, foi autorizado, não sei por quem, a montagem das quadras para a realização de um circuito esportivo de vôlei de praia, ocupando o principal estacionamento público da Passarela do caranguejo. A pergunta que eu deixo para as autoridades responsáveis pela autorização é: Já que a nossa orla é dotada de uma grandiosa praça de eventos, inclusive com estacionamentos disponíveis nas imediações, qual o sentido de se ocupar um estacionamento público para a montagem da arena esportiva? Em tempos de reintegração de posse por ocupação irregular de praças públicas em Aracaju, vale a reflexão para o caso.”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Escreve-se para não ser solitário e por amor aos outros; se você não tiver essa solidariedade, é bobagem escrever.”

“Viver de esperança torna as pessoas passivas. Para transformar a esperança em realidade é preciso usar forças, mobilizar-se.”

Ignacio de Loyola Brandão, escritor brasileiro, nasceu em 31 de Julho de 1936, comemora hoje, 77 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais