Greve passou dos limites

A greve dos médicos da Prefeitura de Aracaju já passou da hora de acabar. Entre os que pensam assim estão os milhares de miseráveis, carentes de socorro nos postos municipais de saúde, e o procurador público federal Ramiro Rockenbach. Segundo este, profissionais importantes para a sociedade como os médicos não podem permanecer 75 dias de braços cruzados. E ele está certo. Além de deixar à míngua quem depende da assistência pública, esta desumana paralisação provocou o caos no Hospital de Urgência de Sergipe, obrigado a atender pessoas que poderiam ser socorridas nos postos de saúde da Prefeitura. Tudo bem que os médicos precisam receber o salário de dezembro, mas deve haver outra maneira de pressionar o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que não seja usando pobres doentes como escudo. As partes conflitantes precisam entender que já passou da hora de se encontrar uma saída honrosa para este terrível impasse. Tenham bom senso!

Bom exemplo

Bem que as prefeituras sergipanas deveriam seguir a determinação da Justiça, que obrigou o governo estadual a substituir os nomes de pessoas vivas colocadas em prédios públicos. Embora proibida, esta prática de homenagear políticos e pessoas de destaque é comum entre nós. O Estado vai trocar os nomes de 29 escolas. Este número seria bem maior se as prefeituras também fossem obrigadas a fazer o mesmo. Misericórdia!

Caça aos periquitos

O Gabinete Militar do governo de Sergipe ainda não tem pistas dos dois periquitos australianos furtados da casa de praia do governador Jackson Barreto (PMDB). Sabe-se lá, as aves já não foram vendidas numa das tantas feiras livres. Aliás, o governo tem sido aconselhado a pedir socorro à Guarda Nacional. Que tal recorrer também à experiência dos guardas noturnos? Quando não dormem, eles sabem quem, na calada da noite, entra e sai furtivamente das casas alheias. Aff Maria!

Rio agoniza

Veja o que publica hoje o jornal Valor Econômico: O governo avalia a possibilidade de decretar racionamento hídrico na bacia do rio São Francisco. A medida afetaria mais de 500 municípios em Sergipe, Alagoas, Minas, Bahia, Pernambuco. O Operador Nacional do Sistema Elétrico trabalha hoje com uma vazão defluente de Sobradinho de 700 m3/s e já identificou que, com essas vazões, podem ocorrer problemas sérios abaixo do reservatório de Sobradinho, indo até a foz do São Francisco, no município sergipano de Brejo Grande. Cruz credo!

Meio solto

O empresário Edison da Projel se livrou da prisão domiciliar e da tornozeleira eletrônica, que usava desde dezembro passado. A Justiça lhe concedeu habeas corpus para voltar a trabalhar, porém o obrigou a ficar em casa durante a noite. Ele, o empresário Zé de Rola e outros menos famosos foram presos no final de 2016, sob a acusação de darem um “rombo” de R$ 17 milhões com o não pagamento de IPTU à Prefeitura de Aracaju. Crendeuspai!

Na terrinha

Quem está em Aracaju, sexta-feira próxima, é o deputado federal Vicente Cândido (PT/SP), relator da Comissão Especial que analisa a proposta de Reforma Política na Câmara. Vem debater com lideranças políticas e a sociedade sergipana a proposta e os principais pontos apresentados por ele em seu relatório. Será a partir das 15h, no plenário da Câmara de Vereadores da capital. Prestigie!

Dia de posses

O governador Jackson Barreto (PMDB) empossa hoje os secretários da Cultura, João Gama, e do Planejamento, Administração e Gestão, Rosman Pereira dos Santos. Este ganhou o importante cargo, após ter sido escorraçado da Fundação Hospitalar pelo secretário da Saúde, Zé Almeida Lima. Por ser da família dos Reis – Jerônimo, Fábio e Goretti – Rosman foi recompensado com a poderosa Seplag, até hoje comandada por Gama, que agora dará as ordens na Cultura.

Pulou fora

Márcio Macedo desistiu de disputar a presidência nacional do PT, passando a apoiar a candidatura da senadora Gleisi Hoffman. Em nota, o ex-deputado federal sergipano e atual secretário nacional de Finanças e Planejamento do partido agradeceu aos companheiros que manifestaram apoio à sua candidatura. O ex-ministro Alexandre Padilha também recuou em favor de Gleisi Hoffman.

Na escola

Nos últimos 10 anos, o Brasil aumentou o acesso de parcelas mais vulneráveis da população à escola. Levantamento do Movimento Todos pela Educação mostra que entre os mais pobres, em 2005, 86,8% estavam na escola, contra 97% dos mais ricos. Em 2015, esses índices passaram, respectivamente, para 93,4% e 98,3%. O crescimento do acesso entre negros e pardos – que passou, respectivamente, de 87,8% para 92,3% e de 88,1% para 93,6% – foi maior que o da população branca – que passou de 91,2% para 95,3%.

Sem dinheiro

E a vereadora aracajuana Emília Côrrea (PEN) deu um bom exemplo ao condenar algumas práticas comuns na Câmara Municipal, como dar dinheiro e arranjar empregos para os eleitores: “A função do vereador é fazer leis e fiscalizar a administração municipal” disse ela, ao se queixar das pessoas que vivem pedindo dinheiro aos parlamentares. “Além de apresentar projetos e indicações em favor da sociedade, também é nosso papel cobrar do prefeito soluções para os problemas do povo”, ensinou. Certíssima!

Goleada

O comodoro Eugênio Sobral foi reeleito ontem para um novo mandato à frente do Iate Clube de Aracaju. Ele teve 307 votos, enquanto seu adversário Beto Garcez foi votado por apenas 83 sócios. Boa sorte ao amigo Eugênio nesta nova empreitada!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 26 de janeiro de 1911

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais