Heróis do passado transformando o presente e inspirando o futuro

A Loja Simbólica Cotinguiba nº 235, do Grande Oriente do Brasil, seccional Sergipe, por seu Venerável Mestre, Irmão ORLANDO CARVALHO MENDONÇA, com as honrosas presenças daautoridades Maçônicas: CLAIRTON DE SANTANA, Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil seccional Sergipe, LUIZ EDUARDO COSTAdeputado federal Maçônico, FRANCISCO BEZERRA LIMA, presidente da Assembleia Legislativa do GOB SergipeJOÃO BARBOSA PEREIRA, presidente do Tribunal de Justiça do GOB  Sergiperealizou, nas históricas instalações do Templo Maçônico da rua Santo Amaro, no centro da cidade de Aracaju, Capital do Estado, na noite de 27/07/2022, Sessão Magna e Pública com uma palestra proferida pelo Capitão de Fragata LUCIANO MACIEL RODRIGUES, atual Capitão dos Portos de Sergipe.

A Loja estava assim composta:

Venerável: Orlando Carvalho de Mendonça; Secretário:Alvany; Orador: Genaldo Moura do Amaral; 1º Vigilante: Jose Lauro Rodrigues Filho; 2º Vigilante: José Renivaldo Benigno

Honraram-nos com as suas presenças os Veneráveis de outras Lojas coirmãsWolney de Melo Silva, LojaClodomir Silva, Washington Dias do NascimentoLoja Piauythinga, João Pereira LemosLoja Alencar Cardoso, Edvaldo Amorim AraújoLoja Lealdade Cotinguibense,Antônio Sérgio AlmeidaLoja Tiradentes, Walberto Ribeiro da SilvaLoja Marcos Ferreira de Jesus, Antônio Oliveira NetoLoja Estrela de DaviEdelmo Cavalcante de SouzaLoja Universitária Sergipe Del Rey.

A SOAMAR, Sociedade dos Amigos da Marinha de Sergipe, também nos brindou com as presenças dos Soamarinos: Cmt. Luciano Maciel, o conferencista da noite, e sua esposa Cleytienne Rodrigues, Irmão Jackson Marcondes e esposa Kelly Bignard, presidente de Honra Carlos Alberto Garcia Leite, ex-presidente Everton Freire, atual presidente Getúlio Savio Sobral, vice-presidente Jorge Carvalho, Secretária Marta Souza, Diretor de Náutica, Suelington Menezes e Domingos Pascoal.

Registramos as presenças da Educadora Cris Souza, preceptora da APJ – Ação Paramaçônica Cotinguiba e presidente da Academia Literoculural de Sergipe, da Apejotista Tamires, e do Tenente Alexandre Soares, coordenador do Projeto Agrevida.

Na ocasião, o Deputado Federal Maçônico Luiz Eduardo Costa fez um pronunciamento, agradecendo a presença do Capitão dos Portos e enaltecendo a Marinha Sergipana nos fatos históricos ocorridos em nosso estado, a exemplo dos torpedeamentos de navios brasileiros por submarinos alemães na costa sergipana, onde o Capitão dos Portos à época deu início a uma operação de resgate e salvamento aos náufragos em nossas praias.

A palestra, teve como tema: HERÓIS DO PASSADO TRANSFORMANDO O PRESENTE E INSPIRANDO O FUTURO. Com a apresentação de documentos, fotos e vídeos institucionais, o Capitão dos Portos de Sergipe, Luciano Rodrigues Maciel, nos conduziu através da história apresentando com muito conhecimento o que a Marinha Brasileira fez, faz e fará por nossa soberania como povo livre.

Mostrou aos presentes as diversas atividades da Marinha em várias áreas, a exemplo da Marinha Aeronaval, Corpo de Fuzileiros e Mergulhadores de Combate, além de citar dados históricos como a Batalha Naval do Riachuelo, a Guerra da Tríplice Aliança e relembrou grandes vultos da Marinha brasileira, como Almirante Barroso, Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh e Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

Mostrou, também, aos convidados, a efetiva atuação da Marinha Brasileira e seu poderio bélico em defesa do território nacional, ofertando uma verdadeira aula geopolítica, que abrilhantou sua explanação.

Capitão Luciano Rodrigues, em seus agradecimentos finais, dissePara mim, foi uma grande honra estar presente nesta sesquicentenária Loja Simbólica Cotinguiba, trazendo, ao conhecimento de todos, um pouco da história, da memória e das atividades da Marinha Brasileira. Como todos sabemos, as Forças Armadas estão sempre junto à Maçonaria, que por sua vez, sempre nos recebe muito bem e nos brinda com oportunidades, como estascom muita atenção e respeito.”.

O Orador da Loja Simbólica Cotinguiba, Genaldo Moura do Amaral, agradeceu as presenças do Grão-Mestre do GOB Sergipe, Clairton Santana, do Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, João Barbosa Pereira, da Assembleia Legislativa Maçônica, Francisco Bezerra Lima, dos Veneráveis Wolney de Melo Silva(Loja Clodomir Silva), Washington dias do Nascimento (Loja Piauythinga), João Pereira Lemos(Loja Alencar Cardoso), Edvaldo Amorim Araújo(Loja Lealdade Cotinguibense) Antônio Sérgio Almeida(Loja Tiradentes), Walberto Ribeiro da Silva(Loja Marcos Ferreira de Jesus), Antônio Oliveira Neto(Loja Estrela de Davi), Edelmo Cavalcante de Souza (Loja Universitária Sergipe Del Rey).

Após o evento, foi servido um jantar de confraternização a todos os presentes. 

Confira fotos da solenidade

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais