Homens públicos X Baixarias

“O homem nasceu livre e em toda parte encontra-se acorrentado”. Rousseau no famoso livro “O contrato Social”.A frase cabe bem para o momento onde homens públicos deixam de lado a razão e parte para agressões pessoais. Algo está errado! E a imprensa precisa analisar friamente. Vale a pena repercutir baixarias, bate bocas pessoais, quando num futuro próximo estes mesmos homens públicos podem subir no mesmo palanque, trocando juras de amor política como nada tivesse ocorrido? Ou alguém duvida que este filme velho possa se repetir na política de Sergipe?

Na verdade alguns discursos ultimamente estão beirando ao ridículo. O que leva um homem público chegar num município do interior e dizer (se referindo a seu adversário) que vai fazer ele perder os cabelos que implantou? Declarações como estas extrapolam as raias da razão.

Hoje, homens públicos que até o início do ano estavam juntos jogam para a sociedade as suas magoas guardadas. São as mesmas magoas de um casal que esteve junto por algum tempo e depois cada um saiu contando para os amigos os seus defeitos e intimidades. O que fizeram entre quatro paredes, não foi em comum acordo? Ou melhor, se fecharam um acordo é porque todos os envolvidos aceitaram o que foi colocado à mesa.

Por isso o titular deste blog abriu este artigo com a frase de Rousseau. E é verdade, o homem nasceu livre, mas  ficará acorrentado para sempre depois de um acordo político. Jamais será o mesmo rompendo ou não o acordo.

Da parte deste jornalista não esperem espaço para alimentar baixarias pessoais. Quem quiser que alimente a loucura política de alguns.

E por falar em loucura que tal, para finalizar, um trecho do Elogio à Loucura de Erasmo. Caí bem para este episódio de baixarias:

“Mas o que é a vida do homem senão um tipo de peça?  Os atores entram com suas mascaras variadas e representam seus respectivos papéis até que o diretor os mande sair do palco e por vezes peça que a mesma pessoa use fantasias diferentes, de modo que agora faça um rei vestido de roxo e, em seguida, um escravo humilde em trapos. É tudo uma espécie de faz de conta, mas é o único modo de representar essa farsa”.

Pesquisa TV Sergipe
A juiza Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, 2ª Zona Eleitoral, Acatou pedido de suspensão da pesquisa do Ibope que seria divulgada nesta sexta-feira pela TV Sergipe. Quem entrou com o pedido foi o PPS do candidato Almeida Lima. A assessoria jurídica da TV Sergipe vai tentar derrubar a decisão para divulgar a pesquisa encomendada pela emissora.

Quem tem medo?
Pelo twitter, o governador Marcelo Déda foi contra a não divulgação: “Não se deve ter medo de pesquisa. Pesquisa é para ser estudada, questionada e, se for o caso, desmentida pelo trabalho nas ruas”.

João Alves Filho na rodada do Almoço com Negócios
O empresariado sergipano participou, nesta sexta-feira 17, da primeira rodada do Almoço com Negócios do mês de agosto, cujos palestrantes serão três dos cinco candidatos a prefeito de Aracaju. O primeiro a abrir a sequência de eventos foi João Alves Filho, que em sua palestra citou tópicos de seus principais projetos para governar Aracaju nos próximos quatro anos, caso eleito seja.

Plano estratégico
Num almoço que reuniu cerca de 200 associados da ACESE, o candidato apresentou um plano estratégico de desenvolvimento urbano, no qual se compromete a criar pelo menos, mil vagas de estacionamento no centro da cidade, bem como a criar incentivos para que o setor privado construa edifício garagem no centro comercial. O palestrante também se comprometeu a promover melhorias no serviço de transporte coletivo, ampliando o sistema para qualificar o atendimento à população.

Outras ações
O candidato também destacou ações para ampliação da rede de saneamento da capital, e melhor direcionamento do lixo, que na sua análise, deixou de ser problema para ser solução. "Temos um projeto especial para a destinação dos resíduos sólidos, além de ações importantes para preservação do meio ambiente. Na área de segurança, me comprometo a fazer de Aracaju a capital mais segura do país, bem como, a que tem melhor qualidade de educação pública", declarou.

Passeata no centro de Aracaju
Uma passeata que saiu da praça da Bandeira, passando pela Avenida Barão de Maruim, pelo centro de Aracaju até a rodoviária Velha marcou a primeira grande manifestação da campanha eleitoral do candidato Valadares Filho (PSB). Uma multidão tomou as ruas de Aracaju com a presença das principais lideranças da coligação.

Força da coligação
Ao final do ato, o candidato Valadares Filho discursou. “Agradeço a presença de vocês, milhares de eleitores que mostra a força da nossa coligação e a certeza que esta eleição vai para o segundo turno e nós vamos vencer, com a força de todos nós e de Deus”, disse. Para Valadares a partir da próxima terça-feira, 21, quando começa o horário eleitoral os aracajuanos poderão conhecer suas propostas para que Aracaju continue crescendo, moderna e renovada. “Não tenho duvidas que a campanha ganhará um novo rumo, vamos crescer e ganhar essa eleição”.

Um garoto contra a velha oligarquia – Revista Carta Capital
A revista Carta Capital que já está nas bancas publica uma matéria de duas páginas sobre a eleição de Aracaju. Com o título “Um garoto contra a velha oligarquia” a matéria do jornalista Rodrigo Martins mostra que João Alves está na frente nas pesquisas, mas Aracaju é um caso particular onde as principais siglas que apoiam o governo Dilma  estão unidas na disputa por um capital em torno do nome do jovem Valadares Filho, que tem 31 anos.

ESPN levou Sergipe para o mundo
Na última sexta-feira, durante 40 minutos a ESPN mostrou para todo o pais e para o mundo (através da ESPN internacional) a etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross realizada em Aracaju no último mês. Um dos pilotos ao ser entrevistado disse que Aracaju é linda e tem a melhor pista de MotoCross do país. As placas de Sergipe e do Banese apareciam a todo momento na transmissão.

Memória política – Paulo Francis sobre Sarney
O genial jornalista brasileiro,  falecido em 1997, passou os últimos anos de sua vida na cidade de Nova Iorque. É de sua autoria a pérola a seguir: “Dizem que escrever é um processo torturante para Sarney. Sem dúvida, mas quem grita de dor é a língua portuguesa.” José Sarney, político maranhense, começou sua carreira no início dos anos 50 do século passado. É presidente do Senado Federal e membro da Academia Brasileira de Letras. Deve encerrar suas atividades políticas, dentre as quais o exercício do cargo de presidente da República (1985/1989), ao final de seu atual mandato de senador pelo Amapá. Aí então mergulha de cabeça em seu novo projeto: eleger-se presidente da Casa de Machado de Assis. Em sua obra literária, destaque especial para “Marimbondos de Fogo”. O PMDB pretende eleger seu sucessor na presidência da Câmara Alta.

Perímetros irrigados: Produtores recebem 290 toneladas
Sementes certificadas de arroz, para cultivo na safra de verão 2012/2013, foram doadas esta semana para produtores dos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe, numa parceria da Codevasf com o governo do estado. No total, foram 290 toneladas de sementes distribuídas, e a expectativa é que os perímetros superem o sucesso da safra anterior, na qual a produtividade média de 9 toneladas por hectare foi recorde nacional.

Parceria
Pela parceria firmada, o governo do estado de Sergipe fica responsável pela aquisição das sementes e à Codevasf cabe a seleção dos agricultores, disponibilização dos locais para armazenagem das sementes e prestação de assistência técnica ao processo produtivo e à condução dos cultivos.

Ganhos substanciais
Para o superintendente da Codevasf, Paula Carvalho Viana, a parceria existente entre a Codevasf e o governo do estado de Sergipe tem proporcionado aos irrigantes do Baixo São Francisco sergipano ganhos substanciais em todo o processo produtivo, não só com a doação de sementes de qualidade, mas também com a sinalização concreta da compra de parte da produção via chamadas públicas e CONAB, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Amâncio receberá título
Na próxima segunda-feira, dia 20, o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp, José Carlos Amâncio, receberá o título de cidadania aracajuana na Câmara Municipal numa sessão marcada para às 18h.

Formação
José Carlos Amâncio é natural de Cataguazes (MG). É economista formado pela Universidade Gama Filho (RJ). Também cursou Engenharia Econômica e Custo Industrial, ambos na Fundação Getúlio Vargas.Sua primeira atuação profissional foi na área administrativa das Casas Sendas, em Minas Gerais; em seguida, empregou-se no Banco Bahia de Investimentos. De volta a Cataguazes, foi analista de custos na Indústria Química. Logo depois, ingressou no pólo petroquímico de Camaçari como economista.

Consultor
Não demorou muito e passou a atuar como consultor empresarial, ofício ao qual se dedicou com exclusividade durante anos até ser convidado a trabalhar no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Maceió. Lá, começou seu promissor envolvimento com o ramo de transporte, encabeçando projetos ousados como a implantação do sistema de monitoramento da frota e a bilhetagem eletrônica. Paralelamente, atuava como consultor também em Natal e em Campina Grande, também na área de transporte.Em dezembro de 2002, foi convidado a assumir a superintendência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp -, onde vem desempenhando, até os dias de hoje, um trabalho de grande relevância para a cidade.

Tai Chi Chuan: Sergipano se destaca em torneio internacional I
A Yang Family Tai Chi Chuan Association organizou no período de 29 de julho à 10 de agosto a viagem chamada "China Adventure 2012", uma oportunidade dos praticantes estrangeiros de tai chi chuan estilo yang poderem conhecer o Grão-Mestre Yang Zhenduo, ter aulas com seu neto e atual diretor da associação, Mestre Yang Jun, disputar o torneio mundial (Traditional Yang Family Tai Chi Chuan 4th International Invitational Tournament – Shanxi – China) e conhecer lugares históricos.

Tai Chi Chuan: Sergipano se destaca em torneio internacional II
O torneio (Traditional Yang Family Tai Chi Chuan 4th International Invitational Tournament – Shanxi- China) ocorreu no

Grupo Brazil – St Paul Team e 1, entre os diretores estão os diretores Angela Soci e Roque Severino. Foto:divulgação. 

periodo de 4 à 6 de agosto. O sergipano  Heleno Almeida Júnior disputou em 3 modalidades , 2 no individual (forma espada e forma mãos) / 1 no grupo (forma espada, forma mãos e forma sabre). No individual conquistou 2 medalhas de prata nas modalidades – forma espada com nota 8.95  e forma mãos com nota 9.20.

Tai Chi Chuan: Sergipano se destaca em torneio internacional III
Já na modalidade grupo, conquistou o 2º lugar, cujo nome grupo Brazil – St Paul team,  sob orientação dos diretores da sociedade brasileira de tai chi chuan (Angela Soci e Roque Severino) representando o Brasil, grupo formado por 6 paulistas, 1 catarinense e um sergipano, totalizando 8 atletas.Concorrendo contra países como: China, França, Itália, Eua, Canadá, Madagascar, Suécia, Bulgária e outros.

Futebol
COPA GOVERNO DE SERGIPE – Hoje é dia de decisão do segundo turno. 16 horas, no Batistão, com arbitragem de fora, teremos, no Batistão, em Aracaju, o encontro reunindo as duas equipes da capital e maiores rivais do futebol sergipano, Sergipe e Confiança. O mando de campo é do Sergipe, que joga por um simples empate. Vitória do Confiança dará o título de campeão do certame ao Dragão do Bairro Industrial. Calcula-se que um público em torno de 6 mil pessoas compareça hoje à principal praça esportiva de nosso Estado. /// CBF ainda está indecisa sobre o cargo de técnico da seleção. /// O treinador Mano pede paciência para os jogos no Brasil. Serão contra a África do Sul e a China. /// Dois adversários na medida para recuperar a imagem da equipe brasileira. /// Recife e São Paulo servirão de palco para os dois amistosos, nos dias 7 e 10 de setembro. /// Marcos Assunção, do Palmeiras, vai dar uma parada com o intuito de submeter-se a uma artroscopia. /// Romário ganha questão na Justiça contra o Vasco da Gama e obtém a penhora dos direitos econômicos de quatro jogadores, inclusive Dedé. A dívida, de 58 milhões de reais, é herança deixada pelo ex-presidente Eurico Miranda. /// Thiago Silva fez, ontem, seu primeiro treino no PSG (Paris Saint-Germain), da França. /// Paulo Henrique Ganso está em situação difícil, na seleção brasileira. /// Faleceu ontem, na cidade de Gararu, o desportista Geraldo Vieira de Melo, fundador do Esporte Clube Gararu e vereador por várias legislaturas. Seu trabalho pelo esporte naquela cidade merece o reconhecimento dos que compõem a comunidade gararuense. O seu sepultamento ocorrerá hoje, no cemitério daquela cidade.

Curtas
Lewandowski fala em deixar revisão e ameaça julgamento. /// Pílula masculina: teste feito em ratos obtém sucesso. /// Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, diz que poderá disputar novamente a presidência, em 2014. /// Plenário da Câmara poderá votar MPs de combate à seca na próxima semana. /// Professores da UNB encerram greve. Aulas serão retomadas na próxima segunda-feira. /// Governo federal propõe reajuste de 15,8 por cento a 18 categorias de servidores públicos. /// Dono da Delta recorre ao STF para não ir à CPI do Cachoeira. /// Sem-terra porotestam perto de evento de Dilma em Alagoas. /// Almeida Lima vai à Justiça e consegue impedir divulgação de pesquisa eleitoral pela TV Sergipe. /// Filme de Fernando Meirelles estreia com grande sucesso. /// No elenco, dentre outros, Anthony Hopkins e Jude Law. /// Indicadores econômicos indicam virada na economia.

PELO TWITTER

www.twitte.com/fimdepapo: ler, estudar, sim…te melhora como pessoa. mas não é… tem gente que se gradua, pós-gradua, faz mestrado e continua idiota.

www.twitter.com/tiodino Se eu quisesse agradar todo mundo não faria um Twitter. Faria um open bar.
www.twitter.com/marciorocha1 Dia frio… chato… sem assunto.

www.twitter.com/alanbarretoso  Os EUA quer continuar a ser o Xerife do mundo, coadjuvado pela Inglaterra que se conforma com o posto de delegado.

www.twitter.com/PedroASMenezes  A barbárie do HUSE revela o despreparo de PM's em Sergipe. Gastam tanto tempo fazendo politicagem em radio… da nisso.

www.twitter.com/mendoncaprado Alguns políticos estão me seguindo e divulgando as minhas fotos em campanha no interior. Eu não sabia que tinha ficado tão importante! Rsrs

www.twitter.com/Gilbertotv Eu tenho um sonho. Pode parecer ingênuo mas não é. É o MEU SONHO. Sonho que um dia venceremos os ladrões que roubam o povo e o nosso país.

www.twitter.com/jsantana61 O silêncio nem sempre é ausência de resposta. Muitas vezes é a própria resposta.

ARTIGO

O Canto da Salomé –  Ailton Francisco da Rocha*

As águas calmas e tranquilas da Lagoa Salomé produz o vapor que oxigena as mentes e os corações do povo da minha doce terra, transformando-a em um ninho de águias.

O ilustre professor Valdemar Nunes, argumentava que Cedro de São João teve sua origem em ciganos oriundos do estado de Minas Gerais, que no começo do século XIX chegaram e se fixaram nas terras cedrenses. Já leituras realizadas das obras de autores como Câmara Cascudo e Felte Bezerra, citados  pela equipe do Grupo de Estudos do Marranismo do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, apontam indícios sobre marranos em Cedro de São João. Apesar destes dois estudiosos não detalharem os aspectos da cultura local, ambos inserem a cidade na rota da colonização marrana no Brasil.

Neste sentido, podemos encontrar como um primeiro sinal da presença remota de cristãos-novos na região de Cedro, o nome que foi concedido ao principal acidente geográfico da região, a Lagoa Salomé.

A origem do nome é atribuída à influencia de uma família protestante que, após a expulsão dos holandeses de Pernambuco, em 1654, colonizou a região.  Esta família, seguindo o costume de atribuir aos seus filhos nomes bíblicos, possuía uma filha chamada Salomé.

Então ela, Salomé, queria viver maritalmente com um cacique de uma taba que existia no Calumbinho, mas o pai não aceitou. Como o pai não concordou, morreu afogada na lagoa; aí, a lagoa tem o nome de Salomé, por essa razão.

O Canto da Salomé é um dos mais ternos e indeléveis das poesias musicadas do médico e agora compositor Roberto Lima. As músicas exploram de modo romântico e iluminista todas as desventuras e memórias da sagacidade do povo da sua terra, cujas principais fontes de renda são: o artesanato, a carne do sol, a agricultura, a piscicultura, a pecuária e a exploração da argila para cerâmica.

Não importa se é a cantiga de uma paixão, a religiosidade do ofício, a resistência do cedro, o mistério da amante, a voz do cantador, a profanice do madrigal, as recordações das doces lembranças, a aventura do passeio, a força da enxurrada, as cordas do amor, a alegria do carnaval ou a beleza da salomé, o pensamento filosófico do arqueiro ou o gemido das águas que o cerca, sempre vigia atrás do poeta médico uma vasta melodia, tecida de milhares de vozes a deixar-se cair das palavras imponentes para entrar na melodia única, compartilhada.

Alicerçado nas suas memórias, Roberto Lima, nessas suas composições, faz uma eloquente declaração de amor a sua cidade, ao mesmo tempo em que, oferece a todos nós um elenco de belas poesias, teluricamente vividas pelo jovem compositor no seu torrão natal.

Portanto, além do profissional competente que vem realizando excelente trabalho como médico ortopedista, Roberto Lima, revela-se, agora, um inspirado poeta e compositor da sua querida Cedro de São João.

Em suma, O Canto da Salomé, leva e traz toda uma memória de saudades dos tempos áureos de Cedro, que destilava poeticamente os valores, imortalizando uma geração de sonhos e esperanças, nos manifestos das imagens finais nas lembranças mais líricas e cristalizantes de Roberto Lima.

Cedro de São João/SE, agosto de 2012

* Engenheiro Agrônomo, Bacharel em Direito e Escritor.

ARTIGO

Programas de Estágios são o Futuro dos Jovens – Robson C. de Menezes*

Os programas trainee tendem a ser o sonho da maior parte dos jovens profissionais.

Os estudantes devem enxergar nos programas de trainee (estagiário) uma forma de crescimento rápido, boa exposição e contato com os executivos das companhias, além de ser uma oportunidade de vivenciar diferentes áreas.

A busca por experiência é natural. A independência financeira é o maior índice para os jovens se jogarem no mercado de trabalho.

O jovem quer conhecer na prática o que pode ser feito de todo o conhecimento teórico que vem acumulando nos dias de faculdade, ou até mesmo cursando o segundo grau.

Porém um fator a ser ressaltado aqui neste Post é justamente os jovens enxergarem os programas trainee como um inicio de uma carreira, até porque como eu citei acima, pode a parti daí surgi grandes rumos.

É natural que grandes corporações selecionem para estágios recém-formandos, tanto pela bagagem acadêmica trazida, como por enxergarem neles um potencial com muito entusiasmo, ou seja, querendo mostrar serviço. Por outro lado há aqueles recém-formados que ainda não enxergam esse fator como promissor na carreira, devido vir com teses e outros fins acadêmicos dizendo: eu sou formado, não posso ser trainee, tenho que ocupar um cargo de gestão, ganhar salário compatível ao meu nível acadêmico e etc…

Na realidade a coisa não funciona assim. É a junção da bagagem acadêmica com experiência profissional, daí somando os dois fatores, nasce um grande e talentoso profissional.

E como sempre posto nos Blog, não parar de estudar é essencial para seu crescimento profissional, decidir qual tipo de pós-graduação fazer, participar de um intercâmbio, usar idéias acadêmicas para abrir o próprio negócio, dentre outros, são fatores da continuidade da faculdade.

Caro amigos leitores, nesse post, mencionam jovens no mercado de trabalho, recém formandos e estudantes de segundo grau, então porque não falarmos dos conhecimentos adquiridos com os estágios.

Conhecimento

O jovem aprendiz conhece procedimentos internos, financeiros e analise de mercado.

No caso de abrir o próprio negócio, conduzem a ter visão de mercado e conhecimentos de processo com fornecedores, leis de trabalho, administração de empresas e outros afins.

Alguns podem estar dizendo: Robson logo você que tanto fala em dinheiro, termostato programado para gerar milhões, condicionamento para produzir altos recebíveis e outros mais. Amigos isso é o que sempre direi porem justamente isso é o que vocês jovens, ou pais dirão aos seus filhos. Filho você começa com o salário de estagiário, contudo programando seu termostato financeiro e se alto condicionando a produzir cada vez mais dinheiro, ou seja, vai aprendendo, pois você ainda não tem conhecimento, continua estudando, porque parar jamais, e pode ter certeza que, com bom desempenho e trabalhando esse desenvolvimento, você não ficara como estagiário por muito tempo.

Digo mais, a cada cargo ou função lhe promovida, se cobre mais, reformule seu termostato para atingir seu pleno potencial financeiro.

Meus amigos, ótima reflexão e sucesso!

Twitter.com/@gestor_robson

Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

*Editor do conteúdo

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O que sempre me moveu foi a paixão pelo que eu faço.É um privilégio poder viver dessa profissão” Osmar Prado, ator, completou neste sábado, 18, 65 anos de vida

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais