Horário eleitoral: Amorim 1 X 0 Jackson

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se depender do ritmo do horário eleitoral gratuito para mudar os rumos da campanha em Sergipe, o candidato Eduardo Amorim (PSC) saiu na frente. O primeiro programa dele (exibido às 13h), foi bem melhor do que o de Jackson Barreto.

Os marqueteiros de Amorim não só mostraram um programa voltado para a juventude com o compartilhamento nas redes sociais, mas também para o apelo afetivo, contando a história dele desde a época de estudante até hoje.

O programa mostrou um Eduardo Amorim sereno e com ações humanitárias. O apelo pedindo voto foi na dose certa, não muito exagerado, mas também objetivo e direto.

O programa de Jackson foi uma imitação barata dos programas de Dilma  e Deda, no mesmo ritmo. Esperaram gravar com Jackson quando ele estava com a voz mais rouca do que o normal. Não ficou claro para o telespectador o que ele estava falando da vida dele no início do programa. Só depois o áudio melhorou. Falou de vários temas ao mesmo tempo generalizando o programa. Usando ainda Lula, Dilma e Deda. Muita coisa em um programa só e sem emoção.

Se comparar com uma partida de futebol pode-se dizer que Amorim saiu na frente com o primeiro gol.

Correio de Sergipe encomenda pesquisa. Divulgação domingo, 24
Através de parceria comercial entre as partes o jornal Correio de Sergipe encomendou pesquisa eleitoral a empresa Andréa P.P. Guimarães Pesquisas de Marketing no valor de R$ 10 mil, que será divulgada no próximo domingo, 24. A pesquisa é para os cargos de governador e senador, ouvindo mil eleitores do dia 15 até o dia 22.

TV Sergipe: “O pau que deu em Chico, deu em Francisco”
Ontem, 20, o blog cobrou a mesma coerência das perguntas da TV Sergipe feitas com Jackson para Amorim. E a TV Sergipe através de Ricardo Marques mostrou coerência. Fez perguntas duras para os dois. “O pau que deu em Chico, deu em Francisco”.

Jorge Araújo: entrevistas servem para “lavar a roupa suja”
O jornalismo da Globo e suas filiadas esqueceu os ensinamentos do grande Armando Nogueira de que “o bom profissional não precisa agredir nem bajular”. O comentário é do ex-deputado e jornalista Jorge Araujo, impressionado com a postura dos entrevistadores da Rede Globo e TV Sergipe. “Eles parecem que estão com raiva, como a desejar agredir os entrevistados. Até o sempre cordial Ricardo Marques, incorporou o espírito agressivo da Globo.” , disse afirmando que as entrevistas servem para “lavar a roupa suja” e os candidatos não apresentam suas propostas.

Carro de Associação ASCARD em Riachão do Dantas circula com adesivos de Amorim 
Em Riachão do Dantas a Associação Sistema de Combate ao Alcolismo de Riachão do Dantas – ASCARD  circula com adesivo do candidato ao governo Eduardo Amorim, sendo que a mesma e mantida com repasses do governo e subvenções da Assembleia Legislativa, e o estatuto proíbe que se faça uso para fins políticos. A Justiça Eleitoral tem que ficar de olho, para que O dinheiro não seja usado em beneficio de candidatos.

Julgamento das construtoras que atrasam a entrega dos imóveis
Atenção consumidores que compraram imóveis e as respectivas construtoras entregaram com atraso. Está marcado para a próxima quarta-feira, 27, o julgamento da ação no TJSE. Espera-se que desta vez não seja adiado novamente o julgamento. O processo é o nº 201300125531.

Candidata a vice-presidente em Aracaju
Com o lançamento oficial da candidatura do deputado estadual Reynaldo Nunes, PV. A candidata a vice-presidente da República e vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, também do PV, estará em Aracaju nesta quinta-feira, 21. Ele chega às 11h e às 16h será realizado um ato no Mirante da 13 de julho em apoio à candidatura de Eduardo Jorge à Presidência da República.

Aease
O lançamento da candidatura de deputado de Reynaldo Nunes será às 18h, na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe – Aease -, ao lado do Parque da Sementeira. Ele convidou Célia Sacramento que confirmou presença em Aracaju na quinta-feira.

Visita
Na manhã de ontem, 20, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Franco (PDT), recebeu a visita de cortesia do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Na ocasião, o presidente Zé Franco registrou a disposição do Legislativo em ampliar a parceria existente entre a Assembleia e o TCE.

Seminário
Durante a visita, o presidente Carlos Pinna colocou o Tribunal de Contas à disposição do Poder Legislativo e aproveitou a oportunidade para fazer o convite ao presidente, extensivo a todos os servidores, para o “Seminário Comemorativo do Cinquentenário da Lei nº 4320/64”, realizado pelo TCE. O evento irá refletir sobre os 50 anos da lei que organiza a contabilidade pública no Brasil e será realizado de 10 a 12 de setembro.

Pesquisa avalia satisfação dos empresários sobre o SEBRAETec
O Sebrae Nacional iniciou uma pesquisa em todo Brasil. O objetivo é levantar o nível de satisfação e principais impactos do SEBRAETec nas empresas atendidas em 2013. A pesquisa será realizada via telefone em uma amostra prevista de 7.000 entrevistas, atingindo todos os Estados.

Representantes
Segundo Dênis Pedro Nunes, da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae nacional, a pesquisa será realizada junto aos representantes das empresas atendidas em 2013. Será feito uma entrevista por Pessoa Jurídica selecionada aleatoriamente em cada Estado.

Resultados
“Os resultados do trabalho serão disponibilizados à Direção até dia 12 de setembro de 2014. Estão previstos resultados por Unidade Federativa. A empresa que realiza a pesquisa é a Opinião Consultoria”, destaca Dênis Pedro.

Folclore em evidência
O Arquivo Público de Aracaju está com duas exposições abertas em alusão ao Mês do Folclore: "Cultura Popular e Folclore Sergipano", da Secretaria de Estado da Cultura, e "Fotografias sobre o Folclore". As exposições seguem até o dia 31 de agosto, das 8h às 18h, no Arquivo, localizado na Av. Hermes Fontes, 399.

Farmácia baixa e congela preços
Até o dia 15 de setembro, os medicamentos genéricos nas Farmácias Bompreço estarão ainda mais baratos, com desconto de até 90%, e valores válidos por um ano. Para isso, o cliente deve guardar a cartela que receberá juntamente com o cupom fiscal e apresentá-la nas próximas compras, quando garantirá o mesmo valor em todas as compras até setembro de 2015. ?Medicamento é hoje um dos itens que mais pesa no orçamento familiar. Pesquisas indicam que 50% da população não terminam o tratamento por não ter condições de arcar com os custos.

Farmácia baixa e congela preços II
Com essa ação, a Farmácia Bompreço garante preços ainda mais baixos e colabora para reverter esse quadro, contribuindo para que a população tenha mais acesso a medicamentos,? explica Reinaldo Massini, diretor da área de especialidades do Bompreço. A ação ?O Mesmo Preço Por Um Ano? é válida apenas para o mesmo item genérico comprado até 15 de setembro deste ano. Os itens participantes estão em uma listagem disponível nas farmácias Bompreço.

Norcon comemora resultado de auditoria
Depois de cinco dias de auditoria em obras e na sede da empresa, a Norcon foi recomendada à manutenção da ISO 9001:2008 e do PBQP-H SiAC (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). O auditor e representante da certificadora DVGL, Rogério Alves, visitou diversas áreas da construtora e atestou o padrão de qualidade. “A Norcon foi uma das primeiras construtoras no nordeste a obter o nível de excelência A no PBQP-H. Isso reforça a qualidade do nosso produto, dos serviços executados e da empresa, consequentemente”, afirma Tarcísio Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Norcon.

Importância da Certificação
A conformidade dos produtos e serviços do grupo Norcon serve de exemplo e incentivo para que construtoras também busquem este nível empresarial e implantem ou aprimorem a sua gestão e gerenciamento. A importância da certificação ISO 9001:2008 está no diferencial de qualidade que ela atesta, já que, ao adquirir imóveis de construtoras certificadas, o consumidor tem a certeza de que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, projeto, planejamento, execução das obras e entrega do empreendimento provido de um tratamento formalizado, com objetivo único de garantir resultados e satisfação.

7ª Edição do Festival de Danças Árabes de Sergipe
No próximo dia 23 de Agosto de 2014, Aracaju será palco da 7ª Edição do Festival de Danças Árabes de Sergipe. O evento ocorrerá no Teatro Tobias Barreto, onde terá performances do bailarino ALI KHALIH (SP), reconhecido internacionalmente. Somando-se a eles haverá apresentações belíssimas de vários grupos de dança do Estado e de outras regiões do país. Este ano a Cia de Dança Carpe Diem (SE), existente há 14 anos, estará homenageando o nosso Estado com o espetáculo “Minha terra é Sergipe”, em comemoração ao mês do folclore, trabalhando fusão de estilos e inovação. O trabalho será composto por músicas de artistas locais com movimentos do folclore sergipano unidos a arte oriental, através das coreografias dinâmicas da coreógrafa Flavia Kahyna(SE).

Escritório compartilhado

Uma ideia que já vem dando certo em outros Estados e que chega em novo formato para a capital são os escritórios compartilhados. Novo formato porque, além de oferecer uma nova forma de trabalhar, em um ambiente compartilhado, moderno, criativo, descontraído e próspero para negócios, a Rede + Aracaju traz a novidade de um mini auditório para a realização de cursos e palestras. Para conhecer essa novidade, basta ligar no telefone 3022-0711 e agendar uma visita.

Agenda
21 de agosto, quinta-feira. Dia da habitação.
A BRASKEM pode paralisar fábrica por causa de disputa com a PETROBRAS. O Brasil criou 1,49 milhão de empregos formais em 2013. O total chegou a 48,9 milhões de vagas, com alta de 3,14 por cento sobre 2012. O rendimento médio dos trabalhadores cresceu 3,18 por cento, já descontada a inflação. As mulheres ainda ganham menos. A Receita Federal liberou programa para declarar ITR – Imposto Territorial Rural. Distribuidoras de energia receberam 2,1 bilhões de reais relativos à primeira parcela do empréstimo de 6,58 bilhões fechado com um grupo de bancos. Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro fecharam acordo para pôr fim à disputa por água da bacia do rio Paraíba do Sul. Desalojadas pela cheia no Mato Grosso do Sul, onças surgem em áreas urbanas.

Curtas

CÂMARA APROVA PEDIDO DE CASSAÇÃO DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS. /// SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA MORTE POR GRIPE A NO RIO DE JANEIRO. /// HAMAS DIZ QUE ISRAEL DEVE SE PREPARAR PARA DIAS DUROS. /// BANCO CENTRAL LIBERA MAIS RECURSOS PARA ESTIMULAR CRÉDITO. /// GRUPO ESTADO ISLÂMICO DECAPITOU JORNALISTA AMERICANO. /// MARINA DESFAZ ACORDO E NEGA CAMPANHA COM TUCANOS EM SÃO PAULO E NO PARANÁ. /// ABDELMASSIH CHEGA A SÃO PAULO SOB GRITOS DE MANÍACO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Acordo fechado
O bom senso continua, felizmente, imperando nas negociações entre os clubes e os jogadores de futebol no que diz respeito à elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal que está em gestação no Ministério dos Esportes, para encaminhamento do respectivo anteprojeto ao Congresso Nacional. Na última segunda-feira, novo encontro bastante positivo foi realizado. Agora são mínimas as questões em que não há consenso. Há uma expectativa de que o projeto será discutido e provavelmente aprovado pela Câmara dos Deputados antes da eleição de outubro, embora uma parcela maior de chance aponte para a hipótese de a votação acontecer somente depois do pleito. Na última reunião, o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, representou a categoria dos atletas profissionais de futebol. O ministro Aldo Rebelo está desenvolvendo esforços para que a votação ocorra mesmo antes das eleições gerais, cujo primeiro turno terá lugar no dia 5 de outubro.

Opção equivocada
É absolutamente lamentável que os comandantes do futebol brasileiro, após a catástrofe na Copa do Mundo, tenham se voltado para o passado, a fim de propiciar uma melhor situação para o futuro. As escolhas de Gallo, Gilmar e Dunga repetem erros que vêm sendo cometidos, um após outro. A dupla Marin (atual presidente) e Marco Polo (presidente eleito mas não empossado, ainda)não entende nada de futebol. A mídia de São Paulo, por exemplo, tem produzido comentários negativos sobre o futebol paulista sob a égide de Del Nero. Quanto ao cargo específico de técnico da seleção brasileira, há uma lista de nomes dos quais poderia sair o escolhido, em condições infinitamente superiores à de Dunga: Tite, Muricy Ramalho, Abel Braga, por exemplo. Insistir em fórmulas superadas, já testadas sem sucesso, é um grave erro. É, realmente, lamentável.

Amistosos
A seleção brasileira vai iniciar a nova era Dunga no próximo mês. No dia 5 de setembro, Brasil X Colômbia, em Miami. E no dia 9, Brasil X Equador, em Nova Jersey.

Porto assume liderança
No grupo A-4 da Série D, o Porto de Caruaru retomou a liderança, ao derrotar o Vitória da Conquista, por 3 X 1, na última segunda-feira.

Classificação
Porto – 10, Confiança – 8, Globo – 7 e Vitória da Conquista e Betim – com apenas 1 ponto positivo.

Confiança X Globo (RN)
No próximo domingo, no Presidente Médici, em Itabaiana, o Dragão vai enfrentar o GLOBO, da cidade potiguar de Ceará Mirim.

Iate promoverá regata
Será no próximo fim de semana. A competição vai homenagear o iatista Fernando Sobral, ex-comodoro do Iate Clube, falecido no mês de julho.

PELO TWITTER

www.twitter.com/robertotgomes  Eu não lhe conheço e você não me conhece, mas juntos somos muito mais desconhecidos…

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Jogar um balde de água na cabeça virou moda.. Pois!!, na minha época isso chamava banho de cuia!

www.twitter.com/jsantana61  Hoje ouvi alguém falar em "Revolução de 64". Passado o susto, percebi o quanto o conservadorismo tem forte presença em nosso país.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Cuidado com o entorpecimento cívico. Devemos nos indignar, criar uma    insatisfação positiva:Bom momento para polemizar, instigar!

www.twitter.com/dimasroque  Amigo me pergunta: viu o Everaldo ontem na Globo? Respondi: não vejo Globo faz anos. Abri uma exceção para ver a Dilma, não o JN.

www.twitter.com/palmeriodoria  Promoção! Jornalista que acertar bala de prata em Dilma ganha medalha de ouro e eterna gratidão dos barões da mídia.

ARTIGO

Militarização das polícias americanas  por Helder Teixeira

O debate sobre a "militarização" das polícias americanas não tem fundamento. Em nenhum momento as polícias americanas, que não são civis ao contrário do que foi colocado no artigo, pretendem seguir o modelo brasileiro de PM. Isto porque a questão nos EUA é de cunho histórico, cultural e constitucional. A própria Suprema Corte, em decisão de 1923, proibiu a militarização das polícias nos moldes das carreiras militares das Forças Armadas. Ademais, no âmbito constitucional, desde que os EUA foram criados, a ideia de uma polícia formada em padrões militarizados, destoa da própria declaração de independência.

O que os americanos entendem por "militarização" das polícias é o aumento do poder de fogo. Ou seja, a utilização de armas de grosso calibre que, mesmo liberadas para civis, como o caso de fuzis M4, AR-15 e M-16, ainda é vedada para as polícias em alguns Estados. Além disso, a militarização também se associa ao poder de utilização de blindados leves, helicópteros armados e, sobremodo, a mudança no padrão de vestimenta dos policiais.

Enfim, em nenhum momento as polícias americanas veem no modelo militarizado brasileiro parâmetro de policiamento. Quem pretende colocar este debate da forma como está sendo feito está faltando com a verdade. Jamais os americanos irão formar uma polícia militar em moldes brasileiros. Até porque a povo se coloca contra este modelo. A polícia americana, com todos os seu problemas, funciona melhor que a nossa em todos os sentidos sendo uma polícia de carreira única, de cunho civil, uniformizada e municipalizada.

Infelizmente, no Brasil, muito se fala e pouco se lê sobre a questão. Isto se deve ao fato de que a produção bibliográfica sobre o tema ser quase inexistente. Neste sentido, recomento para quem quer conhecer melhor o assunto, a leitura do livro de Radley Balko "Rise of the Warrior Cop. The Militarization of America's Police Forces". Também recomendo a leitura de "American Police", em dois volumes, de Thomas A. Rapetto, que detalha a formação das polícias americanas e os motivos que evitam suas respectivas militarizações.

O debate no Brasil, como se vê, é enviesado e procura apenas manter privilégios corporativos em detrimento de uma polícia mais eficiente.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A morte não é a tortura final; é a grande anistia.” Josué Montello, escritor brasileiro, nasceu em 21 de Agosto de 1917 e morreu em 2006.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários