Hospital improvisa enfermarias em Sergipe

Do G1, com informações de matéria divulgada no Fantástico: O Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju, é o maior da rede pública do estado. Com uma câmera escondida, a reportagem gravou imagens de abandono e muito sofrimento nos corredores improvisados como enfermarias.

Pacientes de todos os tipos – terminais, acidentados, clínicos – ficam misturados nos corredores. Uma obra fez com que o pronto-socorro fosse transferido para a área que originalmente era da pediatria. A unidade começou a funcionar sem que as instalações e o sistema de atendimento estivessem adequados. As macas usadas como camas são apertadas e duras, como conta um funcionário do hospital, que não quer ser identificado.


“Os pacientes ficam nos corredores em cima das macas 15 dias, 20 dias. A situação é muito precária. Os pacientes vivem em macas de 50cm por 1,30m, entendeu? Com colchões finíssimos”, conta o funcionário. Os acompanhantes também sofrem, porque não têm lugar para passar a noite. E pacientes reclamam que não há medicamentos.

 

A presidente da Associação de Médicos do Hospital de Urgência, Luciana Góes, diz que também faltam profissionais. Por isto, muitas vezes os cirurgiões têm que fazer uma escolha impossível: decidir quem vive e quem morre.

 

“Há plantões em que deveria ter cinco médicos e só tem dois médicos. Assim, casos em que tem dois médicos plantonistas e tem três ou quatro pacientes graves, a gente tem que escolher qual é o mais grave, qual o que vai ser operado primeiro. Quando, na verdade, os três ou os quatro deveriam ser operados prontamente”, diz Luciana.

 

O secretário de saúde de Sergipe Rogério Carvalho contesta a afirmação. “Definir quem vai operar é normal em qualquer hospital do mundo e você define pela gravidade. Cirurgia de emergência, se tiver um acidente, você vai ter que remanejar os pacientes”, diz.

 

Há um mês, o secretário de saúde de Sergipe disse que investimentos estão sendo feitos para ampliar a rede de hospitais públicos. Veja mais no site do Fantástico.

 

Tiro no pé em Carmópolis

O prefeito de Carmópolis Volney Alves (DEM) deu um verdadeiro tiro no pé ao levar o grupo da Graça, de Graccho Cardoso, para fazer política em sua cidade. Além de perder a eleição, Volney está sendo responsabilizado pelo grupo de ter boicotado a campanha de sua própria sobrinha, Leninha Leite (PP), que perdeu para Esmeralda França  (PT). O marido de Leninha diz pra quem quiser ouvir que o Volney abriu as torneiras, recolheu água, mas não irrigou a campanha. Isto é, teria guardado pra si o precioso líquido.

 

Derrota festiva

Mesmo aborrecido e tendo sumido da cidade, Volney mantém viva uma perdulária agenda de festas em seu município. Domingo passado foi Carla Perez e na próxima semana será Chiclete com Banana. Os empresários do setor artístico colaboraram muito com a fracassada campanha do festeiro de Carmópolis.

 

Déda e Temer

O deputado federal e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, visitou o governador Marcelo Déda na última sexta-feira, 10. Entre as discussões do cenário da política nacional, esteve a candidatura de Temer à presidência da Câmara dos Deputados. “Manifestei minha simpatia pela sua candidatura e a minha disposição em colaborar para que possamos ter a base do governo em prol da candidatura de Temer”, disse o governador.

 

Temer presidente da Câmara

Pela tradição do Congresso, os partidos com as maiores bancadas na Câmara e no Senado indicam os nomes para presidir as Casas. “Do mesmo modo que quero contribuir para eleição de Temer, quero poder contribuir para que a base do governo eleja um senador do PT para presidir a casa. Acredito na tradição do Congresso Nacional em manter o equilíbrio entre Câmara e Senado”, falou Déda.

 

Relação entre PMDB e o governo estadual

Durante o encontro entre Déda e Temer, foi discutida ainda a participação do PMDB no Governo do Estado. “O PMDB é um dos partidos que compõem a nossa coalizão, um partido que tem quatro secretários de Estado participando da administração. Portanto, um partido da base de apoio do Governo do Estado”, disse Marcelo Déda. O deputado mostrou satisfação em ver que o PMDB está bem representado no Governo de Sergipe e ressaltou a relação política qualificada entre o Governo e o partido que preside.

 

Vereador Pipio e família passam bem I

No último sábado, 11, por volta das 14h30 um acidente automobilístico envolveu o vereador Francisco Pipio (PT), de Graccho, sua esposa e sua filha, mas todos estão bem, apesar à violência do capotamento do  veículo que ficou totalmente destruído. O vereador Francisco Pipio estava se preparando para participar de uma festa em homenagem as crianças de Graccho Cardoso. juntamente com  sua esposa, a vereadora eleita Andréia (PT), quando sua filha de 3 anos passou mal repentinamente. No momento não havia nenhum médico de plantão no município. Desesperados, Andréia tomou a filha desacordada no colo e Pipio o volante de seu veiculo, saindo em disparada para o Hospital Regional de N. S. da Gloria, No caminho o carro capotou.

 

Vereador Pipio e família passam bem II

Os três foram socorridos por um desconhecido que passava no local em um Kadet e levado ao Hospital de N. S. da Glória. Luna Maria, a filha do casal, recebeu tratamento adequado e foi liberada duas horas depois, sem sequer ter se arranhando no acidente. Pipio teve um arranhão no ombro esquerdo e Andréia uns machucões na altura da coxa esquerda. O casal e sua filha estão em Aracaju se refazendo do susto e descansando da cansativa campanha eleitoral. Para o vereador Pipio a única explicação para todos terem saídos ilesos deste acidente foi a providência da mão poderosa de Nossa Senhora da Piedade, por quem a esposa não parava de clamar já desde a saída de casa.

 

Explicações sobre pesquisas

Parece brincadeira, mas não é que os diretores do instituto Soma concederam entrevista ao JC avaliando que foram positivas as pesquisas feitas no período eleitoral é verdade. Que digam os eleitores de Lagarto e Umbaúba. Aliás, os diretores deveriam receber títulos de cidadania neste municípios. São verdadeiros “caras de pau”. Em Lagarto deram uma margem de diferença expressiva para Lila Fraga e perderam por quase mil votos. Em Umbaúba, foi uma diferença de quase 15% (isso mesmo), ou seja, não tem margem de erro que justifique. Respeito é bom. E o mais engraçado que nos dois casos a assessoria dos candidatos derrotados tinha “linha direta” para somar com o Instituto. Aliás, essa história será contada mais tarde…

 

“Sucesso” de Mendonça Prado

Sergipe tem algumas coisas incríveis. Mesmo com a derrota de Mendonça Prado ainda no 1º turno, alguns profissionais que trabalham com o candidato anunciam que o mesmo foi vitorioso porque ultrapassou Almeida Lima para surpresa de todos. Não deste espaço, que anunciou uma semana antes. Aliás,  a subida de Mendonça deve-se exclusivamente ao ex-governador João Alves que arregaçou as mangas nos últimos dias de campanha. O programa exibido no horário eleitoral foi o pior dos três, digno de um partido nanico. Todo mundo estranhou.

 

Faltaram apenas “4 mil votos”

E a desculpa de alguns assessores que faltaram apenas 4 mil votos e se tivesse mais transporte no dia, o segundo turno seria viável é preciso analisar os números conforme a apuração. Nas urnas da periferia, onde se usa o transporte coletivo, Edvaldo Nogueira teve uma vantagem maior para os dois adversários. Ou seja, se tivessem mais votos da periferia, a diferença seria maior e não menor para o candidato eleito. Tem gente querendo justificar o “injustificável”.

 

Cadê a solução para rua 24 horas?

Ainda não saiu do papel a solução para a antiga rua 24 horas. A última idéia do atual governo era de construir um Ceac no local, para ajudar o comércio e revitalizar a região. Porém, até agora, nada.

                                                                                                                          

Tiro ao alvo

A foto ao lado, tirada ontem pelo repórter fotográfico César de Oliveira, durante a festa das crianças na orla da Atalaia, cai bem para o atual momento do secretário Kércio Pinto da SSP. É alvo de criticas de todos os lados, mas continua com força e tentando resolver o grave problema da segurança pública em Sergipe. Os vícios e jeitinhos são muitos e estão enraizados na máquina estatal há muito tempo.

 

Unimed promove concerto pelo Dia do Médico

Em comemoração ao Dia do Médico, a Unimed realizará em 16 de outubro,  no Teatro Tobias Barreto, o “Concerto Unimed”. A noite contará com a apresentação da  Orquestra Sinfônica de Itabaiana e do Grupo Instrumental da Unimed. A solenidade está  marcada para começar às 20h.

 

Problema na rede de esgoto I

Mais um problema crônico em Aracaju está sendo resolvido em definitivo pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) através das equipes do Distrito de Esgotos. A avenida Heráclito Rollemberg, nas imediações do cruzamento com a rua Firmino Fontes e avenida Monteiro Lobato, no bairro Atalaia, apresentava um freqüente afundamento do terreno e comprometia o fluxo de veículos pelo local. As equipes que estão no local realizaram de início a sondagem da rede de esgoto instalada no local para identificar os pontos a serem vistoriados. Através desta sondagem, verificou-se um deslocamento do que os engenheiros denominam de “pescoço do PV”, que poderia estar dragando material do subsolo da via. Por se tratar de um ponto onde existem situações de intervenção crítica, a obra segue um planejamento de execução com o intuito de reduzir os incômodos à população circunvizinha e o prazo de conclusão pode ser demorado.

 

Problema na rede de esgoto II

Segundo explica o gestor da Unidade de Negócios Metropolitana de Esgotos (UNME), o engenheiro George Machado, a rede de esgotos passa paralela e mais à frente atravessa um canal pluvial, além de estar situada numa avenida de grande fluxo de veículos, o que requer um trabalho delicado que não comprometa a estrutura das fundações existentes. “Existe no ponto exato do problema um poço de visita [PV] em que há um deslocamento do acesso, o que chamamos de ‘pescoço’. Este deslocamento do pescoço abriu uma fenda que está dragando o material por baixo do asfalto e causando o afundamento”, explicou. Além dos problemas citados pelo engenheiro George Machado, existem outros fatores que torna a obra mais complexa. “Neste ponto a rede tem uma profundidade de mais de cinco metros e o acesso ao subsolo também foi dificultado devido à espessa camada de asfalto existente, que chegava a mais de um metro. Por conta destes problemas, cada ação tem que ser planejada para não comprometer as etapas que forem sendo concluídas”, disse. (Ascom/Deso).

 

Parceria entre Estado e PMA levou milhares de famílias à orla

Três quilômetros repletos de brincadeiras, informações, oficinas culturais e muita diversão. Pelo segundo ano consecutivo, milhares de crianças foram até a Orla de Atalaia para participar do ‘Dia de Todas as Crianças”. O evento, que é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Aracaju, atraiu mais de 30 mil pessoas apenas no turno da manhã. Depois de participar da oficina de pipa e brincar com o boliche confeccionado com material reciclado, Lucas dos Santos de 11 anos, fazia os planos de onde passaria a tarde. “Agora que já conheci aqui, vou para os brinquedos. Isso aqui é muito bom. Eu não tenho brinquedo em casa porque meu pai não pode comprar, aí aqui eu brinco muito”, disse o menino, morador do conjunto Augusto Franco, em Aracaju. Já Joana Iung, 7 anos, aproveitou  o dia para fazer, segundo ela, o que mais gosta. “Já vim logo pintar, porque eu gosto muito”, disse a menina, que mora no bairro Coroa do Meio, na capital, e ainda não conhecia a festa. “Eu não sei se vou para outro lugar, eu quero ficar aí pintando”, contou.

 

Valor real da cidadania

Idealizado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o ‘Dia de Todas as Crianças” oferece um dia especial para os participantes, independente de idade e classe social. “Isso é o valor real da cidadania. Tanto o menino que vem do Bairro 13 de Julho quanto o menino da periferia mais longínqua, todos precisam ter o mesmo direito” afirmou Eliane. Segundo ela, a motivação para realizar o evento veio de vontade de que todas as crianças tivessem oportunidade de se divertir. “As crianças, em especial da periferia, precisam saber o que é um Dia das Crianças, ter oportunidade de acesso às informações. As festas do Dia das Crianças que eu passei ainda estão no meu imaginário. Isso que o Governo quer oferecer: a possibilidade que elas venham, se divirtam, e que levem do que viram hoje uma boa lembrança para a vida inteira”, explicou a primeira-dama.

 

Poder público contemplar todas as pessoas

Para Eliane, a parceria com a Prefeitura de Aracaju contribui para que a dimensão da festa. “Neste dia democrático, a parceria entre prefeitura e Governo do Estado é extremamente benéfica. Sem a ajuda mútua a festa não teria essa beleza toda. Estou muito feliz com o resultado”, avaliou. Além do gabinete da primeira-dama, o evento também é coordenado pela Secretaria de Estado da Comunicação. Segundo a secretária da pasta, Eloísa Galdino, a ação reflete aquilo o princípio da parceria adotado pelo Governo. “Unir as pessoas em tornos de determinados objetivos, mostrando que o poder público tem ações que contemplam todas as pessoas de todos os lugares. ‘Governo de Todos” não é simplesmente um slogan, é um princípio, é uma ação que implementamos em tudo que fazemos. O ‘Dia de Todas as Crianças” é mais uma prova que com foco na inserção de todos, a gente consegue fazer uma festa bonita”, disse Eloísa.  (ASN).

 

Dia das crianças: TJSE realiza festa no Abrigo Sorriso

A manhã de hoje, dia 11, foi de muita comemoração no Abrigo Sorriso, localizado no conjunto Santa Tereza, Zona Sul de Aracaju,  e que atende a 47 crianças de até 6 anos.  Além da festa do dia das crianças, com entrega de brinquedos e realização de atividades lúdicas, o Tribunal de Justiça de Sergipe apresentou os primeiros resultados do Programa Familiarizar que,  entre outros projetos, está realizando o Mutirão de Adoção. Desde agosto, quando o levantamento de crianças abrigadas foi iniciado, 17 já foram reinseridas no seio familiar. Para a Presidente do TJSE, Desembargadora Célia Pinheiro, a festa de hoje foi celebrada por corações sensibilizados e fraternos. “Se a regra para alcançar o sucesso é fazer o que se ama, creio que esse grupo trilha pelo melhor caminho. Essa é nossa responsabilidade. Esse é o nosso compromisso. Vamos juntos promover a integração de nossa infância e juventude aos frutos do progresso e do bem estar”, ressaltou a Presidente, que se juntou à criançada e ajudou o mágico nas brincadeiras.  (Ascom/TJ).

 

Nota do Sindicato dos Bancários de Sergipe

Os bancários de todo o país entraram em greve por tempo indeterminado desde o dia 8 de outubro. O Sindicato dos Bancários informa que o Comando Nacional está tentando negociar com os patrões desde o mês de agosto para evitar a greve. Mas, devido ao desrespeito por parte dos banqueiros, não tiveram outra alternativa. Os bancos, que lucram bilhões todo ano com o trabalho dos bancários, não querem pagar um salário justo. Pedimos desculpa e compreensão dos usuários dos serviços e à população, e desejamos que as empresas apresentem logo uma proposta digna para que a categoria volte ao trabalho o mais rápido possível.

  

Decisões no STF favoráveis ao Município de Aracaju I

Supremo tribunal federal suspende decisões da Justiça do Trabalho contra Município de Aracaju e EMSURB. Em sede de Reclamações promovidas junto ao Supremo Tribunal Federal sob  nºs 6369 e 6370, a Procuradoria do  Município de Aracaju, conseguiu liminares,em 14/08/2008 proferida pelo Ministro Ricardo Lewandowski, e em 10/10/2008, exarada pelo Ministro Joaquim Barbosa, em  face de decisões proferidas pelo Juiz do Trabalho da 4ª Vara do Trabalho de Aracau/SE,  por afronta à ADI 1.662/SP, Rel. Min. Maurício Correia, e demais decisões proferidas pelo STF. Na origem, foram propostas Reclamações Trabalhistas tombadas, em que os reclamantes pleiteiam  parcelas remanescentes do vínculo laboral supostamente mantido com a EMSURB. O juízo reclamado da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju, após o trânsito em julgado das decisões trabalhistas, deu prosseguimento às execuções dos valores, por entender que a  EMSURB não se sujeitaria ao regime dos precatórios previsto constitucionalmente. Foi, então, solicitada a penhora de repasses do Município de Aracaju à EMSURB, em ambos os processos, com o intuito de satisfazer a dívida trabalhista existente. O reclamante, Município de Aracaju, através de sua Procuradoria, afirmou em suas peças jurídicas junto ao STF, que essa penhora de repasses desrespeitaria algumas decisões do Supremo Tribunal Federal Entende que, por tratar-se de pessoa jurídica de direito público, a entidade da Administração Indireta prestadora de serviços públicos de caráter obrigatório, não poderia ter seus bens penhorados.

 

Decisões no STF favoráveis ao Município de Aracaju II

Não haveria como se introduzir nova modalidade de seqüestro de verbas públicas, o que foi tratado na decisão proferida pelo STF na ADI 1.662/SP. Alegou a PGM de Aracaju que as decisões do Juízo  reclamado afrontaria diretamente os princípios da universalidade e do equilíbrio orçamentário. Diante desses fatos, pugnou pela concessão de medidas liminares a fim de suspender as ordens de bloqueio e penhora determinadas pelo Excelentíssimo Senhor Juiz do Trabalho da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju, nos autos dos processos, bem como, no mérito, pela procedência dos pedidos com a conseqüente suspensão definitiva da ordem de bloqueio. Os Ministros Relatores acima citados, concederam as medidas liminares considerando que as reclamações do Município envolvem pessoas jurídicas diferenciadas, de um lado a municipalidade e, de outro, o órgão da administração indireta responsável pela limpeza  urbana municipal. Acrescentaram que: “É de se ver, ainda, que a ordem de bloqueio em exame parece violar a autoridade do acórdão prolatado por ocasião do julgamento da ADI 1.662/SP, na medida em que criou nova modalidade de seqüestro de verbas públicas, sem atentar para o permissivo constitucional do § 2º do art. 100, da Constituição Federal.Em caso semelhante, na RCL 5.190/CE, Rel. Min. Joaquim Barbosa, esta Corte deferiu o pedido de medida liminar pleiteado, sob os fundamentos aqui aludidos. Isso posto, e sem prejuízo de uma análise mais aprofundada de mérito, defiro o pedido de medida liminar para suspender a ordem de bloqueio realizada nos autos da ação  01319-2005-004-20-00-1, em curso perante a 4º Vara do Trabalho de Aracaju.” Posteriormente a concessão da liminar proferida na Reclamação 6379, datada de 14 de agosto de 2008, e dela cientificado, o Juízo da 4ª Vara do Trabalho determinou o bloqueio de recursos da EMSURB, no Banco do Estado de Sergipe. Pelas mesmas razões de fato e de direito que levaram o Município a promover as Reclamações a EMSURB também ingressou com Reclamação nº 6756, junto ao STF, obtendo de forma idêntica liminar, para suspender o bloqueio determinado em suas contas junto ao Banese, Decisão proferida em 06/10/2008, pelo Ministro Ricardo Lawnadowski, com os mesmos fundamentos que se valeu para suspender as Decisões anteriormente exaradas por àquele  Juízo trabalhista. 

 

DO LEITOR

 

Direito de Resposta I

Do profissional de marketing, Marcélio Couto: “Caríssimo Cláudio, não pretendo aqui fazer do seu blog um campo de batalha, como foi feito em Itabaiana. Mas, já que o radialista Marco Aurélio citou meu nome, gostaria apenas de esclarecer alguns pontos. Saliento que não vejo necessidade de uma “retratação”, isso porque o próprio radialista citou a “liberdade de expressão”, mas ainda assim, cordialmente, a farei. Primeiramente não entendi o porquê do radialista ter rebatido um comentário que fiz a outrem, a não ser que o mesmo tenha usado um pseudônimo no comentário anterior, o qual eu rebati. Se for isso, quem tem que se retratar não sou eu. Segundo, minhas palavras não têm nada a ver com terceiros, são minhas, sendo assim foi de livre e espontânea vontade, a prefeita Maria Mendonça nada tem a ver com isso. E por fim, mais que trabalhar em uma campanha, fiz amigos em Itabaiana, de ambos os lados, só não fiz com o radialista porque não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente”.

 

Direito de Resposta II

Continua Marcélio Couto: “Reforço e sempre reforçarei que, após conhecer pessoalmente a senhora Maria Mendonça, a mesma é de um caráter inabalável, uma administradora incomparável e possui uma honestidade incontestável, sendo assim acredito piamente que Itabaiana perdeu e muito com a saída dela. Quando eu cito o “povo”, o qual não o comparei a porcos, caso tivesse, Jesus teria feito o mesmo com seu povo (a citação é Dele), mas, porque vi as pessoas trocarem o certo pelo duvidoso e sinceramente gostaria de acreditar que o prefeito eleito de Itabaiana possa honrar essa gente maravilhosa. Quanto à insinuação de um “comportamento”, o qual me pareceu pejorativo por parte do radialista, prefiro deixar que ele pergunte aos amigos que fiz em Itabaiana. Mas, caso insista, caro Marco Aurélio, fica aqui um convite para tomarmos um café no shopping, pois assim poderemos exterminar as arestas, as quais eu não sabia que existia. Jesus nos pediu para ir e pregar do seu amor pela raça humana. Mas Ele recomendou sermos cautelosos em não falar aquilo que as pessoas não estão dispostas a ouvir. Mateus 7:6 é taxativo: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem”. Quando falamos e as pessoas desdenham do que estamos dizendo, Jesus disse para não continuarmos a falar. Assim estaremos apenas endurecendo ainda mais o coração dessas pessoas obstinadas. Por amor a estas pessoas, devemos parar de falar, e demonstrar pelo nosso silêncio que o que temos a falar é muito valioso. Talvez assim, pelo nosso procedimento prudente mais tarde elas venham a sentir desejo de obter o conhecimento agora desprezado”.

 

E a mesa de negociação?

 Do vice-presidente do SINPOL/SE, Antônio Moraes: “Passado período eleitoral, importante que o governo retome as negociações com as entidades sindicais. A discussão com os servidores públicos não se resume a salário. Há importantes temas a serem tratados entre governo e servidores públicos: condições de trabalho, respeito aos direitos dos servidores, respeito à legítima representação sindical, discussão de nova legislação, com atenção especial para o aspecto da constitucionalidade, para evitar desvirtuamentos como os provocados pelos governos anteriores e o respeito às regras previamente estabelecidas para a mesa de negociação (decreto governamental e regimento interno das mesas geral e setorial). A experiência da negociação foi muito boa. Precisamos aproveitar esses meses finais de 2008 para planejar 2009 de forma a evitarmos desgastes desnecessários. Com a palavra o secretário da Fazenda, Nilson Lima, coordenador da mesa geral de negociação”.

 

Frase do Dia

“Para descobrir todos os fenômenos que deseja, basta ao sábio três coisas: pensar, pensar, pensar.” Isaac Newton.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais