Hotéis sem lotação, mas não há vagas

Todo ano, no período do Pré-Caju é exibida a novela vale a pena ver de novo rede hoteleira não tem ocupação máxima. Este ano mais um capítulo com a presidente da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Kátia Pimentel, informando que a rede registra queda de 20% na ocupação comparada com o mesmo período do ano passado.

O blog prefere acreditar no que está vendo e nas informações de vários hoteleiros. Talvez eles não façam parte dos 38 cadastrados na ABIH/SE. A rede hoteleira está quase que totalmente ocupada. Para se ter uma ideia o jogador Romário, que vem passar o Pré-Caju em Sergipe estava con dificuldades de encontrar hospedagem até ontem. E Romário não irá ficar em qualquer pousada ou hotel.

E a presidente da ABIH/SE coloca a culpa no Festival de Verão de Salvador e na falta de organização. Esquece que é a terceira vez que o Pré-Caju é realizado no mesmo período do Festival de Verão de Salvador e nunca foi esvaziado. . É lógico também que toda ocupação não é apenas de turista do Pré-Caju. O titular deste espaço mora próximo da orla e há várias semanas o número de turistas aumentou muito.

E tem mais: após o Pré-Caju, Aracaju será sede de um Congresso Nacional da Igreja Batista. Sabe quantos participantes: cerca de 1.500 (mil e quinhentos). Ou seja, a rede hoteleira ficará mais uma semana lotada. Desculpe, ou melhor, com os hotéis sem lotação, mas sem vagas.

O problema do turismo em Sergipe é que sempre tem gente torcendo contra. Os interesses políticos (neste caso os membros do trade sabe quais são) estão acima dos interesses coletivos e do crescimento do turismo em Sergipe.

É caro leitor! Agora é esperar 2014 com um novo capítulo da novela “Hotéis sem lotação, mas não  há vagas”.

Audiência com Dilma
A audiência do governador Marcelo Déda e o prefeito João Alves Filho com a presidente Dilma chamou a atenção da imprensa nacional por conta do entrosamento administrativo entre o PT e o DEM. Da audiência participaram também a senadora Maria do Carmo e o secretário da Casa Civil, Silvio Santos.  Na audiência foram relatadas ações administrativas para a Prefeitura de Aracaju através de parcerias com os governos federal e estadual.

Em Sergipe
Dilma confirmou que virá a Sergipe para a inauguração da Ponte Gilberto Amado e do primeiro Parque Eólico do Estado. Só não confirmou a data.

Chávez e Tancredo
Não dá para entender tanta indignação por parte de alguns setores quanto à solução encontrada para a inusitada situação ocorrida na Venezuela, país em que a população foi às ruas para festejar a “não-posse” de Chávez, internado, em estado grave, em hospital de Cuba. Com o aval do Supremo Tribunal de lá, assumiu o vice-presidente, enquanto que a Constituição da Venezuela determinava a realização de uma nova eleição.

Chávez e Tancredo II
Aqui mesmo, no Brasil, todos sabem o que aconteceu, em 1985. Eleito pelo famigerado colégio eleitoral, Tancredo Neves é hospitalizado, em Brasília, na véspera de sua posse como presidente da República Federativa do Brasil. Como não pôde assumir a presidência, o correto, pela Constituição do país, seria a posse de Ulisses Guimarães, que, após decorrido o prazo previsto na Carta Magna, convocaria nova eleição, que seria direta, pois a emenda constitucional já tinha sido aprovada, depois de rejeitada, em 1984. Entrou em cena, então, o jeitinho brasileiro: assumiu o mais alto posto da nação José Sarney, vice-presidente, nome da copa e da cozinha da ditadura.

Chávez e Tancredo III
A história registra que o então presidente João Figueiredo recusou-se a passar a faixa ao vice, Sarney, por considerar a solução encontrada inteiramente ilegal. E, em seguida, saiu pelos fundos do Palácio do Planalto. Já dizia um velho ditado que “quem tem telhado de vidro, não atira pedra no do vizinho.” Para complementar este “flashback” político, uma informação: a solução encontrada teria sido ditada pelo general Leônidas Pires Gonçalves, que viria a ser o primeiro ministro da Guerra da chamada “Nova República”. Há controvérsias.

Nova marca da PMA
Nesta quinta-feira, 17, às 21h, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá lançar a nova marca da atual gestão. O lançamento será feito pelo prefeito João Alves Filho, durante a primeira noite do Pré-Caju 2013, no Camarote da Prefeitura montado no Corredor da Folia.

Nilson Lima e o tricampeonato das transições
O futuro secretário municipal de Finanças de Aracaju, Nilson Lima está completando o tricampeonato em transições consecutivas de governos. Em 2001, fez a transição do governo Gama para Déda na Prefeitura de Aracaju; em 2007, fez a transição do governo João para Déda no Governo do Estado e agora, 2013, faz a transição do governo Edvaldo para João Alves.  Como diz o bordão do ex-presidente Lula “nunca antes na história…”

Transição Gama para Déda – 2001
Quem não lembra é só pesquisar na imprensa da época, quando da transição do governo Gama para Déda em 2001, o então secretário de finanças Nilson Lima deu algumas declarações que gerou o primeiro desentendimento público entre o ex-prefeito Gama e o prefeito Marcelo Déda. É só conferir nos jornais do período.

Transição João para Déda – 2007
Já em 2007, Nilson Lima denunciou que o ex-governador João Alves não tinha cumprido o limite obrigatório com a saúde. Denunciou também manobras realizadas no Banese que pararam na Receita Federal.  Entre outras ações criticas por Nilson naquele período a mudança feita pelo ex-governador João Alves de várias empresas para autarquias. Quem não lembra, é só pesquisar nos jornais do período.

Transição Edvaldo para João – 2013
Agora Nilson Lima volta as criticas para o ex-prefeito Edvaldo Nogueira. Será que Edvaldo não cumpriu o limite obrigatório com a saúde? Será que Edvaldo transformou empresas em autarquias? E quem pensa em fazer isso? E para completar, ao prestar entrevista no Cinform disse que a folha de janeiro poderia não ser paga dentro do mês. E aí o prefeito João Alves Filho, de imediato, tranquilizou os servidores, informando que o pagamento está garantindo.

A tática do tumulto
Lamentalvemente, Nilson Lima, que é um técnico da Receita Federal, toda vez que faz alguma ação política não tem sorte. A tática do tumulto nas transições é complicadissima. É preciso lembrar que a “caixa de Pandora” da Prefeitura de Aracaju teve o dedo de Nilson na sua construção. . E ainda tem a história do PPS…

Jean Wyllys afirma que 60% dos deputados contratam prostitutas
FSP: Autor de um projeto de lei que legaliza a prostituição, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou que 60% dos homens do Congresso usam os serviços de prostitutas.A declaração foi feita em entrevista ao portal iG, ao avaliar qual seria a chance de sua proposta ser aprovada, uma vez que o tema é tabu para a maioria dos deputados.

Mais seguro
"Eu diria que 60% da população masculina do Congresso Nacional faz uso dos serviços das prostitutas, então acho que esses caras vão querer fazer uso desse serviço em ambientes mais seguros", disse Wyllys.A frase não foi bem recebida por representantes da bancada evangélica, que pretendem trabalhar pelo arquivamento da proposta.

Projeto
O projeto de Wyllys prevê que será considerada profissional do sexo toda pessoa maior de 18 anos e absolutamente capaz que voluntariamente presta serviços sexuais mediante remuneração. Segundo o texto, os profissionais poderão atuar de forma autônoma ou em cooperativa e terão direito a aposentadoria especial com 25 anos de serviço.Na proposta, o parlamentar também diferencia a prostituição da exploração sexual

Programa habitacional
o prefeito de Capela, Ezequiel Leite, participou  ontem, 16, de um encontro com outros gestores promovido pela Asplan – Assessoria à Gestão Pública. A reunião “Integrando profissionais” teve como objetivo, apresentar informações acerca da segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Na oportunidade, o consultor especialista em convênios da empresa, Gilberto Santos, fez uma explanação dos principais pontos do programa federal e elucidou dúvidas dos presentes. Representantes das instituições financeiras Bic Banco e Banco Paulista também marcaram presença.

Demanda
Ezequiel Leite reforçou a importância do tema discutido por se tratar de uma demanda crescente no município. “Muitas famílias em Capela ainda não têm onde morar. Construir habitações com qualidade, em conjuntos com toda a infraestrutura, é uma das prioridades do nosso governo”, frisou o prefeito.

Deputado conhece instalações do único aterro sanitário de SE
O deputado federal, Laércio Oliveira, esteve no município de Rosário do Catete no último dia 4, para conhecer de perto as etapas de gerenciamento de lixo e os benefícios sanitários ambientais da Central de Gerenciamento de Resíduos da empresa Estre. O convite foi feito pelos gerentes da região Nordeste, Frederico Lima e Francisco Aragão, comercial e operacional, respectivamente.

Contribuição
Laércio Oliveira ficou satisfeito com o que viu. "A planta da Estre em Sergipe é organizada, responsável e profissional. Os investimentos produzidos pela empresa são, na verdade, uma contribuição importante para o desenvolvimento do Estado no quesito meio ambiente", destacou.

Solução oferecida
De acordo com o deputado, a política de resíduos sólidos é uma necessidade do país. "Em breve a destinação dos lixos seguirá critérios rigorosos, obrigando os municípios a se adequarem profundamente no conceito meio ambiente. A Estre oferece solução porque é uma empresa preparada tecnicamente e operacionalmente para receber e destinar corretamente o lixo das cidades", enfatizou Laércio.

Visita técnica
A visita técnica contou com a presença dos representantes da Estre, Frederico Lima e Francisco Aragão, além do diretor, Pedro Stech. Fernando Carvalho, presidente do grupo Multserv; Levi Oliveira, diretor da L&M Transportes; e Mário Wilian Esper, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland, que acompanharam o deputado.

CDL e FCDL protestam contra decretação de ponto facultativo
A CDL/Aracaju e FCDL/Sergipe voltaram a protestar contra as atitudes do governo do Estado e Prefeitura de Aracaju por haver decretado ponto facultativo na próxima sexta-feira, 18, sob a alegação da realização do Pré-Caju.

Respeito
Gilson Figueiredo, presidente da FCDL, conta que os dois governos nunca mais haviam decretado tal medida, principalmente quando há "feriados imprensados" que ocorrem nos finais de semana, às quintas-feiras, ou às terças-feiras, em respeito às atividades do comércio. Ele espera que estas medidas não voltem a ocorrer durante todo o ano de 2013, além de garantir ao próprio governo e a prefeitura a arrecadação de impostos ante a venda de produtos em dias normais do comércio.

Brasília poderá deixar de ter autonomia política
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 216/12, do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), que coloca Brasília na posição de município neutro, desvinculado do pacto federativo. Segundo o texto, o Distrito Federal será administrado por governador indicado pelo presidente da República e aprovado pelo Senado. Ainda de acordo com a proposta, o Senado deverá legislar para o Distrito Federal.

Imune
O autor da PEC argumenta, no entanto, que a capital da República deve ficar imune a qualquer dependência dos poderes locais e de atritos prejudiciais ao seu prestígio como sede do governo federal.“Julgamos difícil a conciliação entre os interesses locais e os da União, e não temos dúvidas de que, no caso de conflito de interesses, devem prevalecer os interesses norteadores de sua criação como capital do País. Daí vislumbrarmos a necessidade de que o DF volte a ter uma administração totalmente subordinada ao governo central, constituindo-se em município neutro”, afirma.

Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) vai analisar a PEC 216/12 quanto à admissibilidade. Se for aprovada na CCJ, a PEC será encaminhada para análise de uma comissão especial. Posteriormente, a proposta será votada em dois turnos pelo Plenário. (Agencia Câmara de Notícias)

Poeta Aron Lino lança livro
Para quem gosta de poesia, a dica é ler o livro do mais recente poeta sergipano, Aron Lino, que lançou seu primeiro livro ontem, 16, na livraria Escariz. intitulado 'Essência da Morte', livro coloca o leitor diante do peso das responsabilidades com relação as nossas consequências, além de experiências de vida e intelectuais as quais o poeta passou.

Academia Verão Prêmio
O Shopping Prêmio promoverá, entre os dias 21 de janeiro e 1 de fevereiro, o Projeto Academia Livre. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Sesc Socorro, é garantir a saúde e bem estar dos sergipanos na estação mais quente do ano. O projeto mobilizará aproximadamente 15 profissionais entre professores, equipe de saúde e serviços gerais. A estimativa é que cerca de 300 pessoas pratiquem as atividades físicas gratuitamente. O projeto acontecerá de segunda a sexta, das 17h às 19h e durante as atividades serão sorteados ingressos para o cinema que inaugurará no próximo dia 25.

Futebol
Brasil decepciona no sul-americano sub-vinte. /// CBF confirma amistosos da seleção brasileira. /// Inglaterra (2 jogos), Rússia, França vão testar a equipe brasileira. /// Felipão promete que equipe estará em ponto de bala nos próximos três meses. /// Copa Nordeste vai começar. Itabaiana joga sábado, em Salvador. Confiança recebe o Fortaleza, no domingo. /// Torcedores tricolores vão levar seu apoio ao Tremendão. /// Torcida do Dragão pretende comparecer em massa ao Batistão. /// Andrés Sanchez quer voltar a presidir o Corinthians. /// Mas também mira a CBF, em 2014, como candidato de oposição. /// Estatuto corinthiano estabelece quarentena de seis anos após a saída de um presidente.

Futebol II
Em partida que complementou a primeira rodada do primeiro turno do campeonato sergipano (Taça Governo de Sergipe), Lagarto e Socorrense empataram sem abertura de contagem, ontem à noite, no Batistão. 557 pessoas pagaram ingresso para assistir ao jogo entre lagartenses e socorrenses. O motivo de o encontro ter sido realizado no Batistão é que, no momento, não há refletores nos estádios Paulo Barreto (Lagarto) e Wellington Elias (Nossa Senhora do Socorro). O ponto alto da partida foi o trio de arbitragem.

Curtas
Copom mantém taxa de juros em 7,25 por cento. /// Com SELIC estável, Brasil paga o quinto maior juro real do mundo. /// PSDB respeita candidatura de Henrique Alves na Câmara, diz o líder dos tucanos, Bruno Guimarães. /// Temer afirma que aumento da gasolina está sendo examinado. /// Celular lidera ranking de reclamações por mau atendimento a clientes. /// Obama anuncia medidas para restringir acesso a armas nos Estados Unidos. /// Oposição critica veto de Cabral à taxa de fiscalização do petróleo. /// Líder da oposição na Venezuela pede que Hugo Chávez apareça. /// FMI desbloqueia 8,8 bilhões em resgate à Grécia endividada. /// Retorno de Almeida ao PMDB está praticamente confirmado. /// Folia plena a partir de hoje: começa o Pré-Caju. /// Dilma recebe João Alves e Déda no Planalto. /// Amanhã, sexta-feira, vai ser ponto facultativo para os servidores públicos. /// Depois do Pré-Caju, PROINVESTE será reapresentado na Assembléia Legislativa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro Se alguém ler por aí que o pranchão de praia se chama "stand up paddle" é frescura, afetação ou boçalidade. Ou as três juntas.

www.twitter.com/sargentoedgard  Tem deputado me seguindo, não posso ir à uma rádio que ele entra também, sai pra lá.

www.twitter.com/geovannesdi  Nada na vida vem fácil, mas também ser tão difícil complica #SI

www.twitter.com/gildasio2002  Prefeitos divulgam que receberam prefeituras sucateadas, decretam estado de emergência e em seguida contratam shows caríssimos. #CADÊoTCE?

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  O policial militar tem legitimidade de reivindicar seus direitos, agora, se deixar serem usados por oportunistas de plantão é burrice.

www.twitter.com/neurochester  Dúvida cruel:estreitar a amizade e conhecer defeitos intoleráveis ou manter a superficialidade e assim a ilusão do contato sempre agradável?

www.twitter.com/ffariajr  "Acenda sua lâmpada da vida, mas não seja econômico. Brilhe sempre! Você é um SOL, não um vaga-lume". Bom dia!

TEXTO PARA DEBATE/VESTIBULAR/ENEM

Ainda sobre Medicina na UFS e o ENEM (segunda parte)  por Chico de Andrade*

A UFS, por motivos particulares, não aderiu ao SISU. Ao proceder dessa forma abriu uma concorrência nacional para todos os cursos, em especial para MEDICINA, DIREITO e algumas Engenharias.

Quando se observa a lista de inscritos para Medicina, curso mais concorrido, percebe-se que mais da metade dos estados brasileiros se fez presente. Ora, isso é fácil de entender, pois além da UFS, o estudante ainda poderia ter o beneficio de usar os seus pontos do Enem em outras duas universidades participantes do SISU.

Mais uma vez, voltamos aos números de inscritos em Medicina na UFS: Foram 7653 estudantes de outros estados e 1513 de Sergipe. Convém lembrar que o número de vagas do curso na UFS é de 150 e que os números mostram a proporção entre estudantes “ de fora” e “locais” foi de 5,06.

Assim, num primeiro cálculo, dividindo as 150 vagas por 6,06  encontra-se, aproximadamente o valor 25. Admitindo que todos os estudantes inscritos tenham o mesmo nível de excelência, das 150 vagas de Medicina disputadas na UFS, 25 seriam ocupadas por sergipanos e 125 corresponderiam aos alunos dos outros estados.

No entanto, um segundo cálculo, mais preciso, mostra o seguinte:
O estudante que disputa vagas de Medicina, em qualquer lugar, tende a ser “FERA”. Desse modo, considere que o estado de Sergipe tem 150 feras, e que vieram 20% de feras de outros estados (lembre que esses alunos não se inscreveriam na UFS somente para constar. Eles sabiam que teriam chances de aprovação). Assim, o novo quadro teria 150 estudantes de Sergipe e, aproximadamente, 1500 estudantes dos outros estados, num total em torno de 1650 candidatos. A proporção agora é de 10 estudantes “de fora “ para cada um de Sergipe.

Dividindo as 150 vagas por 11(não é por 10) encontra-se aproximadamente o valor 14. Isso significa que das 150 vagas de Medicina na UFS, 14 seriam ocupadas por sergipanos e, pasmem, 136 por estudantes dos outros estados.

Quando se analisam os resultados publicados pela UFS, é possível constatar que os sergipanos ficaram situados entre as duas possibilidades de cálculos acima (um máximo de 25 e mínimo de 14).Isso é matemática e suas teorias das Probabilidades. Não é possível jogar o jogo com o coração, acusando o ensino de Sergipe como deficiente. Seria ainda, bem interessante, observasse a lista de excedentes de Medicina, onde há, naturalmente, muito mais estudantes “de fora” que do estado de Sergipe. Ao se olhar o todo, deve-se analisar o todo e não somente uma parte dele.

Como se percebe nessa análise, os estudantes e o ensino de Sergipe não se encontram “nus”, como  alguém poderia, erradamente, até pensar. Deve-se reconhecer que há excelentes estudantes aqui, como em todo o Brasil. A competição por Medicina na UFS foi, entretanto, atípica, por ter uma amplitude nacional.

O assunto interessa a todos que se preocupam com a educação. Espera-se que a sociedade possa discutir e compreender o que seria melhor para Sergipe, respeitando-se evidentemente o que deve ser respeitado.

Aceitar o Enem, bem como não participar do SISU, foi uma decisão da UFS. Não creio que ela tenha sido obrigada a isso.

Desejaria que os interessados no assunto pudessem contribuir com opiniões construtivas, compreender a dimensão do problema e que oferecessem sugestões racionais. Nunca passionais.

Com a palavra a sociedade e as autoridades.

*Engenheiro quimico e professor de química do Colégio Ideal. E-mail: chicoandradef@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Toma conselhos com o vinho,mas toma decisões com a água”.

“Um irmão pode não ser um amigo,mas um amigo será sempre um irmão”.

Benjamin Franklin, escritor, estadista e inventor norte-americano nasceu em 17 de Janeiro de 1706 e morreu em 1790.

“Eu construí minha organização no medo…Agora eu sei porque os tigres comem seus jovens”. Al Capone, gângster norte-americano, nasceu em 17 de Janeiro de 1889 e morreu 1947. Obs: ídolo de alguns políticos sergipanos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais