I – Democracia sangra. Instituições comprometidas, presidente acéfalo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

As mensagens que estão sendo divulgadas pela imprensa, através do site The Intercept Brasil mostram os bastidores de algumas autoridades que deveriam preservar suas instituições. Pelo contrário, o Brasil vive hoje um momento conturbado e delicado onde as instituições estão comprometidas com lado “A” ou “B”, deixando de lado o principio constitucional do fortalecimento do estado de Direito.

O Brasil passa hoje por um estágio muito bem definido no livro “Como as democracias morrem”, best seller do New York Times escrito por Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, onde abordam o processo de subversão da democracia que passa os EUA com a eleição de Trump e fazem uma análise histórica do fracasso da democratização no mundo.

O livro deixa claro que as duas regras informais decisivas para o funcionamento de uma democracia seriam a tolerância mútua e a reserva institucional. Tolerância mútua é reconhecer que os rivais, caso joguem as regras institucionais, têm o mesmo direito de existir, competir pelo poder e governar. Já a reserva institucional significa evitar ações, que embora respeitem a letra da lei, violem claramente o seu espírito.

Ou seja, o Brasil de hoje está violando estas duas regras informais. Tem um presidente acéfalo que não respeita quem é contra ele. “São os maus brasileiros”, nas palavras de Bolsonaro. É uma ação autoritária do “ama ou deixei-o.” No campo institucional é uma torre de babel com o STF, Procuradoria da República e o próprio presidente, metidos em trapalhadas que se não atingissem a democracia seriam apenas piadas dantescas.

Bolsonaro é a síntese de Trump: trata seus rivais como inimigos, intimida a imprensa livre e ameaça a instituições.

 

MPE reclama inquéritos malfeitos da PMSE e do CBMSE e obriga que a recomendação fosse publicada no BGO No último dia 02 de agosto foi publicado no Boletim Geral Ostensivo, por determinação do Ministério Público Estadual, uma recomendação onde são expostos diversos pontos por conta dos inquéritos policiais militares malfeitos dificultando a ação do MPE. O órgão obrigou a PMSE publicar o parecer para que todos da corporação tivessem conhecimento.

Algumas deficiências destacadas pelo MPE Entre as deficiências nos inquéritos militares o MPE destacou: morosidade nos trâmites dos procedimentos; não oitiva das testemunhas oculares; não cumprimento das diligências, conforme requisitado pelo Ministério Público; não realização do reconhecimento pessoal, nos procedimentos de lesão corporal, que envolve vários policiais militares. O MPE pediu que os corregedores da PMSE e do CBMSE, adotem de imediato as providências para solucionar os problemas citados.

Deso: funcionários “de castigo” esperando para entrarem com seus carros E como o blog já divulgou os funcionários da Deso agora já podem acessarem a empresa com seus veículos a partir das 6h45. Quem chega antes para fugir do engarrafamento tem que ficar “de castigo” na porta da empresa.São vários veículos nas entradas da frente e do fundo (Rua Campo do Brito, entrada principal e Rua José Sotero, no fundo). . Depois das 6h39 vira um inferno as duas ruas. O novo diretor que baixou a portaria não gostou da nota no blog e disse que vai manter a decisão. Coisa de quem não tem o que fazer…

Sergipe no fundo do poço! Do ex-deputado federal João Fontes: “Belivaldo afirma que precisa de 400 milhões para consertar as estradas e o Estado não tem 400 mil reais. Sergipe no fundo do poço!”

Duplicação BR 101 trecho Estância/Cristinápolis Ainda João Fontes: “Déda passou 15 meses numa discussão com o prefeito petista de Umbaúba sobre o projeto da duplicação da BR101 no trecho Estância/Cristinápolis. Sem consenso sobre um pequeno trecho da construção da BR passar ou não por dentro da cidade de Umbaúba, o governo federal terminou sem mandar os recursos para o DER licitar a obra. Lula tinha acertado com Déda para repassar os recursos para o governo estadual fazer a obra. Sergipe perdeu grandes oportunidades no período dos governos Lula/Dilma! Uma tragédia!”

Por conta de só querer o ótimo, perdemos o bom E o ex-prefeito de Estância e ex-deputado Ivan Leite recordou também: “Perdeu-se como parte deste projeto a duplicação da ponte sobre o Rio Piauí na BR-101, em Estância. E a melhoria da travessia urbana de Estância. Por conta de só querer o ótimo, perdemos o bom.”                                                                                                   

Péssimo exemplo De um servidor público: “Resolvi tirar esta foto porque não concordo que aqui na Deotap alguns pensam que podem tudo. Esta foto foi da última sexta-feira, 09, logo cedo aqui no cruzamento Barão de Maruim com Hermes Fontes. É uma constante estacionar o veículo na calçada desta forma. Os pedestres olham para cá indignados.”

 

Projeto de lei torna obrigatória a instalação de câmeras em veículos de transporte escolar No corre-corre do dia a dia, muitas famílias optam por contratar um transporte escolar para levar e trazer os seus filhos do colégio para casa. E, claro, espera-se que este seja um serviço de confiança. O problema é que, de acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), o número de casos de abusos, maus-tratos ou simplesmente tratamento inconveniente ocorridos no interior desses veículos só tem aumentado.

Denúncias “Chegou na comissão de Direitos Humanos inúmeras denúncias de furto, agressões – violentas até -, assédio sexual, principalmente, dentro de transportes escolares. É uma violação às políticas humanitárias que a comissão de Direitos Humanos, que eu presido, tanto defende”, disse o parlamentar.

Obrigatoriedade Para tentar resolver o problema, o senador criou um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo no interior dos veículos de transporte escolar. De acordo com a proposta, as imagens vão ser armazenadas por pelo menos 180 dias pelos responsáveis do transporte e só vão estar disponíveis para a autoridade policial ou judiciária em caso de investigação.

Aprovação Se o projeto de lei for aprovado, os prestadores de serviço vão ter 180 dias para se adaptar, depois de publicada a lei. A proposta é do Senado Federal, mas tramita na Câmara dos Deputados. Ela ainda vai ser analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição, Justiça e de Cidadania. Depois, se aprovada, segue para o Plenário.

Vacina contra sarampo O Ipesaúde também está disponibilizando a vacina contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses, caso estas tenham viagens comprovadamente marcadas para as regiões Norte e Sudeste, sinalizadas como regiões de surto da doença, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. A iniciativa segue as recomendações do Ministério da Saúde, que indica que a imunização seja realizada no período de 15 dias antes da data da viagem. Quem já recebeu as doses da vacina tríplice viral, não precisa receber a imunização novamente.

Calendário nacional Ainda de acordo informações do Ministério da Saúde, o objetivo da ação é impedir a cadeia de circulação do vírus e as vacinações de rotina referentes ao calendário vacinal seguem normalmente. O Ipesaúde reforça que a Sala de Vacinação é aberta ao público, podendo ser imunizado tanto beneficiário, quanto público em geral, respeitando as reais necessidades de cada um e mediante apresentação de carteira de vacinação para que seja atualizada a contento.

Novo Local Buscando melhorias no atendimento aos beneficiários e público em geral, o Ipesaúde, no último mês de junho, entregou a nova Sala de Vacinação, que fica localizada na sede da autarquia, na rua Campos, 177, em Aracaju, em frente ao setor de pediatria.
Vacinas A Sala de Vacinação do Ipesaúde disponibiliza todas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 15:30h. É importante ressaltar que existem dias específicos de atendimento para administração de algumas doses, a exemplo da Febre Amarela somente às quintas-feiras e BCG às sextas-feiras. A apresentação da carteira de vacinação é opcional para adultos e obrigatório no caso da imunização de crianças.

Batalá Ritmos dia 17 em Aracaju O multi-instrumentista baiano Thiago Pugas (Pugah) é a mais nova atração do Batalá Ritmos, que acontecerá no dia 17 de agosto, às 22h, no Iate Clube Aracaju. Realizada pelo grupo de percussão feminino Batalá Sergipe, esta será a primeira edição do evento, que contará também com shows da banda Zé Tramela (participação do cantor Victor Nunes), banda 5º Round, além de apresentação do grupo Batalá Sergipe (participação de Amorosa), numa reunião de diversos estilos musicais.

Batalá Ritmos dia 17 em Aracaju II Estamos muito felizes em lançar o Batalá Ritmos 1ª Ed, uma festa para mostrar nosso trabalho e unir artistas de vários estilos, e agora ainda mais por essa conexão com a Bahia. Além disso, nossa meta é também arrecadar alimentos não perecíveis para doação ao Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição – Same, e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae”, destaca a diretora do Batalá Sergipe, Kátia Buarque. Aos valores de R$ 20 (individual pista) e R$ 120 (mesa 4 lugares), os ingressos estão à venda nas lojas Vibonatti, Auto Peças Macedo, Portobello Shop, Espetinho Aju e Colégio Ideal e também através do instagram @batalasergipe.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                           

Saúde e Espiritualidade. Por Antônio Samarone: Se fala que uma das carências atuais do catolicismo é a raridade de padres bem formados, cultos, estudiosos. Contrariando a esse preconceito, assisti a uma ilustrada palestra do padre Adan Maurício Santos Silva, da Taiçoca de Fora, sobre Saúde e Espiritualidade, num Congresso Norte Nordeste sobre o tema. O Cura da Taiçoca de Dentro me impressionou pela clareza e profundidade como tratou a questão. Todo artigo aqui.

 

 

 

 Aos sábados, a Aperipê TV exibe o programa “Nossa Terra, Nossa Gente”, com a apresentação de Zito Costa. O programa agora tem  o quadro “Andanças” com o poeta Pedro Meneses, uma excelente ideia. No último sábado foi exibido no quadro a “Morada de Deus” que fica na cidade de Poço Verde, no interior sergipano e o trabalho do artesão e cantador, José Raimundo, ele faz parte do grupo de forró Os Ribeiros. Vale conferir e parabéns toda a equipe.

Serviços em saúde  A INNOVAR é uma empresa de prestação de serviços em saúde, pautada no olhar humanizado e integral ao paciente/família. Os pilares que sustentam o atendimento são: segurança, técnica e otimização dos resultados. Nossos profissionais são altamente habilitados e os serviços incluem atenção às gestantes, puérperas e recém nascidos através de técnicas para o fortalecimento do vínculo entre mãe – filho, utilizando a laserterapia como instrumento coadjuvante para esse processo. Atuamos também auxiliando pacientes portadores de feridas agudas ou crônicas e síndromes dolorosas, independente da idade a ter uma melhor qualidade de vida, devolvendo-os a dignidade e a vontade de viver, sempre utilizando o conhecimento científico aliado a terapia com laser como pilares de ação.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

Propostas para o desenvolvimento de Sergipe Por Marco Pinheiro *

É preciso pensar Sergipe para que seja visto como um espaço de possibilidades. Vivemos atualmente um cenário difícil, mas com aspectos que o tornam propício ao crescimento, mesmo diante da crise que assola diversos setores, que foram degradados durante os últimos anos, sem trégua.

Num momento em que não há um grande fluxo de investimentos em infraestrutura, apenas incentivos governamentais não bastam: é preciso pensar além da caixa de dependência, com ações que fomentem a economia, o turismo e o empreendedorismo, de forma que a economia seja estimulada.

Em todo o Brasil, o crescimento do número de empreendedores tem a ver com a procura de alternativas para obter trabalho e renda. Em Sergipe, a proposta não é diferente. Na verdade, são empreendedores que estão trabalhando por conta própria, porque emprego, no sistema tradicional, tem sido difícil. São eles que investem e que geram boa parte dos empregos formais neste momento de crise, arriscando sair da zona de conforto para buscar alternativas para a própria sobrevivência.

Como uma empresa, o Estado de Sergipe deve atrair novos negócios, para que toda a população tenha lucratividade. Mesmo com o cenário criado pelas recentes ações do Governo do Estado ao recalcular o ICMS para o diesel e a implementação do segundo maior parque de produção de energia solar do mundo, aliados à descoberta da maior reserva de gás natural nas águas de Sergipe, é preciso pensar em preparar um terreno fértil, diminuindo o peso e a pressão do Estado para que empresas possam respirar sem mordaças e que o desenvolvimento seja concreto.

Na Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, buscamos fomentar essa prática com ações efetivas, associadas ao diálogo com demais entidades de classe. Assim formamos projetos como o Núcleo Centro Forte e nosso Cartão de Benefícios, o ACESE Total. Da mesma forma que adotamos parcerias com entidades como Fecomércio, CDL-Aracaju e Sebrae-SE.

A parceria entre empresários, dentro de seus setores, nos auxilia a construir e fortalecer ações, pois sabemos que ninguém faz nada sozinho e, na ACESE, entendemos que buscar alternativas para que o nicho econômico melhorasse para todos era necessário. Não apenas cuidar dos nossos negócios e reclamar do cenário atual, mas buscar maneiras de melhorar o cenário, dentro do que nos compete.

É necessário pensar fora das dependências governamentais para ações que unam a classe empresarial e fomentem o cenário, da mesma forma que o Poder Público é fundamental para permitir que o cenário seja favorável a estas ações. Não podemos pensar separado, mas não podemos aguardar por uma ação efetiva, em nenhum setor. Exemplo claro disso, além das nossas últimas ações na ACESE, é a iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), que tem investido em divulgar o Estado pelo Brasil afora para combater, de alguma forma, a baixa ocupação que tem feito o setor sofrer tanto.

Reconhecemos que a saída para a crise não está apenas vinculada a ações do Poder Público, por mais que haja uma dependência delas para criar um ambiente propício ao crescimento econômico e à geração de emprego e renda, mas é preciso pensar dentro de uma perspectiva em que o empreendedor tenha espaço para investir no Estado e no Brasil, de maneira que possamos parar de falar na crise e buscar alternativas para gerar emprego e renda, fazendo a economia, novamente, girar.

*É empresário, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/SE.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

EXCLUSIVO: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE FECHA POSTO AVANÇADO NA ORLA DE ATALAIA, DEIXANDO A ZONA DE EXPANSÃO E A REDE HOTELEIRA SITUADA NA ORLA COM O TEMPO RESPOSTA COMPROMETIDO.

Na sexta, dia 09, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) tomou uma decisão um tanto quanto preocupante, foi fechou o Posto Avançado da corporação existente na Orla de Atalaia, mais precisamente situado em frente à Delegacia de Turismo, transferindo todos os militares, bem como todo material para a nova unidade situada na rua dos Estudantes, lado do Colégio Severino Uchôa, proximidades da avenida Gentil Tavares.
Tal fato tem gerado preocupação à população que mora no bairro Atalaia, Coroa do Meio e na zona de expansão, bem como a rede hoteleira localizada na Orla de Atalaia, pois o tempo resposta para o atendimento de uma ocorrência, certamente aumentará sobremaneira, até porque a viatura terá que se deslocar de um local mais longe, demandando um maior tempo para chegar nas localidades citadas, sem contar ainda o trânsito que é muito grande, principalmente nos horários de pico, além do mais, futuramente, haverá um novo shopping na zona de expansão que está em construção. Nunca é demais lembrar que segundos são importantes para poder salvar uma vida.
O blog Espaço Militar recebeu diversas reclamações de pessoas que moram na região onde o Posto Avançado do CBMSE foi desativado, bem como de alguns gerentes de hotéis situados na região da orla, demonstrando suas preocupações com tal fato.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ISMARVIANA “O senso leviano da ordem é o dos que se supõem imbuídos da ciência do bem e do mal, conhecedores predestinados do que deve e do que não deve ser feito, proprietários absolutos da verdade, ditadores soberanos do comportamento humano.” Goffredo Telles Jr. in Carta aos brasileiros.

www.twitter.com/jsantana61 Ninguém jamais imaginaria que tantos anos depois das barbaridades cometidas na ditadura militar houvesse alguém capaz (?) de elogiar um verme torturador (todo torturador é um verme).

www.twitter.com/frednavarro O país sobreviverá a Bolso, como sobreviveu a Sarney, Collor e Dilma. O país somos nós, que trabalhamos na planície, e não os amadores do planalto.

www.twitter/AndersonDefon“Pessoas que têm mais cultura têm menos filhos”. Disse Bolsonaro, pai de 5 filhos.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“É minha doutrina que o saber ajuda a viver e que ler um livro dá felicidade.” Gilberto Amado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais